um motor a combustao usa uma razao fixa de ar e combustivel e portanto o unico jeito de se aumentar a quantidade de combustivel que entra num motor para aumentar potencia e aumentar a quantidade de ar que entra mas mesmo os motores mais eficientes em aspirar ar ainda estao sujeitos apenas ao impulso da pressao atmosferica; ha um limite aqui claro que desde muito cedo os projetistas descobriram um jeito facil e rapido de mudar isso drasticamente com compressores de ar no inicio todos eram acionados pelo motor mesmo como tantos outros acessorios da bomba d’agua ao dinamo/alternador o compressor mecanico chegou a ser extremamente popular nos anos que levaram ate a segunda guerra mundial e nao so em competiçoes os duesenberg sj de 1929 ja colocavam um compressor centrifugo para ajudar seu enorme oito em linha de quase sete litros dohc e 4 valvulas por cilindro a dar 320 cv contra os 265 da versao aspirada numa epoca em que o ford a nao passava de 40 cv [caption id= attachment_338091 align= aligncenter width= 900 ] o duesenberg sj a panela em cima e o compressor centrifugo [/caption] e nao so na america terra da duesenberg a alfa romeo na italia a mercedes benz na alemanha e a bugatti na frança sao exemplos de carros com compressores famosos nos anos 1920 e 1930 ettore bugatti por sinal desenhava muito mal cabeçotes e o compressor era como seu as na manga a soluçao para alta potencia mesmo num motor que nao respirava la muito bem ate ele descobrir e comprar os miller de corrida americanos dohc que ele copiou para fazer seu proprio motor dohc que respirava decentemente [caption id= attachment_338092 align= aligncenter width= 650 ] alfa romeo em 1934 o compressor tipo rootes esta baixo e o coletor aletado e um proto intercooler[/caption] mas divago o importante aqui nao e os anos 1930 os compressores e o passado distante caramba mao foco por favor o que interessa na historia de hoje e explicar como o turbocompressor de longe hoje o mais popular dos compressores tao universal que esta a caminho de se tornar parte de todo carro apareceu e os fantasticos carros que conseguiram trazer ele para a produçao normal foi nos anos 1970 que realmente apareceram como uma proposta viavel e a melhor maneira de contar como apareceram e falar dos carros pioneiros mas antes um pouco de antecedentes para colocar em contexto o nascimento do turbocompressor e atribuido a patente do engenheiro suiço alfred buchi em 1905 com o primeiro prototipo concluido em 1915 os turbocompressores foram usados comercialmente pela primeira vez em 1925 aumentando a potencia dos motores a diesel em navios durante a segunda guerra mundial eles foram usados em varios motores de aeronaves e a fabricante suiça de caminhoes saurer foi pioneira em seu uso em terra na decada de 1930 mas em automoveis o caminho foi mais longo num mundo carburado e sem eletronica as caracteristicas de lag a baixa rotaçao e pre detonaçao em alta pareciam problemas insoluveis o compressor movido pela turbina no escapamento demorava a rodar na velocidade que precisava a taxa baixa necessaria para evitar pre detonaçao piorava as coisas fazendo a potencia antes do turbo entrar ainda mais baixa o primeiro motor de serie turbocomprimido foi um oldsmobile americano em 1962 o jetfire v 8 foi lançado duas semanas antes do chevrolet corvair monza o segundo no caso do oldsmobile o motor basico era o v 8 de aluminio de 3 5 litros da buick que depois virou range rover como voces sabem a soluçao para diminuir a detonaçao aqui foi o seu calcanhar de aquiles mantinha a taxa de compressao alta do motor sem turbo 10 25 1 e uma mistura de alcool e agua que ficava armazenada num tanquinho era injetada na admissao para evitar a pre detonaçao o fluido era vendido nas concessionarias oldsmobile com o genial nome de turbo rocket fuel claro que deu errado com gente esquecendo de abastecer e motores explodindo durou um ano so por isso ja o corvair foi mais longevo; reduzindo a taxa de compressao acentuava ainda mais o buraco entre a fase com e sem turbo o motor um seis cilindros contrapostos de aluminio arrefecido a ar primeiro de 2 3 litros e depois 2 6 aceitou melhor o turbocompressor e apesar do aumento de potencia ainda ser baixo para 150 cv na primeira geraçao e 180 cv na segunda foi o inicio mas o turbo aparentemente morria com o corvair em 1969 ninguem mais tentou depois dele por muito tempo [caption id= attachment_338096 align= aligncenter width= 999 ] corvair monza seis cilindros arrefecido a ar e turbo em 1962 [/caption] entra em cena entao o inventor do downforce o suiço michael may começa em sua empresa em stuttgart a adaptar turbocompressores em motores de produçao oferece conversoes no mercado com grande sucesso; a mais famosa o ford capri turbo may adicionava um turbo ao v6 ohv original de 2 6 litros e 108cv o que o fazia a potencia subir para 200cv o compressor era o que havia uma unidade para motores diesel da eberspacher https //flatout com br/o porsche 550 spyder que inventou a downforce/ ao contrario dos carros da gm dos anos 1960 nao havia buracos ou flat spots de 600 a 6000rpm e uma valvula de alivio waste gate deixava ele solto em desaceleraçao com cuidado paciencia e dedicaçao may se tornou um especialista muito procurado nos anos 1970 as legislaçoes de emissoes e a subida do preço dos combustiveis junto com crises mundiais de abastecimento faz reacender a procura pelo turbo a ideia era como hoje potencia de motor grande com economia de pequeno tambem em competiçoes o aumento de potencia potencia exponencial do turbo levam os alemaes a usa los em pista com sucesso o que nos leva ao primeiro dos pioneiros turbo a bmw bmw 2002 turbo 1973 o bmw 2002 e ate hoje um classico esportivo; usando o motor grande de 2 litros no menor seda da marca bavara de entao era um carro divertido e eficiente caso de amor inicial dos entusiastas com a marca de munique o desenvolvimento do turbo na bmw com consultoria de may começa em corridas; era na verdade uma forma de se aumentar exponencialmente a potencia a bmw em 1973 decide ser pioneira lançar um carro de rua turbo tambem partindo de um 2002 tii com injeçao a taxa de compressao fora reduzida drasticamente para 6 9 1 e um enorme turbocompressor kkk instalado para nada menos que 170 cv a 5 800 rpm e 24 5 mkgf de torque o carro tinha uma velocidade maxima de 211 km/h um absurdo para um carro normal e pequeno era para ser um terror nas autobahnen exemplificado pelo letreiro turbo escrito ao contrario no spoiler dianteiro; apenas visto por um espelho retrovisor podia se le lo mas a crise do petroleo veio junto; o carro nao foi um sucesso vendendo pouco mais de 1600 unidades e acabando em 1973 mesmo o carro certo mas na hora totalmente errada porsche 911 turbo 1974 a segunda tentativa teve muito mais sucesso tanto que nos anos 1970 quando falavamos o turbo estavamos falando deste carro com ele a porsche finalmente saia de seu mundo de carros esportes pequenos de desempenho inferior aos exoticos italianos para o primeiro time o 911 turbo e famoso por juntar o motor traseiro e o famoso comportamento imprevisivel em curva dos velhos 911 com um explosivo motor que frequentemente na pior hora possivel passava de fusca a saturno iv em milissegundos nao era para os fracos de coraçao o turbo elevou o nivel do 911 o carro original de 1974 tinha 260 cv a 5500 rpm 33 5 mkgf a 4000 rpm um colosso para um 911 que nunca passara de 210 a taxa era baixa claro 6 5 1 em sua epoca acelerava junto com qualquer um mesmo os v12 italianos fazendo 0 100 km/h em 5 2 segundos e chegando a 250 km/h imprevisivel dificil mas um mostro quando bem dirigido e um classico que ajudou a levar o 911 onde esta hoje saab 99 turbo 1978 a saab sueca fez algo diferente ate ali o turbo era um monstro de potencia algo para carros esporte e de pista o 99 era um seda de traçao dianteira familiar sem pretensoes esportivas a ideia do turbo aqui e moderna potencia de seis cilindros com consumo de quatro o saab 99 turbo e depois o 900 turbo foram um sucesso mundial; graças ao seu salto tecnologico eram carros unicos em eficiencia introduzido em 1978 o 99 turbo foi equipado com uma versao turbo do motor de 2 litros com 145 cv era potente fazendo o carro chegar a 200 km/h incrivel para a epoca mas o melhor e a linearidade o turbo da saab entrava antes e dava mais torque e nao explosao de alta rotaçao a saab estudou profundamente o funcionamento do turbo e por isso foi pioneira na eliminaçao do distribuidor e tantas outras inovaçoes de controle eletronico de motores e graças aos avanços dela que temos carros turbos tao doceis hoje dela e de outro pioneiro que nos anos 1970 resolve voltar a arena do turbo a gm americana buick v6 turbo 1978 [caption id= attachment_338117 align= aligncenter width= 999 ] regal sport coupe 1978 sim e um turbo [/caption] a crise do petroleo dos anos 1970 tinha feito os v8 buick parar de vender fazendo o v6 da marca voltar dai veio a ideia do turbo potencia de v8 consumo de v6 https //flatout com br/as duas vidas dos motores v6 e v8 da buick/ diferente dos carros turbo ate entao onde a potencia maxima era o objetivo final e o turbo lag um efeito colateral aceitavel a ideia da buick como a da saab era muito similar a em voga atualmente torque em baixa e potencia maxima contida para dirigibilidade similar ao motor maior com ganhos de consumo nao foi um objetivo facil de se alcançar com a tecnologia de entao onde a eletronica engatinhava e a maioria dos controles era mecanico a primeira versao de 1978 na verdade eram duas uma com carburador de corpo duplo e 140 cv e outra com carburador de corpo quadruplo e 170 cv o turbocompressor um airesearch tb0301 foi cuidadosamente escolhido para que entrasse em operaçao o mais cedo possivel o motor era equipado com sensor de detonaçao e retardo do avanço do distribuidor controlado eletronicamente um ancestral dos sistemas integrados atuais o distribuidor ainda contava com avanço a vacuo mas o retardo era comandado eletronicamente por um processador rudimentar que interpretava apenas um dado as vibraçoes no coletor de admissao detectadas pelo sensor de detonaçao pre historico apesar disso o resultado foi bom ambos os motores turbo aceleravam melhor que o v 8 de 5 litros o de carburador quadruplo bem melhor e ambas eram mais economicos a revista autoesporte disse em 1980 o motor nao parece ter turbo; funciona como um motor normal da marcha lenta ate altas rotaçoes so abrindo o capo se tem certeza de que o turbo esta la a revista sofreu com detonaçao porem um problema cronico desta primeira versao o que acontece em seguida e uma melhoria exponencial ano a ano o motor melhora em 1984 um salto uma sofisticada injeçao sequencial onde controlada por uma moderna central de controle cada cilindro recebia a injeçao de combustivel individualmente quando precisava dela [caption id= attachment_338115 align= aligncenter width= 999 ] o gn de 1984[/caption] a central recebia informaçoes variadas rpm posiçao do acelerador temperatura da agua sensor de detonaçao sensor de gases do escape velocidade do carro marcha em uso e velocidade e massa do ar de admissao esse ultimo dado era absoluta novidade o mais comum entao sendo a mediçao apenas da velocidade do ar e nao sua densidade o velho distribuidor tambem foi abandonado em favor de controle computadorizado tudo isso hoje e comum e corriqueiro mas em 1984 era quase ficçao cientifica o novo motor chamado de 3 8 s f i turbo oferecia 203 cv e o funcionamento primoroso em todas as condiçoes de uso que hoje achamos normal como todo buick era montado apenas com cambio automatico neste caso um gm th 400 de quatro marchas a quarta sendo overdrive mais potencia viria ate o fim de sua historia em 1987 com 300cv no buick gnx em 1978 a buick propagandeava que existem 4 carros turbo no mundo e dois deles sao buicks os outros dois claro eram o saab turbo e o porsche turbo em dez anos de 1974 a 1984 esses quatro carros trouxeram uma antiga tecnologia esquecida ao mainstream em 1979 e 1980 ja aparecia uma multidao de carros turbinados mundo afora com objetivos tanto de downsizing quando de potencia alta mas foram esses quatro que fizeram isso primeiro e permitiram tudo isso acontecer
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