trigger warning vou soar excessivamente como um velhinho balançando sua bengala para o ceu nesta materia nao se preocupem sei muito bem que tudo muda e quando muda temos que nos adaptar a esta nova situaçao e nao tentar ignorar sei mais que isso sei que ha mais anos para tras do que para frente na minha vida entao este mundo nao e mais o meu e de meus filhos e de voces jovens adultos e adultos o mundo de hoje afinal tem muita coisa boa tambem spotify e waze vem logo a cabeça como exemplo facil coisas que me ajudam muito ja na categoria de indispensaveis no meu carro por exemplo a popularizaçao de alta potencia e estabilidade irretocavel em todo carro tambem especialmente para quem lembra como era andar de opala diplomata de quatro cilindros ou fusca 1200 e dkw mas por outro lado ter vivido o passado me mostra exatamente o que perdemos nao e nostalgia e fato sempre conto uma historia para provar este ponto o de que perdemos muito indubitavelmente essa historia diz respeito ao cinema [caption id= attachment_375298 align= aligncenter width= 999 ] dkw vemag quatro marchas na coluna tres lugares na frente e a segurança do painel acolchoado [/caption] quando era criança ia no cinema com amigos toda semana com o dinheiro que economizava de conduçao e lanche era barato sobrava ate para pipoca tambem quando entravamos no teatro eram dois ou tres trailers de filme e começava a sessao de verdade se alguem fazia barulho ou incomodava o lanterninha vinha e advertia; se repetia ele colocava o meliante para fora do cinema pipoca caiu no chao alguem derrubou coca cola na sessao seguinte tudo limpo e brilhante ja foi no cinema ultimamente vamos esquecer o preço absurdo e a baixa qualidade dos filmes por um instante nao ha mais lanterninha se alguem estiver te incomodando voce se deu mal nao ha mais para quem reclamar; ou aguenta ou vai embora voce mesmo mas mesmo se de sorte de cinema vazio ainda vai ter que esperar meia hora de propaganda anuncios de segurança e outras baboseiras passando na tela propaganda nao paguei ja caro para ver um filme [caption id= attachment_375299 align= aligncenter width= 999 ] lanterninha lembro deles com uniforme [/caption] e no final do filme apesar de ser totalmente a favor de cada um limpar sua propria sujeira o fato e que antes nao precisava funcionarias alegres e barulhentas entravam e rapidinho deixavam o teatro limpinho de novo isso custa dinheiro mas e um serviço prestado legal mas nao existe mais ate onde sei; talvez no fim do dia nas melhores casas sim o futuro nao se mostrou a utopia que se esperava podemos ter ganho algumas coisas mas a lista do que perdemos e visivel e clara para quem quiser enxergar e o pior cego e o que nao quer ver os opalas fuscas e dkw’s que mencionei como lentos de doer tambem mostram isso lentos sim mas todos eles distintos carismaticos divertidos mas mais importante cada um deles uma experiencia nova e diferente ao volante hoje parece tudo igual atras do volante pudessemos dirigir vendados seria quase impossivel distinguir um do outro definitivamente nao era assim com opala fusca e dkw [caption id= attachment_375300 align= aligncenter width= 999 ] discovery 3 lugares [/caption] mas chega de divagaçao randomica o assunto hoje nao e a ruina do mundo moderno nem muito menos as reclamaçoes de my own defective self o assunto e uma noticia no minimo inusitada o terceiro passageiro da primeira fileira nos carros aquele do meio esta voltando a chevrolet nos eua adicionou uma opçao de banco central dianteiro para o tahoe e o suburban 2025; a land rover oferece um assento rebativel no centro da primeira fileira do discovery; e a hyundai ate exibiu uma opçao de tres lugares na frente para o recem redesenhado palisade na coreia do sul e um fenomeno curioso pois o carro moderno nao parece pronto para ele ja vamos falar sobre isso mas antes se me permitem deixe me contar historias de tempos melhores onde o banco dianteiro era um sofa sem divisao para seus ocupantes o sofa dianteiro o sofa dianteiro sempre foi a soluçao mais simples e logica para os bancos dianteiros mas em competiçao logo apareceu a necessidade de algo que segurasse o piloto em seu lugar ainda mais se lembrarmos que cinto de segurança nao existia na epoca os bancos e os braços e pernas dos ocupantes os seguravam em seus lugares [caption id= attachment_375303 align= aligncenter width= 999 ] parecem feitos de balde cortado[/caption] os bancos dianteiros separados em ingles sao chamados de bucket que significa balde a origem desse termo e prosaica os primeiros bancos individuais de competiçao criados para manter o piloto no lugar eram baixos com laterais de metal acolchoados parecia um balde cortado para o formato de um banco dai os tais bucket seats [caption id= attachment_375304 align= aligncenter width= 999 ] mercer raceabout 1910 individuais e com laterais[/caption] seu uso entao se pode imaginar se manteve em competiçao e um ou outro carro esporte por muito tempo nos anos 1950 o sofa dianteiro era quase universal; para ajudar a seleçao das marchas seja em cambio manual ou automatico foi para uma alavanca na coluna de direçao o freio de estacionamento virou um pedal extra uma alavanca ou um cabo de guarda chuva que se puxava debaixo do painel o espaço para um ocupante no meio na frente era totalmente livre nos eua onde os carros eram baixos e largos virou algo altamente desejavel alem de lugar para mais um ocupante era tambem sensacional para a melhor das atividades humanas o romance com cambio automatico ou mesmo manual com motor grande que raramente pede troca de marcha o parceiro ou parceira podia ficar encostado no motorista e este podia colocar seu braço ao seu redor genial outra coisa sensacional que me faz ainda ter saudade desses carros o ambiente que se fazia no carro com grande area envidraçada e nenhum encosto de cabeça alem de uma posiçao ergonomica de sofa e nao de carro de corrida fazia com que todo mundo engajasse em conversas e brincadeiras como se todos estivessem numa sala que diferença do mundo de hoje onde todos entao dentro de seus bancos escondidos dos vizinhos e ocupados com suas proprias telas com escostos de cabeça modernos o banco traseiro so se escuta nunca se ve antes eramos vamos dizer assim todos intimos [caption id= attachment_375307 align= aligncenter width= 999 ] saudades de opala 3 marchas[/caption] esses interiores eram claro uma temeridade em termos de segurança passiva meu avo albert hanser um alemao que veio ao brasil antes da guerra fugindo do nazismo adorava chevrolets e principalmente opalas de cambio manual de 3 marchas na coluna em 1981 comprou um 4 portas de tres marchas e 4 cilindros ja com o painel novo de plastico e uma incrivel novidade motor quatro cilindros movido a alcool combustivel [caption id= attachment_375306 align= aligncenter width= 999 ] o morcego negro 3 marchas[/caption] essa preferencia de meu avo se transferiu por duas geraçoes depois dele eu e meu pai adoramos opalas tres marchas o meu cupe preto 74 preparado o infame morcego negro era 3 marchas por mais incongruente que pareça ah que delicia era pessoalmente tendo sido criado com opalas onde o acionalmento desse cambio manual na coluna era sensacional sou pirado nisso no opala sao so tres marchas mas existiu aqui dkw s com quatro e ate alfa romeo fnm com cinco marchas na coluna [caption id= attachment_375308 align= aligncenter width= 999 ] fnm 5 marchas na coluna [/caption] mas conto do 81 a alcool 3 marchas em especifico todos os opalas de meu avo foram 3 marchas e ate ali seis cilindros por uma historia que ilustra um dos problemas de segurança passiva do ocupante central uma vez estava eu com 14 anos e um primo de 8 anos com meu avo na frente do opala sem cinto claro indo comprar papel para fazer pipa com meu avo nas ferias escolares o mais novo no meio como era tambem praxe estavamos todos rindo alegres quando uma freada brusca nao fez nada para mim ou meu avo mas jogou o meu priminho direto de cara no painel do opala numa pancada forte de verdade meu primo nao chorou homem nao chorava entao e ele segurou legal meu avo se desesperou parou o carro e foi direto olhar o garoto se tinha se machucado ele balançava a cabeça dizendo que estava tudo bem ate que com outra brincadeira de meu avo ele abre um sorriso meu avo fechou a cara e voltou para casa o dente da frente estava quebrado fazendo uma janela engraçadissima na frente mas infelizmente a minha tia nao achou graça nenhuma mas podia ter sido pior e ilustra bem o problema aqui ainda assim eu proponho que problema mesmo e ficar sem cinto e sem estrutura e projeto adequado do veiculo; nao exatamente a posiçao central ate airbag chegou a ser montado no meio em carros ou o airbag de passageiro aumentado para cobrir o passageiro do meio tambem furgoes de carga sao assim ate hoje nao o fim do sofa tem a ver com segurança sim mas ativa bancos ficaram com mais apoio lateral apoios de cabeça e ficaram maiores por isso com laterais pronunciadas fica dificil ter espaço para mais um banco central; so em carro bem largo ha custo tambem mais um airbag sempre e caro um custo que pode ser diminuido se permitindo so dois na frente e cinto de tres pontos retratil para o ocupante central e um problema de custo e desenho que foi eliminado tambem ainda mais que todos os cintos tem pre tensionador hoje outra carga pirotecnica bomba que aperta o cinto antes do impacto maior e custa caro pacas ha tambem o caso sociologico nos anos 1970/1980 todo mundo queria ser veloz esportivo piloto meio como todos querem parecer aventureiros com suv e picape hoje o banco individual com alavanca no console central bonitao era essencial para passar esta imagem mesmo num carro nada esportivo e esta volta atual ao ocupante dianteiro central como sera os bancos dianteiros de tres lugares disponiveis no defender foram inspirados no layout dos land rovers originais e estao disponiveis desde o lançamento embora tenha sido inspirado em modelos classicos o assento jump foi concebido para os clientes de hoje e oferece enorme flexibilidade seja fornecendo um assento extra ou quando nao estiver em uso um pratico console central dobravel com porta copos integrados disse a land rover no para a road & track [caption id= attachment_375310 align= aligncenter width= 999 ] land rover discovery[/caption] engenheiros da land rover disseram tambem para a publicaçao que a segurança continua sendo uma prioridade para esses passageiros do assento do meio com cintos de segurança adequados e testes de colisao feitos para garantir que todos os ocupantes permaneçam dentro das tolerancias aceitaveis claro mas sinceramente nao me anima hoje e um banco extra apenas uma flexibilidade a mais e um apertado pacas ainda por cima claramente menos confortavel nada de aninhar com a esposa ali claramente nao o banco bench antigo o sofazao tirava todas as divisoes entre seu ocupantes para que pudessemos ficar juntos de verdade num ambiente claro com grande visibilidade para fora e para dentro do carro um ambiente gregario e leve que devemos lembrar especialmente nesta epoca de natal e muito melhor sim segurança e importante mas este e mais um caso que me mostra claramente o que abandonamos por causa dela alegria convivencia e cuca fresca sem medo de morrer; ja que como nos lembra o aniversariante do natal morrer e o destino de todos e a unica certeza nao sabemos quando a morte vem so que vira sem duvida ate la vamos viver entao ne
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