como haviamos mencionado nos comentarios do post sobre os melhores carros turbo ja produzidos os carros brasileiros ganhariam um post a parte isso se deveu a um unico motivo a industria brasileira simplesmente nao produziu carros turbo suficientes para um post do tipo best of — a menos que fizessemos os cinco melhores e comprassemos uma briga imensa com os fas dos carros que ficaram de fora sim voce talvez nao tenha se dado conta mas ate hoje somente nove modelos turbo foram produzidos no brasil — e a maioria nem usava motor nacional por isso decidimos fazer as coisas de um jeito diferente em vez de selecionar os melhores decidimos simplesmente relembrar a historia dos carros turbo brasileiros ao longo da historia voce ira notar como esses motores evoluiram em termos de desempenho e principalmente em relaçao a sua percepçao pelo publico a primeira fabricante a fazer um modelo turbo no brasil foi a puma com o gtb s4 de 1984 ele usava o mesmo motor 250 s do s2 porem ela sobrealimentado por um turbo de caminhao contudo nao da para considera lo o primeiro modelo turbo nacional pois ele praticamente nao existiu segundo os clubes de colecionadores e admiradores da puma foram feitos somente tres gtb s4 antes da paralisaçao da produçao naquele mesmo 1984 [youtube id= rub_1mgc75g width= 620 height= 350 ] foi somente dez anos mais tarde que o brasil finalmente ganhou um carro turbo para chamar de nacional o fiat uno turbo e ainda assim ele nao era tao nacional quanto parece o motor 1 4 era importado da italia diferentemente dos demais motores 1 0 a 1 6 produzidos na argentina sevel e no brasil fiasa o motor italiano era sobrealimentado por uma turbina garrett t2 pressurizando o ar a 0 8 bar para produzir 118 cv e 17 5 mkgf como praticamente todo motor turbo da epoca havia um grande turbo lag — a patada vinha aos 3 000 rpm e o zero a 100 km/h levava 9 2 segundos precisamos dizer que ele foi a sensaçao entre os esportivos de sua epoca [youtube id= kjkcuczjs9e width= 620 height= 350 ] depois do uno foi a vez do tempra ganhar o motor turbo dois meses depois em abril de 1994 a fiat antecipou a linha 1995 do seda e anunciou a versao turbo que tinha o motor 2 0 injetado sobrealimentado por um turbo garrett t3 tambem pressurizando o ar a 0 8 bar mas aqui produzindo 165 cv e 26 5 mkgf de torque — novamente a 3 000 rpm com ele o tempra chegava aos 100 km/h em 8 2 segundos e continuava acelerando ate os 220 km/h sua velocidade maxima embora fosse pioneira a linha turbo da fiat nao durou muito — foram apenas dois anos em 1996 o uno turbo deixou de ser produzido ja que o palio substituira o uno como modelo compacto da marca e o tempra turbo foi transformado no tempra stile agora com quatro portas e uma proposta mais luxuosa que esportiva o motor era o mesmo mas o visual era identico ao das demais versoes no fim era um baita sleeper [youtube id= fkgopcdxj38 width= 620 height= 350 ] mas o tempra stile tambem teve vida curta em 1997 ele deixou de ser produzido e restou somente a versao hlx com um facelift um tanto controverso — e que deixava claro que o modelo estava prestes a se aposentar a aposentadoria do tempra abriu espaço para o marea o novo seda medio da marca o carro chegou ainda em maio de 1998 identico ao modelo vendido na italia era moderno com linhas suaves e aerodinamicas e um motor igualmente avançado o 2 0 cinco cilindros de 20 valvulas com comando variavel na admissao 142 cv e 18 1 mkgf no fim daquele mesmo ano esse motor ganhou sua versao turbo batizada como bem marea turbo — e podia ser escolhido como seda ou perua alem do turbo garrett o 2 0 recebeu bielas e pistoes reforçados intercooler e valvulas de escape preenchidas com sodio para melhor resfriamento a potencia foi para 182 cv e o torque para 27 6 mkgf e com isso o seda e a perua tambem chegava aos 100 km/h em 7 9 segundos e a maxima de 223 km/h ate agora este post esta parecendo mais a historia dos fiat turbo que a trajetoria dos carros turbo nacionais mas a inauguraçao da nova fabrica da volkswagen em sao jose dos pinhais/pr seguida da alteraçao na base de cobrança do imposto sobre produtos industrializados ipi ajudou a volkswagen a entrar nessa historia primeiro foi o golf gti em 1999 o hatch da volkswagen ganhou sua quarta geraçao e foi nacionalizado — assim como seu primo o audi a3 inicialmente ele foi oferecido nas versoes duas e quatro portas ambas com motor 1 8 turbo de 20 valvulas e 150 cv depois em 2002 a versao duas portas deixou de ser oferecida e a potencia subiu 30 cv chegando a 180 cv era o mesmo motor do audi a3 1 8 turbo produzido na mesma fabrica que o gti entre 1999 e 2006 em 2008 quando o civic si deu as caras com seus 192 cv a volkswagen reprogramou a ecu do motor e ele passou a produzir 193 cv com gasolina podium o problema e que ate agora todos esses modelos turbo usavam motores importados os carros eram produzidos aqui mas os motores vinham de la essa historia so foi mudar em 2000 motivada por uma mudança na base de cobrança do ipi em vez de separar as aliquotas de acordo com a potencia como era feito ate entao o novo sistema de cobrança era baseado na cilindrada — como e ate hoje os modelos com motor ate 999 cm³ passaram a pagar uma aliquota muito mais baixa que os motores com cilindrada entre 1 000 e 2 000 cm³ dai veio um dos primeiros casos de downsizing do mercado brasileiro antes mesmo do downsizing se tornar a regra do mercado o gol 1 0 turbo desta vez o motor fora desenvolvido e produzido no brasil era baseado no 1 0 16 valvulas que equipava o gol desde 1997 a ideia era a mesma de todo downsizing mais potencia e desempenho com menor consumo [youtube id= mqpwyhmi_p8 width= 600 height= 350 ] o problema e que na epoca ninguem o conceito de downsizing nao era difundido como hoje algo desejavel pelos consumidores por isso o pessoal do marketing direcionou a publicidade do carro para a esportividade afinal ate entao os carros turbo eram sinonimo de esportivo quando ele era na verdade uma opçao ao 2 0 aspirado [youtube id= 5koe8z6exvi width= 620 height= 350 ] a potencia era um pouco inferior — 112 cv do 1 0 turbo contra 116 cv do 2 0 aspirado — mas o torque de 15 8 mkgf ja estava disponivel a 2 000 rpm e o consumo era razoavelmente inferior com ares de esportivo ele foi tratado usado e abusado como um pelo publico que esqueceu a parte turbo na hora da manutençao e o encarou como um 1 0 comum ai os problemas começaram a aparecer e em 2004 deixou de ser fabricado dois anos depois em 2006 foi a vez do marea turbo dizer adeus ao mercado a fiat tirou o modelo de linha deixando a fatia dos esportivos turbo todinha para o golf gti mas nao por muito tempo em 2008 a fabricante italo mineira voltou com um sucessor para o marea turbo porem um pouco diferente do que o publico esperava o linea t jet primeiro por que ele nao era exatamente um seda medio e sim algo intermediario entre os compactos e medios depois por que ele nao tinha um motor grande e potente sobrealimentado para ter ainda mais potencia nao em vez do 2 0 turbo ele tinha um 1 4 turbo igualmente importado da italia e em vez dos 182 cv ele produzia apenas 152 cv e 21 mkgf— 20 cv a menos que seu antecessor e 13 cv a menos que o tempra stile por falar no stile apesar do comercial de tv com michael schumacher ao volante do linea t jet o modelo era mais voltado ao conforto que a esportividade nesse mesmo ano o golf gti deixou de ser fabricado no brasil [youtube id= eosuazhqsmo width= 620 height= 350 ] quem queria algo mais inspirado precisou esperar ate 2009 quando o punto ganhou o motor 1 4 turbo e o sobrenome t jet o modelo foi inspirado no grande punto abarth italiano porem aqui foi e oferecido somente com quatro portas em vez de duas a potencia e a mesma do linea 152 cv produzidos pela pressurizaçao de ate 1 bar e com a ajuda de um intercooler com ele o punto acelera de zero a 100 km/h em 8 5 segundos e vai aos 203 km/h em 2011 a fiat lançou o bravo no brasil e ja inspirada pela tendencia europeia ao downsizing deu a ele o mesmo motor 1 4 turbo e o sobrenome t jet apesar do motor turbo e de varios motivos para ser considerado um esportivo verdadeiro e melhor encara lo como um hatch de bom desempenho deixando o papel de esportivo para seu irmao menor mais leve e mais agil o punto t jet em 2012 foi a vez do linea t jet dar adeus as fracas vendas do modelo nao justificavam a continuidade de sua produçao e por isso a fiat optou por manter apenas o bravo e o punto com o motor turbo e um facelift para mante los atualizados no ano seguinte a bmw lançou o primeiro modelo turbo flex do mercado seu serie 3 active flex que tornou se nacional com o inicio das operaçoes na nova fabrica da marca em araquari/sc foi o inicio da era downsized no brasil em 2015 a volkswagen voltou aos turbos novamente com um motor 1 0 sobrealimentado mas desta vez com um tres cilindros de 105 cv nos aceleramos o pequeno notavel e contamos como foi neste post no ano seguinte o mesmo motor com algumas modificaçoes para produzir 20 cv a mais foi parar no golf tsi depois do bmw e do up o brasil finalmente entrou na era do downsizing peugeot 2008 ford fiesta ecoboost hyundai hb20 turbo mercedes classe a gla classe c todos passaram a ser fabricados no brasil com seus motores turbinados
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