tudo leva ao seu culto a explosao da cultura do drift a febre dos muscle cars os epicos powerslides executados por jornalistas britanicos tiff needell chris harris jeremy clarkson a dinastia stig richard hammond faça a sua lista carros de traçao traseira se tornaram algo ainda maior do que sempre foram viraram um passaporte indispensavel a exigencia material para o espirito gearhead livre a suposta licença de expert para o julgamento por parte de herois de teclado sobre carros de traçao integral ou dianteira dos outros que como veremos podem em nada dever ao santo graal dos eixos motrizes porque este embora importante e tao somente um dos ingredientes que realmente fazem um carro ser emocionante ao volante e efetivamente veloz na pista como o cambio manual a traçao traseira e um verdadeiro mantra no mundo dos entusiastas automotivos e idolatrada e cobiçada e protegida mas as coisas mais bacanas que ela oferece para quem gosta de dirigir frequentemente ficam de canto esta e uma pequena serie na qual falarei sobre algumas das vantagens e desvantagens dinamicas de cada soluçao traçao traseira dianteira integral e nas quatro rodas sob demanda desta vez nao entraremos na historia e em seus principios de funcionamento pois o foco aqui e a pecinha atras do volante abordaremos estes outros topicos no futuro vantagens dinamicas burnouts zerinhos powerslides e outras tecnicas de drift sao sem duvida as razoes pelas quais a traçao traseira ganhou tanta popularidade entre a massa de entusiastas sao divertidos e emocionantes pra quem esta dentro resultam em fotos e videos bem graficos pra quem esta fora e popularidade garantida na turma dos encontros de posto mas se isso fosse tudo o que a traçao traseira tivesse a oferecer nao seria muito alem de um pedestal pra exibicionismo nao e mesmo mas existe legitimidade e muita nas pistas ela se mostrou como uma das senao a mais soluçoes mais efetivas por uma serie de razoes dentre as quais melhor divisao de tarefa para os pneus e forças dinamicas num traçao traseira os pneus dianteiros esterçam aderencia lateral e o traseiros tracionam aderencia longitudinal desenvolvendo mais o raciocinio significa que numa entrada de curva os pneus dianteiros estarao girando livres da inercia do conjunto de transmissao o que inclui o bloqueio do diferencial de deslizamento limitado comum em esportivos sim mesmo estando la atras este tipo de diferencial exerce resistencia mecanica a desaceleraçao da roda traseira interna a curva que precisa girar menos vezes para percorrer sua trajetoria ao longo de uma curva na pratica isso faz esta roda querer seguir reto e e por isso que carros tipo de arrancada com diferencial soldado ou seja que obrigam as rodas de cada lado a girar sempre iguais fazem curvas pessimamente so que lembre se na entrada da curva a carga sobre os pneus dianteiros e muito maior que os traseiros devido a transferencia de peso causada pela frenagem entao a influencia deste efeito e um pouco menor nos veiculos de traçao traseira portanto apontar a dianteira pra dentro da curva e mais facil mas onde a magica acontece mesmo e do ponto de tangencia em diante no momento em que voce voltar a buscar o acelerador o torque exercido pelo motor e transferido ao asfalto faz o peso se deslocar para tras justamente onde esta o eixo motriz com mais carga vertical a area de contato dos pneus traseiros cresce e o automovel ganha capacidade de tracionar em oposiçao um veiculo de traçao dianteira perde carga sobre os pneus do eixo motriz neste momento e nao bastando isso os pneus frontais ficam sobrecarregados com as funçoes de direcionar e de tracionar o carro e por isso que eles tendem a escapar de dianteira nas saidas de curva e quanto mais torque e potencia ha sob o capo maior o efeito e por esta razao que e raro ver um carro esportivo de traçao dianteira com mais de 270 cv perde se o equilibrio dinamico contudo antes de cravar um julgamento duro e cruel sobre os traçao dianteira aguarde nossa analise melhor arranjo e distribuiçao de massas considerando um carro de traçao traseira e motor dianteiro um ford maverick ou um bmw serie 3 por exemplo ou central dianteiro viper uma serie de vantagens aparecem o motor longitudinal significa que o cambio um componente pesado diga se podera estar instalado para tras do motor entre a parede corta fogo e a alavanca em si ou ate depois em caixas mais parrudas ou num arranjo mais sofisticado e que ajuda ainda mais a distribuir melhor as massas incorporado ao proprio diferencial traseiro em si e o famoso transeixo usado no mercedes benz sls no amg gt foto abaixo e nos esportivos da aston martin quase todo carro de traçao dianteira usa transeixo mas por outro motivo falta de espaço entao la na frente ficam o motor o cambio o diferencial e as semi arvores de transmissao e essa concentraçao de componentes mecanicos que deixa a distribuiçao de peso desvantajosa aos traçao dianteira que ainda possuem outra desvantagem nao ha tanta liberdade para recuar o motor no cofre justamente por causa das semi arvores de transmissao que precisam se conectar as mangas de eixo por isso eles raramente conseguem ter menos do que 60% das massas concentradas sobre os pneus da frente na media a distribuiçao e 65 35 enquanto um traçao traseira flutua entre 63 37 muscle cars 50 50 cupes esportivos como o bmw m3 e ate 47 53 amg gt e num carro de motor central traseiro quase todas as ferrari contemporaneas ou traseiro porsche 911 bem ai estaremos falando de uma melhor distribuiçao dinamica de peso num momento critico para carros super velozes as freadas este tipo de arranjo e bem mais eficaz nas frenagens pois neste momento a carga vertical fica mais equalizada sobre os eixos permitindo que o freio traseiro seja projetado com muito mais força de mordida com discos de maior diametro e pinças mais parrudas quem e mais velho se lembra da tendencia dos ford maverick fase i 1973 1976 de travar os pneus de tras em freadas fortes isso acontecia porque havia pouca carga vertical sobre os pneus traseiros motor dianteiro traçao traseira entre eixos curto mas muito poder de freada nos tambores utilizados para os modelos de 1977 em diante a ford reduziu o diametro dos tambores em uma polegada deixando as frenagens mais equilibradas nem tudo sao flores logo de cara uma das desvantagens que o sistema de traçao traseira sofre sao as perdas energeticas e muito complicado cravarmos porcentagens sabe aquela famosa regrinha dos 15% nao se apegue muito a ela porque cada conjunto de motor cambio diferencial e semi arvores ira apresentar diferentes valores de inercia carga bombeamento e fricçao que resultam em diferentes resistencias a rolagem resultantes mas um fato e inegavel o enorme eixo carda somado a conversao de 90 graus da rota do torque que e feita no diferencial traseiro custa muita energia geralmente quase o dobro de um carro de traçao dianteira que tem uma conexao muito mais direta entre o motor e o diferencial que no topo disso nao precisa fazer conversao de eixos pois recebe o torque do cambio e do motor ja na transversal bem ignore o gol bolinha e algumas outras exceçoes distribuindo o diretamente as semi arvores e tudo mais compacto e leve o cambio recuado e o carda tambem deixam o tunel central muito maior e mais alto num carro de traçao traseira ou integral mas isso nao importa tanto para este papo nao e mesmo mas importa descobrir o que acontece quando voce erra o punta tacco naquela freada no fim da reta as rodas traseiras travam e o carro atravessa de lado na hora a unica coisa que voce pode fazer pra salvar o bicho de uma panca e pisar na embreagem para desconectar a transmissao e tentar se manter fora dos muros num carro de traçao dianteira um punta tacco bem feito ou mal feito pouca diferença faz para a dinamica do carro tudo bem para o cambio o papo nao e bem assim alias este e outro ponto existe muito senso comum sobre como salvar um carro de traçao traseira de um sobre esterço nao nao e so contra esterçar e acelerar o que da meu caro num traçao dianteira isso pode resolver na maioria das situaçoes pois ele e capaz de produzir uma aceleraçao angular mais dramatica por aplicar o torque nas mesmas rodas que esterçam e que nao sao as rodas sem aderencia num sobre esterço mas num traçao traseira e necessario muito mais julgamento e sensibilidade sim voce viu la em cima que a aceleraçao transfere peso para tras e que isso faz aumentar as areas de contato dos pneus traseiros mas pra isso acontecer de forma efetiva voce precisa conseguir transferir este torque pro asfalto lembre se que num sobre esterço os pneus ja estao passando do limite de aderencia outra coisa pneus dianteiros esterçam traseiros tracionam correto num carro com diferencial autoblocante ha tambem a aceleraçao angular produzida pela roda traseira externa a curva que faz o carro querer girar no proprio eixo no cenario ideal o acelerador vira o controle de guinada e o volante e o moderador que vai controlar o raio da derrapagem so que na pratica errar a dose encontrar a aderencia subitamente quando o volante estiver contra esterçado e rodar para o lado oposto e extremamente comum especialmente em carro com entre eixos curto alias esta e outra limitaçao dinamica de carros com traçao traseira a estabilidade direcional em relaçao a proporçao de entre eixos nao e preciso destracionar para sentir este efeito quem ja acelerou forte um puma gtb preparado sabe que a partir de dada velocidade quando a sustentaçao aerodinamica faz os pneus perderem um pouco de carga a traseira começa a mandar mensagens indecentes ao seu labirinto numa curva de alta isso e fatal pois nao ha torque no motor capaz de fazer a traseira assentar e por isso que quase nao existem hot hatches de traçao traseira voce vai falar do bmw serie 1 mas o entre eixos de 2 69 m e apenas 1 cm menor do que um honda civic um citroen ds3 tem 2 46 m e com isso temos um pequeno teaser do por que voce nao deve subestimar os esportivos de traçao dianteira mais do que isso sim eles podem ser mais emocionantes que muitos carros de traçao traseira cujo maior calcanhar de aquiles voces ja leram em nosso post pilotagem na chuva porque os carros de traçao dianteira e integral levam vantagem como comentei no inicio o eixo motriz e apenas um dos ingredientes que faz um carro ser um esportivo de gente grande e nao e indispensavel nao se apegue tanto aos powerslides que voce ve no youtube
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