a passagem de niki lauda pela ferrari foi uma daquelas situaçoes em que o universo parece conspirar a favor na virada dos anos 1960 para os anos 1970 a ferrari ja amargava um longo jejum sem titulos — o ultimo havia sido em 1964 quando conquistou o campeonato de construtores e o de pilotos com john surtees — e conseguiu um feito negativamente inedito em 1973 nao se classificou para um grande premio algo que jamais havia acontecido em sua historia na formula 1 as mudanças começaram no inicio de 1974 quando enzo ferrari escalou o jovem luca cordero di montezemolo entao com 27 anos para dirigir a equipe no lugar de alessandro colombo a primeira medida do novo chefe da scuderia foi trazer de volta clay regazzoni que deixara a ferrari em 1972 desiludido com o carro e atraido por uma quantia generosa da marlboro patrocinadora principal da brm foi na brm que regazzoni conheceu o talento de niki lauda o austriaco estreara no ano anterior pela march e marcou seus primeiros pontos apos conquistar um quinto lugar no gp da belgica em zolder ao voltar a ferrari regazzoni sugeriu ao novo chefe que contratasse seu colega da brm e foi assim que lauda foi parar na italia outra medida de montezemolo foi trazer de volta a equipe o diretor tecnico mauro forghieri que havia sido colocado no departamento experimental da ferrari pelos dirigentes da fiat impedindo que sua evoluçao do 312b fosse usada na temporada de 1973 com o carro revisado de acordo com o projeto de forghieri lauda e regazzoni levantaram a ferrari com uma sequencia matadora de vitorias e podios a estreia da temporada no gp da argentina lauda e regazzoni chegaram respectivamente em segundo e terceiro no brasil lauda abandonou mas clay ficou em segundo na africa do sul os dois foram mal com um abandono de clay e um 16º de lauda na espanha lauda conquistou sua primeira vitoria com clay em segundo — uma bela dobradinha em apenas quatro corridas; nao dava para ter uma retomada melhor que essa no restante da temporada clay ainda subiria ao podio outras quatro vezes em 11 provas pontuando em mais quatro ocasioes foram somente dois abandonos e um 12º lugar no gp dos eua — este ultimo justamente quando ele precisava de um bom resultado na disputa pelo titulo com emerson fittipaldi lauda por sua vez conseguiu um segundo lugar na belgica outra vitoria na holanda mais um segundo lugar na frança e um quinto lugar na inglaterra porem abandonou os gps de monaco da suecia da alemanha da austria da italia canada e eua e terminou o campeonato em quarto lugar mas aquele foi apenas o começo ao final da temporada mauro forghieri lauda e regazzoni desenvolveram a nova ferrari 312t um carro que trazia uma serie de inovaçoes mecanicas e uma aerodinamica muito mais refinada a mais interessante destas novidades era o novo cambio transversal que ficava a frente do eixo traseiro e nao atras dele como nos outros carros e dele o t no nome do carro com o novo carro lauda venceu cinco corridas faturou tres podios pontuou em outras duas etapas e conquistou o titulo de pilotos a pontuaçao de lauda somada aos pontos conquistados por regazzoni em sua vitoria na italia dois terceiros lugares na suecia e na holanda e um quinto lugar na belgica a ferrari voltava ao topo do mundo depois de 11 anos na temporada seguinte a dupla tinha tudo para repetir o desempenho de 1975 com cinco vitorias de lauda e uma de clay nas dez primeiras provas do campeonato mas ai lauda se envolveu em seu acidente quase fatal em nurburgring e acabou afastado por duas etapas que permitiram que james hunt o alcançasse e acabasse conquistando o titulo de pilotos no fim do ano com um unico ponto de vantagem o desempenho regular de regazzoni e de lauda apos o acidente contudo garantiu pontos suficientes para que a ferrari faturasse outro titulo de construtores em 1977 lauda ganhou um novo companheiro carlos reutemann contratado para substitui lo apos o acidente na alemanha ocupou o posto de clay regazzoni que foi para a ensign lauda conseguiu apenas tres vitorias mas manteve uma regularidade exemplar com seis segundos lugares um terceiro um quarto e um quinto e faturou o bicampeonato de pilotos reutemann tambem fez sua parte com uma vitoria e cinco podios e a ferrari venceu seu terceiro campeonato de pilotos em sequencia aquela altura contudo o relacionamento de lauda com forghieri estava irreversivelmente deteriorado e o austriaco foi para a brabham foi este o cenario que conquistou o piloto alemao marco werner protagonista do curta the lauda legacy sobre o qual falamos na semana passada ele tinha oito anos quando viu lauda com a ferrari 312b no paddock de nurburgring antes do gp da alemanha de 1974 e decidiu que seria piloto de corridas so para poder dirigir um carro daquele https //vimeo com/321966631 muito mais que o legado de lauda na ferrari the lauda legacy tambem traz para a tela — mais uma vez — o poder de fascinio que os carros e as corridas tem sobre as pessoas um garoto de oito anos mal aprendeu a ler e escrever mas a sensaçao foi tao forte a ponto de definir o resto de sua vida marco werner se tornaria profissional em meados dos anos 1980 terminando a formula opel e a f3 alema em segundo lugar apesar de jamais ter pilotado na formula 1 ele conseguiu uma carreira solida no endurance conquistando uma vez as 24 horas de daytona tres vezes as 12 horas de sebring e tres vezes as 24 horas de le mans a chance de finalmente dirigir aquele formula 1 que definiu sua historia surgiu em 2018 quando ele disputou o monaco historic grand prix onde o video foi gravado esta alias e uma das poucas ocasioes em que um video consegue expressar o lado passional dos carros enquanto exibe pornograficamente os detalhes mecanicos do carro logo aos 00 24 por exemplo vemos com uma clareza rara o quadro de instrumentos e o volante aos 00 30 a camera atras do volante mostra as fibras de vidro que formam a carenagem superior do cockpit algo que nunca e mostrado nem mesmo nos ensaios fotograficos mais detalhistas entao depois de passar por um momento de excitaçao sonora causada pelo flat 12 no tunel de monaco somos presenteados com o carro sendo montado na oficina da ferrari enquanto o mecanico que o monta exemplifica mais uma vez como um carro pode ser muito mais que uma maquina um carro de corrida e como um filho para mim se voce pensar no seu filho como uma extensao de si mesmo ele vai para a escola e no dia que se forma com a melhor nota voce fica muito orgulhoso dele para o construtor e a mesma coisa quanto ele transforma o material bruto e o molda em uma maquina viva e em uma harmonia sonora tudo isso enquanto o video continua mostrando os detalhes do carro como poucas vezes a partir de 1 20 vemos a caixa de direçao a estrutura da dianteira e a suspensao do carro; depois a 1 25 a carenagem separada do chassi; mais adiante a 1 32 vemos o monocoque de aluminio separado do motor justamente onde o motor e encaixado na porçao frontal do carro os pistoes e bielas aparecem em 1 40 e dois segundos depois vemos em detalhes os dutos de arrefecimento dos freios os terminais de direçao os cilindros mestre seguidos pelo flat 12 no cavalete tendo seus comandos de valvula sincronizados pelas engrenagens e o sobe e desce das valvulas literalmente acompanhando o ritmo da poesia mecanica declamada e algo tao especial que marco werner no alto de sua experiencia de tres vitorias em mans fica receoso ao alinhar em monaco ao encarar 30 carros na saint devote e manter o ritmo nas ruas estreitas do principado — talvez imaginando como seu heroi de infancia fazia aquilo — enquanto o carro dança sobre a fina camada de agua sobre o asfalto marco termina em terceiro mas segundo suas palavras e como vencer um campeonato com esse pedaço da historia — da formula 1 e de sua propria vida — deve ser mesmo e mostra mais uma vez por que tantos de nos somos tao devotados a estas maquinas maravilhosas e o legado de lauda clay forghieri reutemann fangio senna prost clark porsche piquet mclaren braham dan gurney gordon murray fangio emerson e wilson rubinho alonso massa schumacher bellof ickx stewart
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