nesta semana nossa serie com a historia e evoluçao dos circuitos continua no japao depois de conhecermos a evoluçao de fuji speedway agora e a vez do outro templo do automobilismo japones o suzuka international racing course palco do gp do japao desde 1987 e um dos circuitos mais rapidos e desafiadores do planeta para os brasileiros suzuka tem um significado especial por ter sido o palco dos titulos de ayrton senna e tambem da ultima dobradinha brasileira na f1 foi na ediçao de 1990 a mesma em que senna se tornou bicampeao que nelson piquet e seu amigo de adolescencia roberto pupo moreno chegaram com seus benetton nas duas primeiras posiçoes do gp foi mesmo um grande dia apesar de sediar a etapa japonesa da formula 1 ha 32 anos a historia do circuito de suzuka começou no final dos anos 1950 quando soichiro honda entendeu que as corridas de motocicletas eram uma forma de desenvolver seus produtos para as ruas eles ja disputavam corrias desde o inicio da decada porem o japao na epoca nao era a superpotencia moderna que conhecemos hoje o pais era pouco industrializado e havia poucas rodovias pavimentadas — um autodromo era algo realmente muito distante da realidade japonesa distante mas nao inimaginavel pois soichiro honda sabia exatamente que ele teria que construir seu proprio autodromo/motodromo se quisesse um lugar para correr no japao e foi o que ele fez em 1959 ele arrematou um terreno em mie e traçou um circuito por conta propria entre os lagos que haviam no terreno o relevo era plano mas o circuito seria rapido com longas retas e curvas de raio longo a ideia contudo acabou abandonada porque soichiro honda queria um circuito comparavel aos melhores autodromos do mundo entao ele resolveu buscar ajuda de profissionais no ramo e esse profissional era o holandes john hugenholtz que havia projetado o circuito de zandvoort em 1961 ele recebeu um telegrama do japao que dizia o seguinte estou construindo um circuito por favor venha a toquio soichiro honda e assim nasceu o circuito de suzuka hugenholtz idealizou o traçado de forma que fossem feitas intervençoes minimas no terreno — o que resultou no traçado sobreposto que caracteriza suzuka alem disso o holandes acreditava que um circuito de corridas deve ter uma combinaçao de diferentes tipos de curvas e acima de tudo deve ser desafiador dai a ideia de um traçado que cruzasse sobre si mesmo a ideia original de hugenholtz alias era que o circuito tivesse tres sobreposiçoes contudo a execuçao da ideia nao era viavel o traçado original e basicamente o mesmo utilizado ate hoje — nos 57 anos que se passaram desde 1962 quando ele foi inaugurado as mudanças feitas no traçado se resumiram ao redesenho de algumas curvas em nome da segurança e da adequaçao aos padroes modernos o circuito recebeu o gp do japao em 1963 e 1964 na epoca ainda uma prova extra campeonato e teve em seus primeiros anos participaçao fundamental no motociclismo da epoca e categorias menores de monopostos como a formula 2 nos anos 1970 suzuka teve sua primeira mudança significativa a construçao do pitwall para separar os boxes da pista nos anos 1980 depois que o fuji speedway se tornou o grande palco do automobilismo japones tendo recebido a formula 1 em 1976 e 1977 e o mundial de carros esporte wsc a partir de 1983 suzuka surgiu como uma alternativa as provas internacionais em 1982 a fim organizou seu primeiro motogp em suzuka e uma serie de reformas foi iniciada a fim de colocar o circuito no mapa da formula 1 a primeira mudança foi a inclusao de uma chicane chamada casio triangle na curva final para reduzir a velocidade de entrada na reta principal em 1984 foi a vez das curvas spoon que tem esse nome devido ao formato semelhante ao de uma colher spoon em ingles elas foram completamente redesenhadas tendo sua geometria modificada para aumentar a area de escape o que tambem afetou a saida da 200r que tem esse nome por conta de seu raio de 200 metros depois em 1985 a primeira curva teve sua primeira perna modificada ficando mais fechada e passando a adotar uma mini reta para ligar a segunda curva que anteriormente era a segunda perna da primeira curva ficou um pouco confuso mas releia que voce vai entender as mudanças foram suficientes para qualificar o circuito para a formula 1 a partir de 1987 foi preciso ainda construir novos pits e modificar a pit lane que passou a ser acessada antes da chicane casio foi com esse traçado — ja com a 200r a spoon e a primeira curva modificadas — que a formula 1 correu em suzuka pela primeira vez em uma prova oficial do calendario no gp do japao de 1987 a volta mais rapida foi de alain prost com seu mclaren tag/porsche cravando 1 43 844 https //www youtube com/watch v=boojdvjk2nw esse traçado foi sutilmente modificado em 1991 quando a casio triangle foi deslocada para mais perto da ultima curva tornando sua entrada mais fechada neste traçado refeito a volta mais rapida em 1991 foi de ayrton senna com o mclaren mp4/6 que fez 1 41 532 como comparaçao em 2000 no ultimo ano com esse traçado a volta mais rapida foi de mika hakkinen com 1 39 189 https //www youtube com/watch v=o66sdlbbprm em 2001 para manter suzuka na formula 1 o circuito iniciou uma serie de melhorias que incluiram a modificaçao dos esses e da curva dunlop para aumentar as areas de escape com essa mudança que encurtou sutilmente o traçado e tornou esse setor um pouco mais rapida a volta mais rapida de 2001 foi de michael schumacher com 1 36 944 a ultima grande mudança de suzuka grande considerando que o traçado nunca mudou realmente aconteceu em 2003 depois que allan mcnish saiu pela tangente externa na classica 130r e levou junto um pedaço da barreira metalica de proteçao https //www youtube com/watch v=dfjmjsv_pmk o escoces felizmente saiu ileso mas a 130r nao teve a mesma sorte o raio de 130 metros que batizou a curva foi eliminado dando origem a uma curva com tangencia dupla — a primeira com raio de 85 metros e a segunda com 340 metros isso fez com que a curva ficasse mais rapida porem com tomada mais antecipada e tambem removeu a ondulaçao que havia no meio da curva — que foi a causa do acidente de mcnish alem da 130r a chicane casio tambem foi modificada voltando ao seu traçado original mais afastado da curva final antes da mudança o tempo de volta mais rapido foi de schumacher com 1 36 125 na ediçao de 2002 do gp do japao depois com a nova 130r e a antiga casio os tempos passaram a 1 33 408 cravados por ralf schumacher no gp de 2003 em 2009 uma leve modificaçao colocou a linha de largada/chegada mais proxima da primeira curva para reduzir a velocidade dos carros na entrada da curva isso afetou os tempos de volta levando os de volta a casa dos 1 30
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