a eletrificaçao dos carros caminha a passos largos as fabricantes de alto volume ja estao dando inicio a migraçao da combustao interna para as baterias e ja existe uma variedade consideravel de esportivos e superesportivos eletricos feitos por companhias novas como a rimac e por empresas veteranas como a pininfarina era questao de tempo ate que o mainstream começasse a se render e agora estamos prestes a conhecer o porsche taycan primeiro modelo 100% eletrico feito pela iconica fabricante de stuttgart relembrando um pouquinho o porsche taycan tem suas origens no conceito mission e apresentado no salao de frankfurt de 2015 o nome do carro era uma referencia ao compromisso da porsche com os carros eletricos e a porsche o descrevia como sua ideia para um rival para o tesla model s a principio nao falava se em uma versao de produçao mas considerando que o conceito era totalmente funcional com dois motores eletricos mais de 600 cv e autonomia de 500 km e que seu visual era totalmente plausivel era evidente que ele se tornaria um modelo produzido em serie a confirmaçao levou dois anos para chegar em setembro de 2017 a porsche anunciou que o mission e seria produzido em serie o nome taycan que vem do turco e significa cavalo jovem e vigoroso foi revelado em junho de 2018 de la para ca aumentou a quantidade de flagras do modelo em testes; a propria porsche ja revelou imagens do carro camuflado; e o taycan ate ja estabeleceu um novo recorde em nurburgring nordschleife ele se tornou o carro eletrico de quatro portas mais rapido no lendario circuito alemao ao completar uma volta em 7min42s https //www youtube com/watch v=8m31egqkswg a medida em que o tempo passa fica mais proxima a apresentaçao do carro em detalhes sem disfarces a porsche marcou a estreia para daqui a seis dias em 4 de setembro serao tres eventos simultaneos na china no canada e na alemanha transmitidos para o mundo todo pela internet enquanto isso nao acontece decidimos reunir em um so post tudo o que ja foi divulgado sobre o carro ate agora ele tera uma versao perua em março de 2018 quando o nome taycan sequer havia sido revelado o conceito mission e deu origem a outro carro o mission e cross turismo exibido no salao de genebra ele lembrava bastante o panamera sport turismo porem tinha molduras nos para lamas suspensao elevada e farois auxiliares que lembravam um carro de rali por isso o sobrenome cross turismo a porsche afirma que o mission e cross turismo ainda nao foi confirmado o nome taycan cross turismo sera um veiculo muito pratico e que ele tera as mesmas especificaçoes basicas do seda ele dividira sua plataforma com a audi o cross turismo nao sera o unico modelo derivado do porsche taycan um dos mais recentes conceitos eletricos da audi o e tron gt concept mostrado no salao de los angeles do ano passado ganhara uma versao de produçao no ano que vem ela sera construida sobre a plataforma do taycan chamada j1 a ideia e claramente compartilhar recursos na transiçao para a eletricidade o que ajuda a dividir os custos mas e bem provavel que o taycan seja um carro mais caro e refinado enquanto o audi e tron gt devera apresentar uma proposta mais agressiva e esportiva ele sera muito parecido com o conceito por fora por mais que as fotos divulgadas pela porsche mostrem o carro camuflado com adesivos disfarçando principalmente os farois e as lanternas fica evidente que o a identidade visual e as proporçoes do conceito mission e foram preservadas bem como suas linhas gerais as diferenças mais notaveis sao tamanho das saias laterais que sao bem menores no prototipo e o desenho das rodas que obviamente sera mais tradicional alem disso a versao de produçao tera portas convencionais em vez das portas suicidas vistas no conceito e um pouco menos por dentro o interior revelado recentemente por fotos oficiais ficou consideravelmente mais conservador nas linhas no entanto ha alguns elementos do conceito que sao reconheciveis o principal deles e sem duvida o cluster de instrumentos digital trata se de uma tela curvada que emula o contorno do quadro do porsche 911 assim como no conceito ela fica posicionada de forma flutuante acima da coluna de direçao e e recebe um tratamento anti reflexo especial para compensar a ausencia de uma moldura como vimos ha alguns dias embora nao seja tao conceitual quanto no mission e o interior do taycan vai inovar pela possibilidade de receber cinco telas coloridas alem do quadro de instrumentos e das duas telas no console central uma para o sistema multimidia e outra para os demais comandos do carro ele podera vir com uma tela so para o passageiro da frente e outra para os ocupantes do banco de tras este alias podera acomodar tres pessoas no conceito eram apenas duas ele tera pelo menos duas versoes e uma delas vai passar dos 700 cv e sabido ja ha algum tempo que a versao standard do porsche taycan tera cerca de 600 cv traçao nas quatro rodas e capacidade para acelerar ate os 100 km/h na casa dos tres segundos no entanto como noticiamos nesta semana tambem havera uma variante mais forte chamada preliminarmente de taycan s ou gts ha tambem quem aposte no nome taycan turbo mas ha quem critique esta possibilidade porque bem nao ha qualquer tipo de turbocompressor no taycan o caso e que segundo informaçoes obtidas pelos britanicos da revista autocar esta versao mais potente tera uma funçao de overboost que por cerca de 2 5 segundos garantira potencia de bem mais de 700 cv e pelo menos 103 5 kgfm de torque com isto o taycan s/gts/turbo sera capaz de acelerar ate os 100 km/h em menos de tres segundos mesmo pesando 2 250 kg ambas as versoes utilizarao o mesmo conjunto de baterias de 90 kwh isto posto um relato da revista car magazine tambem no reino unido fala de outras variantes segundo a publicaçao o taycan basico devera ter apenas traçao traseira baterias de 80 kwh e potencia entre 325 e 380 cv especula se tambem a existencia de uma versao intermediaria chamada carrera 4s com baterias de 96 kwh tera traçao nas quatro rodas e potencia entre 430 e 490 cv ainda de acordo com a revista uma versao gts com pelo aliviado motor mais potente e traçao traseira esta sendo avaliada bem como um suposto taycan turbo s com 730 cv ele devera custar pelo menos us$ 85 000 embora a porsche ainda nao fale em preços e consenso na imprensa internacional que o porsche taycan devera custar us$ 85 000 em sua versao mais acessivel o que o coloca ao menos us$ 10 000 acima do tesla model s mais barato e no mesmo patamar do porsche panamera no entanto acredita se que as versoes mais potentes poderao passar dos us$ 200 000 para efeito de comparaçao o model s mais caro sai por us$ 133 000
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.