o quadro flatout street se dedica aos carros preparados e customizados estrangeiros e nacionais de todas as epocas e estilos sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para ver o indice de posts do patio para a pista se voce quer ensinar uma criança a gostar de carros leve a para passear de carro faça disso um grande acontecimento para ela ela ira associar os passeios a diversao e acabara encarando os carros de forma positiva foi assim com joao maciel proprietario deste passat ls 1981 com motor 2 1 turbo todo pensado para uso em pista mas licenciado para rodar nas ruas quando nasceu seu pai tinha um passat preparado a moda da epoca com potencia alem dos 150 cv e foi com este carro que levou o pequeno joao a eventos automobilisticos da epoca nao bastasse a influencia paterna pelo exemplo a familia de joao ainda trabalhava com transporte de veiculos os carros estavam por todos os lados alem da formaçao de um entusiasta este ambiente imersivo como se diz em 2021 trilhou o caminho de joao ate este passat foi graças a atividade familiar que os caminhos se cruzaram e o projeto nasceu achado quase perdido o primeiro carro de joao nao foi o passat que aprendera a gostar com o pai aos 18 anos ele comprou uma saveiro g3 e assim que pode instalou o famoso kit turbo padaria dos motores ap era seu carro do dia a dia e tambem o carro que usava nos fins de semana para curtir as ruas e estradas joao gostava do carro mas logo se viu em um dilema alem da falta de confiabilidade de um carro preparado para uso diario ele começou a ficar com receio de quebrar o carro nos fins de semana e acabar sem transporte para os compromissos do dia a dia o contrario tambem o afligia e se o carro quebrar no transito cotidiano e o deixasse sem diversao no fim de semana era hora de procurar outro carro joao acabou vendendo a saveiro para comprar uma fiat strada que foi mantida original conforme a proposta inicial ser um carro para o dia a dia para curtir ele começou a pensar em um segundo carro foi na direçao dos volkswagen com motor ap claro nao apenas por ser o tipo de carro que gostava mas tambem por que vivendo em uma cidade do interior paulista o motor mais popular do pais garantia o fornecimento de peças na mesma cidade aqui o ambiente imersivo de joao entra em cena em um dos serviços prestados a prefeitura local seu pai encontrou um passat que fora apreendido por circular sem licenciamento e com debitos nao quitados o carro foi para o patio e la ficou era um carro aparentemente maltratado mas aos olhos treinados era uma base com muito potencial porque atras dos farois quebrados por baixo da pintura queimada e alem dos debitos nao pagos o carro estava com a estrutura muito integra e acima de tudo muito alinhada ao entrar em contato com o proprietario joao descobriu que o carro estava em posse de um terceiro e que o proprietario estava louco para se livrar do problema um pouco de conversa um pouco de negociaçao joao levou o carro para casa ou melhor para a oficina o passat lançado em 1973 o passat foi o primeiro projeto da volkswagen com o motor refrigerado pela agua tanto na europa quanto no brasil foi ele quem inaugurou o futuro da volkswagen e representou um salto gigantesco em termos de dirigibilidade se comparado aos demais modelos da volkswagen ao chegar ele tambem nao tinha rivais a sua altura ninguem tinha um carro tao moderno quanto o passat no mercado brasileiro sendo um carro com tantas qualidades ele logo se tornou a opçao de equipes e pilotos para disputar a divisao 3 onde se destacou nos anos 1970 seu motor ainda nao era aquele que conheceriamos como ap mas o md 270 ja era uma versao ancestral que iniciou a popularizaçao do motor e das receitas de preparaçao aplicadas ate hoje em seus derivados — entre eles o passat que o pai de joao tinha no inicio dos anos 1990 mesmo apos o lançamento do gol era o passat a base mais adequada para preparaçoes mais inspiradas seu entre eixos longo adicionava estabilidade direcional sem comprometer a agilidade nas mudanças de direçao estruturalmente era um carro mais robusto que o gol ainda que este seja derivado do passat do patio para a oficina enquanto procurava um carro joao sofreu um acidente com uma honda biz que passou a usar no dia a dia foi atingido por uma picape e felizmente saiu ileso a moto nao teve a mesma sorte perda total virou um credito de indenizaçao na conta de joao — que nao pensou duas vezes antes de usar o dinheiro para reformar o passat assim que pegou o carro joao o enviou ao funileiro para iniciar a recuperaçao completa da pintura e pequenos defeitos que o carro tinha depois de quase 30 anos sem cuidados o processo seria longo o funileiro ainda trabalhava em uma das oficinas mais renomadas da regiao e so atendia o passat aos fins de semana um processo que duraria quase um ano foi iniciado com o carro na funilaria joao começou a busca por um conjunto mecanico para o passat o carro seria voltado para uso em pista mas tambem teria que ser capaz de rodar nas ruas encontrou um 2 0 16v retirado de uma parati gti que havia sofrido um acidente e era irrecuperavel imediatamente levou o motor a oficina de preparaçao para um orçamento e ali veio sua primeira decepçao o custo do motor 2 0 16v ficaria proibitivo mais caro que o carro e a funilaria felizmente o preparador encontrou a soluçao aceitaria o 16 valvulas como pagamento da preparaçao completa de um ap joao encontrou um motor ap 1 8 e entregou ao preparador começava ali o projeto o inverno passados mais de 12 meses o carro ficou pronto a preparaçao do motor seguia em frente joao estava terminando a faculdade e havia acabado de comprar sua atual empresa guardou a carroceria no estacionamento e começou a procurar as peças para completar o motor e o interior do carro a ideia era montar o 1 8 com a injeçao eletronica original multiponto e o interior completo personalizado com direito a bancos recaro mas enquanto joao se dividia entre o final da faculdade e a rotina de dono de empresa veio 2014 e com ele a crise economica o carro seguiu guardado na garagem e era visitado a cada seis meses para ter sua capa de proteçao trocada — a garagem era coberta porem aberta; o vento rasgava a capa a crise tambem forçou joao a fechar a empresa e a procurar um emprego acabou contratado por uma companhia estrangeira e dedicando se integralmente ao novo trabalho o tempo para ver o carro se tornava cada vez mais escasso nesse meio tempo ele quase vendeu o carro para um amigo em um momento em que praticamente quebrou financeiramente; depois tentou retomar a preparaçao fazendo a forraçao do teto duas vezes — as duas deram errado em certo momento quase trocou o motor por um chevette e por sorte isso nao aconteceu pois o comprador nunca mais retornou o contato no fim o tapeceiro que faria o interior do carro mudou o endereço de sua oficina e no processo perdeu — sim ele perdeu — todo o material comprado por joao incluindo os bancos recaro em agosto de 2019 depois de quase um ano sem ver o carro joao topou com um passat pointer gts na rua e resolveu ir ao estacionamento conferir o estado do esqueleto do seu passat a retomada capa rasgada agua empoçada insetos plantas e cimento foi o que ele encontrou ao levantar o que restava da capa de proteçao do carro alguem jogou cimento no passat pensando se tratar de um carro abandonado e sem valor joao pensou em desistir mas decidiu antes lavar o carro para verificar o real estado do passat ao terminar a lavagem a surpresa o carro estava surpreendentemente bem conservado o que o motivou a continuar o cimento foi facilmente removido sem danos a pintura e a estrutura do carro e apenas parte do assoalho no lado do passageiro havia sido danificada pelo acumulo de agua sem tapeçaria revestimentos com a mecanica pela metade joao começou a repensar o projeto encontrou imagens de carros com o interior espartano sem nenhum tipo de revestimento apenas com gaiola de proteçao bancos painel e comandos e decidiu o rumo em setembro de 2019 ele enviou o carro a street motorsport que iria finalizar o projeto a receita dez anos depois de entregar o ap para o primeiro preparador joao recebeu um motor fechado sem coletores sem acessorios o motor 2 0 16v acabou pagando apenas a mao de obra e todo o restante teve que ser coberto pelo bolso de joao depois de dez anos tudo o que ele tinha era um motor pela metade no fim das contas o mal veio para o bem joao decidiu mudar o projeto trocando o motor 1 8 por um novo 2 0 cabeçote de fluxo lateral do ap por outro de fluxo cruzado do golf o motor teria o deslocamento ampliado para 2 1 litros e receberia um turbo — a boa e velha receita para o motor ap o bloco do 2 0 foi mantido assim como seu virabrequim os pistoes foram trocados por novos da afp de 83 5 mm com pinos forjados prendendo os em bielas scat comando de valvulas tambem deu lugar a um novo com maior duraçao o turbo e um zr 50/ 63 pulsativo ligado ao motor por um coletor beep turbo todo o sistema de pressurizaçao e de aluminio e o carro ainda recebeu um sistema de injeçao com oito valvulas injetoras e intercooler tudo e controlado por uma central fueltech ft450 ligada por um chicote feito com malha nautica anti chamas [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 284084 284079 284086 284085 ] para controlar a força enviada as rodas ha um controle de traçao ativo por velocidade diferencial entre as rodas e ha um booster eletronico por marcha o cambio foi feito pela sapinho com cinco marchas e relaçao longa para circuitos de alta como interlagos [gallery type= grid link= file columns= 4 size= medium ids= 284136 284135 284133 284134 284075 284072 284064 284065 ] a suspensao usa amortecedores com ajuste por rosca buchas de poliuretano nas bandejas e no quadro e ha uma barra estabilizadora mais espessa na dianteira provando que se trata de uma receita classica dos volkswagen os freios sao do santana 2 0 — servo e cilindro mestre inclusive o santana tambem forneceu as semi arvores de transmissao completam o conjunto um jogo de rodas pdw eclipse de 15x8 polegadas calçadas em pneus toyo r888 225/50 r15 [gallery type= grid columns= 2 size= medium ids= 284106 284101 ] o resultado foi medido no dinamometro pouco menos de 450 cv e 50 kgfm e foi com esta configuraçao que o carro chegou em interlagos para seu shakedown interlagos fevereiro de 2021 em 2021 o passat completou dez anos nas maos de joao o presente de aniversario foi o shakedown em interlagos ate entao tudo o que havia sido feito no carro era apenas teorico tudo o que joao e o pessoal da street motorsport achavam que iria funcionar se tudo iria funcionar de verdade interlagos iria dizer joao completou seis voltas no circuito a suspensao se mostrou extremamente bem acertada assim como a traçao do carro embora o diferencial original tenha se mostrado limitado nas saidas de curva outro ponto de atençao foi a pressao do turbo que precisa de um ajuste fino no boost controller [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 284116 284111 284107 284118 ] a preocupaçao neste primeiro momento claro nao era marcar tempos — tanto que o carro virou 2 17 embora tenha potencial para completar a volta na casa dos dois minutos para isso joao continua o trabalho no passat que devera ficar pronto ainda neste ano se tudo correr conforme o previsto uma coisa e certa ele nao tera que esperar tanto tempo para descobrir o verdadeiro potencial daquele passat abandonado que quase se perdeu em um patio de apreensao ha distantes dez anos
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