Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Toyota Corolla Cross é lançado no Brasil por R$ 140.000
Enfim conhecemos o SUV do Corolla: o Toyota Corolla Cross foi lançado no Brasil ontem à noite, em evento transmitido online, com a missão principal de combater o Jeep Compass e expandir a atuação da marca no mercado brasileiro. Para isto, ele conta com o nome, com a mecânica e com a plataforma do sedã, custando a partir de R$ 139.990.
O Corolla Cross será ofertado em quatro versões, duas com motor 2.0 e duas com o conjunto híbrido 1.8. Exatamente como o sedã, porém com nomenclatura diferente: XR e XRE são as versões 2.0, enquanto XRV e XRX são as híbridas. Todas têm câmbio CVT, mas só as versões com motor 2.0 têm simulação de marcha. A tração é dianteira em qualquer uma das variantes.
O Toyota Corolla Cross XR, mais barato da gama, já tem volante multifuncional revestido em couro, retrovisores com rebatimento elétrico e indicadores de direção, faróis de neblina de LED, tela de 4,2 polegadas no painel, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste de altura, faróis halógenos com acendimento automático, vidros elétricos com função um-toque em todas as portas e central multimídia com tela de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto e porta USB na traseira. Em segurança, ele tem sete airbags, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e controles eletrônicos de tração e estabilidade.
A versão XRE, de R$ 149.990, traz os mesmos itens da XR, e acrescenta rodas de 18 polegadas, acabamento em couro, chave presencial com partida por botão, cruise control, retrovisor interno fotocrômico, faróis e lanternas de LED, sensor de chuva e aletas para trocas de marcha.
Acima dela, apenas versões híbridas. Por R$ 172.990, o Corolla Cross XRV vem com todos os equipamentos da XRE, mais cruise control adaptativo, alerta de ponto cego, farol alto automático, alerta de colisão com frenagem automática, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de tráfego cruzado e aviso de saída de faixa.
Já a versão de topo XRX, que sai por R$ 179.990, soma interior em couro bege, painel de instrumentos com tela de 7 polegadas, ar-condicionado dual-zone, banco do motorista com regulagem elétrica, iluminação ambiente e teto-solar elétrico.
Logo menos faremos um post completo, incluindo análise de mercado – confira ainda hoje!
Projeto de Lei quer cobrança de pedágio proporcional à distância trafegada
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 8/2013, assinado pelo senador Jayme Campos, foi aprovado pelo senado nesta semana. Trata-se de uma proposta para modernizar a cobrança de pedágios no Brasil, cobrando dos usuários de rodovias uma tarifa proporcional à distância trafegada. Atualmente, como todos sabem, a cobrança é fixa e estipulada de acordo com o tipo de veículo.
O PLC propõe que se instalem nas praças de pedágio aparelhos que identifiquem automaticamente os veículos, também devidamente equipados com identificadores eletrônicos. A responsabilidade de contar os quilômetros rodados, bem como de fiscalizar fraudes e evasões, ficaria com o Consenho Nacional de Trânsito (Contran).
O Projeto de Lei agora precisa ser encaminhado à Câmara dos Deputados e, se aprovado, deve passar por sanção do Presidente da República antes de se tornar lei.
Mercedes-AMG SL de oitava geração aparece camuflado na neve
A Mercedes-AMG decidiu divulgar o novo SL de oitava geração, que deve estrear ainda em 2021 – 69 anos depois do 300 SL original. Para isto, puclicou fotos do carro com camuflagem acelerando em uma pista de testes coberta de neve na Suécia.
O clássico Gullwing foi citado pela marca com orgulho no comunicado oficial, no qual a Mercedes-AMG diz que o novo SL está em sua reta final. Não nos surpreenderemos se, quando for mostrado, o roadster trouxer novamente a alcunha 300SL. Embora o powertrain ainda não tenha sido confirmado, os alemães já adiantaram que o carro trará, pela primeira vez, o sistema de tração integral 4Matic.
Para uma marca que estava disposta a acabar com roadsters e cupês, a Mercedes está dando bastante atenção a eles, não?
Renault é mais uma fabricante a mudar seu emblema
A Renault decidiu que também vai mudar seu logo, seguindo a recente tendência entre as fabricantes do mundo todo. O diamante/losango clássico da marca, com efeito 3D metalizado, será substituído por um design plano com dois diamantes entrelaçados.
Os mais atentos devem ter percebido a nova insígnia na dianteira do protótipo Renault 5 EV, apresentado em meados de janeiro. A Renault confirmou o novo R5 elétrico será fabricado em 2025, mas não havia comentado nada a respeito do emblema.
Agora, porém, a marca confirmou que este será seu novo logo, e que em 2024 todos os seus carros serão decorados com ele. Contudo, não há certeza sobre qual será o primeiro modelo a utilizá-lo.
Toyota Supra ganha série especial Jarama Edition
A Toyota segue esforçando-se para fazer do atual GR Supra um carro tão memorável e desejável quanto a geração anterior. A última novidade é a série especial Jarama Edition, feita em homenagem ao Circuito de Jarama, na Espanha. Foi em Jarama que, em 2019, o GR Supra foi apresentado à imprensa pela primeira vez.
O Supra Jarama Edition é baseado na versão com motor 3.0 biturbo de 340 cv, e traz pintura especial na cor azul “Horizon Blue”, rodas forjadas de 19 polegadas com pintura preto fosco, e acabamento de fibra de carbono no painel, no qual há uma plaqueta numerada e um desenho do traçado de Jarama. O pacote de equipamentos inclui central multimídia de 8,8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto e um sistema de som com 10 alto-falantes.