o quadro flatout street se dedica aos carros preparados e customizados estrangeiros e nacionais de todas as epocas e estilos sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para ver o indice de posts meu carro minha historia um tema recorrente no flatout classics & street sao as influencias da familia e das experiencias vividas na infancia sobre o gosto automobilistico dos entusiastas um dos cliches mais recorrentes e aqui cliche nao e pejorativo e o colecionador que comprou os carros que o pai teve o que se explica pela nostalgia pela vontade de acender a lembrança da epoca em que nasceu a paixao por carros com o tomas e seu fiesta zetec s foi assim tambem os carros da ford transportaram sua infancia e parte da adolescencia o del rey do avo materno o escort que o levou da maternidade para casa o segundo escort quase zero km do pai mais tarde trocado por um fiesta o segundo fiesta vindo em um periodo de dificuldade entre gm volkswagens e fiats os ford foram uma constante em boa parte da sua vida foi por isso que ao escolher seu carro aos 23 anos tomas nao precisou pensar muito sua propria historia ja havia decidido qual carro seria o ford fiesta a escolha teve influencia do irmao mais velho tambem entusiasta e tambem admirador dos modelos ford pelos mesmos motivos — porem com um pouco mais de quilometragem em outros carros da marca afinal sao quase seis anos de diferença o ano era 2014 havia tres opçoes viaveis de fiesta o mk5 gatinho o mk6 e o new fiesta viaveis no sentido de possibilidade de uso diario nao de possibilidade de compra afinal aos 23 anos nao e todo mundo que pode comprar um carro zero km ou semi novo em suas andanças pelos classificados tomas encontrou o carro perfeito para seus planos um fiesta glx 1 6 duas portas com vidros eletricos e ar condicionado mas intençoes o carro jamais foi planejado para ser original tomas e o irmao admiravam mutuamente o fiesta sport e o ka xr os dois esportivos da ford alguns anos antes seu irmao havia tentado comprar um destes dois carros mas acabou desistindo por precisar de um carro maior foi como se ele tivesse passado o bastao imagine a cena uma garagem repleta de esportivos da ford o irmao mais velho em tom de despedida entrega uma arca azulada e diz tome meu garoto a missao de fazer o fast ford agora esta com voce e claro que nao foi assim mas e como se tivesse sido — e bons irmaos sabem do que estou falando e tomas honrou a missao inspirado pelo fiesta zetec s vendido na europa tomas pretendia fazer o verdadeiro fast ford a receita era simples motor duratec original bodykit completo do fiesta sport que era o mesmo do zetec s europeu volante do fiesta sport as rodas raiadas que estivessem disponiveis e so um projeto puro sem modismos sem maneirismos sem distraçoes ele ja havia sido alertado de que o bodykit do fiesta sport nao era algo facil de se encontrar nessa epoca todos os que restaram estavam em um fiesta sport ou ja haviam sido removidos para servir outros fiesta do mesmo modelo por influencia do irmao e com uma ajuda dele no ingles encontrou um desmanche no reino unido um garoto que desmontava todos os fiesta zetec s que encontrava no territorio de sua majestade a rainha elizabeth ii e revendia no ebay co uk em tempos de dolar baixo tomas fez a festa conseguiu trazer alguns bodykits completos — incluindo os borrachoes largos que nunca foram oferecidos aqui trouxe tambem grades farois de neblina e quadro de instrumentos alem da manopla de cambio na pior das hipoteses ele teria um fiesta sport glx 1 6 rocam duas portas e prateado como a ford nao fez facil demais ha algum tempo um famoso apresentador de uma famosa emissora de tv foi entrevistar um famoso dj brasileiro acostumado as historias de superaçao de artistas do interior o interlocutor tentou buscar algum elemento dramatico da carreira do dj mas cada resposta dada pelo artista era um balde de agua fria voce veio do interior perguntava o entrevistador nao sou da capital respondia o dj seus pais te deram apoio perguntou o apresentador sim total meu pai e dj e minha mae e do lar dizia o dj claramente criado em uma boa familia de classe media para muita gente historias felizes e tranquilas nao existem sempre tem de ter havido um drama pessoal algum reves intransponivel que foi superado com perseverança esse padrao se repete em diversas areas — com os carros nao e muito diferente a historia do fiesta do tomas estava facil demais nao estava faltando um pouco de inconveniencia profissionais enrolados peças erradas tentativas e erros pois e agora na hora da preparaçao do motor que tudo isso aparece primeiro tomas procurou feito louco um motor duratec todos caros demais aqueles motores do famoso lote de duratec vendido a preço de peugeot pela ford haviam desaparecido ou estavam custando quase o preço pago por tomas pelo fiesta o jeito foi usar o carro como estava com o motor ja começando a dar sinais de que nao duraria muito enquanto o restante do carro era resolvido primeiro vieram os freios e suspensao saem os discos e pinças originais entram os discos e pinças de ecosport automatico de 278 mm a modificaçao exigiu a substituiçao das rodas pois as originais de 13 polegadas eram pequenas para os discos tomas comprou inicialmente as rodas raiadas do civic lx de setima geraçao muito parecidas com as originais do fiesta zetec s porem antes mesmo de pensar em como instalar as rodas da honda no fiesta ele encontrou um jogo de tsw imola aro 15 com tala 7 no padrao 4x108 da ford o sistema de freios foi concluido com a instalaçao de mangueiras metalicas da aeroquip e o conjunto de freio a disco traseiro do focus de primeira geraçao a suspensao foi trocada por um conjunto de coilovers ajustaveis da castor na epoca esse tipo de suspensao sequer era permitido — foi somente depois que a legislaçao permitiu a regularizaçao um golpe de sorte para tomas enquanto isso ele procurava o motor passado quase um ano e percebendo que a instalaçao do duratec seria mais dificil do que gostaria tomas mudou de planos encontraria um motor zetec rocam novo compraria um kit turbo e instalaria no motor a meta sempre foram os 130 140 cv uma potencia que o fiesta mk5 jamais teve em lugar algum do mundo tomas encontrou o motor um rocam novinho em folha ainda na caixa de madeira tomas tambem encontrou o turbo um borg warner k16 mas na hora de fazer o coletor os problemas começaram a empresa consultada por tomas antes de comprar o turbo disse que nao fazia coletores para aquele turbo com a base t2 apesar de ter confirmado anteriormente sem alguem que fizesse o coletor tomas vendeu o turbo e decidiu que faria um motor rocam aspirado para isso recorreu a quem todos os fordistas recorrem quando querem fazer um motor rocam aspirado steve wyndham racing ou swr ele entrou em contato com os sul africanos negociou o kit de comando e coletor de escape e ja estava aliviado por finalmente ter encontrado a soluçao quando na hora do pagamento sua operadora de cartao de credito decidiu lhe pregar uma peça e mesmo com um cartao internacional eles nao aceitavam pagamentos para a africa do sul [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 304149 304151 304150 304154 ] tomas entao encomendou uma copia brasileira do comando passados 30 dias uma nova promessa de entrega em mais 30 dias passados 60 dias ele cancelou a compra o que comprar bem tomas tentou comprar o comando swr novamente e conseguiu desta vez como ja havia encomendou um coletor de escape dimensionado um pouco diferente do swr acabou trazendo da africa do sul apenas o comando a surpresa do motor com tudo nas maos tomas finalmente pode encostar o carro para a preparaçao a receita agora bem mais modesta consistia em fazer um coletor de ar frio instalar o comando de valvulas no motor novo colocar o motor no lugar do antigo instalar o coletor de escape fazer o escape novo e encaminhar o carro para o serviço de remapeamento da ecu original so isso e assim foi feito sem dramas nem atrasos ao regularizar o motor contudo tomas descobriu que seu motor supostamente nao poderia ser licenciado por ser um motor de competiçao segundo o despachante pois e um rocam de competiçao o motor que tomas comprou era na verdade um motor rocam 1 6 destinado a formula 1600 uma categoria de monopostos embalados pelo motor ford eles tem numeraçao diferenciada o que identifica o lote fornecido para a categoria as especificaçoes tecnicas contudo sao as mesmas do motor rocam 1 6 de rua vendida em qualquer fiesta ou ecosport do inicio dos anos 2010 no fim das contas bastou anexar a nota fiscal e decalcar o motor que o detran aprovou a alteraçao por ultimo o carro foi para a potenchip em gravata/sc onde foi feito o mapa de acordo com as especificaçoes do comando da swr e para uso com etanol como resultado o carro ficou com 140 cv a 5 800 rpm com limite em 6 800 rpm os toques finais depois de quase oito anos fazendo o carro — o projeto começou em 2013 e terminou em 2020 — tomas ainda fez alguns ajustes que julgava necessarios uma delas foram as rodas as tsw imola eram boas e bonitas combinando com a proposta do projeto que era ser um clone do zetec s europeu contudo por terem tala de sete polegadas as rodas limitavam o esterçamento da direçao o que resultava em um raio de giro muito grande para solucionar tomas comprou um jogo de rodas oz superturismo 15x6 5 que sao um pouco diferentes das originais mas sao de uma marca de ponta e acima de tudo permitem que a direçao se mova plenamente [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 304138 304141 304164 304142 ] tomas ainda instalou o quadro de instrumentos europeu com escala dupla do sistema imperial e metrico pois o zetec s era vendido tanto no reino unido quanto na europa continental o carro como vemos nas fotos tem outros itens de conveniencia como um sistema multimidia aftermarket pioneer — afinal e um esportivo de rua e nao um carro de pista — com falantes mtx de alta definiçao feito nao comprado o carro ficou pronto somente em maio de 2020 como tantos outros projetos que passaram por aqui ele e um carro que foi feito em vez de ser comprado apenas foi o carro que tomas escolheu por ser o carro que seu pai teve o projeto que ele sonhou com seu irmao e que com sua dedicaçao conseguiu transformar em realidade foram sete anos um tempo absolutamente normal para se fazer um project car exatamente como aquele que so existia na sua imaginaçao no mundo real temos outras prioridades o importante e conseguir manter os pes no chao sem tirar a cabeça das nuvens e construir o carro a moda johnny cash uma peça por vez ate que um dia quando voce se da conta ele ja esta pronto para dar a partida e te acompanhar dali por diante
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