O Toyota Corolla Cross, revelado na última terça-feira (11) é, provavelmente, o mais importante lançamento da fabricante nos últimos anos. Em resposta ao crescimento da popularidade dos SUVs em detrimento dos sedãs, a Toyota trouxe ao Brasil um SUV com muito do próprio sedã, além do próprio nome: plataforma, powertrain e até mesmo o painel de instrumentos são compartilhados entre ambos.
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O Corolla Cross é vendido em quatro versões, sendo duas com o motor 2.0 de 177 cv, e duas com o conjunto híbrido formado por um motor 1.8 e dois motores elétricos, totalizando 122 cv. Para ambos vale a mesma coisa: as versões híbridas são mais caras, e compensam a potência reduzida com o torque instantâneo dos motores elétricos e no consumo de combustível reduzido. Além, claro, da percepção de se comprar um carro mais avançado tecnologicamente – algo que parte do público alvo da Toyota na faixa dos R$ 150.000 a R$ 180.000.
Na sua avaliação publicada no canal do Autoline, o Juliano Barata deu um panorama geral das semelhanças e diferenças entre o Corolla Cross e o Corolla sedã. Mas, agora que o veículo já foi lançado e pode ser encomendado, certamente aqueles que já possuem um Corolla e pensam em migrar para o SUV – e também aqueles que simplesmente estão em dúvida entre ambos – gostariam de saber, em detalhes, no que os dois Corolla se parecem e no que eles diferem. É exatamente isto que vamos conferir agora.
Corolla Cross x Corolla sedã: dimensões
Embora utilizem a mesma plataforma modular, o Corolla Cross e o Corolla sedã apresentam um footprint bem diferente. O sedã é mais longo e tem entre-eixos maior, enquanto o SUV é obviamente mais alto. O Corolla tem comprimento de 4,63 metros, largura de 1,78 m e altura de 1,45 m. Já o Corolla Cross tem comprimento de 4,46 metros, largura de 1,82 m e altura de 1,62 m. Coincidentemente, o sedã é 17 cm mais longo, e o SUV é 17 cm mais alto.
O entre-eixos do Corolla Cross é 6 cm menor que o do sedã: são 2,64 m contra 2,70 m. A diferença se traduz, princiopalmente, em mais espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro do sedã. Em contrapartida, há mais espaço para a cabeça no SUV, por conta do formato da carroceria. Já O porta-malas do SUV pode levar até 440 litros de bagagem, enquanto o sedã acomoda 470 litros.
O peso dos dois carros é extremamente parecido, até porque ambos compartilham arquitetura e powertrain: o Corolla vai de 1.375 kg a 1.445 kg, dependendo da versão; já o Corolla Cross vai de 1.400 kg a 1.450 kg. Por esta razão, consumo de combustível e desempenho não devem ser tão distintas, apesar das óbvias diferenças em aerodinâmica e de suspensão, visto que o Corolla desta geração recebeu um sofisticado eixo traseiro multilink, enquanto o Corolla Cross foi equipado com eixo de torção. A Toyota diz que ocupa menos espaço, o que é fato, mas é evidente que o custo menor do arranjo mais simples pesou na decisão – mesmo que não seja repassado no preço.
Falando em simplificação, ela também chega ao interior do SUV: no Corolla Cross o painel de instrumentos é feito de plástico rígido revestido com imitação de couro. O Corolla sedã, por sua vez, tem o painel de espuma injetada, mais macio ao toque – como se espera de um carro cuja versão mais barata chega aos R$ 120.000.
A briga das versões
Na prática, tanto o Corolla Cross quanto o sedã têm suas linhas divididas em híbridos e versões a combustão tradicionais, sendo que as eletrificadas custam mais. O Corolla sedã possui mais variedade – além da versão de entrada GLi, com motor 2.0, ele também tem uma versão GR-S, com inspiração esportiva. Algo que não duvidamos que esteja a caminho para o Corolla Cross, também.
O Corolla GLi, também equipado com motor 2.0, fica um pouco deslocado neste comparativo. Custando R$ 120.790, ele tem central multimídia de oito polegadas, é equipado com rodas de 16 polegadas e tem tecido na parte central dos bancos, sendo mais voltado a vendas diretas. Como ele responde por uma parcela muito pequena das vendas, e a maior parte do público pula diretamente para a versão XEi, de R$ 129.990, nós vamos fazer a mesma coisa.
Excluída a GLi, fica simples comparar o Corolla Cross e o Corolla sedã pela hierarquia de versões. Entre as versões 2.0, o Corolla XEi equivale ao Corolla Cross XR, modelo de entrada, enquanto as versões Altis Premium e GR-S do Corolla sedã que custam praticamente a mesma coisa, podem encarar o Corolla Cross XRE.
No caso das versões híbridas, a comparação é entre Corolla Altis Hybrid e Corolla Cross XRV; e Corolla Altis Hybrid Premium e Corolla Cross XRX. Confira o comparativo entre preços, versões e equipamentos de todas elas a seguir.
Versões 2.0 de entrada
Corolla Cross XR (R$ 139.990)
A versão de entrada do Toyota Corolla Cross, de R$ 140.000, vem com um pacote interessante de equipamentos: computador de bordo com dela TFT de 4,2” no painel; abertura e travamento das portas pela chave; ar-condicionado automático com saída para o banco traseiro; banco do motorista com ajuste de altura; sensor de estacionamento traseiro; DRLs na dianteira e acendimento automático de faróis e lanternas – que são halógenos.
Ele também vem com sete airbags (sendo dois de cortina, dois frontais e dois laterais, além do airbag de joelho para o motorista); câmera de ré; controles eletrônicos de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; alerta de frenagem de emergência e alarme. As rodas são de 17 polegadas, e o interior traz bancos e portas revestidos de tecido – apenas o volante multifuncional, igual ao do Corolla, é revestido em couro. A central multimídia é de oito polegadas, e traz conexão com Apple Carplay e Android Auto.
Corolla XEi (R$ 129.190)
Custando quase R$ 11.000 a menos e equipado com exatamente o mesmo motor, o Corolla tem automaticamente a seu favor a suspensão multilink, mais sofisticada, que garante dinâmica mais estável. Sua lista de equipamentos é parecidíssima – propositalmente, claro – com a do Corolla Cross XR, porém com bancos de couro sintético, painel de espuma injetada. Também a exemplo do SUV, ele tem câmbio CVT com dez marchas simuladas e trocas sequenciais na alavanca , além do botão Sport. Mas só o sedã tem cruise control.
O Corolal XEi fica devendo, porém, sensor de estacionamento traseiro e retrovisores externos com rebatimento automático, dois equipamentos que facilitam bastante a vida na cidade.
Versões 2.0 intermediárias
Corolla Cross XRE (R$ 149.990)
Por R$ 10.000 a mais que a versão de entrada, o Corolla Cross XRE traz todos os itens da versão XR, mais rodas de 18″, acabamento em couro sintético (presente no Corolla XEi, R$ 20.000 mais barato), sensor de chuva, chave presencial com partida por botão, cruise control, retrovisor interno fotocrômico, faróis e lanternas de LED e aletas atrás do volante. Ele mantém, porém, o painel com tela de 4,2”.
Corolla Altis Premium (R$ 151.090) e GR-S (R$ 151.990)
No caso do Corolla Altis Premium, o salto do preço em relação à versão imediatamente inferior é bem maior – passa dos R$ 20.000. E só a partir do Corolla Altis Premium há equipamentos como retrovisores externos com rebatimento automático, faróis e lanternas de LED e revestimento parcial em couro legítimo.
Por outro lado, o Corolla Altis Premium ele traz painel digital com tela de 7”, ar-condicionado automático digital dual-zone (e não apenas com saídas para o banco traseiro), farol alto automático, cruise control adaptativo e sistema de pré-colisão (PCS) com frenagem autônoma de emergência – todos ausentes no Corolla Cross XRE, bem como o teto solar elétrico de série. Ele também tem banco do motorista com ajuste elétrico, incluindo inclinação do assento (que só aparece no Corolla Cross de topo, o XRX Hybrid de R$ 180.000).
Se quiser gastar R$ 900 a mais pelo Corolla GR-S, você ainda leva acabamento esportivo com detalhes em preto, defletores no assoalho, suspensão com acerto mais firme e braço estrutural ligado ao chassi. O acabamento interno também é escurecido, com costuras vermelhas no painel e nos bancos.
Além disso, o Corolla GR-S conta com carregador de celular por indução no interior – que não aparece em nenhuma versão do Corolla Cross. Novamente, temos certeza de que é questão de tempo até que o SUV ganhe sua própria versão GR-S.
Versões híbridas intermediárias
Corolla Cross XRV Hybrid (R$ 172.990)
Custando R$ 22.000 a mais que o XRE com motor 2.0, o Corolla Cross XRX Hybrid ganha não apenas o conjunto híbrido, mas também o modo Power para o câmbio, que melhora as respostas nas trocas – e perde as aletas para trocas de marcha, algo que ocorre com todas as versões híbridas citadas aqui. A lista de equipamentos traz, enfim, cruise control adaptativo, sistema pré-colisão e farol alto automático – presentes no Corolla Altis Premium e no GR-S, que custam R$ 20.000 a menos.
Ele também ganha alguns recursos de segurança, como aviso de saída de faixa, sensor de estacionamento dianteiro e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Corolla Altis Hybrid (R$ 151.090)
O Toyota Altis Hybrid custa exatamente os mesmos R$ 151.090 que a versão Altis Premium com motor 2.0, mas perde o sensor de chuva, o ar-condicionado dual zone e o ajuste elétrico para o banco do motorista. E ele também tem o cruise control adaptativo e o sistema de pré-colisão, mas perde as aletas para trocas de marcha.
Versões híbridas de topo
Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 179.990)
O Toyota Corolla Cross XRX Hybrid, mais caro da linha, traz todos os equipamentos da versão XRV e acrescenta teto solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e oito regulagens e ar-condicionado dual zone. Por fora, difere pelos detalhes em acabamento cromado, enquanto o interior traz acabamento em couro sintético bege.
O Corolla XRX Hybrid também é o único com tela de 7” no quadro de instrumentos – todas as outras versões têm a tela de 4,2”. Itens como alerta de ponto cego, função tilt down para os retrovisores externos e assistente de permanência em faixa (que pode realizar correções automáticas) são outros itens exclusivos da versão XRX, e também não existem em nenhuma versão do Corolla sedã.
Corolla Altis Premium Hybrid (R$ 158.890)
O Toyota Corolla mais caro de todos, o Altis Premium Hybrid, custa R$ 158.890 – nada menos que R$ 21.100 mais barato que o Corolla Cross XRX Hybrid, embora não tenha o assistente de permanência em faixa e nem o monitoramento de pontos cegos do SUV de topo.
Em comparação ao Toyota Corolla Altis Hybrid, a versão Premium oferece o ar-condicionado automático dual-zone e o sensor de chuva, presentes também na versão Altis Premium 2.0.