FlatOut!
Image default
Car Culture

Todos contra os elétricos chineses

A essa altura de 2030 já está mais do que clara como a eletrificação dos automóveis está se tornando uma ameaça à indústria automobilística ocidental e como ela fortalece a China no jogo geopolítico. A maior fabricante de carros elétricos do planeta atualmente é chinesa (BYD) e a China também produz 80% das células de bateria do planeta, além de ser uma das principais mineradoras de lítio, cobalto, manganês e terras-raras – matérias-primas das baterias e motores elétricos. Uma tarde em qualquer cidade grande brasileira irá revelar na prática o cenário de "invasão" chinesa que os números já deixavam evidentes: 88% dos elétricos vendidos no Brasil são chineses e o Brasil se tornou o maior importador global de carros chineses em março e abril de 2024 e encerrou o ano como o quarto maior importador de carros chineses do planeta. Diante da situação, as fabricantes instaladas no Brasil, reunidas na Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (a ANFAVEA), pre