turbocompressores sao coisas realmente maravilhosas quem poderia imaginar que colocar uma turbina no fluxo de escape de um motor acionaria tao veementemente um compressor de ar para a admissao o turbo e potencia exponencial a turbina acelerada pelo escape empurra mais ar para a admissao; mais ar na admissao e mais ar no escape o que significa mais pressao na admissao e assim por diante muito antes dessa progressao atingir seu apice a construçao fisica do motor ja deu as contas e a coisa toda explodiu mas se mantida a niveis manejaveis algo maravilhoso nao e a toa que conforme fomos aprendendo cada vez mais sobre ele mais ele foi ficando popular em avioes primeiro para acabar com o problema de atmosfera rarefeita nas alturas; depois em diesels de todo tipo semana passada falamos aqui no site de como o equipamento finalmente do meio dos anos 1970 em diante ficou comum em automoveis produzidos em serie https //flatout com br/turbo como o compressor mais popular do mundo apareceu/ o que nao contamos semana passada e que de 1980 em diante viraram febre a audi começou a ganhar todos os ralis com um cupe quattro que tinha nao somente a famosa traçao total permanente mas um turbocompressor tambem a porsche depois do 911 colocara um turbo no 924 tambem imediatamente fazendo dele algo serio a renault pioneira em competiçao inclusive f1 faz um r5 com motor central traseiro e um 1 4 litros gordini turbo matador os japoneses começam a turbinar quase tudo em seguida no curto periodo de tempo de 1978 a 1984 os turbocompressores passam de curiosidades em porsches saabs e buicks para serem absolutamente normais em quase toda marca de automoveis dos outrora lerdos subaru ate quem ja era forte sem eles como a ferrari foi uma verdadeira febre que so arrefeceu um pouco depois do fim do grupo b de rali no meio da decada arrefeceu mas nao acabou veja bem hoje caminha para se tornar onipresente como sao em diesels; quando foi a ultima vez que voce viu um diesel sem turbo mas veja bem nao existem motocicletas turbo de fabrica hoje em dia nao e estranho no maximo a kawasaki se aventura com compressor mecanico e qual o motivo disso para entendermos temos que voltar justamente ao periodo desta febre de 1978 a 1984 pois foi exatamente nesta epoca que os turbocompressores se tornaram uma febre entre os fabricantes de moto tambem para depois desaparecerem completamente e a melhor forma de fazer isso e contando a historia uma moto de cada vez começando pela primeira kawasaki z1 r tc 1978 nao nao era exatamente uma moto de fabrica era um kit oferecido nas concessionarias da marca apenas nos eua mas marcou um inicio famoso da febre e entao merece ser mencionado aqui a kawasaki z1 r era a esportiva dohc de um litro e quatro cilindros em linha desta epoca sozinha uma moto que nao podia ser chamada de lenta capaz que era de fazer o quarto de milha na casa dos 11 segundos mas um executivo da kawasaki americana alan masek preocupado com o fato de que as novas honda cbx 1050 de seis cilindros e a suzuki gs1000 eram mais rapidas resolveu tomar uma atitude o kit oferecido fora desenvolvido pela american turbo pak atp especializada em kits turbo aftermarket incluia um sistema de escapamento novo um turbocompressor rajay e um carburador especial de 38 mm bendix que exigiu uma bomba de combustivel para pressurizar e entrada a kawasaki recomendava usar pressao de 6 psi mas como um simples parafuso permitia se aumentar a pressao para 10 psi e o que foi usado regularmente a moto de 70 cv imediatamente passava para mais de 100 cv e era capaz de fazer o quarto de milha na casa dos 10 segundos chamada de z1 r tc nunca foi oficialmente um modelo de serie vendido como equipamento aftermarket nao tinha homologaçao oficial e nem garantia isso mesmo era vendida sem garantia nas concessionarias da marca mas mais de 1000 motos foram vendidas nos eua; se tornou um classico hoje cobiçado e mostrou o potencial da turbina ainda que o lag fosse substancial nada acontecia antes dos 5000 rpm ponto em que se voce nao prestasse atençao a roda dianteira se libertava da gravidade do planeta terra honda cx500 turbo 1982 a primeira motocicleta turbo realmente de serie aparece pela honda em 1982 se voce lembrar que a honda teve que esperar soichiro honda morrer para fazer um automovel turbo vai entender o quao estranho era isso mas a honda e o maior fabricante mundial de motocicletas e lider de tecnologia nao podia ficar de fora na corrida da moto turbo no inicio dos anos 1980 era uma moto altamente tecnologica e avançada baseada que era na versao japonesa da moto guzzi a honda cx500 de 1978 a cx500 ja inovara com partida eletrica somente igniçao eletronica e refrigeraçao liquida com radiador foi tambem a primeira moto a usar pneus sem camara e as suas rodas comstar eram novidade aqui ainda receberia alem do turbo injeçao eletronica pela primeira vez num veiculo honda e suspensao traseira monoamortecedor pro link o motor era um v2 com o virabrequim alinhado com o quadro da moto como a guzzi a transmissao final era por carda e o motor era ohv com comando no bloco e valvulas no cabeçote mas a cx tinha quatro valvulas por cilindro opostas em camara triangular pentroof com vela central e era arrefecido a agua o v era de 80°; os cabeçotes da cx eram tambem rotacionados 22° para que os dutos de admissao nao interferissem nas pernas do motociclista a ideia aqui era fazer uma moto de tamanho medio ter desempenho na categoria 1 litro mas se mantendo menor mais leve e mais agil de acordo com os testes de epoca a moto era suave em funcionamento e tinha menos lag do que as conversoes aftermarket mas o lag persistia; melhor nao significa zero todo mundo estava animado com o esforço da honda nos testes de epoca mas a verdade aprecia mesmo assim a moto era pesada complexa e por causa do lag e da ciclistica dos anos 1970 dificil de tocar em modo esportivo mas o preço talvez fosse o pior aqui era mais cara que uma moto de um litro o que estragava muito da proposta o consumo de combustivel era tambem maior que o das motos maiores e o desempenho embora proximo tambem nao chegava la a honda rapidamente tenta melhorar a proposta no ano seguinte com a cx650 turbo era uma moto muito melhor mais rapida e mais refinada mais deslocamento outra programaçao de injeçao pressao de turbo reduzida relaçoes de marcha alteradas; a moto ficou bem mais facil de dirigir e bem mais linear muitos ainda acham uma das melhores turbo com 100 cv a 8000 rpm e um desempenho admiravel mas o preço alto ainda era uma barreira bem como a fama da moto anterior; e descontinuada em 1984 yamaha xj650 turbo 1982 um esforço da yamaha para nao ficar para tras da arquirival honda a moto turbo da marca era bem menos tecnologicamente avançada mas obteve resultados parecidos com a honda ou seja nao muito bons na verdade a xj650 turbo tinha saudaveis 90 cv de novo potencia de um litro com cilindrada bem menor mas como a honda nao era uma moto esportiva e sim uma tourer basicamente a xj 650 seca nos eua uma moto barata e de chassi pouco sofisticado suspensao traseira bichoque tambor traseiro e uma ciclistica ultrapassada se escondiam atras da carenagem futurista diferente da honda tambem o motor de quatro cilindros em linha embora dohc era arrefecido a ar tinha duas valvulas por cilindro e carburadores mikuni nao injeçao o motor funcionava muito parecido com a cx500 porem e os problemas eram os mesmos cara pesada e complexa sem dar vantagem nenhuma aparentemente tambem durou apenas um ano e sumiu suzuki xn85 1983 em 1983 a suzuki juntou se a turma com a xn85 que usava o quatro cilindros em linha de 673 cm³ arrefecido a ar de sua gs650 e era uma moto de espirito bem mais esportivo que a honda e a yamaha o 85 do nome era a potencia da moto alta na epoca para esta cilindrada com guidao clip on baixo geometria de suspensao esportiva rodas de 16 polegadas em ambas as extremidades certamente parecia ser a mais seria do trio e nao era so aparencia a xn85 estava firmemente no territorio das motos um litro em desempenho chegando na casa dos 11 segundos no quarto de milha era tambem uma moto esportiva agil e rapida em curvas os problemas se repetiram porem de novo as reclamaçoes de turbo lag e preço impediam maior sucesso era a melhor delas ate ali porem um importante passo para a viabilidade das motos turbo era a xn85 durou cinco anos e se tornaria a moto de maior sucesso aqui o potencial estava claro ali mas seria totalmente realizado nao pela suzuki mas para a quarta marca japonesa kawasaki gpz750 turbo 1984 ao mesmo tempo que a honda lançava sua melhorada cx650t no inicio de 1983 a kawasaki estava dando os retoques finais em seu proprio modelo turbo o gpz750 turbo de 1984 takahito aoyama seu engenheiro chefe disse imediatamente a que veio a potencia vem em primeiro lugar queremos ter a moto mais rapida de todas as turbo com a gpz750 turbo a kawasaki conseguiu o que queria e muito mais resumindo a historia a moto e uma lenda sussurrada por velhos motociclistas em reverencia ate hoje foi sem duvida nenhuma a moto turbo de produçao mais rapida e potente ja construida nao era particularmente confortavel ou leve mas fazia o quarto de milha em 10 segundos e passava dos 230 km/h e era a moto de rua mais veloz e rapida de seu tempo o motor era um quatro em linha arrefecido a ar de duas valvulas por cilindros mas era maior que o das motos anteriores aos 738 cm³ e contava com uma injeçao eletronica mikuni dava 112 cv a 9000 rpm e nada menos que 10 mkgf a 6500 rpm numa moto de 223 kg segundo as publicaçoes de epoca era tambem era absolutamente estavel em velocidade oferecia otimos freios e provou ser uma ferramenta incrivel para estradas secundarias ou pistas de corrida em alta velocidade e era linda mais de um avaliador descreveu o turbo entrando em açao como o salto da millennium falcon uma referencia recente entao mas foi produzida por dois anos somente e quando acabou com ela foi o turbocompressor em motocicletas estamos aqui em 2023 39 anos depois sem nenhum turbocompressor a vista como um novo tipo de superbike o motivo do desaparecimento dos turbos foi outra kawasaki lançada em 1984 ironicamente desenvolvida junto com a gpz750 turbo a lendaria gpz 900r ninja https //flatout com br/kawasaki moto do maverick top gun/ assim que o publico e a imprensa experimentaram uma moto de quase um litro com peso e agilidade de uma 500 antiga mas com capacidade dinamica moderna na ninja original todo o experimento turbo foi por agua abaixo criando um quatro em linha moderno arrefecido a liquido e com quatro valvulas por cilindro leve aspirado mas com a potencia da 750 turbo foi game over o urro e o torque em baixa do motor menor por fora mas maior por dentro era irresistivel depois da ninja apareceu a yamaha fz750 com cinco valvulas por cilindro outro marco em 1986 a suzuki gsx r750 e um ano depois a gsx r1100 mostravam quao pequenas motos aspiradas de mais de 100 cv podiam ser tornaram a necessidade de motos medias turboalimentados irrelevante um salto tecnologico sobrepujou outro e assim foi o fim mas sera que nao podiam voltar o turbo evoluiu muito desde o inicio dos anos 1980 em automoveis; quem sabe alguem nao pode corajosamente retomar um caminho a muito abandonado se a gente pensar bem poder se ia ate pensar em se adaptar um tricilindrico turbo de um litro automotivo num quadro interessante ligando a area criativa do cerebro um pouco pode se ver possibilidades bem interessantes totalmente ignoradas esperando para serem exploradas de novo alguem tem coragem
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