A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Toyota AE85 e outras versões “erradas” de esportivos lendários

O Toyota AE86 é lendário porque apareceu em Initial D ou apareceu em Initial D porque é lendário? Esta versão entusiasta do "dilema Tostines" pode ser difícil de responder, e cada um tem sua própria teoria – mas é fato que, entre os esportivos japoneses, o último dos Toyota Corolla de tração traseira é um dos esportivos mais adorados de todos os tempos. Fora o visual quadradão, que tem mais apelo entre os fãs de carros antigos, não há nada no AE86 de que os entusiastas não gostem – motor naturalmente aspirado longitudinal, tração traseira e câmbio manual e um carro compacto e leve. O motor certamente é um dos seus maiores atrativos. O chamado 4A-GE era um quatro-cilindros com cabeçote de 16 válvulas – este, desenvolvido pela Yamaha – que, naturalmente aspirado, chegava aos 120 cv a 6.600 rpm, 15 mkgf de torque a 5.800 rpm, números semelhantes aos dos motores 1.6 16v atuais. Extremamente robusto, elástico e receptivo a preparação (turbo e aspirada), ele tornou-se um

Matérias relacionadas

Estes são os carros que Usain Bolt deixaria para trás numa arrancada de 100 metros

Leonardo Contesini

Estes caras estão tentando vender uma réplica (que não existe) da LaFerrari por US$ 29 mil

Dalmo Hernandes

A história e a evolução das placas de carro do Brasil

Leonardo Contesini