eles eram um bando de comunistas fazendo carros para bancar as corridas e eles estavam c***ndo para os carros de rua acho que enzo e um tipo de deus mas aquele papo sobre a manufatura italiana e furado foi assim que frank beard baterista do zz top e um grande colecionador de ferrari definiu a marca nos anos 1980 de fato aquela historia sobre a manufatura italiana de alta qualidade nao se aplicava a ferrari nos anos 1980 — e qualquer pessoa que ja comparou uma dino 246 gt ou uma 365 gtb/4 a uma 308 gtb ou mesmo a lendaria f40 nao podera discordar do musico o passado tem um serio problema de imprecisao como ele deixa de existir no segundo seguinte ao seu acontecimento quanto mais tempo se passa mais impreciso fica o passado ele passa a depender da memoria das pessoas ou de documentos de epoca interpretados fora de contexto e por isso que o passado costuma ser idealizado por gente que era feliz e nao sabia e e por isso que ele costuma ser visto como um tempo bom que nao volta mais so que isso nao tem nada a ver com o tempo tem a ver com a sua bolha com o mundo que orbita o seu umbigo ele foi bom para quem para a sua vida boa da epoca para sua vida boa de hoje para esse futuro presente que deu certo e nos permite realizar coisas incriveis jamais imaginadas por nossos avos ou bisavos talvez seja este o motivo da nostalgia da era de ouro essa ideia de que o passado era melhor ser um sentimento tao frequente meu arquivo de fotos no celular tem mais de 2 000 imagens feitas desde que eu o comprei em fevereiro de 2019 somente hoje fiz mais de dez fotos elas se tornaram banais — e por isso deixaram de ser especiais fotos eram escassas — voce fazia 12 24 ou 36 no maximo e precisava pagar por elas alem de esperar para poder ver o resultado mas veja so o que e mais incrivel poder ter 2 000 fotos no bolso fazer centenas de fotos em um unico dia registrar um dia de sua vida por um custo irrisorio ou sair de casa comprar um filme fazer as fotos torcer para que tenham saido aceitaveis rebobinar o filme leva lo para a revelaçao esperar de uma a 24 horas pagar a revelaçao e so entao finalmente ver as fotos e por isso que insisto na ideia de que estamos vivendo um tempo incrivel uma verdadeira era dos milagres um carro capaz de atingir 490 km/h e um milagre da engenharia mesmo os suv sao um feito e tanto um carro de 1 874 kg quase 1 90 m de altura com motor de 300 cv pode rodar 10 quilometros com 770 ml de gasolina com aquecimento e massageador nos bancos ouse dizer que isso nao e impressionante https //flatout com br/o que e preciso para chegar aos 500 km h e por que isso nao vai acontecer tao cedo/ alem disso se voce curte os carros do passado de um tempo em que eles eram melhores saiba que esta noçao surge justamente do fato de eles fazerem parte do cenario idealizado do passado que voce formou na sua memoria eu adoraria encontrar o escort gl 1996 do meu pai mas ao mesmo tempo estou aflito com o fato de a embreagem do compressor do ar condicionado do meu focus ter se soltado a 15 dias do verao eu so quero aquele escort por causa do que ele significa hoje nao por causa do que ele significava no passado e esse o ponto chave desta nostalgia a mesma coisa acontece com as ferrari dos anos 1980 nos a desejamos nao pelo que elas foram na epoca ou pelo que elas sao hoje mas pelo que elas significam hoje quando olhamos para os anos 1980 com o filtro da vida boa e do mundo melhor que temos quatro decadas a frente na historia nao e a toa que os restomods se tornaram tao populares na ultima decada temos um avanço incrivel na tecnologia automobilistica nos processos industriais e de manufatura uma economia de escala jamais vista e o mundo nunca teve tanta gente rica para bancar esses projetos eu poderia mencionar a singer ou a mechatronik mas eles ja sao bem conhecidos e foram dois dos pioneiros nesta arte so que o restomod como todo processo industrial artesanal ou tipo de arte tambem evoluiu e essa testarossa feita pela officine fioravanti e de longe um dos melhores restomods ja feitos — e uma prova de que vivemos mesmo tempos incriveis para os carros voce certamente viu ao menos alguma imagem do primeiro grande projeto desta estreante no mercado do restomod sim estreante a officine fioravanti foi fundada ha apenas dois anos em 2019 por um suiço de origem italiana chamado tusco cavalli o nome da oficina e uma homenagem ao avo de tusco fioravanti um colecionador de automoveis que introduziu o neto as maquinas do passado a abordagem da oficina para o restomod contudo e um pouco diferente do que vimos ate agora de marcas ja bem estabelecidas o conceito da officine fioravanti e celebrar os carros classicos sob a luz das tecnologias mais avançadas no escopo exclusivamente mecanico e de engenharia em bom portugues eles melhoram tudo no carro mas nao tocam no design original nada de rodas mais largas para lamas rebatidos ou materiais sofisticados a ponto de fazer o carro parecer um hot wheels em escala real uma abordagem tao simples que chega a ser inovadora nestes tempos de excessos batizado testarossa officine fioravanti o projeto envolveu a revisao completa de absolutamente todos os sistemas mecanicos rodas e pneus e ate mesmo a aerodinamica — ainda que a carroceria tenha sido mantida intocada porque nao se da aulas a um maestro segundo os suiços com razao a testarossa apesar de ter um visual carregado e um tanto datado se tornou a materializaçao do design dos anos 1980 altera la somente faria dela mais um restomod pretensioso — e distante do conceito original como se tornaram os singer mais recentes por exemplo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 304355 304357 304353 304347 ] por isso o trabalho começou pelo coraçao desta testarossa 1984 o classico flat 12 da ferrari de 4 9 litros ele foi mantido com o mesmo deslocamento e posicionamento no chassi mas passou por uma serie de intervençoes que infelizmente nao foram muito detalhadas pela oficina segundo eles o bloco do motor o sistema de injeçao e igniçao admissao e escape foram modificados — e cada uma das partes do conjunto rotativo foram feitas pela propria officine fioravanti o que nos leva a crer que foram adotados materiais mais nobres que os originais alivio de peso do conjunto e claro um balanceamento milesimal dos componentes o sistema de escape tambem foi feito na oficina e usa ligas de inconel e titanio para ajudar na reduçao do peso e impedir a oxidaçao dos tubos alem de permitir maior controle de temperatura os comandos de valvula tambem foram substituidos mas o principal foi a mudança do gerenciamento do motor que trocou o velho e problematico sistema de injeçao mecanica da bosch por uma centralina moderna que permitiu ate mesmo a instalaçao de um modo de conduçao mais amansado com menos potencia que o total produzido pelo motor [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 304334 304327 ] por sinal ainda nao falei da potencia as mudanças elevaram a potencia dos 390 cv para os 510 cv com 61 kgfm de torque o motor agora pode girar 9 000 rpm em vez das 7 000 7 100 rpm originais e a velocidade maxima passou de 290 km/h para 323 km/h os freios originais deram vez a um novo conjunto da brembo com pinças de seis pistoes na dianteira e quatro pistoes na traseira — algo que as ferrari mais recentes usam a ruiva tambem foi equipada com um sistema eletronico de gerenciamento dos freios um sistema abs com 12 modos de atuaçao com ajuste manual com as mudanças a superficie de contato das pastilhas com o disco ficou 70% maior que a original o sistema do abs tambem agrega um controle de traçao com modos de atuaçao selecionaveis por um pequeno painel de controle ou melhor panello di controllo que parece ter saido mesmo de algum lugar dos anos 1980 — do estudio de giorgio moroder quem sabe a mudança dos discos tambem exigiu mudanças nas rodas elas mantem o desenho original segundo a filosofia da fioravanti mas agora medem 17 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira e sao calçadas em pneus michelin pilot sport 4 a suspensao e um espetaculo a parte o conjunto original foi substituido completamente por um sistema igualmente independente nas quatro rodas tambem com braços triangulares sobrepostos porem com uma barra estabilizadora ajustavel amortecedores duplos ajustaveis da ohlins com quatro modos diferentes e todos os braços pivos bieletas e junçoes projetados e fabricados pela propria of [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 304332 304338 304342 304349 ] agora um detalhe deixado de lado pela maioria dos restomoders nos 10 000 km de testes de estrada e 30 horas de testes em pista a officine fioravanti of pode ser tambem avaliou a aerodinamica do carro de acordo com eles o envelopamento camuflado serviu para proteger a pintura e permitir a colagem dos sensores usados no trabalho aerodinamico como o objetivo era manter o visual do carro original todo o trabalho aerodinamico foi feito no fundo do carro que foi remodelado e aplainado corrigindo os pontos criticos da aerodinamica da testarossa — como as caixas de roda excessivamente turbulentas todas estas mudanças sao controladas pelo console central que poderia muito bem ter saido de uma ferrari bem mais nova que a testarossa alem do pannello di controllo o console recebeu o seletor de potencia of um trocadilho com o nome da oficina mas que significa originale e full power — ou seja 390 cv ou 510 cv voce escolhe ali tambem ficam os botoes do sistema de lift do carro que eleva a suspensao em 20 mm para acessar rampas ou rodar por superficies demasiadamente irregulares; do ajuste de carga da suspensao e tambem do sistema de escape que usa uma valvula convencional para bypass nos abafadores o interior foi o unico lugar onde a of ousou modificar o design original os bancos tem novo revestimento com um padrao mais moderno combinando couro liso e couro perfurado o sistema de audio tem integraçao com smartphones todos os botoes e seletores originalmente de plastico foram recriados em aluminio pela of [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 304345 304344 304335 304329 ] o sistema de audio tambem mereceu a atençao da oficina com protetores dos alto falantes feitos de aluminio usinado e parecem realmente originais de um passado alternativo em que os sistemas de audio premium para automoveis existiram e o ponto alto do retro modernismo do interior e o telefone um celular de 1984 que foi modificado para funcionar com o sistema multimidia moderno integrado ao smartphone [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 304356 304330 ] agora pense por um instante em tudo o que foi melhorado nesta ferrari pense no que ela significou no passado e no que ela significa hoje considere a imagem que temos dela nao seria este restomod apenas a materializaçao da nostalgia daquele passado idealizado nao e bem melhor quando os tempos bons voltam — e voltam melhores do que foram
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