aqui estamos com mais uma ediçao do best of project cars hoje vamos relembrar o volkswagen passat pointer do leitor gustavo loeffler um daily driver que como tantos acabou conquistando seu dono e se transformou em um project car o inicio como tantas historias esta começa ha muitos anos mais exatamente no inicio dos anos 1990 quando gustavo começou a dirigir o passat lse de sua mae nas arrancadas de curitiba sem que ela soubesse desse uso mais digamos espirituoso de seu quatro portas e claro que ele se encrencou com sua genitora mas as experiencias ao menos serviram para que ele criasse um vinculo mais forte com o modelo tanto que mais tarde gustavo acabou comprando um passat gl village 1 6 bielao a alcool o visual era todo original mas o motor depois de ter fritado uma junta de cabeçote recebeu uma preparaçao basica que incluiu um comando 049g aumento da taxa de compressao otimizaçao do fluxo do cabeçote e avanço do ponto de igniçao o carro fez sucesso em sua epoca — e acabou conhecido como o carro de senhora mais rapido de curitiba devido ao seu visual original — ate que certo dia gustavo o passou a seu irmao e comprou um gol 1000 em um ano gustavo começou a ficar desesperado com o anemico 1 0 que tentava embalar o golzinho e por sorte um passat ts cruzou o seu caminho a negociaçao ia bem mas no fim das contas o carro foi vendido a outra pessoa conhecendo o vendedor gustavo sabia que ele tinha um passat pointer com o dinheiro no bolso e sem um carro para comprar arriscou a pergunta — vende o pointer — e assim arrematou o carro os primeiros anos tudo isso aconteceu em 1998 o carro chegou a gustavo com um motor 1 9 que usava sobrealimentaçao turbo porem sem o kit turbo por gostar de preparaçao aspirada gustavo comprou um comando engle 288 e um par de carburadores solex 40 horizontais e começou a usar o carro com essa preparaçao enxuta nao durou muito em menos de um ano o motor explodiu e motivou uma nova preparaçao a reconstruçao do motor incluiu uma nova retifica do bloco que aumentou a cilindrada para 1 950 cm³ e um novo cabeçote gigante como descreveu o proprio gus em seu relato original a carburaçao solex foi usada durante o amaciamento do motor e mais tarde foi substituida por um par de carburadores weber dcoe 40 a suspensao usou amortecedores com carga retrabalhada e conjunto de molas de outros carros uma vez que na epoca ainda nao se vendiam kits esportivos como hoje assim as molas dianteiras eram de santana quantum com ar condicionado e traseiras da chevy 500 o cambio tambem foi sortido desta forma a caixa original do gts recebeu as engrenagens de terceira quarta e quinta marchas pelas engrenagens do gol 1000 os freios idem os discos dianteiros eram do santana e os traseiros do golf glx mk 3 com este setup gustavo usou o carro diariamente de 1999 a 2004 — de viagens a arrancadas da rotina para o trabalho as compras depois de se tornar um ima de fiscalizaçao sofrer duas tentativas de assalto e um pequeno acidente ele decidiu que estava na hora de transformar o passat em seu brinquedo de fim de semana a segunda fase o acidente — quase de raspao — foi a deixa para começar uma restauraçao completa no carro a pintura foi toda lixada e refeita do zero o motor foi retificado mais uma vez com cilindrada ampliada para 1 970 cm³ virabrequim volante e demais peças moveis aliviadas para retirar quatro quilos da parte inferior do motor o comando ganhou uma graduaçao ainda maior — 320º — e o escape veio de um prototipo de corridas a bateria foi realocada no porta malas e uma chave geral foi instalada no console central gustavo contou que sempre quis fazer um motor todo preto para combinar com o visual do carro repetindo alguns elementos da carroceria no cofre assim a admissao e o corpo dos carburadores foram pintados de preto com detalhes em vermelho e a tampa de valvulas original foi trocada por outra aletada de aluminio que foi pintada de preto com os filetes em prata — como os adesivos laterais do passat ate mesmo o alternador ganhou uma pintura preta com o estator pintado de vermelho [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 142320 142319 ] durante o processo gustavo conheceu um artesao que fabricava peças de fibra de carbono para bicicletas e aproveitou para encomendar uma moldura para o painel uma placa para a chave geral no console central e um revestimento de carbono para a barra de amarraçao das torres da suspensao depois do visual e da mecanica chegara a hora de cuidar do acabamento interno e outros detalhes a manopla de cambio e os comandos dos retrovisores foram substituidos por peças da vw motorsport o carro tinha vidros eletricos nao originais e isso incomodava gustavo — principalmente devido aos furos das manivelas nas portas para resolver isso os vidros manuais foram reinstalados e em vez das manivelas originais gustavo comprou um par de manivelas do wrc feitas de aluminio [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 142315 142314 142313 142318 ] na hora de acertar o carro a combinaçao de escape de 2 5 com o comando de 320º tornou o acerto impossivel para uso geral antes do escape somente com o coletor 4x1 o motor girava 8 000 rpm e subia rapido de giros porem quando o escape de duas polegadas e meia foi instalado o motor ficava bom em baixas rotaçoes porem com a mistura empobrecida em alta ou bom em rotaçoes medias e impraticavel em rotaçoes baixas a soluçao inicial foi trocar o comando por outro mais amansado de 306º mas ai surgiu outro problema com o carro sendo pouco usado o dosador emperrava a carburaçao sujava e gustavo gastava mais tempo limpando e acertando o carro do que se divertindo ao volante em quatro anos foram apenas 800 km rodados em 2010 veio a 1ª subida de montanha de campo largo evento que gustavo ajudou a organizar a ideia inicial era usar o passat na subida porem na ultima volta dos testes do carro gustavo notou uma fumaça incomum saindo do escape e em seguida o motor começou a emitir um ruido incomum ao abrir para verificar havia uma pequena vala na parede de um dos cilindros as travas do pino de pistao quebraram e o pistao se deslocou riscando a parede fim de prova antes de começar fim da segunda fase do passat tambem a terceira e ultima fase com a quebra do motor gustavo desanimou e encostou o carro por mais de um ano quando a vontade de retomar o carro voltou gustavo procurou outro bloco e decidiu fazer um motor novo desta vez com 1 950 cm³ usando pistoes de 84 78 mm com topo concavo para reduzir a taxa de compressao uma vez que o cabeçote aquele de 1999 continuaria a ser usado os pistoes receberam um revestimento ceramico no topo e grafite anti atrito nas saias o escape 4x1 estava trincado e por isso foi replicado com reforços entre os tubos e um revestimento externo de aluminio para melhor conservaçao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 142316 142324 ] agora com o motor reconstruido gustavo se dedicou as rodas o carro usava dois jogos de 14 polegadas em diferentes ocasioes um jogo jolly le mans inspiradas nas porsche phone dial com seis polegadas de tala mais sociais e um jogo de bbs com tala de sete polegadas calçadas com pneus semi slick advan a048 para as maldades [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 142330 142331 ] no fim gustavo comprou um jogo das snowflakes fifteen52 15x8 que se tornou a roda definiva do passat elas foram calçadas em pneus yokohama s drive 195/45r15 e como disse o proprio gustavo ficaram perfeitas as outras rodas foram vendidas a suspensao foi ligeiramente rebaixada e assim o projeto foi finalmente concluido com o caro concluido gustavo finalmente pode curtir seu passat como esperava tanto esmero e dedicaçao e tantos anos aparando as arestas do carro resultaram em um projeto de destaque nacional o que rendeu ao passat pointer capas de revista ensaios fotograficos e em video merecidamente nao [youtube id= psgn 6cbcfy width= 620 height= 350 ] nao deixe de reler os posts completos escritos pelo gustavo parte 1 a historia do passat pointer parte 2 a segunda fase do projeto de daily driver a project car parte final a conclusao do project cars #200
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