faz poucos dias que fizemos aqui no flatout uma lista dos nissan skyline mais raros e extremos que existem ou existiram depois disto era natural que escolhessemos outro icone do jdm para receber o mesmo tratamento e a escolha logica bem foi o toyota supra assim como o skyline o supra fez sucesso nas corridas em circuitos nas arrancadas e no aftermarket a diferença e que enquanto o skyline gt r nasceu para as pistas o supra a80 foi criado como um grand tourer que graças ao mercado de preparaçao ganhou força entre os entusiastas sua fama universal veio com os pegas de semaforo e nas disputas entre street racers que aproveitavam o imenso potencial do motor 2jz gte antes disto porem o supra ja tinha força entre os adeptos da cultura jdm ja no começo dos anos 1990 ele apareceu no primeiro need for speed o primeiro game de 1994 ao lado de outros carros japoneses que invadiram os estados unidos como o mazda rx 7 o mitsubishi 3000gt e o proprio nissan skyline depois veio gran turismo de 1997 e por fim o protagonismo em velozes e furiosos de 2001 foi quando o culto ao supra explodiu de vez a seleçao de carros neste post reflete tudo isto ha carros tunados dos anos 1990 bolidos de competiçao projetos famosos e especiais da propria fabricante cada um com suas caracteristicas e sua historia porem todos eles indispensaveis para a reputaçao que o supra tem hoje top secret toyota supra v12 ora voce sabe que era inevitavel o toyota supra v12 de kazuhiko smokey nagata que nao apenas e um dos supra mais emblematicos do planeta como tambem um dos automoveis mais iconicos da cena tuning japonesa smokey nagata como contamos neste post era um dos membros do famoso mid night club a mais famosa gangue de pilotos de rua do japao e como outros colegas ele achou uma forma de transformar seu hobby sua paixao em um meio de ganhar a vida usando a experiencia que adquiriu modificando seu carro para corridas ilegais na wangan a via expressa que liga toquio a yokohama e tambem e conhecida como bayshore route ele abriu sua propria oficina de preparaçao batizada top secret em pouco tempo seus serviços tornaram se extremamente requisitados e smokey virou referencia na preparaçao do supra o carro do proprio nagata ja teve algumas configuraçoes mecanicas diferentes em seus tempos de mid night club o carro tinha um 2jz gte o seis em linha classico preparado para atingir entre 600 e 700 cv foi com esta configuraçao que em 1999 o carro chegou aos 318 km/h em uma via expressa do reino unido e rendeu a smokey uma restriçao permanente naquele pais detalhe o feito foi todo registrado em video e e motivo de orgulho para o preparador https //www youtube com/watch v=uaye suycj0 em 2001 o supra recebeu pasme um quatro cilindros em linha 3s gte o mesmo motor do toyota celica preparado para render ate 720 cv o swap na epoca chocou o mundo embora a propria toyota ja tenha corrido com um supra de quatro cilindros como veremos mais adiante era exatamente o que nagata queria no entanto com o passar dos anos este tipo de cirurgia ficou relativamente comum e nagata precisava de uma nova forma de surpreender a todos foi assim que nasceu seu toyota supra com motor v12 biturbo que e um carro diferente importante frisar o original ainda esta guardado na sede da top secret em chiba no japao e comum que se confunda os dois ate porque a cor da carroceria e a mesma o toyota supra com motor v12 e um projeto mais recente e foi apresentado na ediçao de 2007 do tokyo auto salon de cara nao se pode ignorar o visual do cupe que recebeu uma nova dianteira mais baixa e longa com farois afilados feitos sob medida esta dianteira alias e vendida pela top secret nem todo mundo consegue digerir seu visual mas certamente ele e distinto o motor e o 1gz fe de cinco litros e o unico v12 fabricado pela toyota e o motor do seda century da geraçao passada o carro mais luxuoso da fabricante japonesa e o veiculo oficial da familia real do japao originalmente ele tem 310 cv e 49 kgfm de torque porem nas maos de nagata ele recebeu componentes internos forjados todos desenvolvidos e fabricados pela top secret e dois turbocompressores hks gt2835 um ao lado de cada bancada com um intercooler na dianteira comandos de graduaçao mais agressiva foram instalados e um cilindro de oxido nitroso foi colocado la atras para conseguir uma dose extra de potencia ao toque de um botao por fim as duas ecu originais uma para cada bancada de cilindros foram trocadas por duas hks f con vpri com programaçao exclusiva a fim de permitir que o motor trabalhe mais no limite e aproveite melhor seus recursos o resultado 943 cv a 7 300 rpm e 103 mkgf de torque a pressao maxima de 1 2 bar nada de treskilimeiaqui nao com o jato de nitro dependendo das condiçoes a força vai para algo entre 1 000 e 1 200 cv o carro ainda recebeu rodas rays gtf de 19 calçadas com pneus de medidas 245/35 na dianteira e 275/40 na traseira abrigando discos de freio greddy ventilados e slotados com 380 mm de diametro na dianteira e 350 mm na traseira e pinças de seis e quatro pistoes respectivamente a suspensao usa amortecedores do tipo coilover feitos sob medida pela top secret https //www youtube com/watch v=jfdtlxhkmxg no circuito de nardo na italia uma sessao de testes que durou duas horas com o proprio nagata ao volante o supra conseguiu chegar aos 358 km/h usando um cambio manual de seis marchas da getrag e depois disto tornou se um dos favoritos dos fas em encontros de carros modificados dentro e fora do japao mais recentemente em janeiro de 2018 ele foi leiloado pela agencia japonesa bh auctions no dia 12 de janeiro de 2018 o toyota supra de max orido como dissemos mais acima o toyota supra mk4 era um carro espetacular mas sua fama realmente explodiu depois que as preparadoras colocaram as maos nele mais ate do que seu desempenho nas pistas assim o segundo carro desta lista tambem e um tuner e nao e qualquer um trata se do supra de rua de max orido piloto polivalente que conquistou titulos na super gt em 1996 e 2009 e que tambem ja correu no d1 gp a formula drift japonesa ele ficou mais famoso porem graças a seu posto de apresentador nos videos da best motoring international e da hot version ao lado de keiichi tsuchiya e nobuteru taniguchi e tambem por seu toyota supra a80 vermelho [caption id= attachment_234569 align= aligncenter width= 1600 ] foto pasmag[/caption] feito como uma especie de vitrine para a companhia de acessorios de orido a ridox o supra tem tudo o que se espera de um bom projeto de tuning japones começando pelo body kit visivelmente inspirado pelos carros de corridas japoneses repare nos winglets nas extremidades do para choque dianteiro e nas saias laterais ao mesmo tempo os para lamas traseiros presos por rebites sao um aceno duplo para a cultura de rua japonesa e para os carros de turismo dos anos 70 ha alguns toques modernos como o teto com fibra de carbono exposta os farois com projetores e mascara negra e as setas com lentes lisas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 234567 234565 ] como mudam com frequencia as especificaçoes tecnicas do projeto nao sao muito precisas em 2013 o motor 2jz de tres litros orido nunca aumentou o deslocamento do motor era sobrealimentado por duas turbinas sard kkk 3470 e tinha coletores feitos sob medida pelo proprio max mas atualmente o motor respira com a ajuda de um par de turbos hks gtiii a potencia foi aferida recentemente em 625 cv nas rodas traseiras que recebem a força do motor atraves de um diferencial com deslizamento limitado https //www youtube com/watch v=sbvngvxrqis max orido participa de diversos eventos de pista com seu supra a80 incluindo o recente encontro promovido pela propria toyota no japao para celebrar a chegada da nova geraçao a fabricante reuniu exemplares modificados originais e de competiçao do supra e o carro de orido estava em lugar de destaque denso sard supra a equipe sard como contamos neste post foi fundada em 1973 como sigma automotive e começou a competir em corridas de prototipos usando motores mazda na verdade eles foram os primeiros japoneses a disputar as 24 horas de le mans e os primeiros a usar o motor rotativo wankel na prova isto posto foi so depois de assinar um contrato com a toyota em 1975 que a sard engrenou de verdade ao longo das decadas de 1970 e 1980 diversos prototipos com mecanica toyota foram utilizados pela sard dentro do japao e em 1990 a equipe participou novamente das 24 horas de le mans com o prototipo toyota 90c v movido por um v8 biturbo de 3 2 litros de mais de 800 cv naquele ano o vencedor foi o lendario jaguar silk cut xjr 12 da tom walkinsharw racing o toyota da sard classificado na 33ª posiçao nao conseguiu terminar a corrida foi apenas em 1993 com a criaçao do jgtc o campeonato japones de carros de turismo que a situaçao começou a melhorar a sard começou a participar da competiçao em 1993 com o supra patrocinado pela denso fabricante de componentes eletricos e sistemas de alimentaçao o detalhe e que os carros nao utilizavam o famoso motor 2jz gte dos carros de rua mas sim motores de quatro cilindros das familias 4t e 3s empregados respectivamente pelos toyota celica e corolla do wrc no fim da decada de 1980 e no inicio da decada de 1990 com potencia entre 500 cv e 650 cv entendeu de onde smokey nagata tirou sua inspiraçao https //www youtube com/watch v=armxodqzwa0 o denso sard supra teve uma carreira longa que avançou bastante nos anos 2000 keiichi tsuchiya e max orido ja o pilotaram e ele tambem deu origem ao primeiro carro hibrido a vencer uma corrida sancionada pela fia as 24 horas de tokachi no japao castrol tom s supra o denso sard supra nao esta sozinho porem entre os supra de competiçao iconicos que ficaram famosos em gran turismo o carro com a pintura branca vermelha e verde da castrol que corria pela equipe de fabrica da toyota na vida real ele foi montado pela tom’s que em 1975 foi reconhecida como preparadora autorizada pela toyota foi o inicio de uma saudavel relaçao que culminou na decada de 1990 quando a tom s se tornou a equipe de fabrica da toyota no super gt https //www youtube com/watch v=p2 xc6d hua o carro era patrocinado pela castrol assim como o toyota corolla que competia no wrc mais ou menos na mesma epoca nao por acaso o motor nao era o iconico seis em linha biturbo 2jz e sim o quatro cilindros 3s gte usado pelo carro de rali a preparaçao era muito semelhante com sim um quatro cilindros de dois litros e 16 valvulas turbinado muito semelhante ao do corolla wrc porem com uma dose extra de pressao no turbo para render algo entre 480 cv e 500 cv o motor do corolla era plenamente capaz de atingir estes numeros mas por força do regulamento era amansado para entregar cerca de 300 cv o tom s castrol supra teve uma carreira razoavelmente bem sucedida sua primeira vitoria veio na temporada de 1995 do jgtc no circuito de sendai hi land raceway mas foi em 1997 com refinamentos aerodiamicos e uma nova caixa sequencial hewland de seis marchas que ele obteve seu melhor desempenho https //www youtube com/watch v= 22ly6rsrpm com coraçao de carro de rali o tom’s supra foi superior a todos os rivais e foi campeao da categoria gtc 500 no super gt de 1997 com pedro de la rosa e michael krumm seu grande rival que ficou em terceiro lugar atras do denso sard supra era outro carro lendario o nissan skyline gt r r33 da zexel que estreou naquele ano o sucesso do castrol supra nas pistas refletiu se em sua reputaçao nos games aparecendo em todos os titulos da franquia gran turismo e na vida real entre as varias replicas que ja foram feitas do castrol supra esta uma montada pela propria tom s que foi leiloada em 2015 pelo site pistonheads abflug s900 abflug significa decolagem em alemao exceto se voce for fa de nomes obscuros do tuning anos 90 nesse caso abflug e o nome de uma preparadora japonesa conhecida por seus bodykits extremamente radicais que na maioria das vezes so poupam o teto o restante geralmente da lugar a para lamas muito mais largos para choques agressivos muitas dobras e vincos grandes e numerosos alem de farois bravos e claro suspensao retrabalhada tudo com uma execuçao caprichada contrastando com o design que para muitos e meio indigesto avistar um toyota supra da abflug no mundo real e muito raro e como encontrar um unicornio selvagem dino dalle carbonare do speedhunters flagrou um deles em 2017 e disse que foi a primeira vez em sua vida o carro usava o body kit zefi r sim a grafia e esta que era inconfundivel novos para choques maiores e mais agressivos para lamas completamente redesenhados com um enorme vinco em forma de z percorrendo toda a lateral do cupe o abflug s900 por sua vez era uma variaçao bem mais picantes sobre o tema apresentado em 2001 ele lembrava bastante o zefi r em estetica mas incluia um motor 2jz gte com deslocamento ampliado para 3 1 litros turbocompressor hks t51r kai e ecu reprogramada modificaçoes suficientes para entregar 900 cv e 86 7 kgfm de torque https //www youtube com/watch v=oanxk2ker64 o s900 era capaz de cumprir o quarto de milha em 10 4 segundos e tinha velocidade maxima de 354 km/h e curioso como existem contudo pouquissimas do abflug s900 algumas images de divulgaçao e flagras nas ruas e mais facil encontrar videos como o que incluimos abaixo a qualidade ruim o fato de ter sido publicado em 2008 e o fato de ser apenas um flyby de poucos segundos ajudam a construir certa mitica em torno do carro https //www youtube com/watch v=m481omnftvo e mais ao que parece a abflug segue na ativa desenvolvendo body kits nao apenas para esportivos dos anos 1990 mas tambem para carros modernos como o nissan gt r e o mercedes benz sl r231 trd 3000gt nem so de carros tunados e bolidos de competiçao e feita esta lista a propria toyota pode nao ter feito com o supra o mesmo que a nissan fez com o skyline gt r ou seja eles nao investiram em muitas versoes modificadas oficiais em vez disso deixaram que o aftermarket fizesse seu trabalho isto nao quer dizer porem que nao existiu nenhuma o trd 3000gt criaçao da toyota racing developments a divisao de performance que ocupava o lugar da atual gazoo racing e o melhor exemplo trata se de uma ediçao especial do supra lançada em 1994 para comemorar o ingresso do supra no jgtc a trd recebeu a tarefa de criar um body kit relativamente discreto que aproximasse o supra de sua versao de corrida sem quebrar a harmonia das linhas originais o resultado foi um conjunto de para lamas ligeiramente mais largos; novos para choques saias laterais e asa traseira; e um conjunto de respiros triangulares no capo no total o carro e 5 cm mais largo que o original apenas o suficiente para ressaltar as curvas da carroceria os carros eram montados a mao na oficina da trd o trd 3000gt e um carro rarissimo foram feitos apenas 35 deles o detalhe mais interessante embora nao tivessem modificaçoes mecanicas os carros tinham o numero do chassi remarcado com um novo numero e deixavam de ser exemplares do toyota supra oficialmente o modelo era mesmo chamado trd 3000gt https //www youtube com/watch v=qf3gun0wn0m a maioria dos carros esta no japao sabe se de tres nos eua e apenas um punhado deles na europa importados de forma extra oficial e nem sempre totalmente de acordo com a lei para o reino unido e quase todos foram preparados de alguma forma
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