os programas com o trio clarkson hammond e may juntos como tudo neste mundo tambem vao acabar ja temos ate data para isso dia 13 de setembro quando vai ao ar o derradeiro episodio do the grand tour inteligentemente nomeado one for the road no episodio os tres viajam para o zimbabue em tres carros que sempre quiseram ter um lancia beta montecarlo para jeremy clarkson um ford capri de 3 litros para richard hammond e finalmente um triumph stag para james may nos aqui do flatout somos fas incondicionais do trio como acredito a maioria de voces entao vamos aproveitar esta ultima chance e este ultimo programa inedito deles da melhor forma que pudermos e uma forma de fazer isso e mergulhar de cabeça nos detalhes deste ultimo programa em antecipaçao a sua estreia dia 13 uma forma de fazer isso e passar pelos tres carros pouca gente aqui no brasil os conhece de verdade entao faz sentido fora que nos da oportunidade de falar um pouco sobre o apresentador que o escolheu tambem hoje começamos com james may e o seu triumph stag mkii na cor vinho escuro pode ficar tranquilo que ate o dia 13 passamos pelos outros dois carros; afinal de contas serao os ultimos carros dirigidos pelos 3 no programa coisa importante ainda que so para maniacos como nos captain slow nao estava na primeira temporada do top gear renovado em 2002 bom teve participaçao no antigo top gear no seu fim em 1999 o primeiro carro que avaliou entao foi um reles toyota starlet na sua estreia no novo top gear na segunda temporada em 2003 mostra como o programa mudava liderado por clarkson fazia uma avaliaçao do mais barato bentley que existe o seu proprio bentley t2 clarkson o apresentou como a blithering idiot primeiro de milhoes de insultos que seriam trocados pelos dois durante os anos o bentley t2 foi o primeiro; o triumph stag e o ultimo dois v8 ingleses obscuros https //www youtube com/watch v=p0ee_ct5 jy no trailer do ultimo episodio may ao volante do carro pronuncia um staaaag meio como o famoso bordao jaaag de clarkson um stag e bem um veado mas stag o veado e na verdade o nome ingles para o macho da especie dos cervos os deer ; nao e termo pejorativo chulo para o homossexualismo masculino como e no portugues brasileiro; e ao contrario sinonimo de virilidade masculina heterossexual a brincadeira e nesse sentido; um nome engraçadissimo de carro visto de hoje algo que so podia ter saido dos anos 1970 [caption id= attachment_368897 align= aligncenter width= 999 ] may e o staaaaag[/caption] e o triumph stag e um carro dos anos 1970; apareceu em 1970 e acabou em 1978 james may hoje com 61 anos de idade era um adolescente dos anos 1970; e claro que o carro um sucesso somente na inglaterra o marcou profundamente estamos ate o fim da vida tentando fazer as vontades de uma criança de 13 anos que nao existe mais afinal de contas parece facil adivinhar os motivos da escolha e o que e o triumph stag ultimo carro que dirigira no programa nao vamos nos enganar; mudou o nome de top gear para the grand tour mas e a mesma coisa engraçado voce perguntar; ia mesmo contar essa historia agora o triumph stag o stag e um produto da british leyland o conglomerado que reuniu toda a industria de grande porte inglesa em 1968 foi formada pela compra pela leyland da bmc a leyland uma fabrica basicamente de caminhoes ja era dona da rover e land rover claro triumph e alvis; por seu lado a bmc era dona da austin morris jaguar mg riley wolseley e vanden plas o resultado e um gigante industrial cheio de produtos que concorriam entre si e um milhao de pequenas fabricas antigas e ultrapassadas em seus metodos consolidaçao pareceria o caminho para algo assim; na verdade num clima politico dificil com mais greves que produçao se tornou uma bagunça incompreensivel praticamente faliu em 1975 quando o governo tornou tudo estatal para salvar empregos nos anos 1980 seria privatizado com a criaçao do rover group e a venda da jaguar [caption id= attachment_368896 align= aligncenter width= 999 ] o seda triumph 2000 1963[/caption] a british leyland era um emaranhado insoluvel onde a triumph se inseria mas a historia do stag começa um pouco antes disso em 1965 a marca tinha um contrato e uma otima relaçao de trabalho com a michelotti italiana; o carrozzieri basicamente funcionava como o departamento de estilo da triumph [caption id= attachment_368895 align= aligncenter width= 999 ] a perua 2500pi 1971[/caption] a michelotti tinha desenhado o seda grande da marca o triumph 2000 lançado em 1963; o carro vinha com o pequeno seis em linha ohv da marca sobre quem ja falamos aqui; originalmente um motor de 1 6 litro cresceu para dois litros neste carro e no futuro cresceria de novo para 2 5 litros no tr6 e numa evoluçao do seda 2000 o 2500pi https //flatout com br/motores lendarios o minusculo seis em linha da triumph/ pois bem ao preparar o primeiro face lift do seda 2000 que se tornaria o mk2 de 1969 a michelotti por conta propria prepara um carro especial para mostrar para a triumph um conversivel duas portas baseado no seda o engenheiro chefe da triumph entao harry webster gostou tanto dele que comprou o carro da michelotti na hora e o enviou para a fabrica na inglaterra o carro ia ser apresentado no estande da michelotti no salao do automovel de turim de 1966 mas por isso nunca foi [caption id= attachment_368870 align= aligncenter width= 999 ] o prototipo michelotti[/caption] o que aconteceu e que virou um projeto novo o stag e um conceito delicioso um triumph para o cara cuja familia em crescimento o impedia de ter mais um esportivo tr de dois lugares era como um mercedes benz sl pela metade do preço; e com um maravilhoso e minusculo v8 que girava alto e com um barulho delicioso mas seu apelido triumph snag problema obstaculo vem de seu fracasso comercial; e o azar de ser um produto da pior fase da british layland tornando o carro pouco confiavel em projeto e execuçao que acabou com ele logo apos o começo do projeto a triumph acaba dentro da bl na mesma divisao da rover e da jaguar; com isso ganha um novo engenheiro chefe ninguem menos que o pai do range rover charles spencer spen king https //flatout com br/a simplicidade do primeiro range rover/ o carro acaba com entre eixos menor e sem compartilhar uma so peça de carroceria com o seda para começo de conversa tambem a historia do motor e uma pequena novela imagine que a triumph ja tinha um seis em linha de 2 5 litros injetado no tr6 que dava 152 cv a 5500 rpm e 23 mkgf a 3500 rpm a rover ali do lado um v8 ohv de aluminio ex buick de 3 5 litros e algo em torno de 140 cv a austin um seis em linha ohv de tres litros antigo de ferro fundido e uns 130 cv a jaguar tinha seis em linha dohc de 2 8 litros e 160 cv um cara poderia imaginar que o stag teria um desses motores ne [caption id= attachment_368892 align= aligncenter width= 999 ] o v8 do stag[/caption] nao foi desenvolvido um novo motor para ele um v8 criado a partir de dois 4 em linha deitados a 45° o motor desenvolvido pela triumph em conjunto com a saab para ser usado no triumph dolomite e no saab 99 inicialmente o motor teria 2 5 litros; spen king acaba na ultima hora decidindo que seria fraco demais e o aumenta para 3 litros o motor em si e algo bem interessante um sohc com bloco em ferro fundido e cabeçote de aluminio extremamente compacto e leve mesmo comparado ao pequeno rover v8 tambem era extremamente suave e girador para sua epoca chagando a 6500 rpm facilmente e suavemente e era para ser o substituto do seis em linha triumph; uma evoluçao na mesma cilindrada apenas o que explica sua potencia semelhante o v8 acaba deslocando 2997 cm³ a partir de uma geometria bem superquadrada 86 x 64 5 mm dava 145 cv a 5500 rpm e 23 5 mkgf a 3500 rpm o motor pesava o mesmo que o seis em linha; compare esses valores com os do tr6 mais acima e veja que a triumph estava literalmente trocando seis por meia duzia e pior; na empresa confusa e cheia de chefes brigando e funcionarios de greve o desenvolvimento do novo motor foi truncado e insuficiente o motor em produçao e famoso por superaquecer mesmo sem qualquer provocaçao por isso fez sucesso so na fria inglaterra provavelmente hoje soluçoes de radiadores maiores e outras modificaçoes no motor resolvem o problema; esperamos que o carro de may as tenha porque senao o carro era de qualquer forma interessantissimo apesar disso o v8 embora nao um monstro de potencia e gostoso e torcudo; e tem um barulho fenomenal o carro vem com barra targa; funçao do medo delas se tornarem obrigatorias nos eua mas sao dois tetos um de fibra de vidro para inverno completo com vidro traseiro aquecido e um conversivel que sumia atras dos bancos traseiros vinha com ar condicionado direçao assistida e vidros eletricos; raridades em 1970 seu ano de lançamento o painel de madeira era um luxo assim como era a lanterna de mapa no porta luvas o espaço no banco traseiro dava para adultos era um carro monobloco que media 4394 mm num entre eixos de 2540 mm; a suspensao dianteira era por colunas mcpherson e a traseira independente por braços arrastados tudo herdado do seda a direçao assistida era por pinhao e cremalheira e os freios a disco na frente e tambor atras os pneus eram largos para a epoca 185/70 r14 em rodas no caso do mkii de may de aluminio e cinco raios pesava 1300 kg o cambio era manual de quatro velocidades com uma overdrive opcional; ou automatico de tres velocidades este ultimo se provando a opçao mais popular neste carro caro o desempenho mesmo com o cambio manual nao era superlativo 0 100 km/h em torno dos 10 segundos e se equipado com overdrive ate 200 km/h de final nao era realmente um carro esporte e sim um gt para viagens a ritmo veloz; a suspensao era acertada para o conforto basicamente mas o nivel de acabamento o teto conversivel e o som poderoso do v8 o tornaram objeto de desejo na inglaterra dos anos 1970 um carro moderno e de conceito bem acertado; foram so seus problemas de qualidade que o condenaram ao fracasso em 1973 apareceria o mk2 com a maioria dos defeitos resolvidos e pequenas diferenças de estilo como emblemas pretos rodas novas e friso lateral mas era tarde para reverter a situaçao apesar disso na inglaterra muitos donos insistiram e trocavam seus stag quase todo ano; nao havia nada como ele em sua faixa de preço afinal de contas no total 17 757 carros foram vendidos no reino unido e 8 120 no resto do mundo o v8 acabou nunca substituindo o seis em linha dos sedas; se tornou um motor exclusivo do stag os motivos sao claros pelos seus problemas traumaticos de superaquecimento e posterior imagem de fraco; segundo pela marca triumph tambem estar em suas ultimas pernas; duraria ate 1980 apenas aumentado para 3 5 litros e com injeçao prototipos de sedas e peruas com v8 de 210 cv foram feitos e rodaram recebendo o nome provisorio de innsbruck v8 mas nao era para ser no fim
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