a historia do lancer evo como voces tem acompanhado no canal rest in power e envolvente empolgante e verdadeira esculpida com graxa gasolina e suor a cada recorde batido nas pistas no rali wrc e nas ruas contudo se e fato que um stradivarius ou um steinway nao tocam sozinhos um carro tambem precisa de uma pessoa para ser vivido e transformado em historia e sobre esta relaçao entre homens e seus lancer evo que falaremos hoje reunimos tres brasileiros com tres tipos totalmente diferentes de lancer evo cassius f e seu chocante evo v rs de rali que ja pertenceu a equipe oficial da mitsubishi ralliart brasil rodrigo c r e seu evo x de rua e o campeao da categoria lancer cup de 2013 bruno mesquita a bordo de seu lancer rs em comum alem do evo esta o fato de todos serem fascinados pela pratica do track day por sinal rodrigo viaja por muitos quilometros para correr no velo citta e de serem cada um a sua forma figuras importantes na cena brasileira dos lan evo como muitos outros que certamente mostraremos para voces em breve vamos la fazendo do sonho a realidade e o dia a dia fa do rali wrc ha muitos anos rodrigo c r 39 se apaixonou pelo evo acompanhando os anos dourados das conquistas de tommi makinen mas nunca teve condiçoes para comprar um carro esporte por muito tempo andou por ai de peugeot 206 ficou quatro anos sem carro e decidiu manter essa situaçao por opçao sempre fui apaixonado por carros bons mas ao mesmo tempo pagar 80 mil num hatch medio por exemplo nao me fazia sentido esse jejum acabou lhe rendendo algumas economias a situaçao financeira foi melhorando mas em especial repentinamente surgiu a oportunidade de realizar o seu sonho bem eu estava na minha mas a chance apareceu de repente dai foi tudo meio na loucura quando me dei conta estava dentro de um evo o meu quando foi para a sua garagem o evo x 2011/2012 tinha apenas mil quilometros rodados e estava todo original inclusive ainda estava na garantia sem experiencia com um carro tao potente ele começou a pesquisar sobre cursos e locais nos quais pudesse aprender a pilotar o seu evo a soluçao estava em casa mesmo quando comprei o carro nao sabia que a mitsubishi oferecia toda essa estrutura e dai eu acabei fazendo o racing experience curso de pilotagem de um dia descobri o autodromo velo citta e o evo day em todas as etapas da lancer cup realizadas no local os donos de evo podem acelerar em um track day exclusivo para eles dividido em tres baterias de meia hora dai nao teve jeito eu tinha de trazer o meu proprio evo para acelerar nesse autodromo desde entao faço isso sempre que posso o detalhe e que rodrigo vem de muito longe para viver essa experiencia residente em belo horizonte ele viaja mais de 520 quilometros com o evo x so para chegar ao velo citta com direito a carregar as rodas enkei do evo gsr com pneus slicks no porta malas e no habitaculo e depois de um dia inteiro acelerando ele volta rodando mais ainda durante a semana la esta o evo x servindo a rodrigo como transporte diario levando o a cidades no interior de minas gerais ele e o meu unico carro uso o no trabalho para viajar e passear com minha mulher e para pilotar no autodromo e nunca me deixou na mao cheguei ate ao ponto de ir de bh para o velo citta acelerar no evo day ir a noite para piracicaba e pilota lo no track day no ecpa no domingo e mais fiz o melhor tempo dos carros de rua e voltei para belo horizonte na sequencia no mesmo dia por muito tempo este evo x rodou com mecanica toda original depois com a ajuda de kim um fa de lan evo muito envolvido com o modelo e conhecido no meio ele acabou fazendo uma serie de upgrades na speciallizer e um fine tuning com o xandy/rs nao fiz nada extremo especialmente porque queria manter a relaçao entre potencia e aderencia proporcional a original o motor foi convertido ao etanol ate pela dificuldade de se encontrar gasolina podium no interior de mg bicos e bomba foram trocados escape redimensionado novo intercooler filtro de baixa restriçao e a ecu foi remapeada estimo a potencia em aproximadamente 370 cv adicionei um radiador para o cambio instalei amortecedores bilstein revalvulados pelo john mueller buchas assimetricas para dar mais caster e por fim discos e pinças da girodisc quem experimenta o mundo da preparaçao geralmente entra numa bola de neve sem fim por isso perguntamos a rodrigo quais seriam as proximas mods nenhuma eu atingi o ponto que sempre idealizei para este evo se for alem disso ele vai ficar com mais pegada de carro de pista ou de fim de semana so que eu o uso todos os dias vale dizer que rodrigo como muitos de nossos leitores e praticamente do automobilismo virtual e a hora que eu relaxo e esqueço da vida acelero no assetto corsa seu carro favorito e o alfa romeo 155 dtm e no iracing ajuda muito na hora de encarar o autodromo de verdade a desenhar o traçado a realizar o trail braking ainda que haja algumas diferenças especialmente em relaçao ao comportamento dos freios para ele falta apenas um sonho a ser realizado pilotar em spa francorchamps seu autodromo favorito e em nurburgring li todo o guia do flatout do inferno verde me empolguei e se tudo der certo ate o fim do ano consigo transformar este outro sonho em realidade o primeiro campeao da historia da lancer cup ha cerca de duas decadas bruno mesquita 34 era mais um adolescente de 14 anos que ingressava no mundo do automobilismo por meio do kartismo profissional mas como muitos o sonho acabou sendo interrompido pela limitaçao de orçamento apesar de pequenos em tamanho uma temporada de kart chega facilmente aos seis digitos mesmo para quem usa estruturas mais simples mas a gasolina ja estava em suas veias sempre me mantive por perto de tudo o que envolvesse carros por volta de 2005 comecei a fazer track days com um audi s3 meu primeiro contato com um carro de turismo num autodromo acabei me empolgando com a pratica e cheguei ate a fazer curso de pilotagem para ter a carteirinha da cba muito mais por paixao do que por razao com o passar do tempo mesquita foi cultivando amizades no meio e a grande alavanca acabou sendo o evo x que ele comprou em 2010 eu mal tinha comprado o carro e ja desci para curitiba para participar da primeira ediçao da subida da montanha de campo largo e fiquei em primeiro com um carro quase todo original incluindo os pneus foto conrado saltini via gpta desde entao bruno se envolveu bastante com o modelo e organizou o primeiro grupo independente de proprietarios o lancer evo brasil que culminou num encontro em 2012 que reuniu 23 evo do vii ao x as fotos desse encontro acabaram chegando a mitsubishi dando inicio a uma relaçao de proximidade que o levaria a realizaçao de seu sonho nas pistas depois daquele encontro acabei fazendo o lancer experience conheci toda a turma e recebi o convite para participar das duas provas inaugurais da lancer cup realizadas no fim de 2012 sem validade de campeonato foram corridas quase secretas sem divulgaçao fiquei muito feliz pois logo de cara ja estreei no podio recorda graças aos bons resultados mesquita conseguiu apoio para participar da lancer cup em 2013 quando todos os carros do grid eram o lancer r com cambio manual com bons resultados e regularidade na pontuaçao bruno sagrou se como o campeao da primeira temporada da historia da categoria em 2014 ja na nova categoria lancer rs terminou em quarto ele continua amante dos track days mas hoje faz mais o trabalho de coach ensinando novatos a pegar a manha da tocada e do traçado nos autodromos do que efetivamente participando como piloto e qual a grande diferença de uma corrida para o track day entre varias coisas mais aparentes como a pressao da largada e a disputa por espaço no track day e voce que faz o seu momento e decide a hora de arriscar se deu certo beleza se nao tem sempre a proxima volta na corrida nao tem isso voce fica exposto a varias situaçoes de tomadas de decisoes e de apostas e voce precisa acertar naquele instante senao seu resultado e prejudicado no todo na temporada 2015 a lancer cup ira sair pela primeira vez do velo citta com etapas realizadas em goiania 19 e 20 de junho interlagos 21 e 22 de agosto e taruma 2 e 3 de outubro pra mim e tudo novidade exceto interlagos onde acelerei em alguns track days eu nunca estive nos autodromos de goiania e taruma espero conseguir trazer bons resultados mas mais do que isso aprender bastante por la afirmou preservando o legado da velocidade quando cassius f 44 entra na cabine de seu evo v rs todos em volta esperam o momento magico da partida do 2 0 turbinado de aproximadamente 450 cv a razao e simples o motor sob o capo de aluminio nao e um 4g63 comum muito menos o carro que exala agressividade por todos os seus poros este evo v rs foi um veiculo oficial de competiçao da equipe mitsubishi ralliart que competiu nos campeonatos brasileiro e sul americano e como todo carro de rali e emplacado para rodar nas ruas com categoria cor em vez de pas no documento mas muito antes de chegar a este ponto a historia de cassius com os evo começa como a de muitos por aqui nos games e simuladores depois de algum tempo acelerando no playstation decidiu materializar o virtual em 2007 comprou um lancer evo viii 2004 carro que mantem ate hoje quase todo original de upgrades apenas um jogo de coil overs escapamento redimensionado filtro esportivo e capo de fibra de carbono ja participei de varios track days com ele tambem e nunca tive um problema mecanico sequer apenas manutençao basica e emoçao na pista afirma empolgado e o evo v de rali como essa historia começou este veiculo era de um rapaz conhecido aqui entre o pessoal dos evo ele estava parado ha muito tempo decidi fazer uma proposta e levei ele pra casa como e um carro de rali ele ja passou por muitas e boas e continua ai acelerando como nunca um tanque muita aderencia muita potencia e eletrizante para dirigir na pista e perfeito para track days se voce der no acelerador com vontade o bicho vem na diagonal deslizando de lado cantando pneu em quase todas as marchas mas sempre controlavel pura diversao brinquedo de gente grande gustavo fernandes mecanico atualmente por hobby e que da uma força a cassius especialmente na programaçao da ecu listou alguns dos upgrades deste monstro na parte de powertrain miolo todo forjado bielas eagle pistoes j e turbina td06 20g big carcaça original do evo mas com rotor maior gerando entre 1 2 e 1 4 bar de pressao downpipe tomei intercooler turboxs injeçao motec m48 miolo todo forjado regulador de pressao de combustivel 1 1 spa duas bombas de gti com catch tank toda a linha de combustivel etanol com conexoes an6 e an8 flauta de combustivel redimensionada bico siemens de 80 lb e cambio e diferenciais autoblocantes lsd da mitsubishi ralliart tarmac spec a cereja do bolo do conjunto dinamico sao os amortecedores coil over proflex tarmac rally 65mm regulaveis de acordo com cassius um jogo novo destes pode sair por ate 14 mil euros com reservatorio externo e arruelas para ajuste de cambagem alem disso pinças e discos ventilados brembo pastilhas hawk kit de caster sob medida e claro as famosas rodas peso pena enkei rpf1 18 x 9 5 calçando slicks yokohama a005 este evo v rs como todo veiculo de competiçao possui gaiola toda na especificaçao fia e e aliviado policarbonato no lugar dos vidros portas e tampa traseira de fibra de vidro e aluminio no capo e nos para lamas estes ultimos originais do evo v de rua cassius quer fazer apenas dois upgrades freios maiores com maior resistencia ao fading e um pequeno ajuste de cambagem que devera ser introduzido ja no proximo evo day estando a bordo de uma das maiores lendas do rali o evo v de rali foi o campeao do wrc em 1998 realmente nao se pode querer muito mais galeria fotos extras dos ensaios [gallery columns= 5 link= file ids= 53185 53186 53187 53188 53189 53190 53191 53192 53193 53194 53195 53196 53197 53198 53199 53200 53201 53202 53203 orderby= rand ]
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