Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Teste de faróis nos EUA reprova SUVs compactos vendidos no Brasil
Um teste realizado recentemente pelo IIHS (um instituto de segurança viária formado pelas seguradoras dos EUA) reprovou uma série de SUVs compactos oferecidos no Brasil. O teste avaliou o nível de luminosidade e ofuscamento na direção contrária de 21 modelos e 47 combinações diferentes de conjunto óptico oferecidos nos SUVs compactos e médios.
Nenhum deles foi avaliado como bom ou ótimo. Os melhores foram o Mazda CX-3, Ford Escape, o novo Hyundai Tucson e o Honda CR-V (este último vendido no Brasil). O pior avaliado no teste foi o Honda HR-V, sucesso de vendas da marca no Brasil. Segundo o instituto, a luminosidade das lâmpadas foi considerada inadequada em retas e curvas, seja com o farol baixo ou alto.
Além do HR-V os SUVs considerados fracos pelo IIHS foram o Audi Q3, o Kia Sportage, Mitsubishi Outlander Sport, (ASX) o Jeep Renegade, Chevrolet Trax (Tracker), o Subaru Forester — todos estes oferecidos no Brasil —, Buick Encore, Fiat 500X, Jeep Patriot, Jeep Wrangler e Nissan Rogue.
Hyundai divulga ronco do motor de sua divisão esportiva
Depois de lançar um novo conceito esportivo e colocar um i30 para disputar as 24 Horas de Nürburgring, a nova divisão esportiva da Hyundai, batizada apenas “N”, revelou o ronco do motor que irá equipar seus primeiros modelos. É um vídeo de apenas 40 segundos, mas suficiente para mostrar que os coreanos estão na direção certa.
Ainda não há detalhes sobre o motor, mas espera-se que ele seja um 2.0 turbo desenvolvido do zero especialmente para a sub-marca esportiva — o ronco deixa claro que se trata de um quatro-cilindros. O primeiro carro equipado com esse novo motor será a próxima geração do i30, que abandonará o nome iniciado por “i” para usar o nome americano Elantra GT.
A divisão N foi apresentada em 2013 e lançada oficialmente no Salão de Frankfurt 2015. A marca é comandada por Albert Biermann, que foi engenheiro da BMW M antes de ser contratado pela Hyundai.
Land Rover está desenvolvendo sistema autônomo off-road
Até agora praticamente todos os sistemas de direção autônoma em desenvolvimento funcionam apenas em ambientes viários, onde há ruas e estradas bem definidas e sinalizadas. Mas a Land Rover pretende mudar isso desenvolvendo um sistema autônomo para uso fora-de-estrada, o habitat natural de seus utilitários.
O sistema autônomo da marca britânica é baseada em sensores que leem a estrada à frente do carro para detectar mudanças no terreno a até 5 metros de distância. Eles funcionam integrados ao sistema Terrain Response para mudar automaticamente o modo de rodagem para lidar com os obstáculos. O para-brisa também tem câmeras para monitorar galhos de árvores ou outros obstáculos, podendo até mesmo fazer o veículo desviar deles caso sejam muito baixos. O sistema pode também frear o carro se encontrar um trecho ondulado ou uma passagem de água adiante.
Outro recurso que irá ajudar a condução autônoma fora de estrada é a comunicação entre veículos. A Land Rover está testando um comboio autônomo, no qual o carro-chefe monitora fatores como deslizamento das rodas, altura e articulação da suspensão e modos de rodagem e envia os dados para os demais veículos.
A marca já divulgou um vídeo com a tecnologia em funcionamento, mas não menciona quando ela estará disponível nos modelos produzidos em série.
Milionário australiano constrói Batgaragem
Você certamente tem uma garagem dos sonhos e sabe dizer sem pensar muito quais carros moram ali. Mas como é a garagem em si? A arquitetura do lugar onde você guardará seus sonhos realizados?
Um milionário australiano (cujo nome obviamente não foi revelado), decidiu se inspirar em Bruce Wayne — você sabe, o cara que se veste de morcego e sai por aí dizendo que é o tal Batman — para construir uma garagem semelhante à garagem de “O Cavaleiro das Trevas”. Ela é tão fodástica que até um carrinho de rolimã ficaria incrível ali.
A garagem foi projetada pelo escritório de arquitetura Molecule, é subterrânea e acessada por uma rampa escondida sob uma quadra de tênis. Uma das metades da quadra se levanta de um jeito meio bat-caverna mesmo. Lá embaixo as paredes e o piso são escuros e as vagas para os carros são iluminadas com um sistema que replica a luz do dia, como se a claridade entrasse por claraboias.
O preço da garagem logicamente não foi divulgado, mas você sabe: se precisa perguntar é porque não pode pagar.
CEO da Aston Martin irá inspecionar pessoalmente os primeiros 1.000 DB11
O Aston Martin DB11 é atualmente o modelo mais importante da marca britânica. Ele é o início de uma nova era da Aston, que terá um hipercarro ultra-radical, uma nova família de motores e provavelmente será o último bastião do câmbio manual. Assim, o futuro da marca depende do sucesso do DB11 e para garantir que ele será tão bom quanto deve ser, o próprio CEO da Aston, Andy Palmer, disse que irá inspecionar pessoalmente os primeiros 1.000 exemplares do modelo. Ele irá até mesmo assinar e instalar a plaqueta de inspeção afixada no motor V12 de cada exemplar no fim da linha de produção.
Only 1000 Aston Martin DB11 V12's to be made with this particular inspectors plaque! pic.twitter.com/lkmMTJpGE8
— Dr. Andy Palmer (@AndyatAuto) July 13, 2016
O DB11 é o primeiro carro inédito lançado por Andy Palmer na liderança da marca e também o primeiro Aston totalmente novo desde 2003. Deve ser por isso que Palmer assumiu a responsabilidade de verificar cada um dos exemplares.