na segunda metade de 1986 a ford encerrou a produçao do escort xr3 mk3 para apresentar seu sucessor o xr3 mk4 o modelo era um facelift extenso com novidades na dianteira na traseira e no lado de dentro mantendo a mesma plataforma do antecessor com o capo alongado em direçao a grade e novos para choques envolventes de plastico o xr3 ficou mais aerodinamico que o antecessor com coeficiente 0 36 ante 0 41 do mk3 a suspensao tambem ganhou barra estabilizadora traseira e os ineditos amortecedores pressurizados a gas tornando o carro mais controlavel e estavel embora ainda com sua tendencia sobre esterçante quando no limite a cabine foi toda revisada ganhando um novo painel mais contemporaneo quadro de instrumentos com iluminaçao indireta por tras dos mostradores e um novo padrao para os bancos e portas enquanto as rodas de liga leve tambem ganharam um novo desenho mantendo o diametro de 14 polegadas o conjunto optico infelizmente foi simplificado perdendo os farois de neblina e mantendo apenas os farois de milha outra simplificaçao foi o conjunto aerodinamico que perdeu o spoiler dianteiro com o novo para choques envolvente e tambem os spoilers laterais o xr3 mk4 continuava com o motor 1 6 cht formula agora em uma evoluçao chamada e max com pistoes aneis e virabrequim mais leves o que aumentou a potencia do esportivo em 4 cv chegando agora aos 86 cv — o xr3 mk4 saiu apenas com motor a alcool o carburador era o mesmo weber 460 24 25 do antecessor o que o diferenciava dos 1 6 cht e max comportados o conversivel por sua vez mudou menos sua carroceria era praticamente identica a anterior mudando apenas os paineis da dianteira e claro os para choques isso se deveu ao fato de o conversivel nao ser derivado do hatchback como muitos pensam mas da versao perua do escort a karmann alema responsavel pelo projeto do conversivel usou como base o escort turnier e por isso que o conversivel tem lanternas diferentes do hatchback elas sao as mesmas da perua a sequencia do codigo dos carros conversiveis alias e continuada da geraçao anterior — a karmann ghia nao reiniciou a contagem justamente pela continuidade da plataforma segundo anderson de borba proprietario de um mk4 conversivel e administrador do escort clube os conversiveis mk4 começaram por volta da plaqueta #3500 e foram ate cerca de #15000 em 1992 o que significa que foram feitos cerca de 11 500 conversiveis a mudança mais radical — e muito bem vinda — do xr3 mk4 aconteceu em junho de 1989 na linha 1990 o xr3 ganhava o motor ap1800s da volkswagen sua parceira na joint venture autolatina o modelo chegou com novas rodas lattice molduras nos arcos dos para lamas e spoiler lateral o que lhe dava um ar mais sofisticado por dentro as mudanças eram mais sutis os bancos ganharam um novo revestimento com tecido vercelle em vez do daytona e o quadro de instrumentos ganhou um conjunto completo de luzes espia de verificaçao o motor 1 8 era a versao s a mesma usada no gol gts porem com mais torque que no volkswagen devido a sua posiçao transversal — 16 kgfm no ford 14 9 kgfm no gts isso corrobora a hipotese de que a potencia de 99 cv era apenas nominal por questoes tributarias a aliquota do ipi aumentava para carros com mais de 99 cv e que o numero real era maior alem disso o escort tambem usa o cambio do golf importado da alemanha ja que a volkswagen nao tinha cambios transversais no brasil na epoca ainda em 1989 o escort xr3 mk4 ganhou sua primeira versao especial o xr3 super sport voce talvez o conheça pelo nome que a propria ford estampou em sua plaqueta de identificaçao xr3 benetton na epoca a ford era a fornecedora de motores da equipe e lançou o xr3 com as cores do logotipo da empresa — branco e verde [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 273640 273641 ] no caso do carro o branco era o branco diamante com detalhes em verde nos para choques adesivos laterais e no tecido dos bancos o motor era o 1 8s mas curiosamente o carro nao tinha as molduras nos para lamas nem os spoilers laterais — ou seja tinha o visual dos cht porem com o motor e rodas do 1 8s mas havia algo exclusivo dele os para choques pintados na cor da carroceria ate entao nenhum xr3 tinha isso e ele estreou o visual que seria adotado pelo escort a partir da linha 1990 alias outra novidade da linha 1990 era a capota com acionamento eletro hidraulico do xr3 conversivel [caption id= attachment_273624 align= aligncenter width= 1280 ] foto flatouters/fred[/caption] dois anos mais tarde veio mais uma versao especial em 1991 a ford lançou o xr3 formula o primeiro carro nacional com amortecedores ajustaveis remotamente — um conjunto fornecido pela cofap que variava a carga fluida para otimizar o controle da carroceria foi oferecido somente nas cores azul denver e vermelho munique e apenas em 1991 — para 1992 os amortecedores passaram a ser opcionais para o xr3 regular tambem naquele ano o xr3 ganhou os bancos recaro que tornam os exemplares dessa fase ainda mais cobiçados colaboraram neste guia regis vasconcellos david buffon anderson borba e lindomar chinelatto todos proprietarios de modelos xr3 mk4 qual versao escolher conversando com os proprietarios ficou claro que os modelos mais cobiçados sao as series especiais benetton e formula ambos sao identificado pelas plaquetas no painel dianteiro da carroceria — e xr3 ben e xr3 formul respectivamente o benetton pelas razoes ja explicadas — sua escassez e a dificuldade de originalidade ja o formula e notorio que seus amortecedores originais nao existem mais entao voce dificilmente vera um exemplar que tenha o sistema eletronico ativado mesmo assim o exemplar e valorizado devido a sua raridade [caption id= attachment_273642 align= aligncenter width= 1300 ] xr3 azul caribe foto brunelli [/caption] outro modelo que esta entre os mais valorizados e o xr3 azul caribe a cor e muito rara e como era identificada pela plaqueta — alem de ser muito bonito — tornou se cobiçada pelos colecionadores o mesmo aconteceu com o amarelo citrino abaixo cor usada em muitos materiais promocionais da epoca e que consegue fazer ate mesmo o escort xr3 cht valer um pouco mais que os demais especialmente se for um conversivel nao adianta comprar um carro de r$ 5 000 vale a pena pagar um pouco mais por um carro com estrutura boa e que te de menos mao de obra alem disso o interior do carro e bem exclusivo entao e preciso levar isso em conta e dificil achar as peças e componentes exclusivos para uma reforma serve para restauraçao nao alem disso quanto mais completo mais cobiçado eu dou preferencia para eles veja na plaqueta la na frente quais opcionais explica lindomar chinelatto dono de tres xr3 de geraçoes diferentes entre eles um xr3 1 8s conversivel 1992 preços segundo os proprietarios com quem conversei um bom conversivel ja passa dos r$ 30 000 devido a raridade de suas peças se for um amarelo citrino ou azul caribe o valor aumenta se for um do ano 1992 o preço vai mais para o alto os modelos fechados em excelente estado tambem ja chegaram aos r$ 30 000 embora seja possivel encontrar bons exemplares na faixa dos r$ 20 000 os modelos em melhor estado com mais itens opcionais e nas cores mais desejadas ou nas versoes especiais ja passam dos r$ 30 000 como o conversivel os modelos mais baratos com muito a restaurar nao foram recomendados pelos proprietarios devido ao custo de restauraçao que facilmente pode superar o valor de mercado do carro pode parecer tentador comprar um xr3 por r$ 10 000 e faze lo inteiro mas infelizmente esse tipo de restauraçao pode nao depender apenas de dinheiro no que ficar de olho apesar de sua popularidade o xr3 teve muitas particularidades que podem transformar sua restauraçao em uma empreitada muito mais cara do que parecia inicialmente alem disso um carro bem cuidado porem fora do padrao original pode enganar quem prefere pagar mais por um carro pronto por isso e fundamental conhece lo a fundo na hora de avalia lo de forma que voce consiga encontrar o melhor exemplar para uma restauraçao ou entao ter maior poder de barganha na hora de negociar o carro pronto carroceria/monobloco o xr3 mk4 manteve a garantia de tres anos contra corrosao mas isso nao significa que eles estejam imunes a isso como o mk3 o xr3 mk4 principalmente o conversivel tem problemas cronicos de corrosao na caixa da bateria e na caixa de fusiveis alem dos arredores do teto solar e a tampa do porta malas [caption id= attachment_273629 align= aligncenter width= 1280 ] foto flatouters/fred[/caption] outro problema cronico dos escort mk4 e a fragilidade das longarinas e comum encontrar carros com longarinas trincadas e por essa razao tambem corroidas e possivel recupera los mas a mao de obra altamente qualificada ira elevar significativamente o custo da restauraçao os demais componentes da carroceria ainda sao encontrados embora a preços um tanto salgados portanto a regra de comprar um carro com a estrutura em bom estado e especialmente valida aqui esse problema e mais acentuado nos modelos com motor ap principalmente os conversiveis mais pesados o motor mais potente permitia resultava em maiores cargas de torçao sobre o monobloco e as longarinas acabavam trincadas itens de acabamento diferentemente do xr3 mk3 aqui voce nao tera problemas com a maior parte das peças como ele compartilha muitos itens de acabamento com os demais mk4 — incluindo o hobby que foi feito ate a metade dos anos 1990 — encontrar os componentes compartilhados nao sera um problema mesmo o xr3 foi uma versao muito bem sucedida e suas peças ainda sao fabricadas mas algumas versoes podem te trazer dores de cabeça o belo xr3 benetton por exemplo foi decorado com o tecido vercelle como todos os outros xr3 porem somente ele usa a variaçao esverdeada do tecido como somente 1 000 carros sairam de fabrica com ele ja sabe nao o benetton saiu com um tecido verde que e praticamente impossivel de se encontrar so ele teve esse tecido nao se acha de jeito nenhum explica david buffon proprietario de tres exemplares do xr3 mk4 [caption id= attachment_273611 align= aligncenter width= 999 ] tecido vercelle verde do escort benetton[/caption] conversivel como no cabriolet mk3 os acabamentos do xr3 conversivel mk4 eram em grande parte importados da europa onde a versao aberta era bem mais popular elas nao sao as mesmas da geraçao anterior e mesmo tendo mais de 10 000 carros por ai alguns itens sao muito dificeis de se encontrar na parte dos acabamentos do conversivel tem que prestar muita atençao pecas de reposiçao novas nao existem mais quase tudo era importado na epoca as quinas das ventarolas pestanas internas e externas dos vidros as travas da capota e borrachas de vedaçao da capota e das portas tudo vinha de fora explica buffon [caption id= attachment_273639 align= aligncenter width= 864 ] costura e textura da capota original[/caption] o mesmo vale para a capota que tinha uma costura a quente nas laterais que nao e reproduzida pelos capoteiros a unica forma de ter uma capota no padrao original e trazendo de fornecedores europeus que as reproduzem exatamente de acordo com o padrao original nos modelos com capota eletrica e fundamental inspecionar o sistema hidraulico que eleva a capota nao existe reposiçao para os cilindros e mesmo o recondicionamento e dificil e custoso encontrar um usado tambem nao sera barato so conheço um cara que recondiciona e quando se acha para vender eles custam r$ 3 000 explica buffon [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 273618 273617 273615 273614 ] motor o cht e um motor robusto e muitissimo popular tendo sido fabricado por quase 30 anos se considerarmos sua versao original anterior a denominaçao cht mas no xr3 ele era diferente o carburador era exclusivo o weber 460 24/25 e ele tinha radiador de oleo verifique se ele tem este trocador de calor nos modelos ap o motor nao e realmente um problema ja que e exatamente igual ao do gol gts e outros modelos volkswagen e seus componentes existem aos montes por ai conjunto optico os charmosos farois auxiliares parecem relativamente comuns mas nao sao o conjunto de milha era feito pela cibie e ja esta se tornando muito dificil de se encontrar devido a sua vulnerabilidade muitos proprietarios como chinelatto sempre mantem um conjunto sobressalente para garantir que o carro sera mantido original mesmo apos imprevistos o conjunto basico contudo e facilmente encontrado — os farois sao da cibie assim como os piscas as lanternas traseiras tem apenas a marca ford quadro de instrumentos se voce pretende fazer uma restauraçao digna de concurso de elegancia atente tambem ao quadro de instrumentos alem de exclusivo do xr3 eles tinham ponteiros diferentes de acordo com o ano ate 1989 com os modelos cht eles eram vermelhos e a partir de 1989 passaram a ser laranja o conjunto de luzes espia tambem era diferente no cht pois nao tinha o sinal de porta aberta e a luz do desembaçador [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 273622 273621 ] onde encontrar peças com o xr3 mk3 mais novo completando 34 anos neste ano voce dificilmente encontrara peças de estoque antigo em concessionarias mas todos os entrevistados recomendaram esse tipo de garimpo alem disso voce dependera muito dos desmanches dos vendedores especializados em peças de classicos e em ultimo caso dos sites internacionais do ebay — especialmente o ebay co uk e o ebay de para as peças comuns a outros escort ha a memorial peças ford e a center peças ford se voce quer uma capota para o xr3 conversivel a trocar autos antigos faz capotas no padrao original mas tambem e possivel importar as capotas da inglesa bas international da holandesa cabrio web shop ou das alemas ck cabrio e verdeck shop depoimento lindomar chinelatto @lindomarchinelatto comprei o meu xr3 mk4 em 2012 e escolhi um carro que fosse bom mesmo que fosse mais caro escolhi o meu conversivel porque estava muito integro fiquei seis meses namorando o carro porque o preço era absurdo mas o xr3 ainda nao era tao valorizado comprei ele com uma estrutura muito boa com a capota original o que e muito dificil de ver e um modelo 1992 safra 92 que e o mais desejado porque e o mais completo tem vidro eletrico ar condicionado capota eletrica os famosos recaro com ajuste lombar e tambem o amortecedor eletronico escolhi um carro mais inteiro para nao ter que trabalhar com pintura funilaria procurar peças de acabamento nao queria fazer uma restauraçao quis pegar o carro e começar a curtir me envolver com o modelo depois comprei um mk3 e restaurei inteiro aprendi muito este mk4 foi o carro que me serviu para pegar gosto pelo xr3 ele tinha bom historico era carro de unico dono tinha notas fiscais de tudo o que foi feito nele tinha manuais e todos esses detalhes importantes para um carro antigo peguei o carro e ja curti nao precisei ficar um ano esperando restauraçao alem disso escolhi um inteiro porque eu queria o conversivel e so ele tem peças originais do kadett por exemplo nao se acha a capota nem importada e o escort conversivel tem esse problema dos elementos exclusivos do acabamento as borrachas frisos braços etc a capota e hidraulica e se estragar e dificil de arrumar o 1 8 e um carro bom de andar e um carro forte com pegada e esses carros dos anos 1990 esses ford dos anos 1990 tem acabamento muito bom os tecidos o volante os detalhes o painel completo com o check control apesar de ser um esportivo ele e confortavel gostoso de guiar e bem bacana para ter como brinquedo de gente grande regis vasconcellos @regisvasconcellos a vida toda eu falei que sempre preferi os mk5 em relaçao aos mk4 quando comecei a procurar conversiveis antes de 2007 olhei diversos mk5 mas na hora do vamos ver acabei comprando um mk4 pois foi o que estava disposto a gastar na epoca ao longo do tempo aprendi a venerar os mk4 minha relaçao com o escort conversivel começou muito cedo no final da decada de 1980 eu ja era uma criança vidrada em carros e o escort sempre me despertou um interesse especial atraves do modelo esportivo xr3 com sua imagem fortemente vinculada ao ayrton senna protagonista de muitas campanhas publicitarias da ford na epoca a figura do escort conversivel entrou em minha mente por um desejo de criança lembro mede ficar observando os carros passando na rua em frente a casa da minha avo e sempre falava pra ela vo olha la um escort convencido ¨ e minha avo me prometeu que assim que eu fizesse 18 anos me daria de presente um escort conversivel para que eu a levasse para passear com seus cabelos ao vento a cena foi marcante na cabeça de um ¨pequeno gearhead¨ que ali se formava por infortunios da vida minha avo adoeceu e infelizmente nao pode ver nem realizar o sonho do neto prometi que assim que tivesse condiçoes realizaria esse grande sonho que tambem se converteria em homenagem a saudosa avo hoje sou proprietario de um xr3 conversivel mk4 vermelho munique e de um xr3 conversivel mk5 azul europa tambem conhecidos como project cars #177 e project cars #321 respectivamente anderson de borba @andersonmaicondeborba o que mais me agrada no xr3 e a qualidade do acabamento e um carro esportivo sem deixar de ser confortavel voce ve aquele painel completo todo aceso e um espetaculo quando se pensa nos anos 1980 os bancos sao confortaveis a decoraçao interna e bonita de se ver e o motor cht apesar de ser muito criticado hoje e bem elastico e gostoso de acelerar minha relaçao com o escort começou quando tive um escort hobby meu primeiro carro mais tarde em 2008 fui ao encontro nacional em 2008 e tive a oportunidade de dirigir um xr3 conversivel e aquilo me pegou depois nada me tirava da cabeça a ideia de ter um conversivel e achei o xr3 que tenho hoje e uma historia de amor e odio porque andar coma capota aberta nao tem preço e uma sensaçao diferente uma pegada mais envolvente mas isso cobra seu preço na forma da torçao da carroceria que e demasiada mesmo com os reforços que os conversiveis recebem o projeto e bem feito mas e algo dos anos 1980 entao e o melhor que podiamos fazer
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