FlatOut!
Image default
Zero a 300

Toyota Century pode virar SUV | O Rolls-Royce Spectre em teste | A moto Praga e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Toyota Century pode virar SUV; mas sem o V12

O Toyota Century, para quem não é bem versado no universo dos veículos exclusivos para o mercado doméstico japonês (o “JDM”, Japanese Domestic Market), é uma limusine de alto luxo fabricada em baixo volume, basicamente para o governo japonês, o Imperador, e a Yakuza.

Existe desde 1967, inicialmente com motores V8, mas a partir da segunda geração de 1997, com um V12. Isso mesmo, um carro gigante japonês de luxo, V12. Recentemente a terceira geração reduziu o motor para um V8 de 5 litros, mas tornou-o híbrido com ajuda de um motor elétrico, que retorna potência de V12: 431 cv.

Pois bem, rumores no Japão apontam para o aparecimento de um SUV Century. De acordo com o Nikkei Asia, o carro será lançado já em agosto deste ano e será fabricado em Tahara, Aichi, onde vários modelos da Toyota e Lexus são montados. Embora se espere que o veículo tenha como alvo principal o Japão, ele também será exportado para outros países.

O Century SUV deve ser posicionado acima do Land Cruiser na vasta gama da Toyota. Parece cada vez mais provável que o elegante SUV seja baseado no Highlander. Esta semana apareceu mais um carro com o nome de Grand Highlander, maior, nos Estados Unidos. Pode ser esta a base do Century? Talvez.

O novo Grand Highlander

O Highlander é um SUV monobloco maior que o Rav-4 e com 3 fileiras de bancos. Já o novo Grand Highlander compartilha só nome com ele: é outro SUV monobloco, mas maior, ainda que abaixo do Toyota Sequoia, este com chassi separado, em tamanho.

Ainda não foram divulgados todos os detalhes do Grand Highlander, mas se sabe que existem três opções de motor, começando com um quatro cilindros turbo de 2,4 litros sem nenhuma eletrificação. O híbrido de 2,5 litros da empresa também está disponível e, no topo da pirâmide, está o Hybrid Max, fornecendo 367 cv, e tração nas quatro rodas. O carro básico tem tração dianteira. A versão mais potente faz o 0-100 km/h em 6,2 segundos, e pode rebocar até 2300 kg.

É um carro potente sem dúvida nenhuma, mas um cara pode ser desculpado em imaginar que estes powertrains híbridos de quatro cilindros turbo não estão à altura do nome Century; este, sempre teve motores grandes, aspirados. Mas nada é sagrado mais, e a potência parece OK para o objetivo de luxo clássico.

De qualquer forma, parece que é uma tentativa de popularizar o nome Century, com um carro mais acessível. O Century sedã atual custa a partir de 20.080.000 ienes (R$ 803.200) no Japão, algo propositadamente exclusivo. O novo SUV será mais barato, mas ainda exclusivo: algo em torno de 15 milhões de ienes (R$ 600.000) segundo as fontes dos boatos. Um SUV Century, sem V12, nem ao menos V8 híbrido parece algo triste; mas deve cumprir sua missão. Qual é esta missão, não me pergunte. (MAO)

 

Conheça a Praga ZS800: a retrofuturista moto Tcheca

Lembram do Praga Bohema? Um supercarro da República Tcheca (cuja capital chama Praga) criado por uma empresa de engenharia especializada em aviação, carros de corrida e Karts, com uma longa história de 115 anos. O Praga Bohema tem o motor do Nissan GT-R em posição central-traseira, pesa pouco menos de uma tonelada, e parece, olhando de longe, um dos mais interessantes supercarros da safra atual.

O Praga Bohema

Agora, mostrando como essa empresa deve ser mesmo muito maluca, uma motocicleta é adicionada à linha. O Bohema pode ser ultramoderno e tecnológico, e focado em autódromo, mas a moto Praga ZS 800 é uma máquina retrô, de estrada.

É na verdade uma homenagem ao passado. Além de construir carros, caminhões e até tanques antes da guerra, a Praga também construiu motocicletas, uma das quais, a Praga BD 500 de 1928, inspirou este projeto mais recente.

O plano original era simplesmente recriar o BD 500, mas a equipe logo se viu integrando alguns materiais de alta tecnologia, incluindo titânio e até fibra de carbono, o que acabou tornando a ZS 800 uma coisa totalmente diferente, apenas inspirada na moto antiga, e muito mais moderna do que parece inicialmente.

A antiga BD500 era incomum por ser DOHC, algo raro em 1928; era um dois cilindros paralelo de 500 cm³. A nova moto também é movida por um parallel-twin refrigerado a ar DOHC, mas agora desloca 773 cm³ (77 x 83 mm), o que dá modestos 50 cv e 7 mkgf.

Mas o novo motor cumpre os regulamentos de emissões Euro 5, e toda a moto também é incrivelmente leve, pesando apenas 142 kg a seco, o que deve ajudar bastante no desempenho geral. Com um tanque de capacidade para 11,5 litros, o peso total em orgem de marcha é de 158 kg, e a empresa diz que a distribuição é de exatos 50% dele em cada roda.

A estrutura é de aço cromo-molibdênio, e tem suspensão Öhlins. O escapamento é de titânio. As rodas são raiadas, mas é em fibra de carbono, aro e cada um dos raios individualmente.  Os freios são tambores de aparência clássica, mas operados hidraulicamente, e parte integrante das originais rodas de carbono.

Ao lado da moto original, a Praga BD500 de 1928.

Uma incrível junção de desenho antigo e tecnologia moderna, a moto é realmente sensacional. Só tem um problema: é também caríssima, um artigo de extremo luxo. A empresa vai fazer apenas 28 delas, ao preço de € 86.000 (R$ 479.880) cada, entregue na capital Tcheca. (MAO)

 

Rolls-Royce Spectre em testes na África do Sul

Depois da apresentação ano passado, podemos ver agora mais alguns detalhes e fotos do Rolls-Royce Spectre, o primeiro elétrico da marca. Talvez seja o carro elétrico mais em linha com a tradição de uma marca. Henry Royce começou fazendo motores elétricos, e seus carros sempre foram silenciosos e com torque generoso, desde baixa rotação. Pelo menos nesse caso, um carro elétrico parece historicamente correto.

O carro está agora em testes em temperaturas altas na África do Sul. As temperaturas durante o verão na África do Sul podem chegar a 50° C, o que é bom para teste. Além disso, há uma variedade de estradas com uma mistura de superfícies variadas. As avaliações incluem o ajuste do sistema de estabilização anti-roll porque o calor pode afetar a dureza dos componentes de borracha. Da mesma forma, a empresa está ajustando os materiais de vedação da cabine porque diferentes climas alteram seu desempenho.

A empresa diz que o carro com nome de organização criminosa fictícia já cobriu quase dois milhões de quilômetros em testes. Ernst Stavro Blofeld não permitiria menos, a gente pode imaginar. Isto significa que cerca de 80% dos testes totais foram concluídos. A fase final é o que a empresa chama de Análise de Estilo de Vida. Isso consiste em usar o EV da maneira que um comprador faria, inclusive dirigindo em megacidades globais.

O cupê  oferece 585 cv e 92 mkgf desde zero rpm;  é capaz de fazer o 0-100 km/h em 4,4 segundos. A autonomia é prevista em 418 quilômetros. As entregas do Spectre começam no quarto trimestre de 2023. A Rolls-Royce está aceitando encomendas, mas não está divulgando publicamente o preço. Se você tem que perguntar… (MAO)

 

Honda Civic Type R flagrado rodando em SP, camuflado

Um dos carros mais esperados pelos entusiastas brasileiros este ano, junto do Corolla GR, o Honda Civic Type R já foi flagrado rodando dentro da cidade de São Paulo. Publicadas pela conta de Instagram Brasil VIP Cars, as fotos revelam o carro camuflado realizando testes, possivelmente de emissões, e parece confirmar que a estreia nacional está próxima.

A versão esporte do Civic é baseada no Hachback, tem tração somente dianteira (ao contrário do arquirrival Corolla GR, que é 4×4 permanente), e seu quatro em linha turbo de dois litros dá em versões internacionais 330 cv e 42,8 mkgf. O câmbio, graças aos céus, é manual, com pedal de embreagem, e tem seis marchas. A suspensão ganhou ajuste esportivo, e rodas de 19’ com pneus Michelin Pilot Sport 4S.

Os dois carros devem dar um tranco no entusiasmo nacional por carros realmente divertidos, ainda que o alto preço limite um pouco o apelo. Mal podemos esperar para o comparativo mais esperado do ano: Type R vs GR, aqui mesmo no nosso país. (MAO)