apesar de manter o nome supra vivo depois de 17 anos e trazer de volta um pouco da vitalidade esportiva da toyota que andou perdida na decada passada a nova geraçao do esportivo japones dividiu opinioes previsivelmente ele acabou comparado ao bmw z4 com quem foi desenvolvido conjuntamente e claro a sua geraçao anterior houve quem o chamasse de z4 da toyota enquanto outros se recusaram a aceitar um supra com motor bmw ou sem um 2jz mas seria o supra um z4 de quimono ou o z4 um supra de lederhosen para descobrir resolvemos comparar os dois carros analisando quais sao as semelhanças e quais sao as diferenças entre o bmw z4 m40i e o novo toyota gr supra tanto na ficha tecnica quanto a respeito do desenvolvimento dos carros a parceria entre toyota e bmw iniciou em 2012 quando os japoneses abordaram os alemaes para o desenvolvimento de baterias e de um novo modelo esportivo mais recentemente a toyota explicou que em suas pesquisas realizadas com potenciais clientes ficou claro que o supra precisaria ter um motor seis em linha e por isso procurou a bmw [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 214828 214829 ] a marca alema jamais variou o layout de seus motores diferentemente da toyota que desde o fim da familia jz usa apenas o layout em v para seus seis cilindros — aparentemente porque eles sao mais adequados a modelos como o camry e o avalon que usam motores transversais e dificil acomodar um seis em linha atravessado no cofre como a volvo nos mostrou nos ultimos 20 anos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 214830 214831 ] alem disso o segmento dos esportivos nunca foi dos mais lucrativos eles sao caros de desenvolver porem raramente conseguem um grande volume de vendas para recuperar o investimento por isso a toyota procurou a subaru na hora de fazer o gt86 por isso a fiat e a mazda se uniram para fazer o 124 abarth e o novo miata e por isso o audi r8 foi desenvolvido em conjunto com os lamborghini gallardo na primeira geraçao e huracan na segunda e isso vale ate mesmo para esportivos mais mundanos como o golf gti e o seat leon cupra isso nao significa que os carros sejam iguais — r8 e huracan estao ai para provar e possivel criar carros diferentes a partir de um mesmo desenvolvimento dependendo de como ele e conduzido mas quanto do supra e bmw e quanto e toyota quem respondeu esta pergunta foi o gerente de produto do gr supra ben haushalter firmamos a parceria com a bmw por sua plataforma e powertrains uma vez que decidimos alguns pontos chave do carro seguimos o nosso caminho disse a revista car and driver [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 214832 214833 ] isso significa que o supra e baseado na plataforma modular clar da bmw desenvolvida ja tendo em vista o uso dos motores b48 e b58 entao o supra e realmente um toyota feito sobre um bmw — ou um z4 de quimono se preferir — ainda que haushalter tenha falado de forma enviesada ao jalopnik que a plataforma foi desenvolvida em parceria o desenvolvimento fundamental da plataforma foi conjunto decidimos a largura das bitolas e a distancia entre eixos para obter o melhor equilibrio entre dinamica e versatilidade ai estao portanto os pontos chave do carro o entre eixos de 2 47 metros e as bitolas de 1 594 mm na dianteira e 1 589 mm na traseira a toyota afirma que a relaçao entre estas medidas resulta em uma proporçao aurea para o esportivo elas sao exatamente as mesmas no bmw z4 m40i ainda segundo a toyota as semelhanças entre os carros se limitam aos componentes compartilhados e derivados deste compartilhamento — caso do compressor do ar condicionado sistema de freios etc a carroceria aerodinamica design da cabine e acabamento interno alem do acerto dinamico do carro foram todos feitos pela propria toyota e por sua subsidiaria gazoo racing como explicou haushalter ao jalopnik fizemos tudo isso os testes no tunel de vento modelagem em argila foi tudo feito pela toyota eles forneceram o motor e a transmissao mas o acerto final foi feito pela toyota no japao e dificil saber exatamente o que haushalter quis dizer com acerto final tanto o motor quanto o cambio sao exatamente identicos nos dois carros o 3 0 usa o mesmo turbo de fluxo duplo nos dois modelos produz 340 cv entre 5 000 e 6 500 rpm nos dois modelos 51 kgfm de torque entre 1 600 e 4 500 rpm nos dois modelos o que indica que as curvas de torque e potencia sao as mesmas cambio e diferencial tambem tem as mesmas relaçoes nos dois carros sobra pouco alem das respostas do acelerador eletronico e o modo de operaçao do cambio para a toyota personalizar ao seu gosto a caixa de direçao tem a mesma relaçao 15 1 1 nos dois carros mas tambem e um campo em que a toyota pode ter diferenciado o supra do z4 caso tenha adotado um mapa proprio para o sistema eletrico de assistencia o que a toyota pode ter feito ao seu modo e a calibragem dos freios e da suspensao porque e onde os dois carros se diferenciam mecanicamente embora tenham o mesmo layout de suspensao mcpherson com braço inferior duplo na dianteira e five link na traseira a carga das molas e amortecedores provavelmente e diferente devido a diferença de peso dos carros mesmo com a distribuiçao de peso 50 50 em ambos com 1 570 kg o toyota pesa 35 kg a mais que o z4 m40i alem disso o supra tende a ser significativamente mais rigido que o z4 devido ao seu teto fixo os freios usam os mesmos discos de 348 mm na dianteira e 345 mm na traseira porem o supra usa pinças flutuantes brembo de quatro pistoes na dianteira e de um pistao na traseira enquanto o z4 usa freios m sport tambem com quatro pistoes na frente e um atras porem com pinças fixas as rodas tambem sao diferentes medindo 19 polegadas no supra e 18 polegadas no bmw ambas com 9 polegadas de largura na dianteira e 10 polegadas de largura na traseira como fica claro sao carros extremamente parecidos mas que podem ter suas particularidades na hora de acelerar nas estradas e nas pistas mas isso e algo que so poderemos saber quando dirigirmos os dois carros ou quando os testes comparativos começarem — algo que nao deve demorar a acontecer gr supra vs supra mk4 quanto as comparaçoes com o supra mk4 uma analise objetiva e descabida entre dois carros separados por 25 anos — especialmente no momento atual do mercado automobilistico global por isso serei subjetivo com algumas opinioes pessoais o supra nunca teve uma linearidade em seu design — a primeira geraçao era uma derivaçao do celica as duas seguintes eram parecidas entre si a quarta marcou uma ruptura ao mesmo tempo em que remetia ao gt original da toyota o 2000gt dos anos 1960 que como o gr supra nao foi desenvolvido pela toyota mas pela yamaha e agora a quinta geraçao tenta manter alguma relaçao com o supra mk4 e com seu ancestral 2000 gt sim achei que ele faz jus a sua linhagem mantendo um design evolutivo e uma configuraçao estetico mecanica que honra suas origens motor seis em linha dianteiro traçao traseira capo longo e traseira truncada as referencias ao supra mk4 nao sao evidentes mas estao presentes na dianteira com tres tomadas de ar na borda do capo arredondada e baixa nos farois envolventes nas tomadas de ar nas laterais traseiras e na saliencia da tampa do porta malas alem das lanternas horizontais e uma evoluçao bem parecida com a do gt r r34 para o gt r r35 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 214471 214827 214479 214826 ] ele nao tem um spoiler traseiro e verdade mas o supra mk4 tambem nao tinha em sua versao de entrada e isso nos da margem para imaginar que a toyota esta preparando uma versao mais quente do supra para um futuro proximo quem sabe uma versao grmn com o spoiler traseiro e equipada com a versao de 385 cv do 3 0 turbo usada pelo z4 m40i americano por ultimo o novo gr supra realmente e menor e nao teve um ganho de potencia substancial em relaçao ao antecessor mas nao acho que isso seja motivo de questionamentos em relaçao ao novo modelo primeiro porque o cenario atual e bem diferente o gr supra tem como alvo o porsche 718 cayman s depois porque nos anos 1990 o supra nao era exatamente uma referencia em desempenho quando comparado aos rivais de mesmo porte preço e potencia como o nissan skyline gt r o honda nsx e o mazda rx7 neste comparativo do best motoring ele foi o mais lento 1 10 56 e nao estava conseguindo se aproximar do quarteto lider so conseguiu isso quanto o piloto do gt r cometeu um erro https //www youtube com/watch v=n9eiyaud8ng isso nos traz de volta a realidade do supra mk4 ele foi um carro relativamente apagado nos anos 1990 e cresceu e fez fama graças a robustez insana de seu motor 2jz que tinha bloco de ferro fundido e suportava preparaçoes extremas com potencial para 600 700 cv foi como ele apareceu para o grande publico em velozes e furiosos quase no fim de sua vida por isso creio que passada comoçao inicial o gr supra acabara visto com outros olhos ele nao e o seu antecessor e nunca sera mas os carros tambem nao sao como eram ha 25 anos e nem voltarao a ser o que importa de verdade e que o supra esta vivo e demonstrou qualidades para ser um belo esportivo com personalidade propria que tal dar uma chance a ele
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