ola leitores esse artigo tem como objetivo principal fornecer informaçoes tecnicas de qualidade o que hoje em dia na internet e algo bem dificil assim como voces sou um aficionado por motores e ja participei de diversos foruns mas a qualidade de informaçao tecnica encontrada sempre me decepcionou hoje tenho a sorte de trabalhar com motores mas especificamente com o desenvolvimento de sistemas de combustao na empresa austriaca avl e tambem atuar como membro da comissao tecnica de motores otto da sae society of automotive engineering como hoje a maioria dos carros usa motores flexiveis em combustivel e neles que vamos nos concentrar mas os principios basicos valem para os carros a alcool tambem mas antes de tudo precisamos conhecer melhor o combustivel que chamamos de alcool o etanol o nosso alcool vendido como e100 na verdade e um combustivel considerado como e95 pois o nosso querido pais vende etanol hidatrado nas bombas o qual contem aproximadamente 5% de agua em sua composiçao calma isso nao significa que o governo permite que alguem coloque 5 ml de agua a cada 95 ml de etanol a agua misturada resulta da destilaçao azeotropica do etanol que nesse processo chega a sua concentraçao maxima de 95 63% e 4 37% de agua alem disso ha a questao do custo exponencial para a remoçao desta agua por outro lado ha um ponto positivo nesse percentual de agua no etanol ela ajuda em altas cargas com o motor cheio pois e necessario enriquecer menos a mistura ou seja usa se menos combustivel para manter a temperatura de escape dentro dos limites dos componentes geralmente 900ºc na valvula de escape e 950ºc a 1 000ºc no catalisador abaixo temos uma tabela que compara alguns combustiveis que podem ser encontrados no mundo com o nosso etanol e95 nesse caso o e100br caracteristicas dos combustiveis essa tabela nos mosta dados importantes sobre os combustiveis e gostaria de falar um pouco mais sobre essas caracteristicas ron sem entrar em detalhes de como e determinado podemos considerar o ron como um indicativo da capacidade do combustivel de resistir a auto inflamaçao ou seja quanto maior o ron mais alta a taxa de compressao pode ser o que esta relacionado ao quao eficiente o motor pode ser em um futuro artigo podemos entrar em detalhes sobre a taxa de compressao e os fenomenos resultantes dessa variavel que sao muitos ja vi na internet videos ensinando a retirar o alcool da gasolina para rodar com gasolina pura serio podem procurar no youtube alegando que o consumo de combustivel sera menor bom quanto ao consumo ele realmente tende a melhorar entretanto a nossa gasolina tupiniquim hoje tem 27% de alcool em sua composiçao e tem o ron de 95 ja a gasolina e10 de fora tambem tem os mesmos 95 de ron ora se adicionamos 27% de etanol o que eleva o ron e chegamos a um ron 95 isso indica que a nossa gasolina base e muito ruim o ron dela e bem baixo retirando o etanol o que restara e uma gasolina pura mas muito ruim realmente nao recomendo esse tipo de procedimento relaçao estequiometrica stoich a/f o motor quando em condiçoes normais de funcionamento tende a ter a mistura ar combustivel estequiometrica essa relaçao depende do combustivel que esta sendo utilizado e tem impacto direto no consumo para uma combustao caros leitores por favor sempre usem esse termo a combustao e uma queima controlada com frente de chama definida e progressiva a explosao bom e uma explosao e nada explode dentro do motor ou assim esperamos com etanol deve se ter em torno de 8 4 partes de ar para uma parte de combustivel e para a gasolina devemos ter cerca de 13 partes de ar para uma parte de gasolina isso indica que precisamos de menos gasolina para reagir com o oxigenio logo consumimos menos combustivel ao longo do deslocamento de ar do motor nos motores modernos com gerenciamento eletronico o motor calcula essa mistura pela famosa sonda lambda ela mede os niveis de oxigenio nos gases de escape e com base nos valores medidos aumenta ou diminui o tempo de injeçao de combustivel quando o valor da lambda esta inferior a 1 significa que ha uma mistura rica ou seja ha mais combustivel do que oxigenio com o qual ele conseguie reagir essa mistura rica reduz a temperatura no escapamento protegendo coletor de escape catalisador turbina etc gera um pouco mais de torque e pode evitar/diminuir fenomenos de combustao anormal pre igniçao ou detonaçao que e mais conhecido como knock ou batida de pino a imagem abaixo mostra que o ponto otimo para a geraçao de torque esta por volta de 0 86~0 88 mas isso pode depender entre os motores vamos toma la apenas como base notem que a curva de efficiencia cai de uma forma mais abrupta quando o lambda fica maior do que 1 ou seja mistura pobre com execesso de ar nao entrarei em detalhes sobre emissoes mas o motor deve trabalhar em lambda 1 em parte para permitir a correta conversao catalitica dentro do catalisador misturas com lambda menor do que 1 levam a maiores emissoes de hc e co e misturas pobres geram mais nox o nox e um grande problema para o sistema de pos tratamento dos gases pois o catalisador consegue segurar apenas uma quantidade de oxigenio em seu interior o nome dessa caracteristica e osc oxygen storage capacity apos esse limite a quantidade de nox que passa pelo catalisador e vai efetivamente para o ambiente aumenta muito a figura abaixo mostra a capacidade de armazenar oxigenio de tres catalisadores diferentes a linha vermelha e um catalisador novo a linha azul e o catalisador envelhecido com 850°c e a linha preta um catalisador envelhecido com temperatura de operaçao de 1 050°c aqui vale uma dica uma pratica relativamente comum para ganhar potencia e a remoçao do catalisador mas e preciso resistir a tentaçao de ganhar potencia gastando pouco a reduçao de emissoes atraves dele e brutal e seu veiculo ira poluir muito mais sem esse componente todos nos podemos fazer a nossa parte para um mundo melhor e pensar nos outros e no nosso futuro e uma açao muito importante por isso por favor nao retirem o catalisador do carro poder calorifico inferior low heating value lhv de forma geral essa caracteristica mostra a quantidade de energia que o combustivel contem o etanol produz muito menos trabalho para uma mesma quantidade de gasolina entretanto principalmente para motores aspirados a potencia com etanol e sempre maior o que leva algumas pessoas a pensarem que a potencia do etanol e maior o que nao e verdade o ganho de potencia do etanol vem principalmente do melhor combustion phasing ou seja por ter ron mais elevado e possivel esperar ate o momento otimo para gerar a centelha e assim iniciar a combustao mas afinal qual e esse ponto otimo em geral para o maximo torque do motor ser gerado 50% da sua massa de ar+combustivel deve ser consumida em torno de 7º a 8° existe uma pequena influencia do combustivel utilizado apos o ponto morto superior o diagrama abaixo pode nos ajudar a entender melhor essa figura nos mostra o mass fraction burned que nada mais e do que a evoluçao da queima da massa ar+combustivel ao longo da rotaçao do virabrequim consequentemente ao longo do curso do pistao para esse caso a centelha spark e disparada com 338° 22° antes do ponto morto superior o ponto morto superior do pistao e indicado pelo tdc top dead center que e 360° acompanhando a subida das linhas e uma para cada cilindro notamos que temos o consumo da massa ar+combustivel a apartir de mais ou menos 348° existe um delay quimico entre a centelha e a queima começar efetivamente e a queima da mistura evolue ate a linha atingir 1 o que significa que 100% da massa foi consumida como dito o ponto de maior torque e gerado quando a 50% da massa nesse caso o 0 5 e atingido por volta de 8° depois do ponto morto superior nesse diagrama 368° sendo assim podemos notar que para a combustao mostrada nessa figura quando o motor esta com 368° temos por volta de 0 3 30% da massa total consumida ou seja so por isso ja podemos saber que esse motor nao esta na sua condiçao de maior torque possivel o que nao e o fim do mundo isso acontece por alguns motivos sendo o principal e a limitaçao pelas caracteristicas anti detonantes do combustivel ron mas tambem isso pode ser utilizado para limitar a pressao gerada dentro do cilindro essa limitaçao em funçao da pressao dentro do cilindro e o motivo pelo qual motores turbo flex produzem a mesma potencia com etanol ou gasolina — mesmo com um combustion phase pior com a gasolina a eficiencia volumetrica a quantidade de ar dentro do cilindro e alta o suficiente para que o limitante seja a pressao gerada pela combustao por isso o motor a alcool gera mais potencia na verdade ele gera mais torque — a potencia e produto da multiplicaçao do torque pela rotaçao pois a combustao devido ao alto ron esta quase sempre com a sua fase posicionada de forma otimizada e possivel aplicar um avanço adiantado para o etanol e garantir que 50% da massa ar+combustivel esteja sendo consumida no ponto otimo devido a menor octanagem da gasolina nao podemos aplicar o mesmo avanço e com isso o ponto de 50% da massa combustivel acontece geralemente depois do momento otimo isso deixa claro que se tivermos um carro apenas a gasolina e quisermos passar a rodar com alcool nao adianta apenas fornecer mais combustivel lembrem se que apenas injetar combubstivel nao gera mais potencia se o mesmo avanço de igniçao for usado para os dois como o etanol possui menos energia o torque gerado sera menor deve se tambem mudar o avanço aplicado para potencializar o uso do etanol e dessa forma haver um aumento de performance calor latente de vaporizaçao latent heat of vaporization essa caracteristica e a resposavel por tornar a partida a frio um problema para o etanol o maior valor de lhv indica que para o etanol mudar de fase ele deve receber mais calor do ambiente do que a gasolina ou seja ele precisa que o ar esteja mais quente do que para a gasolina para que a transformaçao de fase ocorra alem dos problemas na partida durante o aquecimento a dirigibilidade pode ficar bastante prejudicada tambem devido a dificuldade do etanol em vaporizar uma dica vale lembrar que a temperatura de vaporizaçao de um fluido depende da pressao ambiente quanto maior for a pressao maior e a temperatura para a evaporizaçao e consequentemente quanto menor a pressao menor a temperatura para vaporizaçao um exemplo pratico sao as panelas de pressao com maior pressao dentro do recipiente a agua continua liquida mesmo com temperaturas bem mais altas do que 100°c levando isso para os nosso motores o que controla a pressao no coletor de admissao a borboleta quanto mais a borboleta estiver aberta maior a pressao no coletor pois ela fica mais perto da pressao atmosferica logo se eu quiser ajudar o combustivel a vaporizar eu devo deixar a borboleta fechada e nao aberta por isso nao adianta pisar totalmente no acelerador para ligar o carro — na verdade o que a ecu faz no momento da partida e fechar a borboleta e nao abrir nos carros com acelerador eletronico se voce estiver com dificuldade na partida e pisar no acelerador a borboleta nao ira responder a esse movimento [youtube id= eaynnf0zc_e width= 620 height= 350 ] repare as borboletas fechadas durante a partida essa caracteristica tambem possui um lado positivo pois quando o motor esta quente e o etanol e injetado ele pode roubar mais calor do ar do que a gasolina aumentando a eficencia volumetrica e reduzindo a temperatura durante a compressao isso e valido principalmente para motores com injeçao direta na qual a injeçao e feita dentro da camara para motores com injeçao na porta de admissao esse calor roubado que o etanol usa vem principalmente das paredes do cabeçote e da valvula logo a eficiencia volumetrica nao aumenta — na verdade ele pode cair por motivos que podemos tratar em outro artigo alem do calor latente de vaporizaçao ser maior para o etanol outra caracteristica que atrapalha a partida e o fato de o etanol ser uma substancia pura ele nao e como a gasolina que e composta por varios componentes que tem pontos de evaporaçao diferente o etanol evapora por completo por volta de 77°c enquanto a gasolina tem alguns componentes que ja por volta de 45°c começam a evaporar a curva de destilaçao da gasolina e do etanol podem ser comparadas abaixo com isso quando o motor esta a frio essas fraçoes da gasolina que evaporam com temperatura mais baixa ajudam na partida como decidir qual dos dois combustivel devo utilizar e disseminado o uso de uma simples formula para se decidir qual combustivel vale a pena ser utilizado se o etanol esta abaixo de 70% do preço da gasolina ele vale a pena lamento informar mas isso nao faz muito sentido quem tem carro flex ja percebeu que essa relaçao nao funciona sempre — depende muito do uso e claro do preço tambem tratando apenas do merito dos parametros relacionados a combustao nao vamos considerar corrosao etc o etanol e vantajoso principalmente quando o motorista utiliza o motor por periodos mais longos de tempo ou seja ele e utilizado ate aquecer por completo isso acontece pois o motor trabalha com mais excesso de combustivel durante a fase fria com etanol devido ao calor latente de vaporizaçao do que com a gasolina esse excesso ocorre pois como a evaporaçao do etanol e deficiente a frio e necessario injetar ainda mais combustivel para garantir que o que pouco que evaporou seja o suficiente para a combustao o resto vai para o oleo o que e um grande problema mas que podemos tratar em um outro artigo o excesso na gasolina tambem ocorre mas em uma escala menor logo voce joga menos combustivel fora portanto se voce usa o carro apenas em trajetos curtos a gasolina e melhor o etanol tambem e vantajoso se o motorista costuma rodar com altas condiçoes de carga com o pe no fundo pois como a combustao da gasolina gera gases de escape mais quentes o motor trabalho com excesso de combustivel para que os gases de combustao sejam menos quentes e dessa forma proteger o catalisador/turbo/sistema de escapamento esse excesso de combustivel para o etanol e menor logo menos combustivel e jogado fora nessa condiçao motores de baixa cilindrada costumam visitar com mais frequencia a regiao de altas cargas pela falta de torque em baixas rotaçoes para ter certeza de qual combustivel vale a pena devemos conhecer bem os nossos costumes de direçao e tambem os nossos percursos dessa forma podemos fazer a escolha mais economica a nao ser que o etanol volte a custar r$1 00 como era na epoca que eu aprendi a dirigir ai vamos todos para o etanol por hoje e isso galera se tiverem duvidas podem usar a caixa de comentarios que dentro do possivel vamos conversando espero que tenham gostado ate a proxima __________ erich policarpo e engenheiro de desenvolvimento de sistemas de combustao na empresa austriaca avl e tambem atua como membro da comissao tecnica de motores otto da society of automotive engineering sae
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