quando dirigi pela primeira vez o jaguar xj s ontem em breve aqui no mao drives o que me impressionou nao foi nada do que se espera nao foi o famoso v12 suave feito uma cama estofada com pena de ganso e revestida de seda japonesa e couro de unicornio cor de rosa do himalaia nao foi o interior cheio de couro cromo metal e la nao foi o fato de ser longo largo comprido belissimo e alheio a qualquer desconforto que sua opulencia clara possa causar aos lesser man tudo isso impressiona sim mas nao foi isso que me impressionou [caption id= attachment_382844 align= aligncenter width= 999 ] v12 roadster 1989 um privilegio[/caption] o que me impressionou de verdade foi o chassis claro ne deveria ter prestado mais atençao ao que os ingleses me diziam nas publicaçoes especializadas confesso que achei tudo balela que nunca que uma banheira inglesa cheia de componentes eletroeletronicos fornecidos pelo prince of darkness himself pudesse ser pareo para os invenciveis mercedes benz e porsche 928 ein nao nao o ozzy; o principe da escuridao em questao aqui e lucas [caption id= attachment_382846 align= aligncenter width= 999 ] jaaaaaaaaaaaag [/caption] mas o fato e que a banheira com um enorme v12 na frente mesmo tendo suspensao confortavel pacas nao tem subesterço mesmo em curva fechada nao balança nao rola o carro e extremamente controlado e benigno a direçao apesar de leve como convem ao luxo para madames passava tudo que acontecia nos pneus para as maos com um detalhamento incrivel carrega em curvas responde a imperfeiçoes mas e leve e se deixada quieta mantem o carro impassivel na estrada incrivel me lembrou imediatamente da sua epoca; uma em que nao se esperava que carros de luxo fizessem 7 minutos no nurburgring e sim que fossem deliciosamente confortaveis mas controlaveis no mundo real deu saudade tambem lembrei que os xj s grupo a da twr com relativamente poucas modificaçoes permitidas chegaram a fazer 7 56 no nurburgring nordschleife e que ganharam no monte panorama na australia em 1985 devia ter prestado mais atençao o xj s definitivamente nao e so uma barca de luxo https //www youtube com/watch v=m9i7gwllpfy o jaguar xj s sempre foi visto de canto de olho pelo entusiasta afinal substituiu o e type algo que ja de cara diminui suas possibilidades de sucesso substituir o e type e como nessa epoca ai do meio dos anos 1970 estrear sua banda depois de um show do fletwood mac empalidece se em comparaçao o xj s era muito grande muito pesado muito feio quando comparado ao maravilhoso e minusculo e type na sua epoca tambem a industria automobilistica inglesa estava indo ja para o buraco para a espiral descendente que acabaria com ela ate o fim do seculo a jaguar ja era parte entao da british leyland conglomerado que juntou toda a industria inglesa e que se tornaria estatal em 1975 ano de lançamento do xj s qualidade por exemplo sofria se imaginava um futuro onde carros esporte fossem inexistentes entao; a jaguar desenvolve o xj s para ser ainda mais gt mais confortavel e luxuoso que o e type e querendo soltar as amarras das tradiçoes anteriores um desenho de carroceria moderno diferente avançado mais 1975 que 1965 era tambem um carro desenhado em volta de seu novo v12 [caption id= attachment_382831 align= aligncenter width= 999 ] o restomod da twr v12 manual 660 cv mas um pouco exagerado no estilo nao [/caption] sera que nao e hora de reabilita lo entre os entusiastas parece que sim chris harris esta fazendo para si um seis em linha manual com suspensao acertada; a twr volta com ajuda do extremamente famoso proponente do visual mendigo fashion e fora da lei urbano que nao comete crime magnus walker em um estrambolico e carissimo restomod do xj s parece que o xj s esta entrando no gosto no zeitgeist do momento esta na moda entao para falar um pouco mais dele preparar voces para o proximo mao drives e nao deixa los sem assunto quando a conversa chegar nele um pouco de informaçao base todas as versoes que existiram do jaguar xj s divirtam se jaguar xj s pre he 1975 1981 o primeiro xj s era fruto de sua epoca carro esporte era tabu entao era um gt; conversiveis iriam acabar por legislaçao de segurança se falava entao e por isso esta versao nao fazia parte do projeto o interior era escuro tudo preto o desenho externo baixo largo e comprido mas nao uma beleza classica como o xk120 ou o e type [caption id= attachment_382853 align= aligncenter width= 999 ] interior ja interessante mas escuro e baixa qualidade[/caption] era estritamente um 2 lugares tambem apesar da empresa dizer 2+2 mas era enorme 4870 mm num entre eixos de 2591 mm; era tambem largo a quase 1 8 metros baixo e era pesado 1750 kg atras dois flying butress imensas colunas c falsas obstruiam muito da visibilidade para tras os alemaes negaram validaçao do carro por isso por incrivel que pareça para a europa o desenho bonito de farois unicos; nos eua dois farois sealed beam redondos de cada lado o novo monobloco tinha a base do seda xj com suas suspensoes independentes via duplo a sobreposto nas quatro rodas e os freios a disco ventilados tambem nos quatro cantos o motor era so o novo v12 lançado em 1972 no seda xj 12 e no e type serie 3 uma unidade de aluminio sohc e camara no pistao e nao no cabeçote um desenho chamado de camara heron o trem de valvulas e com valvulas alinhadas e paralelas as valvulas verticais eram um desafio para se conseguir os tamanhos adequados de valvula porem mas a soluçao foi relativamente facil um diametro de pistao generoso de 90 mm foi adotado que com um curso de 70 mm deu um deslocamento final de 5344 cm³ no v12 o v12 se pensava daria o toque exotico que o carro precisava; na epoca alem dele so italianos como ferrari e lamborghini tinham v12 dava generosos 285 cv e desde o inicio veio com injeçao eletronica bosch ainda que o emaranhado de fios e dutos debaixo do capo façam ate hoje mecanicos tarimbados cogitarem deixar a profissao por algo mais simples como trabalhar na nasa inicialmente existia a opçao de transmissao manual de quatro marchas ou automatica de tres mas a manual logo foi abandonada os v12 eram incomuns na epoca; so lamborghini e ferrari alem da jaguar faziam motores assim [caption id= attachment_382855 align= aligncenter width= 999 ] quatro marchas o melhor xj s [/caption] o primeiro xj s testado pela revista autocar inglesa era um 4 marchas manual aferido aos 1767 kg em ordem de marcha fez o 0 96 km/h em 6 9 segundos 0 160 km/h em 16 9 segundos e o quarto de milha em 15 2 segundos a 151 km/h o carro atingia 80 km/h em primeira 135 km/h em segunda marcha 187 km/h em terceira e 248 km/h em ultima marcha a versao automatica fazia 0 96 km/h em 7 5 segundos e chegava a 235 km/h a transmissao automatica era inicialmente borg warner modelo 12 em 1977 as transmissoes turbo hydramatic 400 da general motors foram instaladas com carcaça de aluminio o xj s foi originalmente fornecido com pneus dunlop sp super e205/70vr15 em rodas de liga leve mas repetidas crises de abastecimento de petroleo nos anos 1970 fizeram de repente um carro v12 de dois lugares que retornava 4 km/l algo extremamente demode as vendas foram pifias depois de um bom lançamento e em 1980 vendia coisa de 1000 carros/ano em 1981 efetivamente parou de ser produzido havia estoque para ninguem perceber e relançado com muitas modificaçoes xj s he v12 1982 1991 o novo presidente john egan salvaria a jaguar nos anos 1980 o xj s seria relançado com varias modificaçoes e um impulso de qualidade superior facilmente perceptivel os esforços de egan culminariam com a separaçao da british leyland em julho de 1984 a jaguar foi lançada como uma empresa separada na bolsa de valores de londres uma das muitas privatizaçoes do governo thatcher seria comprada pela ford em 1989 [caption id= attachment_382863 align= aligncenter width= 999 ] mais luxo no interior[/caption] o xj s he tinha primeiro um v12 melhor harry mundy engenheiro chefe da jaguar tentava melhorar a economia do v12 e estudando o assunto contrata o famoso suiço michael may o desenho de may com a camara concentrada na valvula de escape para alta turbulencia alta taxa de compressao e menos combustivel lean burn se prestava em desenho para ser facilmente reproduzida no motor jaguar o novo jaguar v12 chamado he high efficiency usando desenho de may patenteado como may fireball chamber com a alta taxa de 12 5 1 o motor de 5 3 litros dava 299 cv a 5500rpm com uma melhoria incrivel de economia de combustivel fazia agora regularmente medias de 10 km/l simplesmente salva o motor jaguar de uma morte prematura ao mesmo tempo o xj s he recebeu mudanças em seu exterior e interior havia acabamento do porta malas na cor da carroceria no lugar do preto padrao anterior novas rodas de liga leve starfish de cinco raios equipadas com pneus pirelli cinturato p5 215/70r15 desenvolvidos pelos italianos para o carro inserçoes cromadas na parte superior dos para choques e inserçoes de madeira nobre no painel e nas tampas das portas era agora um carro de luxo realmente condizente com sua posiçao xj s 3 6 litre 1983 1991 o xj s foi desenvolvido para o v12; o seis em linha nunca tina sido parte do projeto original mas agora existia um novo seis em linha em grande parte desenvolvido de uma derivaçao do v12 cuja historia ja contamos aqui era o aj6 que acaba no xj s antes mesmo de aparecer o xj40 para o qual fora desenvolvido em versao dohc 24 valvulas com 224 cv e 33 mkgf uma bolha no capo foi necessaria para acomodar o seis em linha entre 1983 e 1987 os carros com motor de seis cilindros estavam disponiveis apenas com transmissao manual de cinco marchas getrag 265 com uma automatica de quatro marchas zf 4hp22 oferecida a partir de 1987 os modelos v12 continuaram a usar a transmissao turbo hydramatic 400 https //flatout com br/motores lendarios o ultimo seis em linha jaguar e aston martin/ o 3 6 litros manual era quase tao veloz quanto o v12 automatico pelo menos abaixo de 200 km/h 7 2 segundos de 0 96 km/h e 220 km/h de final xj sc 1983 1987 este semiconversivel lançado originalmente somente com o motor seis em linha era uma forma a jaguar acreditava de se fazer um conversivel sem alteraçoes grandes na estrutura de um carro nunca projetado para ser conversivel era um targa teto rigido removivel em cima dos ocupantes e de lona atras com a estrutura de teto e vidros intactos criou um perfil sem as compridas colunas c que era mais bonito que o cupe tambem a partir de 1985 podia tambem vir com o v12 funcionava bem mas foi visto como remendo; tambem requeria algum trabalho para que se baixasse o teto manualmente a maioria dos carros conversiveis neste preço tinha capota eletrica ja parou de ser feito com o advento do conversivel o xj sc como o conversivel que veio depois e o substituiu e um carro de dois lugares o espaço de bancos +2 atras transformado num chique cubiculo com chave e molas hidraulicas acarpetado e com detalhes cromados um pequeno numero de xj sc foram convertidos para 2+2; a jaguar cars produziu apenas um carro desse tipo construido especialmente para a princesa diana; os outros sao conversoes aprovadas feitas por terceiros xj s convertible 1988 1996 com ajuda da karmann alema especialistas neste tipo de conversao a jaguar refez toda a estrutura inferior do xj s para que se tornasse um conversivel de verdade sem estrutura de teto o resultado tinha teto eletrico e ate vidro traseiro aquecido era o mais caro jaguar de sua epoca mas foi um grande sucesso especialmente nos eua houve outro xj s conversivel nos eua a partir de 1986 uma conversao local enquanto o conversivel de fabrica nao chegava a empresa hess & eisenhardt estava localizada em ohio eua e construiu esses carros sob contrato com a jaguar antes do xj s conversivel oficial fabricado pela jaguar ficar disponivel em 1988 xjr s 1988 1993 o xjr s e o primeiro xj s esportivo criado pela recem formada jaguarsport uma joint venture jaguar e da twr especializada no desenvolvimento de carros esportivos jaguar de alto desempenho inicialmente era equipado com o motor he v12 de 5 3 litros com potencia aumentada para 318 cv em 1989 a cilindrada do motor foi aumentada para 5993 cm³ via curso maior de 78 5 mm e com injeçao zytek e taxa de 11 1 tinha 333 cv a 5 250 rpm e 50 mkgf a 3 650 rpm infelizmente a transmissao automatica th400 de 3 velocidades permanecia apesar de recalibrada pela jaguarsport o carro acelerava de 0 96 km/h em 6 6 segundos e chegava a 260 km/h xjs 4 0 e 6 0 litre 1991 1996 o xjs foi relançado em sua versao final em maio de 1991 sob a nova administraçao da ford motor company como uma divisao do premier auto group a ford retirou o hifen do nome do modelo passando a comercializa lo como xjs alem do facelift com janelas laterais maiores todos os carros agora conversiveis ou cupes vinham ou com o seis em linha de 4 litros ou o v12 de 6 litros um conversivel 2+2 tambem foi introduzido o motor v12 tambem foi atualizado com novos sistemas de injeçao e combustivel novas velas de igniçao e um compartimento do motor mais organizado e um so motor para todos os mercados agora com apenas uma potencia 304 cv a nova versao de 4 0 litros do motor aj6 de seis cilindros em linha tinha 249 cv continuava com opçao de automatico zf de 4 marchas ou manual de cinco marchas em 1993 recebe mais um facelift menor que dura ate pasme 1996 os ultimos xjs podem ter envelhecido mal esteticamente feito um opala 1992 mas sao carros altamente refinados e os melhores da especie entao sao esses todos o xj s podiamos continuar aqui o posterior xk8 e na verdade uma variaçao do chassi xj s que dura ate 2006 o primeiro aston martin moderno o db7 nada mais e que mais uma variaçao do chassi do xj s o lister storm um supercarro baseado no xj s se eu tivesse prestado atençao mesmo em sua historia nao me espantaria tanto com o xj s ao volante estava tudo ai para quem quisesse ver a revista car inglesa colocou o carro de lado na capa em fevereiro de 1988 perguntando a mercedes e a porsche vao vencer o xj s eles continuam tentando e falhando confesso que na epoca pensei ser patriotada dentro a revista testou o xj s v12 contra o porsche 928 automatico e o mercedes benz 300e coupe contra o xj s 3 6 litre manual o chassi segundo a revista fez o baixissimo e comportado jaguar ganhar ambos os embates mesmo o porsche sendo bem mais veloz agora eu entendo o motivo
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