FlatOut!
Image default
Automobilismo História Zero a 300

Thunder Saloon 6000: o Omega V8 que fez história nas pistas

Com visual sóbrio e porte elegante o Chevrolet Omega foi o grande sedã de luxo brasileiro dos anos 1990 e o meio de transporte de 99% das autoridades locais naquela década. Na Europa seu visual era exatamente o mesmo, bem como a proposta luxuosa do carro, mas isso não impediu que os europeus o transformassem em um esportivo e até mesmo em um carro de corridas. O esportivo mais conhecido é, sem dúvidas, o Lotus Omega, desenvolvido pela fabricante britânica com componentes do Corvette e um par de turbos. Já a versão de corrida mais conhecida por lá foi o Evolution 500, que disputou a DTM no início dos anos 1990. No Brasil o Omega também foi transformado em carro de corridas quando substituiu o Opala como modelo da nossa Stock Car. As receitas de preparação destes três carros eram bem distintas entre si. O Lotus usava dois turbos e cilindrada ampliada de 3.0 para 3.6. O Evo 500 ganhava um conjunto móvel 6 kg mais leve, novos cabeçotes, taxa de compressão 12:1 e injeção desenvolvida p