Se você acha que notas baixas em testes de colisão são exclusividade dos carros brasileiros, pense de novo. Os SUVs, preferidos pelos americanos por sua posição de dirigir alta, tamanho avantajado e motores grandes, supostamente deveriam ser mais seguros, andaram tirando notas bem ruins nos crash tests na terra do Tio Sam.
O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) submeteu os utilitários esportivos médios oferecidos nos EUA a testes de colisão frontal parcial, introduzido há cerca de um ano e meio. A ideia é reproduzir o que acontece quando um dos cantos dianteiros do veículo colide com um objeto parado, como um muro, árvore ou poste, ou em movimento, como outro veículo. Precisamente 25% da área do veículo atinge uma barreira rígida a 64 km/h. A playlist abaixo mostra todas as colisões realizadas — lembrando que o Chevrolet Equinox e o GMC Terrain são o mesmo carro, e por isso só foi realizado um teste.
Os SUVs médios vendidos nos EUA incluem Chevrolet Equinox, GMC Terrain, Toy