a essa altura de 2030 ja esta mais do que clara como a eletrificaçao dos automoveis esta se tornando uma ameaça a industria automobilistica ocidental e como ela fortalece a china no jogo geopolitico a maior fabricante de carros eletricos do planeta atualmente e chinesa byd e a china tambem produz 80% das celulas de bateria do planeta alem de ser uma das principais mineradoras de litio cobalto manganes e terras raras materias primas das baterias e motores eletricos uma tarde em qualquer cidade grande brasileira ira revelar na pratica o cenario de invasao chinesa que os numeros ja deixavam evidentes 88% dos eletricos vendidos no brasil sao chineses e o brasil se tornou o maior importador global de carros chineses em março e abril de 2024 e encerrou o ano como o quarto maior importador de carros chineses do planeta diante da situaçao as fabricantes instaladas no brasil reunidas na associaçao nacional dos fabricantes de veiculos automotores a anfavea pretendem enviar ao ministerio do desenvolvimento um pedido de investigaçao de suposta pratica de dumping por parte da byd e da gwm segundo a anfavea no momento estao sendo feitos estudos para avaliar questoes de preço e mercado semelhantes aos ja realizados na europa e nos eua ha estudos de mercado em andamento a anfavea defende a livre concorrencia e a prevençao de praticas que prejudiquem o mercado automotivo brasileiro zelando pelos clientes empregados concessionarios fabricantes e industria de autopeças diz o presidente da anfavea marcio de lima leite no comunicado divulgado a imprensa a medida da anfavea nao e surpresa considerando o que ja vem acontecendo na europa e america do norte em julho de 2024 a uniao europeia impos uma taxaçao provisoria de ate 37 6% para os carros chineses como medida anti subsidios fruto de uma investigaçao da comissao europeia iniciada em 2023 sendo um pais membro da organizaçao mundial do comercio omc a china recorreu a entidade para tentar reverter a decisao [caption id= attachment_377224 align= aligncenter width= 1600 ] eletricos chineses no brasil[/caption] no mes seguinte agosto foram os canadenses que aumentaram o imposto de importaçao sobre os carros eletricos chineses de 6 1% para 100% tambem mencionando a politica de subsidios e incentivos da industria chinesa que resultam em concorrencia desleal e super capacidade de produçao mais um mes e foi a vez dos eua em setembro de 2024 o governo americano elevou os impostos de importaçao de 25% para 100% sobre os veiculos eletricos chineses que chegam aos eua tambem motivado por praticas comerciais desleais por parte dos chineses considerando a declaraçao da anfavea tudo indica que a medida seja uma forma de embasar um pedido de antecipaçao do retorno do imposto de importaçao sobre os carros eletricos que sera de 35% mas implementada de forma gradual ao longo de dois anos — entre 2024 e 2026 em janeiro de 2024 a aliquota aumentou de zero para 10% subindo para os atuais 18% em julho de 2024 em julho deste ano a aliquota passara a 25% e somente em julho de 2026 atingira os 35% tambem em setembro de 2024 explicamos aqui mesmo no flatout em nossa serie de materias sobre os carros eletricos como a volkswagen pode ter sido a primeira vitima da eletrificaçao e como a situaçao foi influenciada pelos subsidios chineses voce pode ler a materia no link abaixo mas aqui esta o trecho especifico que explica a força chinesa nos mercados ocidentais a força chinesa se deve principalmente a dois fatores um empurrao do estado e um quase monopolio global o empurrao do estado esta nao apenas nos subsidios concedidos aos fabricantes e compradores chineses mas na propria atuaçao do estado como fabricante destas tres grandes fabricantes chinesas apenas a gac e estatal porem a byd e a geely tem entre seus investidores fundos que tem participaçao do governo chines depois ha os subsidios entre 2009 e 2023 o governo chines concedeu um total de us$ 230 9 bilhoes em incentivos a industria de veiculos eletricos eles foram distribuidos na forma de abatimentos isençao de impostos financiamento de infraestrutura programas de pesquisa e desenvolvimento para os fabricantes e aprovisionamento do governo isso significa na pratica que todos os fabricantes estrangeiros que tentam concorrer no segmento dos veiculos eletricos na china tem essa desvantagem logo de cara foi o que aconteceu com a volkswagen apesar do plano ambicioso — que consumiu mais de 20 bilhoes de euros e previa mais 160 bilhoes de euros investidos ate 2027 — ela nao conseguiu emplacar mais de 45 000 unidades no primeiro trimestre deste ano em um mercado que comprou 1 milhao de veiculos eletricos https //flatout com br/a primeira vitima da eletrificacao dos carros/ embora os valores sejam muito proximos — e o investimento da volkswagen tenha sido mais agressivo pois foi realizado em menos de dez anos — estamos comparando um investimento estatal dos chineses e um investimento privado de uma empresa que obtem receita majoritariamente da venda de veiculos que ela mesma produz e por isso que esse tipo de pratica e condenado pela omc cujos acordos preveem esse tipo de sobretaxaçao para determinados produtos caso eles sejam objeto de praticas desleais de comercio a situaçao da volkswagen embora pareça um erro estrategico foi provocada justamente por estas praticas desleais chinesas nao apenas isso com os subsidios chineses o carro eletrico deixa de ser apenas uma alternativa para a questao ambiental e se torna uma ferramenta geopolitica se eles serao os unicos veiculos novos permitidos a partir de 2035 o crescimento subsidiado pelo estado chines e baseado em praticas de concorrencia desleal se tornam um risco para a economia global a volkswagen foi apenas a primeira marca a sofrer um reves com os carros eletricos no final de 2024 honda e nissan anunciaram uma fusao para o desenvolvimento de veiculos eletricos enquanto as demais fabricantes ocidentais tambem ja manifestaram preocupaçao em relaçao ao futuro eletrificado — vide a incerteza da porsche em relaçao as novas geraçoes do macan e do panamera e o desenvolvimento de novos motores a combustao por parte da bmw por outro lado a china foi estrategica ao investir nos carros eletricos — e na influencia da eletrificaçao como soluçao ambiental e importante dizer essa estrategia começou ha quase 25 anos ainda no inicio dos anos 2000 quando a china ja era um dos lideres globais na produçao de baterias de ions de litio aqui e importante lembrar que a china começou a se motorizar somente no final dos anos 1990 e so se tornou um player global nos anos 2000 depois que ela ingressou na organizaçao mundial do comercio em 2001 [caption id= attachment_377223 align= aligncenter width= 1043 ] pequim/bejing em 1990[/caption] a partir de 2006 as tarifas de importaçao foram reajustadas de acordo com os tratados de comercio internacional e o mercado chines se abriu para os fabricantes estrangeiros para os quais a china se tornou seu principal mercado devido a demografia ao mesmo tempo os mercados estrangeiros tambem se abriram para os fabricantes chineses e este e o ponto chave desta historia relembre o que dissemos na materia sobre o erro estrategico da volkswagen a principal barreira de entrada de uma fabricante de automoveis no mercado e o motor [ ] nao e uma questao de tecnologia afinal um motor de combustao interna nao e algo exatamente complicado de se fazer [ ] o problema e o custo de desenvolvimento e homologaçao destes motores e isso o que os torna proibitivos para um fabricante iniciante ou mesmo para uma grande corporaçao [ ] com os carros eletricos contudo esta barreira e removida um motor eletrico e um dispositivo simples barato e eficiente com um pouco de outsourcing e possivel criar uma fabricante de veiculos eletricos viavel pergunte a elon musk que começou a tesla com um lotus elise baterias coreanas e um software proprio as fabricantes chinesas que tem o governo chines como acionistas diretos e indiretos logo perceberam que nao poderiam concorrer com os fabricantes estrangeiros no mesmo jogo da combustao interna e passaram a investir em carros eletricos a medida em que as questoes ambientais avançavam no ocidente a estrategia envolveu uma coordenaçao muito bem organizada entre subsidios a industria automobilistica atividade mineradora produçao de baterias construçao de usinas de energia eletrica e instalaçao de uma rede nacional de recarga — uma abordagem end to end que ajudou a reduzir custos dos carros e da energia e impulsionou a adesao ao carro eletrico na china e importante notar tambem que a adesao ao carro eletrico na china teve uma ajuda da ausencia de uma cultura automobilistica tradicional fruto da motorizaçao recente do pais foi assim que o carro eletrico se tornou uma ferramenta geopolitica com eles a china tem uma vantagem muito impositiva em relaçao aos fabricantes estrangeiros as metas de banimento dos carros de combustao interna se aproximando resta pouco tempo para uma reaçao capaz de equilibrar essa disputa por ora os impostos de importaçao conseguirao conter a expansao dos chineses mas o que acontecera quando as fabricantes chinesas se instalarem nos paises ocidentais — como a byd e a gwm no brasil por exemplo tambem e por isso que ja existem movimentos para adiar o banimento dos carros de combustao interna nos eua o atual presidente donald trump disse durante a campanha de 2024 que iria derrubar o banimento dos carros de combustao interna imposto pela california para 2035 que foi ratificado pela agencia de proteçao ambiental dos eua epa em 18 de dezembro de 2024 nos ultimos dias do governo joe biden a medida dificulta a derrubada do banimento mas nao a impossibilita na europa o partido do povo europeu epp na sigla em ingles esta em campanha para que o banimento seja adiado para alem de 2035 — o partido tem a maioria das cadeiras na comissao europeia e e apoiado pelas fabricantes que alegam perder dezenas de milhoes de euros em multas o que as impede de investir em tecnologias mais limpas — aqui surge outra vantagem estrategica da china ela investe nas fabricantes enquanto a europa pune as fabricantes no reino unido o atual primeiro ministro keir starmer reverteu a decisao de seu antecessor rishi sunak de estender o prazo para 2035 retornando a proibiçao de carros novos a combustao interna a partir de 2030 — o que pode significar o fim da industria automobilistica britanica e sua substituiçao por carros chineses claro mas tambem sera o primeiro exemplo pratico do futuro sem combustao interna isso claro se a decisao nao for revertida mais uma vez https //flatout com br/quem ressuscitou o carro eletrico/ esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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