hoje em dia a presença ou a ausencia de modelos importados no brasil e quase sempre uma questao de viabilidade do mercado — se a gente nao tem um toyota gt86 ou um vw scirocco como opçoes nas concessionarias sao grandes as chances de suas fabricantes simplesmente acharem que nao ha espaço para eles no mercado isto so acontece porque la em 1990 as importaçoes de veiculos foram liberadas no brasil colocando fim a um hiato de 14 anos foi este hiato que deu origem a alguns dos nossos modelos mais iconicos eles eram tao desejados que ninguem ligava para o fato de no fim das contas carros como o ford escort xr3 o gol gti e ate mesmo foras de serie como o puma serem meio que premios de consolaçao por nao termos sedas alemaes muscle cars americanos roadsters britanicos e supercarros italianos — ou mesmo carros comuns la fora que para nos pareciam coisa de outro mundo quando chegaram depois de 1990 um novo mundo se abriu literalmente — um mundo onde existiam alfa romeo mercedes benz bmw e audi so para citar algumas nao estamos dizendo que nossos classicos como o chevrolet opala e o ford maverick so para ficar nos mais lembrados nao sao dignos pelo contrario e preciso saber valorizar nossos modelos historicos especialmente os endemicos do brasil eles sao o legado da nossa industria automotiva mas eles nao sao o unico legado nao com a falta das opçoes importadas que so conheciamos por revistas automotivas veio a necessidade de modificar nossos carros quer dizer provavelmente a modificaçao começou no momento em que começaram as vendas de carros no brasil visto que o homem sente a necessidade de acelerar desde os primordios do automovel e modificar faz parte do processo mas foi nas decadas imediatamente anteriores a reabertura das importaçoes — os anos 1970 e 1980 — que a modificaçao e a customizaçao explodiram em popularidade vamos te situar no tempo nos anos 70 dodge v8 ford maverick e chevrolet opala eram os reis das ruas que tambem eram povoadas por fusca brasilia chevette e corcel na decada de 80 vimos o nascimento da familia gol a chegada dos sedas medios como o chevrolet monza e volkswagen santana e a primeira pista do que viriam a ser os carros populares com o fiat uno carros dos anos 60 nao eram tao antigos e ainda eram vistos com frequencia pelas ruas [gallery columns= 4 link= file ids= 17194 17191 17198 17186 ] como acontece hoje os jovens da epoca tambem gostavam de modificar seus carros contudo o visual era diferente — estamos em um mundo globalizado e absorvemos tendencias de outros paises o tempo todo quando se trata de modificaçao mas naquela epoca nao havia acesso a internet ou mesmo muita disponibilidade de componentes importados e por isso o que se via eram carros que ate refletiam certas caracteristicas do que se via la fora mas acima de tudo tinham uma estetica genuinamente brasileira a customizaçao brasileira tinha forte inspiraçao no automobilismo instalava se farois auxiliares nos para choques algo que remetia aos carros de rali os volantes de madeira como os populares walrod e fittipaldi eram inspirados naqueles dos carros de formula 1 — de diametro reduzido com raios de metal e aro de couro ou madeira — e as rodas eram largas com offset agressivo bordas polidas e calçadas com pneus bem gordos nao raramente ultrapassando os limites dos para lamas [gallery columns= 4 link= file ids= 17207 17208 17209 17210 ] finalizando o stance suspensao levemente rebaixada muitas vezes com cambagem ligeiramente negativa mas nada gritante — so o suficiente para deixar o carro com uma postura mais agressiva existiam tambem kits de preparaçao e customizaçao que eram oferecidos por empresas especializadas e instalados em concessionarias — e algumas delas ate forneciam seus proprios kits normalmente eram empresas que funcionavam como concessionaria autorizada e tambem importadora alem de fabricar alguns componentes e ate carros completos [youtube id= cbjkgdlxzgo width= 620 height= 350 ] a envemo por exemplo e famosa por realizar conversoes de carrocerias — transformar sedas em conversiveis e peruas por exemplo — e oferecer kits de modificaçao para o opala e outros modelos mas tambem fabricava seus proprios carros — replicas do porsche 356 [gallery columns= 4 link= file ids= 17205 17204 17203 17202 ] o famoso e raro kit envemo para o opala fotos opaleiros do parana outras como a concessionaria dacon importavam componentes da volkswagen alema e da porsche para instalar em veiculos nacionais a variedade ia de rodas farois e lanternas retrovisores volantes e itens de acabamento a kits de preparaçao e motores completos porsche para instalar no fusca e na brasilia [youtube id= k6pi5cf09z8 width= 620 height= 350 ] naturalmente a oferta nao era restrita — havia opçoes de preparaçao e customizaçao para todas as marcas havia empresas nacionais fabricando cabeçotes para motores v8 e seis em linha ou itens esteticos como spoilers e tambem quem importasse componentes como rodas bbs e peças de acabamento da europa e dos eua para instalar em modelos nacionais sem falar nas inumeras oficinas de preparaçao que se valiam destes produtos nacionais e importados para transformar carros comuns em esportivos com rodas maiores suspensao rebaixada farois auxiliares kits esteticos e motores com cabeçotes preparados carburadores maiores e escape dimensionado fuscas v e b foto mafia boxer existiam opçoes para todos os gostos e bolsos — desde aquele cara que podia entrar na concessionaria e sair com um carro novo e exclusivo modificado a seu gosto pela concessionaria ate o jovem que so podia comprar um carro usado e moderniza lo usando componentes mais novos — um fusca 66 com para lamas farois e lanternas de um fusca do fim da decada de 70 nao era visto como aberraçao por quem curtia modificaçoes tambem era comum a utilizaçao de componentes de outros modelos — alguns ate importados [youtube id= cp0d1wsfws4 width= 620 height= 350 ] talvez a decada de 80 tenha sido o auge da cena nacional de modificaçao e preparaçao — os video acima por exemplo filmado em 1981 mostra um encontro/passeio com dezenas de carros de diferentes modelos todos com algum grau de modificaçao e certamente preparaçao tambem da para notar como a cena parecia unida — vemos fusca chevette corcel opala e maverick estacionados juntos ou em carreatas divididos por modelo ou dando zerinhos em um estacionamento o que tambem e um reflexo das leis de transito mais permissivas da epoca voce pode conferir as outras duas partes do video aqui e aqui para sorte dos saudosistas contudo existe quem mantenha vivos o estilo a estetica e os metodos de preparaçao e modificaçao das dos anos 70 e 80 — caras que apesar de poder aproveitar de todas as evoluçoes que os anos trouxeram aos entusiastas — sistemas de injeçao eletronica tecnicas de pintura rodas de liga leve suspensao regulavel — ainda preferem colocar um comando bravo carburadores maiores escapamentos dimensionados e rodas largas com pneus bifudos maverick do pedrinho da pedrinho racing note as largas bbs as lanternas traseiras de mustang mach 1 e o spoiler dianteiro — modificaçoes tipicas da decada de 80 foto marquinho/cg existem diferentes nichos de modificaçao — caras que sao mais ecleticos que absorvem e utilizam tendencias de diferentes geraçoes desde que tenham pelo menos 20 anos de historias ate grupos mais restritos que sao bastante metodicos e exigentes na escolha de acessorios peças e receitas no brasil existe ate uma galera dedicada a manter vivo este estilo de customizaçao sao os adeptos do v e b — velha escola brasil um estilo que surgiu entre os donos de volkswagen a ar e consiste em so modificar o carro com peças da decada em que ele foi fabricado claro nao demorou para que donos de carros de outras marcas tambem entrassem nessa da para entender o apelo das modificaçoes de epoca hoje em dia — alem da estetica agradavel e da experiencia sensorial extremamente prazerosa que um motor preparado a moda antiga da hoje em dia e bem mais facil trazer peças de fora e nao faltam foruns e grupos de discussao na internet para troca de informaçoes e anuncios de compra e venda de peças — basta ter os recursos e saber onde procurar inspiraçao tambem nao falta e a galeria abaixo prova isto sao quase 100 imagens escaneadas de propagandas de acessorios dos anos 1970 e 1980 reunidas pelo pessoal do grupo arquivo do carro nacional alem das rodas de visual inspirado nos carros europeus bancos recaro e procar volantes e tetos solares ha algumas curiosidades interessantes calotas eram tratadas como acessorios chiques e imitavam com muito capricho rodas de liga leve; equalizadores de som especialmente da mitica marca tojo e conjuntos completos de alto falantes eram verdadeiras coqueluches entre os entusiastas na epoca conjuntos dianteiros prometiam exclusividade e sofisticaçao e normalmente imitavam os modelos vendidos la fora hoje sao verdadeira raridades como o ja conhecido escort jps com farois escamoteaveis mas agora chega de falar e hora da nostalgia este post foi publicado originalmente em julho de 2014 e reescrito em maio de 2016 com novas informaçoes e fotos [ fotos velha escola brasil/arquivo do carro nacional ]
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