o toyota corolla cross revelado na ultima terça feira 11 e provavelmente o mais importante lançamento da fabricante nos ultimos anos em resposta ao crescimento da popularidade dos suvs em detrimento dos sedas a toyota trouxe ao brasil um suv com muito do proprio seda alem do proprio nome plataforma powertrain e ate mesmo o painel de instrumentos sao compartilhados entre ambos ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o corolla cross e vendido em quatro versoes sendo duas com o motor 2 0 de 177 cv e duas com o conjunto hibrido formado por um motor 1 8 e dois motores eletricos totalizando 122 cv para ambos vale a mesma coisa as versoes hibridas sao mais caras e compensam a potencia reduzida com o torque instantaneo dos motores eletricos e no consumo de combustivel reduzido alem claro da percepçao de se comprar um carro mais avançado tecnologicamente algo que parte do publico alvo da toyota na faixa dos r$ 150 000 a r$ 180 000 https //www youtube com/watch v=bivaebs5i6e na sua avaliaçao publicada no canal do autoline o juliano barata deu um panorama geral das semelhanças e diferenças entre o corolla cross e o corolla seda mas agora que o veiculo ja foi lançado e pode ser encomendado certamente aqueles que ja possuem um corolla e pensam em migrar para o suv e tambem aqueles que simplesmente estao em duvida entre ambos gostariam de saber em detalhes no que os dois corolla se parecem e no que eles diferem e exatamente isto que vamos conferir agora corolla cross x corolla seda dimensoes embora utilizem a mesma plataforma modular o corolla cross e o corolla seda apresentam um footprint bem diferente o seda e mais longo e tem entre eixos maior enquanto o suv e obviamente mais alto o corolla tem comprimento de 4 63 metros largura de 1 78 m e altura de 1 45 m ja o corolla cross tem comprimento de 4 46 metros largura de 1 82 m e altura de 1 62 m coincidentemente o seda e 17 cm mais longo e o suv e 17 cm mais alto o entre eixos do corolla cross e 6 cm menor que o do seda sao 2 64 m contra 2 70 m a diferença se traduz princiopalmente em mais espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro do seda em contrapartida ha mais espaço para a cabeça no suv por conta do formato da carroceria ja o porta malas do suv pode levar ate 440 litros de bagagem enquanto o seda acomoda 470 litros [gallery type= grid columns= 2 size= large ids= 283835 283836 ] [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 283838 283837 ] o peso dos dois carros e extremamente parecido ate porque ambos compartilham arquitetura e powertrain o corolla vai de 1 375 kg a 1 445 kg dependendo da versao; ja o corolla cross vai de 1 400 kg a 1 450 kg por esta razao consumo de combustivel e desempenho nao devem ser tao distintas apesar das obvias diferenças em aerodinamica e de suspensao visto que o corolla desta geraçao recebeu um sofisticado eixo traseiro multilink enquanto o corolla cross foi equipado com eixo de torçao a toyota diz que ocupa menos espaço o que e fato mas e evidente que o custo menor do arranjo mais simples pesou na decisao mesmo que nao seja repassado no preço [gallery columns= 2 link= file size= large type= grid ids= 283840 283841 ] falando em simplificaçao ela tambem chega ao interior do suv no corolla cross o painel de instrumentos e feito de plastico rigido revestido com imitaçao de couro o corolla seda por sua vez tem o painel de espuma injetada mais macio ao toque como se espera de um carro cuja versao mais barata chega aos r$ 120 000 a briga das versoes na pratica tanto o corolla cross quanto o seda tem suas linhas divididas em hibridos e versoes a combustao tradicionais sendo que as eletrificadas custam mais o corolla seda possui mais variedade alem da versao de entrada gli com motor 2 0 ele tambem tem uma versao gr s com inspiraçao esportiva algo que nao duvidamos que esteja a caminho para o corolla cross tambem o corolla gli tambem equipado com motor 2 0 fica um pouco deslocado neste comparativo custando r$ 120 790 ele tem central multimidia de oito polegadas e equipado com rodas de 16 polegadas e tem tecido na parte central dos bancos sendo mais voltado a vendas diretas como ele responde por uma parcela muito pequena das vendas e a maior parte do publico pula diretamente para a versao xei de r$ 129 990 nos vamos fazer a mesma coisa excluida a gli fica simples comparar o corolla cross e o corolla seda pela hierarquia de versoes entre as versoes 2 0 o corolla xei equivale ao corolla cross xr modelo de entrada enquanto as versoes altis premium e gr s do corolla seda que custam praticamente a mesma coisa podem encarar o corolla cross xre no caso das versoes hibridas a comparaçao e entre corolla altis hybrid e corolla cross xrv; e corolla altis hybrid premium e corolla cross xrx confira o comparativo entre preços versoes e equipamentos de todas elas a seguir versoes 2 0 de entrada corolla cross xr r$ 139 990 [caption id= attachment_283843 align= aligncenter width= 999 ] corolla xre e praticamente impossivel encontrar fotos da versao xr[/caption] a versao de entrada do toyota corolla cross de r$ 140 000 vem com um pacote interessante de equipamentos computador de bordo com dela tft de 4 2 no painel; abertura e travamento das portas pela chave; ar condicionado automatico com saida para o banco traseiro; banco do motorista com ajuste de altura; sensor de estacionamento traseiro; drls na dianteira e acendimento automatico de farois e lanternas que sao halogenos ele tambem vem com sete airbags sendo dois de cortina dois frontais e dois laterais alem do airbag de joelho para o motorista ; camera de re; controles eletronicos de traçao e estabilidade; assistente de partida em rampa; alerta de frenagem de emergencia e alarme as rodas sao de 17 polegadas e o interior traz bancos e portas revestidos de tecido apenas o volante multifuncional igual ao do corolla e revestido em couro a central multimidia e de oito polegadas e traz conexao com apple carplay e android auto corolla xei r$ 129 190 custando quase r$ 11 000 a menos e equipado com exatamente o mesmo motor o corolla tem automaticamente a seu favor a suspensao multilink mais sofisticada que garante dinamica mais estavel sua lista de equipamentos e parecidissima propositalmente claro com a do corolla cross xr porem com bancos de couro sintetico painel de espuma injetada tambem a exemplo do suv ele tem cambio cvt com dez marchas simuladas e trocas sequenciais na alavanca alem do botao sport mas so o seda tem cruise control o corolal xei fica devendo porem sensor de estacionamento traseiro e retrovisores externos com rebatimento automatico dois equipamentos que facilitam bastante a vida na cidade versoes 2 0 intermediarias corolla cross xre r$ 149 990 por r$ 10 000 a mais que a versao de entrada o corolla cross xre traz todos os itens da versao xr mais rodas de 18 acabamento em couro sintetico presente no corolla xei r$ 20 000 mais barato sensor de chuva chave presencial com partida por botao cruise control retrovisor interno fotocromico farois e lanternas de led e aletas atras do volante ele mantem porem o painel com tela de 4 2 corolla altis premium r$ 151 090 e gr s r$ 151 990 no caso do corolla altis premium o salto do preço em relaçao a versao imediatamente inferior e bem maior passa dos r$ 20 000 e so a partir do corolla altis premium ha equipamentos como retrovisores externos com rebatimento automatico farois e lanternas de led e revestimento parcial em couro legitimo por outro lado o corolla altis premium ele traz painel digital com tela de 7 ar condicionado automatico digital dual zone e nao apenas com saidas para o banco traseiro farol alto automatico cruise control adaptativo e sistema de pre colisao pcs com frenagem autonoma de emergencia todos ausentes no corolla cross xre bem como o teto solar eletrico de serie ele tambem tem banco do motorista com ajuste eletrico incluindo inclinaçao do assento que so aparece no corolla cross de topo o xrx hybrid de r$ 180 000 se quiser gastar r$ 900 a mais pelo corolla gr s voce ainda leva acabamento esportivo com detalhes em preto defletores no assoalho suspensao com acerto mais firme e braço estrutural ligado ao chassi o acabamento interno tambem e escurecido com costuras vermelhas no painel e nos bancos alem disso o corolla gr s conta com carregador de celular por induçao no interior que nao aparece em nenhuma versao do corolla cross novamente temos certeza de que e questao de tempo ate que o suv ganhe sua propria versao gr s versoes hibridas intermediarias corolla cross xrv hybrid r$ 172 990 custando r$ 22 000 a mais que o xre com motor 2 0 o corolla cross xrx hybrid ganha nao apenas o conjunto hibrido mas tambem o modo power para o cambio que melhora as respostas nas trocas e perde as aletas para trocas de marcha algo que ocorre com todas as versoes hibridas citadas aqui a lista de equipamentos traz enfim cruise control adaptativo sistema pre colisao e farol alto automatico presentes no corolla altis premium e no gr s que custam r$ 20 000 a menos ele tambem ganha alguns recursos de segurança como aviso de saida de faixa sensor de estacionamento dianteiro e alerta de trafego cruzado traseiro corolla altis hybrid r$ 151 090 o toyota altis hybrid custa exatamente os mesmos r$ 151 090 que a versao altis premium com motor 2 0 mas perde o sensor de chuva o ar condicionado dual zone e o ajuste eletrico para o banco do motorista e ele tambem tem o cruise control adaptativo e o sistema de pre colisao mas perde as aletas para trocas de marcha versoes hibridas de topo corolla cross xrx hybrid r$ 179 990 o toyota corolla cross xrx hybrid mais caro da linha traz todos os equipamentos da versao xrv e acrescenta teto solar eletrico banco do motorista com ajuste eletrico e oito regulagens e ar condicionado dual zone por fora difere pelos detalhes em acabamento cromado enquanto o interior traz acabamento em couro sintetico bege o corolla xrx hybrid tambem e o unico com tela de 7 no quadro de instrumentos todas as outras versoes tem a tela de 4 2 itens como alerta de ponto cego funçao tilt down para os retrovisores externos e assistente de permanencia em faixa que pode realizar correçoes automaticas sao outros itens exclusivos da versao xrx e tambem nao existem em nenhuma versao do corolla seda corolla altis premium hybrid r$ 158 890 o toyota corolla mais caro de todos o altis premium hybrid custa r$ 158 890 nada menos que r$ 21 100 mais barato que o corolla cross xrx hybrid embora nao tenha o assistente de permanencia em faixa e nem o monitoramento de pontos cegos do suv de topo em comparaçao ao toyota corolla altis hybrid a versao premium oferece o ar condicionado automatico dual zone e o sensor de chuva presentes tambem na versao altis premium 2 0
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.