no proximo dia 24 de abril começa o targa tasmania um dos eventos automobilisticos mais bacanas do ano e facil entender por que e um rali de velocidade que dura quase uma semana passando por varias cidades do estado da tasmania com com carros de turismo das antigas e atuais acelerando em estagios de rua o que mais a gente poderia querer [youtube id= opwrqmaxxkg width= 620 height= 350 ] o targa tasmania acontece anualmente desde 1992 a inspiraçao como o nome indica e a targa florio corrida de longa duraçao realizada na sicilia regiao da italia entre 1906 e 1977 e considerada uma dos eventos mais perigosos e desafiadores da historia do automobilismo so que a targa florio era uma verdadeira prova de endurance com tres voltas em um circuito formado por estradas rurais e duraçao total de ate 450 km o targa tasmania e um rali com estagios em diferentes locaçoes no estado da tasmania o que torna a competiçao menos cruel com os carros e pilotos e mais organizada e completa [youtube id= fop7fppiihw width= 620 height= 350 ] sera a 26ª ediçao do evento que sempre consistiu em cinco ou seis dias de estagios e com isto e o mais longo evento de rali da australia a targa australia e a entidade responsavel por organizar a targa tasmania e desde o inicio a proposta era criar uma competiçao abrangente para carros de turismo antigos e novos com tempo suficiente para incluir categorias de exibiçao para pilotos amadores que enfrentam um campeonato de regularidade por esta razao alem das principais categorias de competiçao para carros de corrida historicos e atuais ha o targa tour o tsd trophy e o gt sport trophy o primeiro permite que qualquer um que tenha um carro faça o mesmo percurso do evento de verdade atravessando os mesmos estagios porem respeitando o limite de velocidade da via os outros dois tem limite imposto de 130 km/h e sao competiçoes baseadas em regularidade e tempo cronometrado todas sao abertas ao publico em geral e permitem carros fabricados entre 1 de janeiro de 1900 e o primeiro dia do evento a competiçao real esta na categoria full competition que e dividida em algumas subcategorias de acordo com a epoca de fabricaçao vintage 1900 1946 classic e classic gt 1947 1985 early modern 1986 2007 gt2 e gt4 2008 em diante as categorias vintage e classic sao voltadas carros fabricados entre 1º de janeiro de 1900 e 31 de dezembro de 1985 que tenham traçao dianteira ou traseira ambas sao divididas em classes de acordo com a data de fabricaçao o deslocamento do motor e o nivel de modificaçoes afinal e uma seleçao bastante abrangente a classic gt por sua vez inclui veiculos de alto desempenho carros de corrida e de rali com traçao dianteira traseira ou integral fabricados entre 1900 e 1985 tambem divididos em classes de acordo com seu desempenho e ano de fabricaçao a diferença em relaçao as categorias vintage e classic e que nesse caso todas as subclasses competem entre si e nao individualmente [youtube id= pykqp1pw98k width= 620 height= 350 ] estas sao as categorias nas quais competem os holden monaro e ford falcon das antigas e apesar de nao fazerem parte da disputa principal sao as que mais atraem pilotos amadores de alto nivel com seus cupes preparados a categoria early modern inclui carros fabricados entre 1º de janeiro de 1986 e 31 de dezembro de 2007 que tenham pelo menos 500 unidades fabricadas ou sejam aprovados pelo comite organizador as categorias principais sao a gt2 e a gt4 que sao voltadas aos carros de turismo de traçao traseira e integral respectivamente a elas tambem se aplica a regra das 500 unidades ou da aprovaçao pelos organizadores mas no caso estamos falando de carros de corrida de verdade baseados em esportivos como o porsche 911 o nissan gt r ou o lamborghini gallardo em todas as categorias full competition e obrigatorio que o carro siga o regulamento da cams confederation of australian motor sport e seja equipado com uma gaiola de proteçao integral e que o piloto tenha a habilitaçao minima da confederaçao o porsche 911 e o maior vencedor da historia da targa australia tanto na competiçao principal quanto na categoria para classicos de 25 ediçoes realizadas ate hoje o esportivo de stuttgart faturou nove vitorias na gt2/gt4 sendo que oito delas foram o experiente jim richards ao volante e barry oliver como navegador [youtube id= xfn51 ovjhc width= 620 height= 350 ] richards com isto e tambem o piloto que mais venceu ediçoes da targa australia apenas um item em seu impressionante curriculo que inclui onze titulos de diferentes campeonatos de turismo australianos e sete vitorias na bathurst 1000 entre 1978 e 2002 o nissan gt r de tonny quinn e o lamborghini gallardo super trofeo stradale de jason white vem revezando nas vitorias desde 2009 [youtube id= vrxbjmjskvw width= 620 height= 350 ] entre os classicos que disputam desde 1998 o porsche 911 venceu oito vezes rex broadbend com seu 911 rs 1974 venceu pela primeira vez em 2002 e mais seis vezes seguidas entre 2007 e 2012 com 1 000 vagas no total a targa tasmania movimenta toda a regiao de george town launcenston st helens stanley strahan riana new norfolk e hobart cidades do coraçao da tasmania vias locais sao fechadas arquibancadas temporarias sao erguidas e a movimentaçao de espectadores aquece o comercio local e como uma versao moderna e sobre asfalto dos eventos da era de ouro dos ralis nos anos 1980 realizada na australia em vez da europa a ediçao de 2016 começara no dia 24 como ja dissemos e durara ate o dia 29 de abril
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.