24 horas de le mans 14 de junho de 2014 porsche audi toyota nao se falava outra coisa senao sobre as tres equipes contenedoras ao topo da classificaçao geral da prova mas para muitos entusiastas o estande da audi trazia um outro assunto saborosissimo para os poucos momentos em que nao se falava do que acontecia no circuit de la sarthe [gt40 content search= audi widget= 1 title= aos fas da vorsprung durch technik ] estamos falando do conceito a3 clubsport quattro que voce pode chamar de estudo do rs3 sedan curiosamente este veiculo foi exposto quase seis meses antes do lançamento do proprio rs3 que ate ha pouco tempo atras so estava disponivel na carroceria sportback o a3 clubsport ja tinha todos os principais elementos do assunto de hoje motor cinco cilindros em linha turbinado com 525 cv um indicio de ate onde a audi ve um limite seguro para a sua transmissao dq500 off the record claro para lamas alargados traçao nas quatro rodas e o terceiro volume resgatando a herança do imortal s2 bem voltemos para 20 de fevereiro de 2018 que e o dia exato do lançamento do audi rs que este escriba mais aguardou rs3 sedan pela cifra de r$ 330 mil 329 990 00 para mim nao basta traçao nas quatro rodas o ronco de um audi de entusiasta precisa ter o rosnado de cinco cilindros pulsando 1 2 4 5 3 levemente abafado por uma turbina gerando alta pressao neste caso ate 2 3 bar e quando estamos falando do rs3 sedan estamos falando da menor plataforma do grupo vw viavel para um veiculo de alta potencia especifica a mqb famosa por seu baixo peso graças ao uso massivo de aços de ultra alta e alta resistencia e imensa rigidez a torçao a forma como as chapas sao unidas e um assunto que a vw sempre desvia corpo pequeno 1 510 kg excelente para um seda de traçao nas quatro motor imenso de força me gusta acompanhe nosso video on board abaixo [youtube id= lt7ev6rgwc4 width= 620 height= 349 ] se voce ainda nao e assinante do nosso canal clique aqui e o faça agora mesmo ; e tem mais motivo para celebrar a chegada do rs3 sedan tambem traz uma nova geraçao do motor cinco cilindros de 2 5 litros agora com bloco em aluminio nao mais de ferro fundido carter de magnesio projeto mais compacto mancais mais rigidos virabrequim aliviado diversos tratamentos para reduçao de atrito e por fim a combinaçao de injeçao direta e multiponto receita que a marca ja havia consagrado na maior parte dos seus motores de quatro cilindros o motor ficou 26 kg mais leve ajudando na distribuiçao de peso de 57 7% sobre o rodado frontal e 42 3% sobre o eixo traseiro magnifico nao exatamente mas tira o argumento de martelo dos manjadores com cotovelos doloridos numeros 400 cv de 5 850 a 7 000 rpm 48 9 kgfm de torque quase o dobro dos 25 5 mkgf do a3 2 0 entre 1 700 e 5 850 rpm zero a 100 km/h em 4 1 s e quando voce se da conta de que isso o coloca miseros 2 decimos atras do 911 carrera s 991 2 temos a nitida noçao do potencial do conjunto taque um jogo de trofeo r faça o melhor remapeamento que o dinheiro pode pagar que a audi nao nos escute mas a marca sabe bem que nao tem mais inocente entre seus clientes e tenha um carro de mais de 500 cv apenas capriche no escape para liberar o bom e velho espirito de grupo b discipulo de herr rohrl nosso contato foi ligeiro mas suficiente para entender suas intençoes de projeto no pacote brasil o rs3 sedan vem com os amortecedores de carga variavel magnetic ride bem mais confortaveis que os opcionais de carga fixa rs suspension que estao disponiveis la fora algo mais voltado para quem gosta mesmo de autodromo mesma coisa vale para os freios de carbono ceramica com rotores de 370 mm aqui ficamos com o pacote standard de 310 mm que preserva as pinças fabulosas de oito pistoes por outro lado o nosso pacote inclui os pneus dianteiros pirelli pzero pz4 mais largos na dianteira 255/30 r19 contra os 235/35 r19 medida usada nas quatro rodas no rs3 standard da europa volante e manopla com alcantara fibra de carbono e tela de tft com direito a acelerometro e laptimer na configuraçao mais esportiva do cluster a razao destes pneus mais largos e a mesma pela qual a audi cresceu a bitola dianteira em 20 mm o que levou os para lamas a ficarem 3 cm mais largos aumentar o grip no eixo dianteiro fazendo o carro apontar mais e assumir uma dinamica mais neutra quao mais neutra bem nao espere um nine eleven aqui ou mesmo uma comparaçao direta com o bmw m2 o rs3 esta jogando no mesmo campo do mercedes benz cla45 amg em dinamica mas fiquei com a clara sensaçao de maior empuxo nas retomadas os bancos sao os mesmos do s3 e sao praticamente iguais mesmo no desenho das forraçoes para o potencial dinamico do rs3 falta um pouco de apoio lateral espaço traseiro e muito bom para a proporçao do seda o espaço para a cabeça e melhor que no cla45 mas calma vamos voltar a dinamica embora a audi nao diga o sistema do rs3 e sim o haldex mas cuidado para nao ser injusto ja faz bastante tempo que o haldex nao funciona como os de antigamente hoje ele trabalha com o acelerometro do veiculo sensores de velocidade de rodas de direçao e seu mapeamento muda de acordo com a programaçao dinamica de forma que suas embreagem multidisco estao trabalhando constantemente engajando o eixo traseiro em diversas situaçoes dinamicas na programaçao mais esportiva o carro vai buscar trabalhar com a presença do eixo traseiro o maximo possivel especialmente do ponto de tangencia em diante em condiçoes normais de pista seca o maximo que o eixo traseiro ira receber de torque e cerca de 50% do output a carga de suspensao do rs3 sedan esta na medida para voce conseguir se divertir no track day sem lidar com rolagem excessiva de carroceria mas preservando usabilidade em piso ruim embora interlagos tenha uma superficie maravilhosamente boa alguns trechos de acesso e zebras dao uma boa ideia do comportamento em bumps e ondulaçoes comunicabilidade de direçao muito boa para um sistema eletrico nao tem milagre todos os carros do trio de ferro alemao audi bmw mercedes benz parecem levemente filtrados nao so por conta do sistema eletrico mas tambem por causa das exigencias do departamento de nvh ruido vibraçao e aspereza que exige uma direçao que nao fique vibrando demais justamente a comunicabilidade os freios estao dentro do universo que se espera de um carro desta categoria de potencia e peso maximo duas voltas em interlagos antes de fazer uma de cooldown com muito capricho com fluido de competiçao isso ja melhora um pouco mais mas nao abuse carga de pedal excelente e comunicativa sem curso excessivo e facil de modular em frenagens com trail braking conclusao se a vida fosse feita de track days provavelmente pegaria um bmw m2 que nao chega a ser um rival tao direto visto a sua etiqueta de 400 mil ele esta mais para um rival do ttrs r$ 424 990 tambem foi lançado ontem e ai fazemos ou nao uma avaliaçao inclusive pela presença do banco traseiro psicologico mas como a vida real adiciona viagens cidade estrada amigos e o ronco do cinco cilindros da audi esta muito mais ardido que o seis da bmw vou de rs3 all the way o ronco e o empuxo mais violento tambem o colocam em uma posiçao de predileçao minha em relaçao ao cla45 amg e o fato de termos amortecedores adaptativos coloca o rs3 em mais uma posiçao de vantagem mas confesso que gostaria de ter ambos na minha frente para fazer essa escolha dificil recomendamos leia tambem nossa avaliaçao do esportivo s3 sedan que fizemos na alemanha em seu lançamento junho de 2014
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