A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã Vídeo

Toda a história da Porsche nas 24 Horas de Le Mans em um único vídeo

As 24 Horas de Le Mans deste ano ainda estão frescas na nossa memória (nós fomos até lá e você pode ler toda a cobertura especial aqui), e uma das coisas mais importantes da edição 2014 foi o retorno da Porsche ao circuito de La Sarthe depois de 16 anos. Antes disso, porém, a marca teve uma história de início tímido, décadas de domínio e uma saída triunfal. E agora você vai poder fazer um breve passeio por esta história guiado pela própria Porsche.

Este vídeo, feito pelos caras do canal XCAR, conta toda a trajetória da companhia de Stuttgart nas 24 Horas de Le Mans desde suas primeiras participações até o último ano, 1998, com a ajuda de imagens históricas, modelos em um museu e depoimentos de quem esteve e está envolvido com a divisão de automobilismo da Porsche.

Os primeiros Porsche a participar de Le Mans foram os 356. Em 1951, com um 356 de alumínio com motor Boxer de 1,1 litro, a Porsche conseguiu apenas o 20º lugar na classificação geral, porém o carro venceu em sua categoria. As duas corridas foram disputadas como uma maneira de conseguir publicidade — Ferry Porsche defendia que todo o orçamento da Porsche deveria ser utilizado para melhorar os carros de rua, não sobrando nada para a propaganda.

Se um carro da Porsche vencesse as 24 Horas de Le Mans, que já eram uma prova bem estabelecida no calendário do Campeonato Mundial de Endurance, toda a atenção que o carro receberia geraria a publicidade de que a marca precisava. Como bônus, eles poderiam testar a qualidade e a durabilidade dos carros que eram construídos.

 

356-light

Em 1954 foi a vez do Porsche 550, que também estreou com uma vitória em sua categoria. Depois de perder um pouco a relevância, a Porsche escalou para o topo com o 917, que venceu em 1970 e 1971, dando início a um período de dominância do fim dos anos 70 a 1987 com protótipos como o 936, o 935 (baseado no 911) e os lendários 956 e 962.

1976 Silverstone 6 hours.

Nos anos 90 chegou a vez do  WSC-95, construído em parceria com a Tom Walkinshaw Racig (TWR) e, em 1998, o último Porsche a participar em Le Mans venceu: o 911 GT1, que de 911 não tem quase nada.

porsche

Passados 16 anos, a Porsche decidiu retornar a Le Mans com o protótipo 919 Hybrid, que  se tornou o primeiro Porsche híbrido (com um motor de quatro cilindros a gasolina mais um conjunto de motores elétricos. O plano para 2014 era, naturalmente, vencer, mas o 919 não conseguiu superar os protótipos da Audi — para quem a Porsche teve a decência de mandar os parabéns pela vitória, prometendo mais desafio para 2015.

9910gt1

O vídeo vale a pena pelas imagens de época, pela descrição detalhada de alguns modelos, e pelos depoimentos de quem realmente viveu e entende da história da equipe que mais venceu em Le Mans. Agora, se você não entende inglês não se preocupe: o vídeo está cheio de ronco de motor e imagens de pilotos acelerando Porsches como só se fazia no século passado.

É uma história que se confunde com Le Mans e, como tudo que envolve o Circuit de La Sarthe, merece a nossa admiração.

Matérias relacionadas

As mais incríveis disputas com monopostos de Fórmula 1 vs. carros de rua

Dalmo Hernandes

Hooned: conheça o primeiro Porsche 911 Turbo RWB feito nos Estados Unidos

Dalmo Hernandes

Lancia 037 Stradale: vivendo o sonho com um especial de homologação do Grupo B

Dalmo Hernandes