preston tucker morreu ha quase 60 anos mas seu nome voltou a tona no universo automotivo nesta semana depois que supostos esboços de um carro que ele nunca conseguiu construir foram descobertos em um forum de internet quase sem querer este carro era o tucker carioca o modelo que preston tucker queria produzir no brasil dos anos 1950 as imagens foram descobertas meio ao acaso no forum de charadas e desafios automotivos autopuzzles um usuario da alemanha identificado pelo nome wendax publicou a foto abaixo no site desafiando os demais usuarios a descobrir o nome do carro depois de tres meses de tentativas de identificar o carro o autor do post revelou que o modelo deveria ser uma proposta de design para a studebaker feita por raymond loewy contudo ele publicou outros esboços e modelos de argila que seriam relacionados ao carro misterioso [gallery columns= 4 link= file ids= 24947 24946 24945 24944 ] acontece que os desenhos publicados pelo alemao se mostraram excessivamente parecidos com um outro carro esquecido o tucker carioca o carro que preston tucker estava tentando desenvolver quando morreu segundo wendax os esboços faziam parte de um lote de desenhos do designer raymond loewy para a studebaker que estava sendo leiloado online mas as semelhanças com o tucker carioca sao inegaveis especialmente comparando a imagem em 3/4 de frente o conceito estetico e praticamente o mesmo rodas destacadas da carroceria tres farois com um par sobre os para lamas e outro central e banco traseiro curvo a unica diferença e o balanço traseiro do carro do esboço que e bem mais longo que as projeçoes mais conhecidas do carioca — o que pode indicar que esta e uma versao inicial do futuro carro de tucker uma vez que foram feitos varios esboços apenas a titulo de anotaçao e visualizaçao da ideia do americano como conta o conde alexis de sakhnoffsky o designer do carioca embora eu nao concordasse inteiramente com preston a respeito do visual do carro preparei uma serie de rascunhos que ilustravam suas ideias e a partir deles preston selecionou o desenho final a projeçao que ficou mais famosa ainda e dificil dizer se estes esboços sao verdadeiros ou falsos contudo agora que eles apareceram para o mundo e importante investigar a verdade particularmente eles parecem bastante verdadeiros mas considerando todo o experimentalismo da epoca e possivel tambem que eles nao tenham relaçao alguma com o tucker carioca o tucker carioca surgiu depois que preston tucker foi absolvido dos tribunais americanos tudo o que lhe restara foi uma empresa falida uma reputaçao seriamente abalada e seu sonho de construir carros mas isso era bastante para uma historia tao interessante quanto intrigante que envolve ate mesmo o nascimento da industria automotiva brasileira ate a decada de 50 nao haviam fabricantes de carros no brasil havia as linhas de montagem que usavam peças importadas e projetos estrangeiros a produçao nacional era praticamente nula e para reverter a situaçao e estimular o crescimento da industria nacional incluindo ai os automoveis o governo do presidente getulio vargas criou a comissao de desenvolvimento industrial nomeando o entao almirante lucio meira como responsavel pela implementaçao da industria automobilistica em 1953 lucio meira e getulio vargas foram apresentados aos modelos vw que seriam produzidos no brasil seis anos mais tarde o almirante fez uma viagem aos estados unidos a procura de interessados em produzir carros no pais e preston tucker foi um dos executivos com quem lucio conversou com sua credibilidade totalmente destruida e desestimulado tucker sabia que seria dificil conseguir novos investidores nos eua no inicio de 1951 desembarcava no aeroporto do galeao no rio de janeiro apesar da reuniao nao e possivel saber o que realmente trouxe tucker ao brasil durante sua estada nos tropicos preston ja diagnosticado com cancer visitou o medico americano william koch que estudava um novo tratamento para a doença e vivia no brasil desde que foi acusado de charlatanismo em seu pais por tentar tratar tumores sem drogas ou radioterapia portanto ha quem diga que o tratamento dos pulmoes tenha sido o real motivo da viagem independente das razoes tucker gostou do que viu e visionario como era percebeu um futuro promissor num pais tao grande que estava em processo de desenvolvimento mas ainda nao tinha produçao automotiva local abriu um escritorio na rua mayrink veiga no centro do rio de janeiro no mesmo ano de volta aos eua tucker começou a projetar um novo carro tendo em mente os mercados emergentes e importante ressaltar que na epoca a europa ainda estava começando a recuperar se da guerra e o processo de motorizaçao dos paises afetados mal havia começado tucker imaginou inicialmente um taxi em que o banco dos passageiros seria voltado para a traseira do carro mas logo desistiu da ideia no começo de 1952 preston reuniu se com o designer alexis de sakhnoffski famoso no começo do seculo por seus projetos aerodinamicos e dali sairam as primeiras linhas do carro que seria chamado de carioca uma homenagem ao pais e a cidade onde tucker recomeçaria a construçao de seu sonho o carioca foi projetado para ser um carro produzido em massa e divertido de guiar para preston ele deveria ter um visual esportivo e um projeto inusitado com bom desempenho e preço acessivel a intençao era vende lo por menos de mil dolares na epoca com a possibilidade de vender o carro em kits os para lamas seriam como os de moto faceis de remover pois preston dizia que a sujeira acumulada no interior dos para lamas comuns poderia pesar ate cinco quilos o que afetaria o desempenho do carro os para lamas dianteiros moveriam se junto com as rodas como no projeto inicial do 48 torpedo ele tambem teria o conjunto de tres farois sendo um central mas ao contrario do seda torpedo o farol ciclope seria fixo por dentro acomodaria quatro ocupantes e o painel seria compacto com um unico instrumento agrupando o amperimetro indicador de nivel de combustivel velocimetro manometro do oleo e termometro do motor exatamente como o do torpedo preston conseguira salvar seu maquinario e ferramentas por isso o carioca seria construido com o maior numero possivel de peças ja existentes o motor permaneceria sobre o eixo traseiro mas em vez de um gigantesco flat 6 ele usaria um flat 4 de 100 cv que levaria o carro aos 160 km/h e permitiria percorrer ate 11 quilometros com um litro de gasolina o maior custo seria a produçao das chapas da carroceria algumas peças teriam que ser metalicas como o capo e a tampa do motor traseiro mas o restante poderia ser de fibra tucker recebeu boas propostas de fabricantes de trailers e ficou entusiasmado dizendo que se os compositos sao bons para a carroceria de trailers tambem podem ser bons para os carros pelos calculos de tucker ele precisava de nada menos que us$ 2 5 milhoes para produzir o carro uma fortuna para a epoca apesar disso ele nao precisou de muito esforço para encontrar interessados em bancar o projeto um dos mais entusiasmados era o ex governador paulista e candidato das eleiçoes presidenciais de 1955 adhemar de barros celebre pelo slogan rouba mas faz ele achava o carro ideal para sao paulo e ofereceu beneficios a tucker para construir sua fabrica na cidade contudo o americano disse que achou a terra da garoa fria e umida demais para viver na verdade a intençao futura de tucker era dar a volta por cima e voltar a carga contra seus inimigos de detroit a capa da ediçao de dezembro de 1955 da revista car life trazia estampada uma projeçao do carioca com os dizeres o novo carro secreto de preston tucker na entrevista tucker disse que tinha propostas para produzir seu novo carro em outros paises mas que daria preferencia aos eua ate que as possibilidades fossem esgotadas enquanto isso o recem eleito presidente juscelino kubitschek ofereceu a preston uma serie de incentivos fiscais para que o carioca fosse produzido por aqui mas o cancer de preston estava evoluindo e sua saude estava tao fragilizada que durante um voo para os eua tucker precisou receber oxigenio para auxiliar sua respiraçao em dezembro de 1956 preston tucker morreu de pneumonia decorrente de seu cancer seu amigo alex tremulis contudo declarou que a real causa da morte fora o coraçao partido e dificil senao impossivel dizer o que seria da industria automotiva brasileira se preston tivesse concretizado a segunda parte de seu sonho seus carros traziam soluçoes a frente de seu tempo que ficaram decadas esquecidas antes de serem efetivamente aplicadas aos carros produzidos em massa poderiamos realmente ter avançado 50 anos em cinco talvez preston tucker tenha sido o cara certo no momento errado ou talvez nao na decada seguinte outro projeto polemico e visionario o democrata causaria no brasil sensaçoes de jubilo e reaçoes contrarias de forma semelhante ao tucker nos eua ate ser enterrado na historia [ fotos kustorama/darcy vieira projeçoes ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.