depois de passar boa parte dos anos 1960 e o inicio dos anos 1970 na opel e uma passagem na bmw bob lutz chega na ford em 1974 entraria na empresa numa fase tao interessante quanto foi a sua passagem na opel; uma fase nao so de transiçao tecnologica de traçao traseira para dianteira e crises de petroleo e legislaçao emissao e segurança passiva mas tambem uma fase tao criativa quanto foi a da opel e tudo sobre pessoas no fim alem dele na liderança a ford da europa nessa epoca era cheia de gente profundamente ligada ao automovel e nao na tradiçao gm que hoje e a unica gente ligada ao dinheiro que faz carros por ser a melhor maneira que conhece de chegar ao vil metal uwe bahsen era o lider do design; seu braço direito o hoje famoso designer patrick le quement cuidando de marketing e competiçoes karl ludvigsen o maior historiador do automovel que existe e isso para ficar nos mais famosos; o fato e que a empresa como a opel de lutz por algum motivo atraiu todo tipo de manicacas https //flatout com br/o primeiro renault de patrick le quement ford corcel ii/ tres projetos marcaram a passagem desse povo pela ford o ford corcel ii nao brincadeira primeiro o primeiro fiesta de 1976 o fiesta e importante por ser o primeiro ford no idioma moderno de giacosa com motor transversal e mcpherson dianteiro criado para ser um carro mundial e competir com golf fiat 127 honda civic e outros mundo afora foi um incrivel investimento quase tudo teve que ser novo nele [caption id= attachment_374871 align= aligncenter width= 999 ] escort mkiii[/caption] a mesma coisa aconteceu com o escort mk iii o mesmo que chegou no brasil em 1984 tambem no esquema de motor transversal e traçao dianteira tambem estreou uma nova familia de motores cvh; era um carro onde absolutamente tudo era novo depois o sierra lutz acreditava que fazendo este carro maior permanecer com traçao traseira mas com suspensoes independentes e carroceria aerodinamica para garantir modernidade podia ter vantagens dinamicas; pretendia ser uma bmw barata como fez na opel antes outro projeto gigante criativo contracorrente da epoca e extremamente diferente e criativo quao contracorrente era o sierra o presidente da gm nos anos 1980 roger smith notoriamente sabia muito pouco sobre automoveis fora o que seus engenheiros lhe diziam conta lutz que um dia o encontrou em um salao europeu e ele foi ate ele e disse eu ouvi dizer que voce esta fazendo um carro de traçao traseira o sierra esta louco o futuro e de traçao dianteira na gm a gente esta transformando tudo em traçao dianteira lutz disse que educadamente expliquei que por incrivel que pareça nao trabalhava para roger smith nem lhe devia explicaçoes attaboy e no meio dessa mudança geral que a ford resolve chamar seus esportivos agora criados em casa sem ajuda de lotus ou cosworth com outro nome alem do tradicional rs nascem os xr seguidos por numeros que indicavam o tamanho do carro como era na bmw por exemplo o detalhe interessante aqui e que foi lutz na sua breve passagem pela bmw que criou o logico sistema de nomeaçao da marca um 320i era um serie 3 de dois litros um 520i um carro um tamanho maior com mesmo motor e assim por diante uma forma logica que ja a algum tempo deixou de ser logica mas voltando a vaca fria os xr nao viveriam muito alem dos anos 1990 depois disso aparecendo quase como nostalgia; seriam substituidos pelo anterior rs e de novo por motores cosworth algumas vezes nao viveram muito mas por isso mesmo hoje nos remetem diretamente aos anos 1980 e 1990 onde reinavam absolutos na ford e esses sao eles todos os ford xr [caption id= attachment_374878 align= aligncenter width= 999 ] mercury cougar xr7 1968[/caption] e como disclaimer deixamos de fora o mercury cougar xr7 por ser algo fora deste escopo moderno aqui sim o nome durou ate esta epoca mas a origem e antiga dos anos 1960 entao nao orna com esses a eles fiesta xr2 / xr2i [caption id= attachment_374856 align= aligncenter width= 999 ] fiesta xr2[/caption] o primeiro fiesta esportivo aparece em 1980 o 1 3 supesport era um carrinho interessante alem da decoraçao e interior maneiros o pequeno quatro em linha kent ohv crossflow de 1297 cm³ e 66 cv com transeixo manual de quatro velocidades puxava apenas 775 kg e ainda levava 4 adultos e malas mas era ainda um pouco abaixo do que se espera de esportivo mesmo na epoca por isso chega em 1981 o fiesta xr2 efetivamente o primeiro dos xr modernos o motor era o mesmo kent crossflow mas agora um 1 6 litro com saudaveis 84 cv o cambio tambem era o mesmo manual de 4 velocidades e ele era capaz de atingir uma velocidade maxima de 170 km/h e fazer 0 96 km/h em 9 3 segundos o fiesta mkii na verdade um face lift e atualizaçao de meio de vida troca o kent pelo moderno ohc cvh do escort tambem com 1 6 litro agora com cinco marchas o fiesta xr2 tinha 96 cv e o 0 96 km/h baixava para 8 7 segundos a terceira geraçao do fiesta de 1989 este sim um novo carro trazia o xr2i com injeçao o cvh de oito valvulas desenvolvendo dava 104 cv mas em 1992 o nome xr2 morria de vez substituido pelo zetec s escort xr3 / xr3i o novo escort mkiii aparece na europa em 1981 um carro moderno com excelente trabalho aerodinamico que inclui uma rabeta dois volumes e meio no hatchback suspensoes independentes nos quatro cantos e um novo motor ohc o cvh a versao esportiva xr3 com seu spoiler traseiro e desenho agressivo era um carro bonito que imediatamente chamou atençao; mas no inicio nao era la muito potente sendo fortemente criticado o cvh de 1 6 litro vinha com um carburador weber duplo 96 cv e apenas quatro marchas a injeçao de combustivel finalmente chegou em outubro de 1982 criando o xr3i oito meses atras da ediçao limitada rs 1600i com 115 cv as criticas arrefeceram para o xr3i; mas por pouco tempo; a concorrencia em breve obrigaria o aparecimento do rs turbo e a diminuiçao da sigla xr3 no brasil o xr3 ganhou um cht a alcool com 86 cv era um carro muito bom mas perdia em comparaçao aos seus concorrentes da vw em potencia e esportividade mas como um carro de luxo ajudado pela existencia da versao conversivel fizeram dele um sucesso por aqui em 1990 s versao pos facelift ganha o motor 1 8 litro vw do gol gts por aqui e o carro e a sigla sobrevivem ate a quinta geraçao com motores vw ap de dois litros injetado sierra xr4i / sierra xr4x4 / sierra xr4 / merkur xr4ti [caption id= attachment_374844 align= aligncenter width= 999 ] sierra xr4i 1983[/caption] o xr4i chegou um par de anos depois do sierra normal em 1983 sua carroceria de duas portas diferia do 2 portas normal por janelas laterais traseiras divididas apenas para dar estilo mais agressivo tambem tinha frente diferente com farois maiores spoiler traseiro rodas de aluminio e uma cara bem diferente do carro normal o seu motor era o mais potente da linha entao um v6 ohv cologne de 2 8 litros e 150 cv graças a eficiencia aerodinamica do carro esses 150 cv permitiam uma velocidade maxima de 210 km/h junte isso a uma aceleraçao de zero a 100 km/h em 8 4 segundos e o som do seis cilindros e se tem um carro rapidamente cultuado em 1985 aparece o sierra xr4x4 com traçao nas quatro rodas; tinha diferencial central blocante de acoplamento viscoso e 2/3 da potencia continuavam indo para tras esta versao ganha tambem carroceria hatch de quatro portas e rodas exclusivas em 1989 chega a versao mais potente do v6 o 2 9i com 162 cv [caption id= attachment_374849 align= aligncenter width= 999 ] xr4x4[/caption] a argentina tambem teve um sierra produzido localmente um hatchback de cinco portas a partir de 1984 e perua em 1985 mas desde o inicio havia um xr4 na argentina nao tinha i era carburado mesmo o motor era uma versao esportiva do 2 3 litros ohc usado aqui no maverick la tinha generosos 120 cv [caption id= attachment_374846 align= aligncenter width= 999 ] xr4 sem o i argentina[/caption] por fim o sierra esportivo foi vendido nos eua tambem importado da alemanha com o nome de merkur xr4ti; usava o motor do mustang svo o mesmo quatro em linha 2 3 litros ohc do carro argentino feito em taubate mas com injeçao turbo e 175 cv [caption id= attachment_374848 align= aligncenter width= 999 ] o merkur xr4ti[/caption] focus xr5 turbo em 2005 a ford lançou uma versao esportiva do focus mkii o focus st usava um motor volvo de cinco cilindros em linha e 2 5 litros turbo com 228 cv pois bem na australia este carro foi chamado de focus xr5 turbo la porem foi vendido somente como um hatch de quatro portas o numero cinco claro aludia ao numero de cilindros; deveria ser um xr3 ja que o focus substituiu o escort falcon xr6 / xr8 [caption id= attachment_374838 align= aligncenter width= 999 ] falcon xr8 2016[/caption] o primeiro xr australiano apareceu na terceira geraçao do falcon em 1993 o falcon desenvolvido localmente e um seda/perua/picape do tipo que costumava ser o carro mais comum no pais ate que a singularidade suv atingiu a ilha tambem nos anos 2000 o primeiro ford falcon xr6 era equipado com um seis em linha de quatro litros e 198 cv o xr8 lançado no mesmo ano ja tinha um v8 windsor de 4 9 litros e 221 cv [gallery ids= 374836 374837 374835 ] a ultima unidade do ford falcon deixou a fabrica australiana da ford em outubro de 2016 e era um xr6 movido por um seis em linha turbinado de quatro litros e 360 cv o falcon xr8 por sua vez tinha debaixo do capo o motor v8 do ford mustang com supercharger e 470 cv nos falcon xr6 era seis cilindros e xr8 oito sierra xr8 exclusivamente no mercado sul africano existiu um sierra xr8 entre 1984 e 1988 o oito nesse caso era o numero de cilindros um v8 302 de 4 9 litros o mesmo do mustang americano era uma homologaçao para o grupo a da fia apenas 250 carros foram feitos a potencia maxima era de 209 cv o que permitia uma velocidade maxima de 225 km/h o v8 era acoplado a uma transmissao borg warner t5 de cinco marchas e os freios eram aprimorados com pinças de quatro pistoes ap racing em discos de 280 mm na frente o xr8 e facilmente identificado por sua grade diferente com aberturas onde normalmente o sierra era fechado ka xr e focus xr quase como um nome nostalgico uma lembrança dos nossos xr3 a sigla xr volta ao brasil nos ka e focus de primeira geraçao aqui no brasil em 2001 e 2003 respectivamente agora sem numero apenas um aposto chance perdida a logica faria deles xr1 e xr3 respectivamente o ka xr e um carrinho memoravel aqui no brasil vinha com o motor rocam de 1 6 litro e 95 cv em um carro que pesava pouco mais de 900 kg tinha rodas de 14 polegadas com visual exclusivo spoiler traseiro funcional saias laterais e suspensao diferenciada com barras estabilizadoras e ajustes mais firmes somadas ao entre eixos curto so 2450 mm as rodas nas extremidades da carroceria e ao baixo peso a potencia e as modificaçoes na suspensao garantiam um comportamento dinamico para la de empolgante ja o ford focus xr de 2003 e outro carro sensacional ainda que nao mais potente que um ghia 2 0 na epoca 126 cv e 17 2 mkgf ; uma perda de 4 cv e 1 mkgf de torque no motor 2 0 16v da linha 2003 os motores passaram a vir do mexico e nao da inglaterra exceto pelos modelos com cambio automatico o desempenho mesmo assim era otimo 0 100 km/h em 10 8 segundos mesmo tempo do ka xr e 205 km/h de final rodas maiores e regulagem esportiva diferente na suspensao foram as unicas modificaçoes; fora isso apenas uma mascara negra nos farois e uma nova grade nao exatamente um esportivo mas o mais proximo disso que chegou o focus por aqui
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