foto darcy vieira preston tucker foi um visionario o homem que no fim da decada de 1940 quis enfrentar as gigantes de detroit com um carro muito mais moderno e seguro do que qualquer outra coisa que circulasse nas ruas na epoca o resultado foi o tucker 48 um dos automoveis mais inovadores ja feitos tao inovador na verdade que mostrou se inviavel e acabou levando preston tucker a ruina mas ele decidido a seguir com o sonho acabou vindo para o brasil onde pretendia fabricar um novo automovel o tucker carioca um esportivo que tinha visual de vanguarda e muito potencial para agradar aos entusiastas [gt40 content search= anos 50 widget= 1 ] preston tucker morreu de pneumonia causada por um cancer de pulmao em 1956 aos 53 anos de idade ele nunca pode colocar seu plano em pratica mas agora mais de seis decadas depois o tucker carioca pode finalmente se tornar realidade ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] conforme ja contamos no flatout o tucker 48 era um carro impressionante em diversos aspectos o problema e que seu desenvolvimento mostrou se tao demorado e dispendioso que preston tucker acabou criando uma situaçao desesperadora para si mesmo a ponto de ser processaro por fraude apenas 51 carros foram feitos entre 1948 e 1949 antes que a tucker cessasse suas atividades e o processo acabou arquivado mas preston tucker sabia que nao conseguiria se reerguer nos eua onde sua reputaçao estava manchada e assim ja no inicio de 1951 decidiu mudar de ares e veio para o brasil contamos a historia neste post mas aqui vai um refresco preston tucker na epoca ja havia sido diagnosticado com cancer de pulmao e estava bastante debilitado na epoca o almirante lucio meira nomeado pelo presidente getulio vargas como responsavel pela implementaçao da industria automotiva no brasil havia ido para os eua a procura de potenciais investidores e um deles foi preston tucker acredita se porem que uma das motivaçoes para a vinda de tucker ao brasil foi um tratamento experimental para seu cancer sem o uso de radioterapia ou remedios ainda que provavelmente verdade a respeito desta questao jamais possa ser esclarecida e fato que preston tucker realmente pretendia fabricar automoveis no brasil o tucker carioca foi concebido por preston e pelo projetista alexis de sakhnoffski famoso pelos carros aerodinamicos que desenhou no inicio do seculo 20 de certa forma ele ate lembrava o tucker 48 mas era um carro menor e de apelo esportivo como o leo contou no post que fizemos sobre o carioca e supostos esboços originais o carioca seria um carro muito mais simples que o tucker 48 porem igualmente inovador os para lamas seriam como os de moto faceis de remover pois preston dizia que a sujeira acumulada no interior dos para lamas comuns poderia pesar ate cinco quilos o que afetaria o desempenho do carro os para lamas dianteiros moveriam se junto com as rodas como no projeto inicial do 48 torpedo ele tambem teria o conjunto de tres farois sendo um central mas ao contrario do seda torpedo o farol ciclope seria fixo por dentro acomodaria quatro ocupantes e o painel seria compacto com um unico instrumento agrupando o amperimetro indicador de nivel de combustivel velocimetro manometro do oleo e termometro do motor exatamente como o do torpedo preston conseguira salvar seu maquinario e ferramentas por isso o carioca seria construido com o maior numero possivel de peças ja existentes o motor permaneceria sobre o eixo traseiro mas em vez de um gigantesco flat 6 ele usaria um flat 4 de 100 cv que levaria o carro aos 160 km/h e permitiria percorrer ate 11 quilometros com um litro de gasolina [gt40 content search= salvem as peruas widget= 1 ] preston tucker acreditava que no brasil poderia conquistar clientes que sonhavam com carros das tres grandes mas nao tinham condiçoes de compra los com os incentivos do presidente recem eleito juscelino kubitschek que era amigo pessoal de tucker a historia do carioca poderia ter sido diferente mas a morte de seu criador acabou enterrando qualquer possibilidade de isto acontecer agora porem o construtor de hot rods rob ida de nova jersey pretende realizar o sonho do tucker carioca para isto ele conta com o apoio e a ajuda de sean tucker bisneto de preston tucker e engenheiro automotivo ambos estao envolvidos com a ideia desde 2011 quando ainda existia o jalopnik brasil para se ter ideia apos envolver se em projetos de restauraçao de exemplares do tucker 48 rob ida parece estar pronto para levar adiante o projeto de construçao do tucker carioca desde o fim de novembro ele posta em suas redes sociais alguns insights do trabalho incluindo desenhos tecnicos pelo colega thom taylor para definir as dimensoes gerais os detalhes tecnicos do carro ainda nao foram definidos mas e quase certo que o tucker carioca utilizara um motor flat 4 franklin 4ac 199/o 200 de tres litros e 102 cv o que considerando que o peso previsto para o carioca era de menos de 900 kg nos soa apropriado para a proposta do carro rob ida e sean tucker so precisam encontrar um motor rob ida e seu pai bob trabalharam recentemente na fabricaçao de uma replica do tucker torpedo o conceito que deu origem ao tucker 48 utilizando desenhos e fotos como referencia e passando os dados para o computador atraves de programas como o cad e o solidworks agora o mesmo processo sera feito com o tucker carioca visualizar esta foto no instagram uma publicaçao compartilhada por rob ida @rob_ida em 28 de nov 2018 as 11 56 pst visualizar esta foto no instagram uma publicaçao compartilhada por rob ida @rob_ida em 27 de nov 2018 as 6 42 pst nao ha uma data prevista para a conclusao e ainda e muito tempo para falar em produçao em serie mesmo que limitada e provavel que o tucker carioca de rob ida seja do tipo one off mas isto nao faz tanta diferença agora o que importa e que o tucker brasileiro que jamais passou de um desenho em capas de revista e projeçoes podera finalmente rodar e quando isto acontecer queremos estar aqui para ver via kbb brasil
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.