salve salve povo gearhead meu nome e renan santos sou engenheiro mecanico por formaçao e projetista de ar condicionado por profissao sou de sao paulo e tenho 25 anos sempre fui apaixonado por tudo que envolva engrenagens motores ou qualquer outra coisa ligada a engenharia mas tenho um apreço especial pelos carros — sentimento que me levou a decidir a carreira que iria seguir em minha vida desde os 11 anos de idade sempre fui fa de carros antigos principalmente hot rods e carros grandes como o ford landau assim que tirei minha habilitaçao decidi que teria um carro antigo pensava em algo como opala maverick e ate um landau conversando com meu pai em 2009 epoca de estudante logo a grana estava curta ele decidiu me ajudar a comprar um carro uma bela noite ao chegar do trabalho e durante o jantar ele simplesmente me diz comprei aquele corcel parado na outra rua e como um passe de magica o bom humor da minha mae sumiu e o silencio imperou por quase uma hora apos o silencio veio a briga entre os dois devido a nova aquisiçao e durou mais de uma semana fiquei feliz por ter meu primeiro carro porem nao me lembrava de qual carro se tratava mas sabia que era algo marrom parado na rua proxima voce nao possui um project car o project car que possui voce como nao lembrava do carro era corri para o computador e fui pesquisar um pouco sobre o mais novo integrante da familia descobri que se tratava de um pequeno carro da ford cuja produçao se deu inicio no final da decada de 60 inicialmente o projeto era uma parceria entre a willys overland e a renault juntas estavam desenvolvendo o projeto m de carro medio que em outros paises sobre a marca francesa deu origem ao renault r12 a versao tupiniquim desse projeto surgiu devido a compra da willys pela ford em 1967 lançado inicialmente como um seda de quatro portas com motor 1 3 de 68 cv depois viria a versao duas portas a esportiva gt xp com o motor 1 4 de 85 cv motor o qual foi adotado em toda a linha tempos depois com carburador simples e 75 cv a adoçao do nome gt ao inves do gt xp mas mantendo a potencia e a versao station wagon belina ele trouxe algumas novidades como sistema de arrefecimento selado e coluna de direçao bipartida traçao dianteira e a estrutura era monobloco como nos dkw vemag porem de construçao mais moderna renault r12 convenhamos que a versao tupiniquim e bem mais agradavel admito que quando vi tais informaçoes meio que torci o nariz nao foi um caso de amor a primeira vista mas o carrinho tinha potencial e estilo classico passado todo o inicio da confusao em um sabado meu pai decidiu pegar o carro e deixar no estacionamento do armazem onde ele trabalha por questoes de segurança ele saiu para pegar o carro que estava algumas casas de distancia da minha e dentro de casa eu escutava ele tentando fazer o carro pegar e tentando subir uma pequena ladeira com ele sai para espera lo chegar com o carro e irmos ate onde ele ficara guardado la veio ele com aquele carro marrom que parecia ter sido pintado com tinta spray e na verdade tinha sido mesmo uma barulheira devido o escapamento furado e uma fumaça azulada do motor queimando oleo fiquei ali parado na frente de casa e pensando no que eu fui me meter mas contente por ter meu carro antigo como sempre quis e melhor ainda como presente do meu pai um fato de que nunca vou me esquecer sera do vizinho passar e falar com tom ironico e de deboche que belo carro seu pai foi te comprar dei aquela risada meio sem graça e deixei pra la entrei no carro do lado do passageiro com meu pai me dizendo que ele ia levar o carro porque eu nao saberia dirigir ele meio cabisbaixo por nao poder dirigir meu carro apenas concordei e sentei no banco do carona o interior estava sujo de poeira coloquei o cinto de segurança e nem percebi que ele tinha sujado minha camiseta abri a janela tirando a chave de fenda que segurava o vidro e como nao tinha visto nenhuma chave no contato perguntei como se ligava aquele carro meu pai me explicou da mesma forma que o antigo dono o havia ensinado voce aciona esse interruptor e aperta esse botao aqui começamos a rir e ele brincou por mil reais voce queria o que e la fomos nos da regiao da penha na capital sao paulo ate a cidade de guarulhos/sp fui percebendo como o carro era e como mesmo com o motor queimando oleo ele ainda tinha um torque consideravel pra andar pelas subidas do caminho tambem aprendi que devagar se vai longe primeira foto ainda timida e de baixa resoluçao enquanto deixava o carro e aguentava todas as risadas e piadas possiveis devido a situaçao so conseguia pensar em uma coisa o que eu iria fazer com esse carro acabei por fazer a seguinte divisao restauraçao deixar o carro integro e em condiçoes de se rodar no dia a dia e poder ate pegar estrada as vezes performance modificar o motor ou trocar para um mais potente personalizaçao instalar som personalizado e outras perfumarias mas sempre deixando o visual como o de fabrica inicio da fase 1 em 2009 com o passar do tempo fui me apegando mais ao carro devido a todo o processo de funilaria pintura estofamento e eletrica e toda a dor de cabeça gerada durante o processo processo que envolveu tres funileiros diferentes tres eletricistas um estofamento que devera ser refeito em breve e muita dor de cabeça cheguei ao ponto de troca lo por um gol bolinha verde mas acabei pegando o corcel de volta devido a falta de pagamento e mantive os dois carros a troca que no final veio para somar tambem fui amadurecendo a ideia fugindo do cronograma com a compra de algumas peças apos o termino da restauraçao e inicio da convivencia com o carro fui notando algumas caracteristicas do corcel o fato de acender os farois sozinhos pegar de primeira apenas quando queria e travar o cinto da minha noiva e so liberar apos uma conversa renderam um nome christine sim o nome e um cliche devido ao filme mas caiu perfeitamente com a personalidade forte do carro embora muitos dos defeitos tenham sido resolvidos ela ainda continua com uma personalidade forte a corcel com temperamento forte e que vive de tpm o texto foi meio longo mas nos proximos posts irei detalhar mais todo o processo de restauraçao luta para conseguir as peças e dores de cabeça com quem ja mexeu no carro e tudo mais que ocorreu para chegar ao ponto que estou agora com um projeto quase no fim enquanto isso vou deixar um teaser de como esta o carro atualmente entre as fases dois e tres ate o proximo post pessoal [gallery link= file columns= 4 ids= 37763 37764 37766 37767 ] por renan santos project cars #172
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