sexta feira passada dia 12 de abril demos a noticia de que a ac a empresa que criou a base do cobra original estava lançando um cobra moderno inicialmente era chamado apenas de ac gt roadster mas agora no site da empresa o nome cobra reaparece [caption id= attachment_341559 align= aligncenter width= 999 ] o novo ac cobra gt roadster[/caption] este novo cobra tem a aparencia do antigo mas e bem diferente interior com mais espaço graças a um aumento de 284 mm no entre eixos que mede agora 2 570 mm o interior tem bancos modernos painel com tela de infotainment volante moderno com airbag parecendo bem similar aos mclaren e freio de estacionamento eletrico o chassi e de aluminio e a carroceria de fibra de carbono; e os motores v8 ford agora sao modernos coyote v8 aspirado com 460 cv ou supercharged com 670 cv freios rodas pneus e farois de led completam a modernizaçao do cobra ate ai tudo bem mas se voce e um cara curioso certamente se perguntou e esta ac a mesma ac do passado e o cobra nao era feito nos eua pela shelby usando apenas um chassi ac bom primeiro falando da ac e sim a mesma empresa; de fato e a mais antiga produtora independente de automoveis da inglaterra tendo sido fundada em 1909 ou pelo menos e o que declara e quer vender como verdade tecnicamente e a herdeira dos direitos do nome apenas [caption id= attachment_341563 align= aligncenter width= 999 ] o ac ace bristol[/caption] isso pelo motivo de que a ac sempre foi uma daquelas empresas cheia de fas mas sem dinheiro algum; de tempos em tempos e salva por alguem entusiasmado que paga as dividas e gasta dinheiro para fazer coisas novas uma hora o dreno financeiro da empresa fica demais para esse dono ex entusiasmado que vende ela para um outro dono entusiasmado repetindo o ciclo as vezes chega a falir e alguem cata os cacos dela e recomeça mas voce entendeu uma empresa anticapitalista que como a aston martin nos seus primeiros 100 anos existiu para queimar grana nao ganhar grana e fazer carros legais no processo [caption id= attachment_341565 align= aligncenter width= 797 ] ac ace[/caption] mas a vida da empresa mudaria com um carro chamado ace em 1953 o roadster tinha um chassi de competiçao e suspensoes independentes criado pelo portugues joao john tojeiro que era simplesmente sensacional sua carroceria era claramente inspirada na ferrari 166 barchetta da touring de milao e estava destinada a evoluir de forma decisiva para se tornar um desenho tao reconhecivel quanto o de um seven de um 911 de um jeep o cobra todo mundo sabe da historia de como shelby colocou o v8 pequeno da ford no ace e criou o cobra como foi o trampolim de grande sucesso para shelby e a tabua da salvaçao para a ac nos anos 1960 o cobra e um ac mas tambem nao e e um shelby mas tambem nao e o dono do nome e o inspirador financeiro da brincadeira toda e a ford sim o cobra e o vira lata caramelo do mundo do automovel com tantas influencias e pais que na verdade nao tem pai mas um sucesso tem muitos pais; todo mundo reivindica a criaçao do carro para si mas basicamente funciona assim a ac vendia os cobra na europa com o nome de ac cobra nos eua shelby vendia os shelby cobra e ambos vinham com uma plaqueta powered by ford e nos eua eram vendidas nas concessionarias ford/lincoln/mercury mas a partir dos anos 1970 tudo tinha acabado e toda a aventura do cobra chegava ao fim a ac lança mais um carro esporte o ac 3000 me com um motor ford v6 em posiçao entre eixos traseira mas em 1985 a empresa acaba acaba mesmo era a quinta vez que falia mas desta vez ninguem parecia interessado em comprar os restos da ac mas e exatamente neste fim que nossa historia de hoje começa um certo brian angliss dirigia a sua empresa autokraft uma oficina de restauraçao de cobra fornecedora de peças e fabricante de replicas aproveita para comprar os ferramentais e bucks originais do cobra da falida ac eventualmente em 1986 consegue comprar tambem o nome ac permitindo o nao mais fazer replicas mas cobra com a marca ac [caption id= attachment_341569 align= aligncenter width= 999 ] o cobra mki[/caption] um parentese aqui e importante para que possamos entender o que angliss fez em seguida o cobra original existiu em 3 versoes diferentes principais primeiro o mk i basicamente um ace equipado com o ford v8 inicialmente o motor 260 cid 4 4 litros mas depois do carro numero 75 o 289 hi po de 4 7 litros e 360 cv no final de 1962 alan turner engenheiro chefe da ac alem de englobar as mudanças realizadas ate ali na california por phil remington introduziu uma grande alteraçao direçao pinhao e cremalheira a caixa de direçao era do mgb e a coluna do vw fusca o novo carro entrou em produçao no inicio de 1963 com algumas alteraçoes de carroceria e foi designado mark ii [caption id= attachment_341568 align= aligncenter width= 999 ] cobra mk ii[/caption] o mark iii era basicamente outro carro a carroceria com paralamas extremamente alargados e a mais conhecida e replicada hoje o chassi era praticamente novo com suspensoes agora duplo a sobreposto nos quatro cantos projetada com auxilio da ford e o motor era o fe 427 uma versao do mesmo big block de sete litros que ganharia le mans em 1966 no gt40 se chamou mark iii e foi lançado em 1966 em 1967 a produçao do cobra se encerrava com ele [caption id= attachment_341572 align= aligncenter width= 940 ] cobra mk iii[/caption] angliss entao começou a tradiçao que perdura ate hoje a ac como a caterham com os lotus super seven iria continuar fazendo cobras e começou nos anos 1980 quando o esperto angliss criou o carro que chamou de cobra mark iv cobra mark iv a volta do cobra em 1985 foi triunfal o mundo estava começando a sentir nostalgia dos carros criados nos anos 1960 epoca em que ainda nao existia legislaçao quase nenhum e os desenhos eram mais criativos e especiais mas tambem acostumados com a injeçao eletronica e as amenidades modernas o espaço estava aberto para carros antigos com mecanica moderna o mk iv era realmente bem pensado juntava o chassi e a carroceria de aluminio feita a mao do cobra mkiii com o moderno motor e cambio do mustang fox body entao corrente este motor na verdade era uma evoluçao do antigo 260/289 dos cobras mki e mkii e do nosso 302 do maverick/landau no mustang era chamado de 5 0 ho mas na verdade aos 4942 cm³ era um 4 9 litros tinha injeçao multiponto e dava 228 cv a 4200 rpm e 30 6 mkgf a 3200 rpm mas o melhor era que com este motor completo com catalisadores permitia que o carro fosse vendido nos eua o interior do mkiv tambem era cheio de couro carpete e acabamento sofisticado coisa que os cobras anteriores nunca nem viram se voce morasse na europa ou outro pais ainda fora das legislaçoes antipoluiçao americanas podia pedir um v8 302 preparado que usava um holley de corpo quadruplo ao inves de injeçao que dava 370 cv o cambio era o mesmo borg warner de cinco velocidades do mustang se voce pedisse com carinho automatico era possivel mas voce seria olhado meio de lado quando fosse busca lo a nao ser e claro que voce tivesse o titulo real de sultao de brunei o bom sultao fez um pedido de tres mkiv em 1993 um para ele em vermelho e dois azuis para seus irmaos; todos os tres automaticos o carro era carissimo mas era realmente um nivel superior das replicas comuns carroceria de aluminio feita a mao nos bucks originais da ac chassi de cobra de verdade se acertado para novos pneus e rodas pesava 1188 kg e tinha um desempenho ainda impressionante para os anos 1980 quase vinte anos depois dos cobra originais 0 100 km/h em 5 3 segundos e maxima de 220 km/h se voce aguantasse a ventania como todo cobra de verdade nao ha vidros que sobem nas portas cerca de 450 foram fabricados ate 1996 cobra mark iv lightweight em 1990 angliss começa a vender um carro especial para manicacas que gostam mesmo de dirigir e nunca toparam o interior excessivamente revestido e enfeitado do mk iv original o carro foi colocado numa dieta que defenestrou couro revestimento termoacusticos para choques dianteiros anti impacto entre outras coisas o resultado nao podia ser vendido nos eua mas pesava 1050 kg como nao precisava de emissoes entao recebeu o motor de 370 cv a 6000 rpm o carro se transformou numa fera ate hoje procurada por conhecedores disse a revista classic & sportscar recentemente a velocidade e a entrega de potencia do carro sao implacaveis e o v8 sobe de giro com muita vontade ha um snick satisfatoriamente positivo nas mudanças de marcha deste carro entao usar o cambio e mais envolvente mas embora o comportamento basico do chassi seja familiar do mkiv ha uma sutileza adicional a direçao e mais precisa e embora ainda seja relativamente macia e mais controlada e mais feliz com as mudanças de direçao em serie os freios sao fantasticamente fortes e de resposta rapida e ate a traçao e superior apesar dos pneus traseiros terem que administrar mais potencia ha mais conexao e confiança ao dirigir um lightweight rapido o desempenho era decididamente mais interessante aqui apesar dos numeros mostrarem pouca diferença o 0 100 km/h levava 4 5 segundos e a velocidade final era de 225 km/h mas peso baixo e tudo um sensacional cobra moderno ac superblower a ford estava associada com a ac de angliss durante os anos 1980 e 1990 mas quando chega 1996 esta ligaçao termina era na verdade hora de outro salvar a ac a empresa de angliss entrou em concordata e acabou sendo vendida para o empresario sul africano alan lubinsky em dezembro de 1996 que continuou a produçao de carros em weybridge surrey sob o nome de ac car group ltd o novo chefe queria uma coisa mais motor um novo modelo foi criado mas era basicamente um mk iv cuja federalizaçao americana era indispensavel com mais potencia; esta potencia vinha na forma de um compressor mecanico centrifugo paxton deva 320 cv menos que o bravo lightweigth mas passivel de ser vendido nos eua pesava praticamente o mesmo que o mkiv mas com o novo motor acelerava como o lightweight e chegava a uma maxima incrivel de 250 km/h com a saida da ford foi embora o nome cobra tambem o carro se chamava agora apenas ac superblower para nao existir duvida do que havia debaixo do capo ac crs lubinsky achava que a saida para a lucratividade da ac estava em carros mais baratos assim o crs era nada menos que um cobra com uma nova carroceria de fibra de carbono sim fibra de carbono e cara ainda mas infinitamente menos intensiva em trabalho que martelar milhares de chapas de aluminio em moldes de madeira depois soldar lixar e pintar uma carroceria assim a carroceria subcontratada numa empresa de carros de competiçao tinha duas peças apenas e pesava completa 22 kg o preço do carro caia quase pela metade o que mostra quao caro e o artesanato o carro pesava o mesmo que um mkiv porem e tinha desempenho semelhante ac 212 s/c a lotus desenvolvera o v8 twin turbo de 3 5 litros do esprit como uma unidade extremamente leve e potente para ser vendida para a industria inglesa de carros esporte em substituiçao ao ja antigo buick/rover v8 por azar pegou um industria de carros esporte em ma fase e seus motores ainda por cima eram carissimos o unico fabricante a comprar o lotus v8 ora a ac claro o resultado e um negocio decididamente diferente um crs com um motor decididamente moderno e biturbo o 212 e o deslocamento em cid uma alusao ao feroz 427 s/c cujo desempenho pretendia emular o motor dava 355 cv a 6 500 rpm and 30 mkgf a 4 000 rpm a transmissao era a moderna tremec t56 de seis velocidades e o diferencial traseiro um btr hydratrak autoblocante freios modernos da ap e pneus 245/45vr17 dianteiros e 265/45vr17 traseiros completavam a especificaçao mas o mais legal e que este carro pesava apenas 900 kg o que fazia algo realmente especial 0 100 km/h em 4 segundos cravados e 9 segundos ate 160 km/h a velocidade final era de 250 km/h mas infelizmente nao fez muito para melhorar as finanças da lotus apenas dois deles foram feitos no ano 2000 a ac em 2001 mostrou um prototipo de um cupe cobra interessante chamado mamba mas nao deu em nada depois disso começou a licenciar seu nome e entrar em acordos com a shelby e a superformance para colocar seu nome em replicas e meio que sumiu do mapa ate reaparecer agora em pleno 2023 com um cobra moderno vai dar certo vamos ter que esperar para ver uma coisa eu digo viva de uma forma ou outra desde 1909 a ac e realmente uma empresa dificil de desaparecer
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