FlatOut!
Image default
Motos

Turbo em motocicleta: onde tudo deu errado?

Turbocompressores são coisas realmente maravilhosas. Quem poderia imaginar que colocar uma turbina no fluxo de escape de um motor acionaria tão veementemente um compressor de ar para a admissão? O turbo é potência exponencial: a turbina, acelerada pelo escape, empurra mais ar para a admissão; mais ar na admissão é mais ar no escape, o que significa mais pressão na admissão e assim por diante. Muito antes dessa progressão atingir seu ápice, a construção física do motor já deu as contas e a coisa toda explodiu. Mas se mantida a níveis manejáveis, algo maravilhoso. Não é a toa que, conforme fomos aprendendo cada vez mais sobre ele, mais ele foi ficando popular. Em aviões primeiro, para acabar com o problema de atmosfera rarefeita nas alturas; depois em diesels de todo tipo. Semana passada falamos aqui no site de como o equipamento, finalmente, do meio dos anos 1970 em diante, ficou comum em automóveis produzidos em série. https://flatout.com.br/turbo-como-o-compressor-mais-popula