Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Sébastien Loeb assina com Hyundai para o WRC
Você deve lembrar quando dissemos que a Hyundai, aos poucos, estava construindo know-how para entrar para valer no jogo dos carros esportivos de rua e do automobilismo. Além das participações nas 24 Horas de Nürburgring, na contratação do pessoal da BMW M, a marca coreana já compete no Mundial de Rali desde 2014, quando estreou com um quarto lugar no campeonato de construtores.
Agora, depois de cinco temporadas disputadas no Mundial de Rali — das quais foi vice-campeã nas três últimas — a Hyundai acaba de assinar com ninguém menos que Sébastien Loeb para a temporada de 2019. A apuração é do site Autosport. Nem Loeb, nem a Hyundai se pronunciaram até o momento, mas o chefe da equipe da Hyundai, Alain Penasse, confirmou que a marca coreana estava negociando com o eneacampeão.
O francês atualmente está concluindo os testes do Peugeot 3008DKR que será usado no Rali Dakar em janeiro, mas não assegurou um contrato com a PSA para 2019, visto que a Peugeot deixou o Mundial de Rallycross, onde ele competiu em 2018.
Ainda não se sabe se o contrato de Loeb com a Hyundai prevê a temporada inteira ou somente a participação em etapas selecionadas. É certo que o francês não irá disputar o Rali Monte Carlo pois já confirmou sua participação no Rali Dakar pela PH Sport, equipe cliente da Peugeot. Além disso, a Hyundai já antecipou que não terá surpresas em Monte Carlo.
Chery lança Tiggo 5X no Brasil
A Caoa Chery anunciou nesta semana a chegada de mais uma novidade ao mercado brasileiro. A marca está lançando mais um SUV médio-compacto, o Tiggo 5X, equipado com o mesmo motor 1.5 turbo flex do Arrizo 5, com 150 cv e preços partindo de R$ 87.000.
Nesta faixa ele compete com Honda HR-V, Nissan Kicks, Ford EcoSport e Hyundai Creta, porém tem dimensões maiores que seus concorrentes, com 4,33 metros de comprimento e 2,63 metros de entre-eixos. Como comparação, o Honda HR-V, que é o maior deles, tem 2,61 metros de entre-eixos e 4,29 metros de comprimento.
Além do espaço sutilmente maior, a Caoa Chery tenta conquistar espaço frente aos rivais estabelecidos com uma lista de equipamentos de série mais generosa — uma estratégia já usada pela Caoa na década passada para consolidar a Hyundai no mercado brasileiro e que agora se repete com a Chery.
A versão de entrada Tiggo 5x T, por exemplo, custa R$ 87.000 e vem com ar-condicionado eletrônico, controles de estabilidade e tração, sistema de chave presencial para partida e destravamento das portas, DRL, sensor crepuscular, rodas de liga leve de 17 polegadas, monitoramento de pressão dos pneus, câmeras de 360 graus, quadro de instrumentos digital e sistema multimídia com tela de 9 polegadas e Apple CarPlay e Android Auto.
Acima dela vem a Tiggo 5x TXS, de R$ 97.000, que acrescenta à lista de itens de série bancos de couro com ajuste elétrico, teto solar panorâmico, rodas de liga leve de 18 polegadas, luzes de neblina, luzes de cortesia projetadas no chão, airbags laterais e de cortina.
Toyota Supra aparece sem disfarces em versão de produção
Depois de quase cinco anos de espera, finalmente a versão de produção do Toyota Supra deu as caras sem disfarces, nem traços conceituais. O modelo, que será lançado em janeiro, durante o Salão de Detroit, foi fotografado em um contâiner sem nenhuma camuflagem ou proteção para ocultar suas linhas definitivas.
A imagem foi publicada pelo fórum Supra MKV, dedicado a esta nova geração do esportivo, e infelizmente foi a única imagem divulgada. Ela mostra que o modelo manteve a agressividade dos conceitos, apesar da necessidade de se suavizar as linhas para a produção em série. A dianteira pronunciada, as tomadas de ar amplas e as extremidades finas dos faróis foram mantidas, bem como as tomadas de ar que surgem da linha perimetral do conjunto óptico, também presente no FT-1. A foto aliás, dá uma nova dimensão ao projeto aerodinâmico da dianteira, que parece muito mais elaborado do que nas renderizações e conceitos.
Mais para trás, podemos ver o teto com a bolha dupla também presente no conceito e nas imagens de registro de patente que foram divulgadas há alguns meses. Infelizmente isso é tudo. Também é uma pena que ele tenha sido fotografado justamente com a cor predominante na paleta do Corolla
Como disse mais acima, o novo Supra irá estrear no Salão de Detroit em janeiro, e deverá estrear com os motores 3.0 turbo de seis cilindros em linha e 2.0 turbo de quatro cilindros da BMW sob o capô.
Volkswagen anuncia recall do Gol e Voyage
A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (11) o recall do Gol e do Voyage por um problema nos cintos de segurança traseiros. A marca não divulgou o número de unidades afetadas, mas todos foram fabricados entre 16 de maio de 2018 e 14 junho de 2018.
Segundo a Volkswagen, por uma falha na montagem do fecho duplo do cinco de segurança traseiro, a fixação poderá se soltar comprometendo a proteção dos passageiros, podendo resultar em danos físicos aos ocupantes.
Os chassis afetados estão compreendidos entre JT156496 e KT010470 no caso do Gol 2018 e 2019, e entre JT156496 e KT010470 no caso do Voyage.
O reparo leva cerca de 50 minutos e pode ser realizado a partir de 17 de dezembro em qualquer concessionária da marca. Os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 019 8866 ou obter informações no site oficial da Volkswagen.
Porsche lança Macan S com novo motor V6
Depois de apresentar a versão básica do Macan renovado, a Porsche agora está divulgando os detalhes da nova versão S do SUV. O modelo é equipado com o novo V6 3.0 do Cayenne e do Panamera, com um turbo de fluxo duplo/dupla voluta instalado na parte interna do V (hot vee, como é chamado em inglês).
Com isso, além dos 354 cv e 48,8 kgfm, o motor também tem respostas mais imediatas do acelerador, e é capaz de levar o modelo aos 100 km/h em 5,1 segundos quando equipado com o pacote Sports Chrono e à máxima de 251 km/h.
O Macan S também ganhou novas molas e suportes de alumínio na suspensão dianteira para otimizar a precisão da direção, bem como novas barras estabilizadoras para obter um comportamento mais neutro e a suspensão pneumática agora tem novos amortecedores.
A Porsche também mudou o sistema de freios, com um pedal mais leve e com haste mais curta na ligação com o cilindro-mestre, além de discos maiores na dianteira.
Golf 8 flagrado em ação
Aparentemente a Volkswagen já está preparando o material de divulgação da próxima geração do Golf. O modelo foi flagrado sem nenhum tipo de disfarce na África do Sul, onde também foram flagrados o Touareg e o Polo em ocasiões anteriores.
O flagra foi feito pela revista Tuned Automotive e, como observado pelo camarada Gustavo Ruffo do KBB Brasil, o modelo sem placas e com rodas de grande diâmetro pode ser um conceito ou uma versão de pré-produção montada para o material de lançamento do carro. Não somente isso: considerando que o Golf nem tentou se esconder, não há por que não crer que foi um “flagra” oficial da Volkswagen feito propositalmente de forma amadora.
O modelo deve ser apresentado em algum momento de 2019, provavelmente no Salão de Frankfurt, já como modelo 2020.