foto robin gluck/flickr o bom e velho toyota supra voltou a tona nos ultimos dias primeiro por ser o carro da despedida de paul walker em velozes e furiosos 7 ops desculpe pelo spoiler mas por que cazzo voce ainda nao viu o filme e depois por finalmente termos recebido novidades sobre a proxima geraçao do esportivo que ja esta a caminho e tera chassi e motor bmw parece uma boa hora para relembrar a historia do esportivo de rua mais famoso da toyota nao ha exatos 20 anos a toyota decidiu fazer a nova geraçao do supra de um jeito diferente depois de cortar o cordao umbilical que o ligava ao celica o passo seguinte seria direcionar o modelo para o territorio dos supercarros em abril de 1993 foi lançado a ultima geraçao do toyota supra que oferecia desempenho compativel com os grandes esportivos europeus da epoca cobrando metade do preço nem seria preciso dizer o que aconteceu em seguida mas voce sabe que nos nao conseguimos contar uma historia pela metade o nome supra nasceu como uma versao topo de linha do celica quando a toyota decidiu fazer frente aos dominantes gt da familia z da datsun os motores de quatro cilindros do celica foram substituidos por modelos seis em linha que deram ao cupe a força extra necessaria para a briga ele conseguiu relativo sucesso embora nao tenha sequer feito sombra ao rival parte disso se deve ao inicio tardio das exportaçoes — ele so saiu de casa para conhecer o mundo em 1979 quando o datsun ja estava consolidado na europa e nas americas a historia nao mudou na decada de 80 quando o modelo evoluiu timidamente distanciando se definitivamente do celica apenas na terceira geraçao quando apenas o supra continuou com uma plataforma de traçao traseira ja no fim da decada outras duas novidades ajudariam a definir o carater do supra nos anos 1990 o motor 7m gte turbo que produzia ate 273 cv e ajudou o modelo a conquistar uma solida reputaçao nos ralis em todo o mundo durante a decada anterior — e a nova familia jz biturbo quando a toyota lançou a quarta e ultima geraçao do supra o mercado de esportivos japoneses estava quente como nunca a mazda estava conquistando uma legiao de fas do motor wankel de seu rx 7 e mudando a historia dos roadsters com o mx 5/miata; a familia z da nissan continuava em alta com o 300zx e a honda havia acabado de lançar o nsx foto cammjames/tumblr a vida para o supra nao seria facil mas a toyota acertou a mao o novo carro era mais baixo mais curto mais largo e 100 kg mais leve que o antecessor o perfil em cunha deu lugar a um visual mais arredondado e moderno com leve inspiraçao no classico 2000gt e com a silhueta parecida com a que a nissan usaria 10 anos mais tarde no 350z sob o capo de aluminio havia dois novos motores o 2jz ge de 223 cv a 5 800 rpm e 28 9 mkgf a 4 800 rpm e 2jz gte com seus turbos sequenciais que produziam 280 cv na versao para o mercado interno japones e 324 cv com turbos menores e bicos injetores maiores na versao de exportaçao — como as poucas que chegaram ao brasil esta versao era capaz de chegar aos 100 km/h em 5 2 segundos e passar dos 285 km/h embora fosse limitado eletronicamente em 250 km/h achou os numeros fracos entao veja so a concorrencia da epoca ferrari 348 gtb 320 cv 0 100 em 5 2 s maxima de 281 5 km/h porsche 964 turbo 3 3 320 cv 0 100 em 5 1 s maxima de 270 km/h honda nsx 294 cv 0 100 em 5 7 s maxima de 261 km/h nissan 300zx 300 cv 0 100 em 6 5 s maxima de 250 km/h mazda rx 7 255 cv 0 100 em 5 2 s maxima de 259 km/h foi mais ou menos como o gt r atualmente oferecendo potencia de supercarro por apenas uma fraçao do preço ele logo caiu nas graças do publico em especial os preparadores independentes que levaram o 2jz a limites nunca imaginados antes — os 1 000 cv tornaram se um lugar comum para os supra preparados em 2001 os produtores de velozes e furiosos the fast and the furious colocaram no filme um toyota supra modificado de acordo com estilo de preparaçao dos imports da epoca na california com o sucesso do filme e nas maos do protagonista brian o conner paul walker o supra foi alçado ao status de icone para toda uma geraçao o proprio paul walker acabou comprando um supra mais tarde veja a coleçao completa neste post [youtube id= u189swhpxki width= 620 height= 350 ] apesar do sucesso o supra foi produzido ate 2002 no japao quando teve sua carreira interrompida pelas leis de emissoes de poluentes cada vez mais rigidas a toyota so voltaria a produzir um supercarro em 2010 e sob o emblema da lexus com o lf a — que teve uma historia tao marcante e bombastica quanto o supra mas nao pode nem deve ser considerado o sucessor do supra em 2012 atual ceo da toyota akio toyota um gearhead de primeira com direito a participaçao nas 24 horas de nurburgring declarou em seu planos para o futuro a intençao de tornar os modelos toyota mais atraentes o que evidentemente envolve novos modelos esportivos pouco tempo depois a fabricante japonesa anunciou uma parceria tecnica com a bmw para desenvolver um novo modelo — os alemaes querem o know how da toyota com hibridos ou seja o prius e a toyota quer um chassi e um motor para seu futuro esportivo foto firepoweron/tumblr mais recentemente apos a apresentaçao do conceito ft 1 no salao de detroit de 2014 ficamos sabendo que a parceria entre os dois fabricantes resultaria em pelo menos dois esportivos um bmw possivelmente o futuro z4 e um toyota — o aguardado supra que ainda nao teve seu nome confirmado mas e o mais cotado ate agora especialmente com a volta do honda nsx e como soubemos ontem o novo modelo usara chassi e motor bmw um seis em linha biturbo e sera lançado em 2019 so nao espere que ele tenha o mesmo visual do conceito ft 1 o modelo de produçao devera ter um visual mais conservador e tambem mais contemporaneo uma vez que o ft 1 tera quatro anos quando o supra for lançado foto marcel lech
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.