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Project Cars Project Cars #187

Trocando a pele: a nova cor e o envelopamento do meu Honda Civic Supercharger, o PC# 187

Olá, galera do FlatOut! Conforme falei no primeiro post meu sonho sempre foi ter um EM1 (Civic Si 99-00) e como não achei nenhum desse no Brasil até hoje. Por isso hoje vou mostrar como deixei o meu coupê mais parecido possível com um legítimo Si 99-00. Mas antes vamos fazer um breve comparativo entre os EJ8 (EX 96-00) e os EM1 (Si 99-00).

Para minimizar os custos de produção a Honda utiliza a mesma plataforma para os dois carros, apesar da motorização diferente. A carroceria, interior e acessórios são os mesmos para o EM1 e EJ8, por isso foi muito fácil “convertê-lo”. Veja por exemplo, o interior é igual mudando apenas o revestimento dos bancos, apoio de cabeça e velocímetro. Externamente, muda a grade frontal, aerofólio e alguns adesivos. A mecânica sim tem algumas diferenças consideráveis, como motor, braços da suspensão dianteira, barra estabilizadora traseira e freios a disco atrás.

Partindo desse ponto, percebi que seria muito fácil deixar o carro parecido com um Si 99-00, usando peças dos sedans nacionais 99-00.

 

De 96-98 para 99-00

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Quando comecei o projeto, tinha colocado em mente que essa parte só seria feita no final. Mas nem tudo acontece como planejamos, né? Em novembro de 2013 eu queria montar o charger, mas ainda faltava muita coisa e não tinha condições financeiras de comprar tudo o que faltava.

Para fazer essa conversão precisaria de várias peças e por isso comecei a pesquisar na interna peças usadas, porém originais Honda. As peças paralelas normalmente não dão um acabamento perfeito e exige muito tempo para alinha-las e mesmo assim não ficam 100%. O ideal seria achar uma frente completa, pois ai é certeza que encaixa 100% e fica alinhado.

Como nem tudo é perfeito, não consegui achar uma frente pronta e por isso comecei a pesquisar as peças separadas. Mas sempre sem muito interesse, pois não era prioridade para o projeto.

Um ponto importante é que eu sou meio obcecado pela cor azul. Meu primeiro carro (Escort 93) era azul, assim como o meu Civic Sedan 99, o VTI 95 e queria que o coupe também fosse azul. Ai um dia, navegando pela internet deparei com essa foto.

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Fiquei imediatamente apaixonado pelo azul fosco metalizado deste Focus e pesquisando pela internet descobri que esse carro havia sido montado em uma loja, próxima ao meu trabalho. No mesmo dia fui lá conferir o valor para envelopar o Nego. Se soubesse não deveria ter ido com tanta sede ao pote.

Chegando na loja, mostrei a foto falei do carro e como todo cliente empolgado cometi o erro de demonstrar muito interesse. Bom o resultado foi que a loja me cobrou R$ 5.000 para envelopar o carro. Isso mesmo CINCO MIL.

Após sair extremamente bravo com o alto valor cobrado resolvi que iria pesquisar o preço desse adesivo, pois não era possível que ele custa-se tão caro. Após algumas horas de procura, achei um anuncio no Mercado Livre, que vendi o adesivo por R$ 19 o metro. Sabia que não era o mesmo adesivo mas a marca parecia boa e reconhecida em buscas pelo google. Arrisquei e comprei adesivo suficiente para o carro todo (conforme medidas passadas pelo vendedor).

 

Decepção e Surpresa

Quando o adesivo chegou para minha surpresa ele não era fosco metalizado. Era azul, era metalizado, mas era brilhante. Neste momento tive uma leve decepção, pois não ficaria exatamente igual ao focus da foto que havia achado na internet, mas mesmo assim resolvi arriscar e envelopar a grade que havia comprado para o face lift.

Mas antes, faltava um pequeno detalhe. Nunca havia feito isso antes e não tinha ferramentas para tal. Após comprar um soprador térmico, espátulas, estiletes e me preparar psicologicamente, envelopei a grade na sacada do meu apartamento mesmo. (Isso durante a madrugada)

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Imediatamente fiquei apaixonado pela cor e comecei a fazer outras peças para testar e não é que ficou bom?

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A busca pelas peças

Com o adesivo na mão não conseguia parar de imaginar o carro finalizado e por isso comecei uma busca desesperada por peças. Felizmente achei muita coisa boa e “barata” na Internet. Por exemplo os meus para-choques. Eu comprei o par por inacreditáveis R$ 150, pois eram de um senhor que havia batido o carro e estava vendendo algumas peças que sobraram do acidente. Com os para-choques estavam com a pintura horrível e precisariam de funilaria ele vendeu extremamente barato.

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Os para-lamas, não dei tanta sorte mas saíram a preço de peças paralelas novas. Capo e faróis fui obrigado a comprar paralelo novo, pois não achei nenhum usado em bom estado, mas no final das contas devo ter gasto uns R$ 1.500 em peças para a montagem.

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Felizmente consegui vender as peças que estavam no nego e acabou zerando esse valor. Afinal eram todas usadas, porém eram originais Honda e em perfeito estado.

Com tudo em mãos hora de começar o trabalho.

 

Adesivando o Coupe

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Não vou dizer que foi uma missão fácil, afinal de contas fiz 95% do processo sozinho. Mas existem pontos que você realmente precisa de outra pessoa para segurar o adesivo enquanto você vem colando ele no carro. Nesses momentos eu acabava pedindo ajuda para meus pais, irmã e até a esposa não escapou.

Foram longos quatro fins de semana, mas o resultado final realmente valeu a pena.

Como vocês podem ver o para-choque traseiro novo, alinhou perfeitamente no carro. E pelo jeito, valeu muito os R$ 75 que ele custou. Durante alguns dias meu carro esteve em dois tons até que finalmente ficou todo azul.

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A montagem da frente é muito simples e você precisa basicamente soltar e reapertar parafusos. Mas se alguém tiver interesse em ver no detalhe como monta cada peça, gravei esse vídeo para ensinar o pessoal e mostrar que não é nada complexo

E este foi o resultado final.

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Agora que o Nego tem cara de Si 99-00, hora de fazer ele andar melhor do que um Civic Si. E no próximo post falarei detalhadamento sobra ha montagem do charge, troca das bombas, correias, sistema de injeção de água, suspensão e muito mais.

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Apenas para deixar aquele gostinho de quero mais…

Por Leandro Garcia, Project Cars #187

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