no nosso guia de como preparar sua viagem para nurburgring ressaltei a importancia de se possivel tentar fazer esta trip com amigos ter alguem para dividir os receios e emoçoes de acelerar no autodromo mais desafiador e perigoso do mundo faz muita diferença isso sem mencionar que as opçoes de lazer fora a pista que so abre a partir das 17 30 para as tourist laps sao relativamente limitadas ha tempos eu rodrigo mora que hoje trabalha na folha de sao paulo e rafael paschoalin o unico brasileiro a ter competido na ilha de man tentamos sincronizar nossas agendas mas infelizmente nao foi possivel ja estava conformado a encarar o desafio de nurburgring sozinho quando descobri que dois amigos marcio murta e ricardo pagianotto estariam comigo nos tres primeiros dias desta aventura uma enorme coincidencia dupla que deixou o começo da viagem muito mais animador a foto abaixo foi tirada dentro da torre do castelo de nurburg eu pedi para que eles escrevessem algumas linhas sobre a curtiçao da viagem e a experiencia de pilotar em nurburgring e e o que voces verao neste post cicatriz do bem por marcio murta algumas experiencias sao tao intensas mas tao intensas que ficam marcadas no nosso cerebro como uma cicatriz pra sempre eu ja cai de uma parede de escalada vaso ruim nao quebra tive um calculo renal ja perdi o ponto de frenagem em um autodromo lembro dessas sensaçoes catastroficas como se fosse ontem felizmente nosso cerebro tambem e capaz de registrar coisas boas para o resto de nossas vidas ja faz um mes que voltei de nurburgring nordschleife por exemplo e nao passei um dia sem lembrar com uma dose estremecedora de emoçao de toda a experiencia no inferno verde e ainda me enrolo ao tentar colocar isso em palavras verdade seja dia minha experiencia nos 20 832 m do templo dos templos como passei a chamar tinha de tudo pra ser catastrofica apesar de sempre ter entendido respeitado e assistido uma serie de videos do local dirigi virtualmente no nordschleife por apenas cinco horas de treino no simulador de um amigo meu o andre moutte para piorar apesar de entusiasta minha experiencia em pista e baixa e a cereja do bolo e que eu tenho uma tendencia natural a buscar os limites quando estou em um autodromo e um balanço delicado quando falamos da pista mais dificil do mundo ou em outras palavras a receita para dar merda para piorar para os meus tres dias de pista aluguei tres carros diferentes renault twingo rs renault clio cup e toyota gt 86 nessa ordem e fiz somente quatro voltas em cada — tudo por conta da grana cujo nivel estava mais baixo que o reservatorio da cantareira pouca quilometragem para tentar entender a dinamica de cada modelo e mais importante aprender a pista — hoje eu lavaria pratos em um restaurante para pagar oito voltas em cada veiculo no minimo [youtube id= mp0agdsv0g8 width= 620 height= 349 ] como e dirigir em nurburgring nordschleife e do caralho e nenhuma palavra pode descrever o que voce sente no peito ao entrar la — no maximo ajudam a dar uma ideia o inferno verde era amedrontador quando eu o olhava pelo do lado de fora um tesao quando estava no traçado e me sentia um insano toda vez que deixa a pista na minha 12ª e ultima volta no templo dos templos registrei 9 16 no gps da omp a bordo de um toyota gt 86 encarei o tempo como um trofeu em funçao de tudo que citei mais acima mas essa viagem contou com um ingrediente extremamente especial — tornando a experiencia dez vezes mais fodastica do que eu imaginava ja nao bastasse a oportunidade de realizar um sonho por coincidencia do destino estive em nurburg justamente em parte do periodo que um dos maiores jornalistas do setor o juliano barata estava la e alem de compartilhar o passeio com um dos maiores gearheads que conheço tive a oportunidade de conhecer duas pessoas extraordinarias o ricardo amigo do barata que havia combinado de encontra lo la e a viktoria sua namorada pessoal extremamente do bem na mesma vibe fazendo palhaçada falando de carro passeando juntos e curtindo aquele momento mesmo quando todos estavam em silencio — momento raro esse o nordschleife e um perigoso paraiso e nada melhor do que encara lo com um punhado de amigos batismo de fogo por ricardo pagianotto fala galera do flatout como voces leram tive o privilegio de encontrar o juliano e o marcio murta nessa minha ultima ida a nurburg e como se nao bastasse ainda tive a honra de ser convidado a relatar a minha experiencia nessa viagem incrivel certamente depois dos posts fodasticos que relatam exatamente como e a atmosfera e a experiencia de dirigir na nordschleife nao sobra muita coisa pra contribuir mas vamos la bom antes de começar queria dizer que hoje tenho 27 anos e sou gearhead desde criancinha apesar disso como ninguem da minha familia compartilha essa paixao com a minha intensidade ate eu conseguir o meu primeiro carro acabei nao tendo muita vivencia com o mundo automotivo infelizmente ou seja quase tudo o que eu aprendi sobre carros e pilotagem veio de revistas videogames e internet sou um legitimo representante da geraçao gran turismo e foi justamente nesse jogo que eu tive o meu primeiro contato com nurburgring todo mundo que ja jogou la tem o sonho de algum dia visitar o inferno verde e eu nao sou nenhuma exceçao mas a primeira oportunidade de concretizar esse sonho veio para mim ha quatro anos na epoca em que eu morava na alemanha um grande amigo meu e bastante conhecido por quem acompanha o site aqui o fotografo fabio aro veio me visitar e aproveitamos para fazer essa loucura lembro exatamente do sentimento de chegar na cidade como na epoca eu nao conhecia ninguem que ja tivesse ido ate la cheguei completamente desnorteado nao sabia onde era a entrada do circuito como funcionava e ainda assim nao pude evitar de ficar absolutamente maravilhado com tudo o que estava acontecendo um dos restaurantes em que fizemos nossas refeiçoes pra chegar no nordschleife e so continuar seguindo esta avenida a hauptstrasse so que essa desorientaçao era o menor dos meus problemas eu estava mais preocupado por nunca ter pilotado em circuito antes sim fiz exatamente aquilo que o juliano todo mundo que ja andou la e eu atualmente diriam para nao fazer por sorte o carro que alugamos nao era la muito potente uma perua bmw 318i e91 e mesmo assim foi a coisa mais aterrorizante que eu fiz na minha vida ate entao o circuito nao deixa relaxar por nem um segundo por mais que ja se tenha decorado o traçado de tanto jogar simuladores e assistir videos nao ha nada que te prepare o suficiente para o impacto do ao vivo e a cores mas quando se acaba a volta e a adrenalina abaixa vem uma sensaçao extrema indescritivel e insuperavel de extase e logo se quer voltar para fazer mais uma a nordschleife tem uma caracteristica unica entre os autodromos do mundo que e a sua extensao como o circuito e tao grande e tecnico e muito dificil de fazer uma volta perfeita por outro lado as voltas nunca se tornam repetitivas e absurdamente viciante de la pra ca ja foram oito visitas a nurburg pilotei todo tipo de carro que se possa imaginar a lista vai desde um mercedes classe e coupe automatico que rachou o disco de freio no meio da volta passa por um clio rs e um m3 e92 preparados e tem ate um tiguan turbodiesel manual dei mais de 50 voltas na nordschleife alem de mais 15 voltas de carona e 4 sessoes na gp strecke metade disso tudo na chuva fui com amigos sozinho e em uma das vezes ate com a minha familia sim gearheads meu pai e minha mae tambem ja foram forçados a andar na nordschleife d e fora isso ja pilotei alguns carros animais em outros autodromos o que penso melhorou consideravelmente a minha tocada [youtube id= cpxcldehwhe width= 620 height= 349 ] minha primeira volta e a primeira da vida do barata no carona desta ultima viagem com a perua bmw 320xi sport agora chegar em nurburg ja e um pouco familiar mas mesmo depois disso tudo os sentimentos de deslumbramento nervoso e ansiedade da primeira vez nao diminuiram nem um pouquinho nessa ultima visita foi uma sorte muito grande bater as datas com o juliano e o murta e sempre muito boa a viagem quando se tem gente para compartilhar a experiencia foram dois dias regados de boa comida cerveja carros por obvio tempo no asfalto e mais importante risadas e companheirismo o tempo inteiro fora que ainda filei mais duas voltas de carona em carros animais o gt86 e o 370z e com direito a uma caminhada noturna no asfalto essa certamente foi uma viagem inesquecivel e realmente um sonho conhecer nurburg para quem tiver a chance de verdade va em frente vale a pena cada centavo litro de gasolina e jogos de pneus confira a lista das reportagens do especial nurburgring nordschleife missao nurburgring nordschleife dez dias tres carros e o flatout no templo nurburgring nordschleife o guia definitivo para voce planejar a sua viagem nurburgring nordschleife o começo da jornada eu o nissan 370z e o nurburgring nordschleife pela primeira vez na vida overdose de carporn os carros que aceleram no nurburgring nordschleife começando a pegar intimidade no nurburgring nordschleife com o bmw 125i as lojas de nurburgring de torradeiras a sapatilhas do nordschleife tres amigos duas coincidencias e nurburgring nordschleife extase e terror o audi r8 e nurburgring nordschleife quando senti o arrepio da morte de perto conheça os arredores de nurburgring a bordo do audi r8 conheça o castelo de nurburg nurburgring nordschleife quanto que um simulador pode te ajudar sudschleife explorando as fantasmagoricas ruinas do traçado perdido como pilotar no nurburgring nordschleife sem se matar nem decepcionar o cronometro nurburgring nordschleife guia de viagem atualizado o museu de nurburgring nordschleife ring werk nurburgring nordschleife consideraçoes finais
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.