depois do sucesso do mini cooper no brasil abriram se de vez as portas dos segmentos de nicho que mais do que nunca esta mainstream seja pelo estilo moderninho e diferenciado do restante da massa ou pela dinamica apimentada e o resgate do entusiasmo ao volante este tipo de automovel conquista cada vez mais adeptos isso explica o relativo sucesso do citroen ds3 a volta do golf gti ao mercado a chegada do civic si coupe e do renault megane rs e a promessa do fiat 500 abarth agora a suzuki tambem vai participar desta festa com o swift na versao sport modelo com mais de 30 anos de historia e quase quatro milhoes de unidades vendidas em 146 paises ele volta ao brasil para fazer companhia ao sx4 vitara e jimny depois de um hiato de quase duas decadas a segunda geraçao sf foi importada para ca entre 1991 e 1995 o modelo atual do swift sport zc32s nasceu em 2012 recebeu um facelift em 2013 e chega em duas versoes sport r$ 74 990 e sport r r$ 81 990 ambas equipadas com motor 1 6 de 142 cv a 6 900 rpm e 17 mkgf de torque a 4 400 rpm bloco e cabeçote de aluminio comando variavel na admissao coletor de admissao variavel e sistema de escape todo em inox a saida dupla e funcional ; combinado a um cambio manual de seis marchas o conjunto leva o hatch aos 100 km/h na casa dos oito segundos com maxima de 210 km/h o swift sport usa rodas aro 16 com pneus yokohama 195/50 e traz como principais equipamentos de serie ar condicionado digital single zone controles de estabilidade e de traçao freios abs de 9ª geraçao com ebd e bas seis air bags sistema start stop entrada por sistema keyless e partida por botao farois bixenonio lavador de farois e cd player compativel com bluetooth opçoes de cor amarelo grafite preto vermelho branco e azul o swift sport r e o modelo que avaliamos ele traz todos os equipamentos do sport mas calça rodas de 17 com pneus pirelli pzero 205/45 tem relaçao de diferencial 14 3% mais curta de 3 94 1 para 4 60 1 algo que nos lembra os epicos anos dourados dos muscle cars e incorpora sensores de estacionamento na traseira sistema multimidia com navegador acabamentos em grafite fosco nos detalhes dos para choques e capa do motor vermelha o teto e os espelhos podem ser coloridos opçoes de cores branco com grafite preto com vermelho cinza com vermelho e amarelo com grafite para guerra pesada armamento leve a suzuki declarou abertamente seus rivais audi a1 sportback citroen ds3 e mini cooper embora o vw golf 1 4 tsi nao tenha sido mencionado ele e concorrente indispensavel e talvez o principal todos usam motores downsized turbinados bastante torcudos o que faz da missao de combate los na pista algo mais complicado mas o swift sport traz na manga a tradicional escola de colin chapman peso reduzido acompanhe a nossa tabela abaixo se por um lado ele tem uma das melhores relaçoes peso potencia do segmento por outro sua relaçao peso torque e a pior isso significa que para ficar na frente voce tera de andar sempre de motor cheio e escolher as marchas com muito carinho experiencia old school pra la de interessante aos entusiastas especialmente por se tratar de um motor bastante girador com corte a 7 100 rpm outros fatos ele pesa entre 100 e 153 kg menos que seus rivais e e o unico com a opçao de pneus de alta performance isso sem mencionar as molas secundarias internas nos amortecedores dianteiros que ajudam a conter a rolagem de carroceria e a manter a cambagem mais estavel e as buchas assimetricas no eixo de torçao traseiro com perfil em h que permitem ate 3º de esterçamento no eixo quem se lembra do saudoso sistema catt que esteve presente em varios carros franceses como o peugeot 306 s16 e o citroen xsara vts de forma geral como voces verao no video onboard mais abaixo o swift sport e um carro que exige e retribui maior envolvimento do motorista na pilotagem resultando em uma experiencia mais vivida colabora para isso tambem o entre eixos de 2 43 m 60 mm mais curto do que o mini cooper e 31 mm menor do que o do citroen ds3 o que reduz o momento polar de inercia e faz o carro mudar de direçao mais rapidamente todas essas caracteristicas ajudam a explicar por que o swift sport e um carro tao requisitado para hot laps em nurburgring nordschleife o que nos lembra que infelizmente ficamos sem a carroceria de tres portas de acordo com luiz rosenfeld presidente da suzuki no brasil a maior praticidade e a preferencia do consumidor brasileiro pelos modelos de cinco portas orientaram esta decisao o entre eixos de ambos e o mesmo acabamento minimalista dentro a filosofia de se fazer o maximo com o minimo permanece e mistura pontos altos e baixos se o painel e o console central mereciam um pouco mais de atençao no design especialmente os botoes para controlar o sistema de ventilaçao e ar condicionado a ergonomia de pilotagem e excelente o volante revestido de couro com costuras vermelhas possui otima empunhadura e bom espectro de ajustes na coluna tanto de distancia quanto de altura o cambio manual de seis marchas tem trambulador curto e preciso os pedais esportivos sao de inox e ficam em altura excelente para o punta tacco nas reduçoes de marcha para serem perfeitos bastaria o pedal de freio ser mais largo e o cluster tem leitura perfeita mesmo em condiçoes de pista [gallery columns= 4 link= file ids= 20334 20331 20332 20333 ] deixei para falar dos bancos em um paragrafo a parte ja faz um tempo que nao vejo algo com tanta qualidade funcional os apoios laterais sao estruturados muito mais firmes do que a soluçao de se usar apenas espuma de alta densidade como vemos em tantos carros por ai todos os ajustes sao manuais a regulagem de altura permite deixar o assento bem baixo mas o ajuste de encosto poderia ser milimetrico o espaço traseiro nao poderia ser um latifundio se o entre eixos do swift sport e mais curto que o do mini cooper por outro lado o espaço para as pernas ali atras e similar ao do hatch ingles da pra levar dois adultos de 1 75 m mas seus joelhos ficarao espaçados e encostados no encosto dianteiro ha quem veja um leve toque de megane sport na traseira outros enxergam semelhanças com o skoda fabia e com kia soul na linha de teto e na silhueta das janelas em nossa opiniao embora nao seja o design mais moderno do segmento esta carroceria veio ao mercado em 2010 o suzuki tem uma silhueta com muita personalidade dispensa o excesso de vincos e musculos na carroceria e traz a dose certa de penduricalhos [gallery link= file columns= 4 ids= 20343 20344 20342 20341 ] mas chega de sala o que voce quer saber e como ele acelera na pista entao aumente o volume e pegue uma carona comigo no autodromo velo citta baile na pista um hatch peso pena de entre eixos curto com motor que gira a mais de 7 000 rpm pneus de alta performance e macetes como o eixo traseiro de convergencia variavel e molas auxiliares na dianteira e uma receita pra salivar qualquer gearhead que se preze e o resultado pratico foi apenas um eu nao conseguia parar de andar com ele depois de dar algumas voltas com os instrutores de carona acabei voltando para o autodromo sozinho e la fiquei andando sozinho ate o limite do horario dica clique na engrenagem e coloque em hd [youtube id= vgfa30p1ade width= 620 height= 349 ] o swift sport tem uma dinamica que nao via ha um bom tempo em um carro moderno ele e vivido note no video a precisao dinamica a facilidade para mudanças de direçao e o trabalho leve e divertido no volante e quase neutro mas ao mesmo tempo e seguro sem reaçoes preocupantes mesmo quando se passa dos limites como falei no inicio desta reportagem voce e punido com maior rigor se tentar sair das curvas com marchas longas ou se nao carregar velocidade suficiente pois ele gera bem menos torque do que seus rivais voce precisa extrair ao maximo a vantagem do peso reduzido e dos pneus mais aderentes guiando de forma suave mas com o maximo de momento freando o minimo possivel e usando toda a pista alem das qualidades dinamicas o conjunto e bastante comunicativo a direçao eletrica apresenta um dos melhores feedbacks de limite de aderencia que ja experimentei e os freios sobram para o conjunto e mesmo apos sete voltas judiando do carro nao tive nenhum indicio de fading o cambio tem curso relativamente curto e embreagem macia como a de um popular para acelerar no autodromo e interessante desligar o controle de estabilidade embora a programaçao do esp seja pouco intrusiva desliga lo ajuda a encher o motor mais rapidamente nas saidas de curva especialmente no limite de aderencia se a sua ideia e brincar de verdade com o swift sport nao deixe de pegar o modelo r a diferença que os pneus e o diferencial 14% mais curto fazem e monstruosa no começo cheguei ate a pensar que a geometria de suspensao estivesse diferente pois a atitude nas entradas de curva estava muito mais afiada como se o carro estivesse com um pouco mais de caster isso sem falar no potencial de retomada nas saidas de curva era preciso moderar o acelerador para nao destracionar algo impressionante para um automovel 1 6 aspirado no velo citta sua suspensao conteve muito bem a rolagem de carroceria ainda que ela mergulhasse um pouquinho mais do que eu gostaria nas frenagens ao atropelar as zebras tive a impressao de que este e um carro confortavel para rodar na cidade mas e importante dizer autodromo nao e local para se avaliar isso nada como um bom buraco nas nossas crateras lunares urbanas para descobrir o curso de suspensao e o comportamento nos batentes bottom line quase todos os hot hatches de hoje em dia estao inchados em suas dimensoes pesados e com musculos realmente agressivos sob o capo o swift sport resgata a essencia dos hot hatches de antigamente leves dinamicos e sem tantos penduricalhos se e que podemos falar isso este suzuki vai na direçao do nicho do nicho uma subdivisao mais purista mas nem por isso menos salgada o grande desafio do swift sport r sera convencer seus compradores em potencial de que sua etiqueta de r$ 82 mil justifica sua escolha frente a uma concorrencia tao dura com esta faixa de preço ele bate de frente com citroen ds3 audi a1 vw golf 1 4 tsi e novo focus se carros que possuem motores turbinados no caso do focus um 2 0 aspirado mais torcudos e eficazes energeticamente possuem acabamento mais sofisticado plataforma mais recente e que apresentam menor potencial de desvalorizaçao isso sem mencionar o punto t jet que custa quase r$ 20 mil a menos e que embora nao seja tao sofisticado no conjunto tem 10 cv extras mas pesa quase 200 kg a mais e um carro bastante divertido e com muito potencial de preparaçao falando em preparaçao a relativa simplicidade mecanica do swift sport somada a cultura de mods que orbita em sua volta resultam em um aftermarket interessante existem diversos sistemas de bloqueio de diferencial algo interessante no caso de aumento de potencia ou de aderencia lateral como um jogo de pneus slick e uma serie de kits de turbos e compressores mecanicos disponiveis la fora nao e dificil fazer este pequeno render numeros na casa dos 200 cv lembrando que ao fazer isso conte com a perda da garantia de fabrica de tres anos de qualquer forma este e um jogador que corre por fora ele nao pretende revolucionar o mercado nem ser a melhor oferta da feira a expectativa da suzuki e de vender 100 unidades por mes caso voce seja um destes cem certamente voce nao tera feito o negocio com o melhor custo beneficio mas garantimos que sera um dos que mais ira se divertir mais do que a relaçao peso potencia a relaçao diversao minuto neste cara e garantida nosso veredito o cara certo para o hooning na montanha a 7 000 rpm especialmente sem os abafadores ficha tecnica suzuki swift sport r motor quatro cilindros em linha transversal bloco e cabeçote de aluminio 1 586 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel na admissao gasolina aspirado potencia 142 cv a 6 900 rpm corte de giro a 7 100 rpm torque 17 mkgf a 4 400 rpm transmissao manual de seis marchas traçao dianteira diferencial aberto sem bloqueio suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo eixo de torçao freios discos ventilados na frente e atras 280 mm com abs e ebd pneus pirelli pzero 205/45 r17 dimensoes 3 89 m de comprimento 1 69 m de largura 1 51 m de altura e 2 43 m de entre eixos capacidade do porta malas 212 peso 1 065 kg itens de serie ar condicionado digital single zone controles de estabilidade e de traçao freios abs de 9ª geraçao com ebd e bas seis air bags sistema start stop entrada por sistema keyless e partida por botao farois bixenonio sensores de estacionamento na traseira sistema multimidia com navegador lavador de farois preço r$ 81 990 agosto de 2014
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