o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro uma paixao dificil de explicar nos ultimos anos o fiat uno tornou se uma especie de icone da internet se voce frequenta as redes sociais em especial o facebook deve ter visto ate mesmo alguns amigos nao entusiastas ou nao gearheads compartilhando memes do fiat uno com escada no teto isto para mim so prova o carisma do uno que nao deve ser segredo para ninguem e meu carro brasileiro favorito tentar explicar o que me atrai tanto no fiat uno e simples e complicado ao mesmo tempo simples porque e facil listar as razoes tecnicas e um carro leve economico com boa ergonomia barato de manter e barato de cuidar e complicado porque bem e algo que vai alem disso do ponto de vista entusiasta as razoes tecnicas que acabei de citar fazem do uno apenas uma excelente ferramenta de locomoçao e dificil explicar que mesmo existindo carros mais potentes mais modernos mais equipados e mais seguros nao consigo encontrar tanto prazer na conduçao de outro carro e nem precisa ser um uno esportivo o simples mille que uso rotineiramente para andar na cidade e viajar e para mim o melhor carro que posso ter mas este post nao e sobre mim e sobre o uno 1 5 r de tiago giusti e vejam so enquanto eu conversava com ele sobre o carro descobri que pensamos da mesma forma ele tambem sofre para explicar a paixao que sente pelo uno mas ao fim do nosso papo consegui entender perfeitamente coisa de familia uma coisa que eu percebi quem gosta do uno gosta de verdade nao e mera afeiçao e paixao mesmo e geralmente vem de familia acho que gosto tanto do fiat uno porque meu pai teve tres e eu aprendi a dirigir em um elx 1995 coincidentemente tiago que mora em sao bernardo do campo sp tambem aprendeu a dirigir em um elx mas em um 1994 e como se apaixonar por alguem no ensino medio voce pode ate amar outras pessoas depois casar e construir uma vida mas sempre vai pensar em como seria se voce tivesse engatado em um relacionamento com aquele alguem especial a diferença e que bem voce sempre pode comprar um uno mesmo que tenha outros carros tiago conta que o fato de ter aprendido a dirigir em um uno marcou muito para isto e e coisa de familia no inicio da decada de 1990 seu pai tinha um uno e mais quatro tios tambem tinham os seus e meu primo tambem teve um uno cs 1988 marrom com motor 1 3 a alcool e saiamos bastante com ele da para entender nao da geralmente quando alguem gosta bastante do uno o motivo e a convivencia as lentes rosadas da nostalgia ao todo tiago ja teve quatro exemplares do fiat uno de todas as eras um fire 2004 um sporting 2012 e dois r o primeiro r foi um mpi 1992 azul caribe que logo deu lugar ao exemplar em questao eu havia comprado o mpi havia pouco tempo mas quando vi o 1988 azul itapema anunciado nao aguentei tive que comprar os uneiros que estao lendo isto ja devem ter sacado o motivo era este o que eu mais procurava por ser da primeira safra a frente alta e o painel satelite sao o ponto alto diz tiago citando talvez as duas caracteristicas mais admiradas pelos fas do uno mas nao e so isto costumo dizer que a linha 1987/88 do r sao o puro sangue dos esportivos fiat explica tiago nao sao tao eficientes quanto os injetados mas tem toda a nostalgia pelo motor a alcool e pelo afogador [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 252539 252531 ] de fato o uno 1 5 r original nao era um carro forte o sevel de 1 5 litro com carburador e comando simples no cabeçote desenvolvia 85 cv a 6 000 rpm e 12 9 kgfm de torque a seu favor porem ele subia de giro rapido e tinha a suspensao muito bem acertada alem de pesar apenas 920 kg ele ia de zero a 100 km/h em 12 4 segundos e tinha maxima de 163 km/h mas o fato de ser um carro muito organico sem filtros e suas dimensoes reduzidas garantiam uma sensaçao de velocidade bem acentuada e uma conduçao divertidissima como qualquer um que tenha acelerado um uno do jeito certo claro pode atestar [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 252536 252535 252533 252532 ] novamente podem existir carros mais velozes mais potentes mais lendarios nem precisam ser mais modernos mas uma vez que o fiat uno te conquista fica dificil admitir que outros carros talvez possam ser melhores uma compra certeira tiago se deu bem seu 1 5 r comprado em 2018 havia passado os dez anos anteriores nas maos de um dono cuidadoso que por sua vez ja havia pego o carro em boas condiçoes quem ja tentou encontrar um r todo original e bem preservado sabe que isto e dificil de achar muitos proprietarios fizeram a conversao para a frente baixa ainda na decada de 1990 quando descobriram que era muito facil promover o facelift por conta propria e quando isto nao ocorre o carro simplesmente esta cansado demais ou muito rodado no geral o estado do carro era muito bom nao foi preciso restaurar apenas refazer a pintura na tonalidade original pois a mesma estava queimada os itens de acabamento que faltavam foram garimpados poucos para falar a verdade e por dentro apenas o revestimento dos bancos dianteiros foi refeito pois estava desgastado mas a padronagem e igual a de fabrica [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 252524 252525 252526 252527 ] o resultado e um carro visivelmente alinhado e integro com tudo no lugar incluindo faixas e emblemas a iconica tampa traseira em preto fosco os desejados farois auxiliares e nao de neblina como muitos pensam cibie serra ii e as calotas que sao mais raras e cobiçadas que as rodas de liga leve de 13 polegadas nao ha muito mais o que comentar quanto a isto francamente [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 252544 252538 252534 252530 ] defeitos que amamos atualmente o 1 5 r e o unico antigo de tiago um carro para curtir em um fim de semana de sol sabado de manha com o carro limpinho simples assim e talvez seja esta a magia dos r eles podem nao ter o desempenho mais explosivo entre os esportivos da decada de 1980 mas eles sao simplesmente deliciosos de guiar pelo que oferecem na opiniao pessoal de tiago tem a ver com a excelencia do projeto e um carro gostoso de dirigir ate hoje diferentemente de outros carros de 30 40 anos atras mas a paixao se estende para os outros fiat alem do elx tambem teve uma 147 city 86 que meu pai usava para trabalhar aquela terceira marcha e o trambulador sambando me ensinaram e marcaram muito diz tiago nostalgico voce tinha que procurar a terceira e engatar no tempo certo sao os defeitinhos dos fiat que a gente aprende a gostar e e por isso que alem do uno tiago procura um 147 talvez uma das primeiras picapes o modelo carinhosamente apelidado saboneteira por causa da caçamba curta; ou um 147 rallye ambos para manter originais nem todo mundo entende esse meu gosto diz tiago bem humorado e passamos mais algum tempo falando sobre os fiat de que gostamos nem todo mundo entende mas eu entendo tiago eu entendo
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