voce que acompanha o flatout sabe que 2024 e o ano em que a porsche esta comemorando o aniversario de 50 anos do 911 turbo parece incrivel que ja faz meio seculo do seu lançamento mas e verdade com seu rabo de baleia rodas enormes atras e potencia de doze cilindros num carro de seis cilindros o turbo original mudou tudo e um icone que merece a festa https //flatout com br/porsche 930 o turbo/ ja contamos aqui como apareceram os primeiros 911 turbo em 1973 mas e interessante notar tambem que o 911 turbo original o fazedor de viuvas com traçao traseira e cambio manual somente terminou a exatos trinta anos sim em 1994 o ultimo 911 turbo de traçao traseira saiu da fabrica ok quase todo 911 hoje tem um turbocompressor e existem carros de traçao traseira assim mas eles nao sao o turbo com letra maiuscula o topo da linha tem turbo mas nao sao turbo confuso bem vindo a 2024 https //flatout com br/o primeiro porsche 911 turbo esta de volta/ o fato e que realmente e o fim de uma era ha o antes da geraçao 964 turbo corrente de 1990 a 1994 e ha o depois de 1994 o de geraçao 993 em diante que e outra coisa mais civilizada e menos maluco apesar de claro ser mais rapido a escalada de potencia e capacidade dinamica continuou [caption id= attachment_363661 align= aligncenter width= 999 ] 911 turbo 930 1986 cinco marchas e 3 3 litros[/caption] sao diferentes o turbo e hoje o gt da linha extremamente potente e veloz mas construido para conforto segurança e imperturbabilidade um carro sensacional para ser usado em toda situaçao tranquilamente nao entenda mal mas nao e mais o carro que era antes dificil de domar que famosamente plotava maneiras de matar seu dono todo dia de noite na garagem a besta fera fora domada [caption id= attachment_363657 align= aligncenter width= 999 ] o 911 turbo 964 [/caption] este ultimo de traçao traseira o 964 turbo e algo sui generis tambem e e mais por esta historia diferente e quase acidental que vamos hoje dele o aniversario e so a desculpa que precisavamos para isso some a isso o fato de que se os boatos estiverem certos o turbo rwd manual pode voltar e e definitivamente a hora de lembrarmos de como ele acabou porsche em 1988 durante os anos 1980 como sabemos a porsche desistiu de substituir o 911 pelo 928 e 924/944 carros de motor dianteiro e transeixo traseiro e decidiu evoluir indefinidamente o seu carro mais conhecido o primeiro resultado disso foi o incrivel 959 um supercarro ainda baseado no 911 cabine vidros interior ainda era tudo de 1968 ligeiramente modernizado mas que mostrava que nao existia limite superior para o desempenho do 911 [caption id= attachment_363658 align= aligncenter width= 999 ] o porsche 959 911 vira supercarro[/caption] o segundo resultado visivel foi o 964 com mais um face lift e traçao nas quatro rodas opcional alem de um novo motor arrefecido a ar de 3 6 litros twin plug mais potente foi um sucesso tremendo o 993 que o sucedeu era uma evoluçao mais um facelift mais potencia do 3 6 litro e nova suspensao traseira multilink [caption id= attachment_363659 align= aligncenter width= 999 ] o 964 carrera 4 de 1990 3 6 litros e traçao nas quatro rodas[/caption] legal mas entao por que cargas d’agua o carro mais potente da linha 964 tinha ainda o motor antigo de 3 3 litros so uma vela por cilindro e um turbocompressor so e traçao so nas duas rodas traseiras teve gente que o definiu como o antigo 930 mas com o face lift do 964; uma maldade mas compreensivel o carro foi visto entao como algo esquisito e estranhamente arcaico por que engraçado voce perguntar ia mesmo explicar isso agora o 964 turbo o motivo principal de se requentar o powertrain antigo para o novo carro e simples acabou o dinheiro da porsche a empresa cancelou o projeto do real 911 turbo de 1990 que se chamaria 969 numero de projeto 965 quando ele estava pronto praticamente com ferramentais pagos e funcionando e 16 prototipos construidos [caption id= attachment_363660 align= aligncenter width= 999 ] o modelo do 969 no estilo[/caption] era para ser uma versao de produçao seriada do 959 3 5 litros com cabeçotes dohc/24 valvulas arrefecidos a liquido como o 959; dois turbos e 370 cv era para ter tambem traçao integral e um opcional que so apareceria muito mais tarde um cambio de dupla embreagem dct a porsche inventou o sistema mas por causa do cancelamento do 969 em 1988 nao foi a primeira a colocar num carro de rua; essa honra e da vw https //flatout com br/embreagem dupla para as massas os 20 anos do golf r32/ antes de ser cancelado mais uma opçao foi estudada para o 969 devido ao alto custo de desenvolvimento de seu novo motor usar o v8 de formula indy da porsche aumentado de 2 85 litros para 3 5 ou 4 2 litros tambem um v6 derivado dele faria parte deste programa deslocando de 2 6 a 3 2 litros mas em dezembro de 1988 todas as opçoes foram apresentadas ao conselho que decidiu o impensavel cancelou se tudo [caption id= attachment_363663 align= aligncenter width= 999 ] 911 turbo 964 3 3 1990[/caption] por sorte os entusiastas ajudaram a salvar o turbo fritz bezner um dos engenheiros responsaveis pela linha 911 percebeu ja em outubro de 1988 que o 969 ia ser muito provavelmente cancelado; decidiu começar a trabalhar em opçoes baratinhas para continuar com o turbo sem contar a ninguem claro sabia que o problema ia terminar nele mesmo; so estava se adiantando [caption id= attachment_363664 align= aligncenter width= 999 ] motor antigo repaginado para os anos 1990 o 3 3 litros[/caption] tempo era essencial entao bezner pegou a versao sportkit do 930 turbo para trabalhar este motor nao tinha catalizador e nao atendia emissoes nos eua por exemplo maior mercado da empresa entao mas esta unidade de 3 3 litros dava saudaveis 330 cv e era duravel e validado pela porsche se conseguisse modifica lo para atender emissoes sem reduzir a potencia ou reduzir pouco ela era uma opçao interessante [caption id= attachment_363665 align= aligncenter width= 999 ] molas helicoidais diferenciam o chassi 964; na tradiçao do modelo o turbo fica encostado no parachoque traseiro e ha muita coisa acontecendo la atras [/caption] o programa que determinou novos escapamentos e admissao deu muito certo e rapido o primeiro motor testado ja deu 320 cv mais demorado seria a carroceria entre design e industrializaçao o 964 turbo o nome oficial continuaria 911 turbo so poderia ser lançado em outubro de 1990 [caption id= attachment_363666 align= aligncenter width= 999 ] airbag e novidade no turbo tambem[/caption] o motor final mantinha os mesmos 3 3 litros 3299 cm³ 97 x 74 4 mm mas tinha taxa aumentada para 7 1 e mantinha ate a antiga injeçao k jetronic uma nova injeçao digital daria melhores resultados mas de novo tempo era o problema o intercooler era 1/3 maior porem e o novo escape incorporava catalizador; na verdade ate o wastegate tinha seu pequeno catalizadorzinho em miniatura mesmo com todos esses equipamentos era apenas perto de 6 kg mais pesado aos 275 kg com 10 7 psi de pressao na admissao dava 320 cv a 5750 rpm e 45 9 mkgf a 4500 rpm o motor era seguro ate 6900 rpm e vinha com o mesmo cambio do carro anterior um transeixo de cinco marchas manual mas com relaçoes mais longas para ajudar a passar em emissoes a traçao era so traseira baseado no 964 o chassi tinha bitolas aumentadas e rodas maiores; o carro ficou mais pesado que seu antecessor muito por isso e a nova potencia mais alta o peso de 1470 kg era nada menos que 136 kg a mais que seu antecessor; a traseira era mais pesada tambem aos 61 9% do total rodas maiores eram necessarias entao aro 17 com sete polegadas de largura na frente e nove atras com pneus 205/50 e 255/40 frente/tras barras estabilizadoras maiores e 21% a mais de carga nas molas traseiras foram as modificaçoes de chassi em relaçao ao 964 carrera 2 onde foi baseado os freios receberam um booster hidraulico e abs; os discos dianteiros sao de 928 e os traseiros discos dianteiros do 944 os resultados de testes independentes mostravam porem que apesar de nada sofisticado e moderno o novo 911 turbo era de qualquer forma bem serio em desempenho uma revista alema chegou a cronometrar o carro a 275 km/h mesmo com a aerodinamica ultrapassada a car and driver americana fez o 0 96 km/h em 4 4 segundos e o 0 160 km/h em pouco mais de dez segundos numeros que ainda impressionam trinta anos depois mas o mais interessante aqui e que o carro na verdade algo de 1974 apenas aperfeiçoado era diferente de tudo em sua epoca continuava algo realmente que precisava ser pilotado para ser seguro com seu bias traseiro forte turbo lag e muita força disse a car and driver e um carro bem intenso nas curvas balançando e se contorcendo como se desejasse visitar uma vala ou barranco um animal desobediente e agressivo tentando se soltar da coleira nem que tenha que quebrar seu proprio pescoço para conseguir se livrar dela uma metafora sensacional que define totalmente o antigo 911 turbo 964 e seus antecessores mas pilotos habeis o adoravam disse o campeao danny sullivan na road and track num teste de varios carros esporte caros perguntado sobre qual levaria para casa teria que ser o 911 turbo ele nao fez nada de realmente maligno fez tudo muito bem na verdade freia bem funciona bem nao tem muito subesterço nao tem muito sobresterço isso foi o que mais me impressionou eu nunca consegui colocar ele de lado; o carro coloca a potencia no chao muito bem parece mais rigido que o ultimo 930 e nao tem tanta rolagem palavras de alguem que sabe pilotar de verdade; eu tenho certeza que sem forçar muito colocava ele no mato traseira primeiro [caption id= attachment_363680 align= aligncenter width= 999 ] 911 turbo s 3 3[/caption] na alemanha onde entao os limites de emissao eram menos restritivos havia a opçao x33 um motor preparado individualmente com um pouco mais de pressao comando mais agressivo e 355 cv alois ruf conseguia ate 360 cv e colocava este motor na carroceria mais leve e menos larga do carrera 2 normal [caption id= attachment_363681 align= aligncenter width= 999 ] um s com interior personalizado[/caption] em 1992 aparecia o turbo s neste carro a porsche retirava os airbags vidros eletricos bancos eletricos ar condicionado trava central eletrica limpador do vidro traseiro e a direçao hidraulica uma economia de nada menos que 190 5 kg para um total de 1280 kg la atras debaixo do rabo de baleia valvulas maiores turbo maior 11 3 psi de pressao e 381 cv a 6000 rpm ainda mais cheio de lag ainda mais feroz depois que o turbo o acende uma revista alema disse que o carro era uma erupçao primal de violencia pura chegava a 300 km/h e apesar disso era docil como um golf ate 3000 rpm depois disso um furacao aparece [caption id= attachment_363678 align= aligncenter width= 999 ] o turbo 3 6[/caption] no fim de 1992 mais uma novidade o turbo 3 6 nao nao era o mais moderno motor do carrera 2 com turbo; era mais uma evoluçao do antigo motor incluindo a arcaica injeçao k jetronic e um so turbo com a parte de baixo crankcase e cilindros do novo motor ainda assim com varias melhorias o ganho foi impressionante 360 cv a 5500 rpm e 52 9 mkgf a 4200 rpm flexibilidade e o que melhorou realmente muito bem como resposta do turbo a apenas 2500 rpm o motor ja dava mais torque que o primeiro motor oferecido no modelo 49 mkgf tambem a rotaçoes mais altas que a potencia maxima a queda era pequena 350 cv ainda eram disponiveis a 6000 rpm o motor cortava a 6600 rpm os freios permaneceram os mesmos mas com calipers e pastilhas de maior area; as rodas aumentaram para aro 18 com 8 polegadas de largura na frente e 10 polegadas atras; pneus 225/40 na frente e 265/35 atras a suspensao foi toda recalibrada novamente e o peso voltou aos 1470 kg; um carro totalmente equipado claro no começo de 1994 ainda foram fabricados 28 dos 3 6 turbo ate que fosse substituido pelo novo 993 turbo com traçao nas quatro rodas e outro chassi uma virtual esticada do conceito original de 1974 o 964 turbo e por isso mesmo genial o ultimo dos 911 turbo de verdade como o nome diferente do carro que deveria ser lançado em seu lugar o 969 mostra e definitivamente o ultimo de sua especie hoje meio esquecido por seu pedigree vira lata de tapa buraco temporario so deve subir de valor eu quero um e certamente nao sou o unico; coisas assim sempre sobem de preço
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