talvez ja tenhamos tocado neste assunto outras vezes mas em todo caso la vai sabe quantos titulos de construtores a mitsubishi venceu ao todo no wrc um em 1998 nos tres anos anteriores a campea foi a subaru de colin mcrae por outro lado no campeonato dos pilotos a mitsubishi reinou suprema nos anos 1990 enquanto mcrae conquistou um unico titulo em 1995 seu contemporaneo tommi makinen venceu quatro um atras do outro entre 1996 e 1999 ou seja no frigir dos ovos a disputa e bem acirrada entre as duas a ponto de fazer os seis titulos da toyota tres no campeonato de construtores e tres no campeonato dos pilotos ficarem quase esquecidos e nao somos nos que vamos tomar partido nem pelas pleiades e nem pelos diamantes [gt40 content search= mitsubishi widget= 1 ] em vez disso vamos fazer o que temos de fazer e o que temos de fazer dar sequencia a serie lendas do wrc com tommi makinen claro porque o finlandes voador merece tommi makinen tinha 18 anos quando venceu seu primeiro campeonato ao volante em 1982 mas nao era um campeonato de rali sequer era um campeonato de automobilismo makinen foi o campeao nacional de arado usando um trator e nao satisfeito em conquistar o primeiro titulo em 1982 ele foi bicampeao em 1985 os pais de tommi tinham uma fazenda na pequena cidade de puupola no sul da finlandia e makinen ajudava nos afazeres da propriedade aquela altura tommi makinen ja sabia muito bem o que queria fazer da vida ser piloto de rali inspiraçao nao faltava nao apenas porque seu pai ja havia disputado algumas provas regionais sem resultados expressivos mas tambem porque seu heroi juha kankkunen era natural da cidade de laukaa a cerca de 10 km da fazenda kankkunen quatro anos mais velho que makinen ja participava de ralis desde 1978 e as vezes passava acelerando pelas estradas ao redor da propriedade foi o bastante para que makinen sonhasse em ser piloto de rali desde que se entendia por gente como o proprio contou em uma entrevista ao the independent em 1998 as vesperas de conseguir seu terceiro titulo juha kankkunen sempre foi uma inspiraçao para tommi makinen mas este provavelmente nao imaginava que superaria seu heroi e mais tarde mentor em quantidade de vitorias no campeonato mundial de rali o começo de tudo ainda em 1985 tommi decidiu perseguir seus planos e começou a disputar provas de rali locais com um ford escort rs2000 nao demorou para mostrar serviço ja em 1986 ele conquistou seu primeiro titulo sagrando se campeao finlandes na categoria junior foi incentivo o bastante para que ele resolvesse adquirir um lancia delta hf preparado segundo as especificaçoes do grupo n categoria que ficava abaixo do grupo a com ele tommi foi o campeao finlandes em sua classe no ano de 1988 foi em algum momento entre 1989 e 1990 que tommi makinen conheceu seppo harjanne ex navegador de timo salonen harjanne estava impressionado com o talento de makinen e o convenceu a inscrever se no wrc novamente no grupo n desta vez com um mitsubishi galant vr 4 o nivel da competiçao era alto mas makinen conseguiu se destacar nas etapas da nova zelandia e da australia ficando entre os dez primeiros colocados em 1991 makinen ainda competiu com um ford sierra rs 4x4 e com o galant antes de conseguir um mazda 323 do grupo a para disputar o rali dos 1000 lagos tambem conhecido como rali da finlandia o qual terminou na quinta posiçao o desempenho lhe valeu um contrato com a nissan para a temporada de 1992 correndo com um nissan sunny gti r mas a parceria durou pouco insatisfeito com a baixa competitividade do carro makinen correu com outro lancia delta em 1993 embora tenha participado de poucos ralis apenas tres tommi foi bastante competitivo ficando em quarto na suecia em sexto na grecia e em quarto novamente na finlanda o triunfo viria no ano seguinte em ordem de cima para baixo o lancia o mazda e o mitsubishi em 1994 tommi makinen foi convidado para correr com o ford rs cosworth em sua terra natal com o inseparavel seppo harjanne como navegador tommi conseguiu sua primeira vitoria no wrc em casa e mais gostoso nao e o que dizem [youtube id= bpaooiettcy width= 620 height= 350 ] anos dourados a mitsubishi ralliart que estava de olho nele havia algum tempo o chamou para conduzir o recem lançado lancer evolution ii na etapa seguinte o rali de sanremo embora tenha sido obrigado a abandonar a prova por causa de um acidente tommi repetiu a boa pilotagem e a mitsubishi decidiu contrata lo como piloto principal no ano seguinte começava ali o auge do finlandes voador [youtube id= hlcav9tvhwq width= 620 height= 350 ] o ano de 1995 como sabemos foi de colin mcrae e da subaru foi uma temporada meio decepcionante para tommi makinen que nao conseguiu passar da quinta colocaçao com seus 38 pontos conquistados incluindo um podio pelo segundo lugar na suecia enquanto mcrae fez 90 mas 1996 foi o ano do breakthrough no qual tommi venceu cinco das nove etapas e conquistou seu primeiro titulo entre os pilotos com 123 pontos ele foi o lider isolado da temporada enquanto mcrae repetiu o desempenho de 1995 e fez 90 pontos os dois pilotos tinham estilos bem distintos de conduçao mcrae ficava o tempo todo de pe embaixo flat out e nao perdia a chance de escorregar a traseira para contornar as curvas com a menor frenagem possivel tommi makinen era praticamente o oposto preciso quase cirurgico na hora de apontar a dianteira para o lugar certo e escolher a melhor trajetoria quase como se estivesse no asfalto entusiastas e conhecedores do rali costumam dizer que makinen foi o precursor desta pilotagem mais tecnica que se tornou praticamente mandatoria a partir de 1997 quando foram adotados os diferenciais eletronicos ha tambem quem acredite que foi justamente esta mudança geral na abordagem tecnica dos pilotos no wrc que prejudicou colin mcrae mais adiante em sua carreira na virada da decada de 2000 o escoces fez questao de conservar seu estilo a parte de representarem equipes rivais dentro e fora dos estagios para deleite dos fas a ponto de podermos considera los de certa forma responsaveis pela explosao de popularidade que o wrc conseguiu nos anos 90 colin mcrae e tommi makinen se davam bem nao era raro ve los trocando ideias nos intervalos entre os ralis participando juntos de coletivas de imprensa e parabenizando um ao outro por seu desempenho ao lado por exemplo vemos mcrae parabenizando makinen por seu desempenho praticamente impecavel em 1996 entre 1996 e 1999 anos em que conquistou seus quatro titulos tomi makinen conquistou dezoito de suas 24 vitorias no wrc uma a menos que colin mcrae e uma a mais que juha kankkunen cada titulo foi conquistado com uma geraçao diferente do lancer evolution sempre com o motor quatro cilindros turbo 4g63 preparado para entregar cerca de 300 cv em 1996 foi o evo iii; 1997 o evo iv; o evo v em 1998 e o evo vi em 1999 em 1998 o evo v conquistou o unico titulo da mitsubishi no wrc com cinco vitorias em 13 etapas e foi tambem naquele ano que tommi makinen ganhou seu proprio game de rali tommi makinen rally para playstation na verdade o jogo so tinha este nome no reino unido sendo chamado international rally championship nos outros paises da europa o lançamento aconteceu em julho de 1998 poucos meses depois de colin mcrae rally que saiu em fevereiro de 1998 ao menos neste ponto colin mcrae foi decididamente melhor sucedido que tommi makinen visto que o game licenciado pelo finlandes so foi lançado na europa e jamais ganhou uma sequencia embora tenha se tornado quase um classico cult [youtube id= pg2l9mtedhg width= 620 height= 350 ] embora tenha sido um campeao relativamente tardio conquistando seu primeiro titulo ja com nove anos de wrc tommi makinen se mostrou nao apenas um vencedor mas tambem um piloto versatil de todos os eventos mais importantes do campeonato mundial de rali monte carlo finlandia portugal e gra bretanha por exemplo o finlandes so nao venceu na grecia rali da acropole e o tour de corse na frança [youtube id= msazpzi57u8 width= 620 height= 350 ] em 2000 a mitsubishi apresentou uma ediçao especial do lancer evolution vi para celebrar o sucesso de tommi makinen o lancer evolution vi tommi makinen edition o motor 4age era calibrado para entregar 280 cv declarados e acoplado a uma caixa manual de cinco marchas mas o grande atrativo era o body kit exclusivo da ediçao igual ao usado no carro de tommi makinen com duas entradas de ar assimetricas e a placa na lateral os para lamas eram alargados as rodas eram enkei de 17 polegadas eram pintadas de branco e a carroceria trazia faixas na lateral que imitavam as do carro de rali foram fabricadas 2 500 unidades em cinco cores preto prata branco azul e vermelho esta ultima era a mais desejada pois praticamente so faltavam os adesivos dos patrocinadores para que se tivesse uma copia exata evo do wrc pelo que se sabe ao menos dois exemplares rodam no brasil [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] os ultimos anos tommi makinen permaneceu com a mitsubishi ate 2001 conquistando mais quatro vitorias sendo uma delas em 2000 e as outras no ano seguinte e foi justamente em 2001 que makinen sofreu o pior acidente de sua carreira durante o tour de corse o evo vi acertou o muro perdeu o controle e tombou makinen so teve ferimentos leves mas seu navegador risto mannisenmaki sofreu uma fratura na coluna [youtube id= qxj t8aoyuk width= 620 height= 350 ] o acidente acabou marcando o inicio do fim da carreira de tommi makinen com 37 anos de idade ele começou a considerar a aposentadoria mas talvez tenha decidido dar se mais uma chance em uma nova equipe esta ironicamente veio a ser a subaru e foi com um impreza wrc que no rali de monte carlo o finlandes voador conquistou sua ultima vitoria em 2003 sua derradeira temporada o melhor desempenho de tommi makinen foi uma segunda colocaçao no rali da suecia seu ultimo rali foi o da gra bretanha no qual ele ainda subiu ao terceiro lugar do podio coincidentemente colin mcrae tambem disputou sua ultima temporada no wrc [youtube id= vfaebobxqh4 width= 620 height= 350 ] o projeto seguinte de tommi makinen foi uma preparadora de carros de rali a tommi makinen racing oy ltd a qual se dedica ate hoje mais recentemente em 2016 makinen voltou a se envolver diretamente com o wrc ele assumiu o comando da divisao de rali da toyota gazoo racing completando assim a trinca das fabricantes japonesas que ja conquistaram titulos no mundial de rali tommi makinen posa com o toyota yaris wrc em uma entrevista a cnn concedida em setembro de 2018 ele disse que o trabalho de dirigente exige exatamente as mesmas habilidades de um piloto e preciso ter uma mente muito forte voce tambem precisa ter um bom conhecimento tecnico e claro precisa entender a alma do carro tem dado certo faltando duas etapas para o fim da temporada de 2018 a toyota esta na liderança do campeonato entre as construtoras seu piloto principal o estoniano ott tanak e atualmente o terceiro colocado tommi makinen esta prestes a colocar mais um titulo no curriculo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.