FlatOut!
Image default
História

Turbo! Como o compressor mais popular do mundo apareceu

Um motor a combustão usa uma razão fixa de ar e combustível, e, portanto, o único jeito de se aumentar a quantidade de combustível que entra num motor (para aumentar potência) é aumentar a quantidade de ar que entra. Mas mesmo os motores mais eficientes em aspirar ar ainda estão sujeitos apenas ao impulso da pressão atmosférica; há um limite aqui. Claro que desde muito cedo os projetistas descobriram um jeito fácil e rápido de mudar isso drasticamente: com compressores de ar. No início, todos eram acionados pelo motor mesmo, como tantos outros acessórios, da bomba d’água ao dínamo/alternador. O compressor mecânico chegou a ser extremamente popular nos anos que levaram até a segunda guerra mundial. E não só em competições: os Duesenberg SJ de 1929 já colocavam um compressor centrífugo para ajudar seu enorme oito em linha de quase sete litros, DOHC e 4 válvulas por cilindro, a dar 320 cv, contra os 265 da versão aspirada. Numa época em que o Ford A não passava de 40 cv.