FlatOut!
Image default
Car Culture

Toyota AE85 e outras versões “erradas” de esportivos lendários

O Toyota AE86 é lendário porque apareceu em Initial D ou apareceu em Initial D porque é lendário? Esta versão entusiasta do "dilema Tostines" pode ser difícil de responder, e cada um tem sua própria teoria – mas é fato que, entre os esportivos japoneses, o último dos Toyota Corolla de tração traseira é um dos esportivos mais adorados de todos os tempos. Fora o visual quadradão, que tem mais apelo entre os fãs de carros antigos, não há nada no AE86 de que os entusiastas não gostem – motor naturalmente aspirado longitudinal, tração traseira e câmbio manual e um carro compacto e leve. O motor certamente é um dos seus maiores atrativos. O chamado 4A-GE era um quatro-cilindros com cabeçote de 16 válvulas – este, desenvolvido pela Yamaha – que, naturalmente aspirado, chegava aos 120 cv a 6.600 rpm, 15 mkgf de torque a 5.800 rpm, números semelhantes aos dos motores 1.6 16v atuais. Extremamente robusto, elástico e receptivo a preparação (turbo e aspirada), ele tornou-se um