ola pessoal do flatout meu nome e alexandre kossowski e a partir de hoje vou contar a historia e a preparaçao do motumbo meu fiesta zetec 2 0 antes de começar a contar a historia do motumbo precisamos contar um pouco da historia dos tres amigos alexandre daniel e lauro e de seu projeto um fiesta mk3 1995 originalmente com motor endura 1 3 que foi transformado num carro para track day e provas de hot lap alexandre ja e um velho conhecido do extinto jalopnik seu antigo carro um ka 1 0 turbo prata com rodas brancas e teto preto causou certo rebuliço entre amantes da marca e modelo do carro assim como provocou injurias entre os haters usava o carro no dia a dia e em track days mas andar no dia a dia com carro turbinado nao e tarefa facil para o coraçao daniel ja era conhecido da turma dos fords mesmo tendo uma quedinha pelo grupo psa fez algumas alteraçoes em um ka em casa mesmo como instalar um kit supercharger em um ka 1 0 e mais tarde fez swap para um rocam 1 6 preparado para competiçao tudo da forma mais rustica possivel em sua garagem lauro esse e outro fordista conta a lenda que nas antigas ele tinha um ka xr que achou melhor trocar por um astra 2 0 mas se arrependeu vendeu e comprou outro ka xr que recebeu comando cabeçote e gerenciamento eletronico da hardware [gallery columns= 5 link= file ids= 40115 40116 40117 40118 40119 ] todos eles usavam seus carros no dia a dia nas pistas nos track days e foi ai que perceberam que o melhor que poderiam fazer seria comprar um carro exclusivo para tal fim um track car mas os custos seriam altos para cada um arcar um projeto desses e entao surgiu a ideia de se juntar e montar um carro em sociedade foi nesse ponto que as provas de amizade começaram a ganhar cada vez mais força cada um ja possuia alguns equipamentos que poderiam ser instalados no track car como freios wilwood do ka do alexandre gerenciador hardware do lauro e a mao de obra do daniel começaram as pesquisas e por intermedio de um amigo localizaram um fiesta 1995 com motorizaçao endura 1 3 que estava parado os tres foram ver o carro e ele apresentava estar muito bom de lataria para um carro daquela epoca negociaram e levaram o carro de guincho para a grafica do alexandre pois la havia espaço suficiente para o desmonte chegando la ja estavam na espera diversos outros amigos que ajudaram no desmonte do interior no qual levou menos de um dia [gallery columns= 5 link= file ids= 40123 40129 40128 40125 40124 ] uma curiosidade e que este fiesta veio com ar condicionado de fabrica; e na sua plaqueta de identificaçao afirma que completo pesa 740 kg com o desmonte do interior e peças que nao farao diferença estimamos que ele tenha atingido uns 680 kg que ainda sera verificado com o carro desmontado foi hora de arrancar as rodas de 13 polegadas com pneus xing ling e instalar as rodas 15 com pneus slick que ja eram usados no ka turbo de alexandre as ideias iniciais apontavam para apenas instalar o kit turbo do ka do alexandre no motor 1 3 e aproveitar esse setup ate quando aguentar afinal era a ideia mais barata e de resultados mais rapidos o fiesta ja oficialmente batizado de motumbo começou a pregar as primeiras peças nos donos o motor nao dava sinais de que iria funcionar e apesar de todo o esforço envolvido estava claro que deveriam partir para outro plano entao decidiram desmontar o motor para avaliar melhor a situaçao agora com o carro totalmente desmontado enquanto ainda esperavam descobrir qual seria o diagnostico do motor o motumbo foi levado para receber uma rollcage especialmente feita para ele no desmonte dos vidros foi constatada uma trinca no parabrisa que acabou substituido por um novo [gallery columns= 5 link= file ids= 40134 40133 40132 40131 40138 40137 40139 40141 40142 40140 ] ao retornar da solda dos canos da rollcage novamente os amigos dos tres se reuniram e ajudaram a pintar os tubos de branco para dar mais contraste com a cor do carro na secagem foi instalado o par de bancos concha sparco provenientes de uma l200 de rally os bancos fazem par com um conjunto de cintos de quatro pontos da lico para a segurança do piloto e passageiro nesta etapa decidiram e adquiriram a nova motorizaçao e iniciaram o processo de pesquisa para a instalaçao agora era hora do motumbo receber seu conjunto de peças que melhoraria sua experiencia ao volante era a hora de instalar as coilover h&r com regulagem de altura e pressao e um conjunto de freios nas quatro rodas sendo que o conjunto original dianteiro foi parar no eixo traseiro enquanto o eixo dianteiro recebia as pinças de quatro pistoes da wilwood as buchas originais tambem foram trocadas por buchas confeccionadas sob medida em pu [gallery columns= 4 link= file ids= 40147 40148 40145 40146 ] por fim foi realizada a instalaçao de um novo motor um zetec 2 0 16v proveniente de um ford mondeo com alta taxa de compressao gerenciador eletronico da hardware car e toda parte eletrica nova por incrivel que pareça esse motor entrou como uma luva no pequeno cofre do fiesta usaram um suporte de motor original do escort zetec 1 8 com um espaçador feito em pu tornando este um dos swaps mais baratos que ja se foi presenciado ate mesmo o cambio original do carro encaixou no novo motor sem qualquer adaptaçao com isso foi possivel preservar as semi eixos originais e toda a fixaçao da caixa de cambio tudo como veio de fabrica [gallery link= file ids= 40149 40150 40151 ] o carro ganhou mais alguns detalhes de acabamento como volante lotse guarniçoes das portas adesivagem e cambao depois dessas modifiçoes ele parecia estar pronto para seu primeiro desafio friends trackday de cascavel realizado na pascoa de 2014 porem como o carro ainda nao havia sido testado ainda precisava de alguns acertos de injeçao ajustes de freio e suspensao esses ajustes eram coisas a serem feitas na pista e foi nas primeiras voltas do sabado chuvoso que o alexandre perdeu o controle do motumbo numa aquaplanagem no meio da reta oposta ele acabou colidindo com o muro mas felizmente foram apenas danos materiais e por maiores que foram os esforços para trazer o carro de voltas as pistas a brincadeira havia terminado ali [gallery columns= 4 link= file ids= 40153 40154 40156 40157 ] mas esse nao foi o fim do sonho no proximo capitulo contarei como foi feita a reconstruçao do carro ate la por alexandre kossowski project cars #175
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