FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Turismo 5000: quando os V8 brasileiros dominavam o anel externo de Interlagos

Se você gosta de carros como Maverick, Galaxie, Dodge Dart e Charger, já deve ter ouvido falar da Turismo 5000, a lendária categoria disputada no mítico anel externo do traçado antigo de Interlagos — o que resultava em médias de velocidade acima dos 200 km/h.

Mas até agora nunca tínhamos visto um registro com qualidade tão alta de imagem e som como o vídeo deste post – é um documento histórico valiosíssimo para qualquer fã de automobilismo. Aumente o volume do seu Tojo, recline-se no banco da Procar e mande brasa!

Se a data da câmera estiver correta, esta prova aconteceu no dia 6 de abril de 1986. Não há registros muito precisos sobre em que ano a categoria começou e quando terminou. Sabe-se apenas que a T-5000 nasceu no início da década de 1980 (provavelmente em 1981), terminou antes da de 1990 e teve diversas versões regionais, preenchendo o vazio deixado pela proibição de provas de longa duração a partir de 1977 – decisão do governo que acabou extinguindo a velocíssima Divisão 3 e a Divisão 1, categoria que competia com carros quase originais.

T5000 81a

Como dá pra ver nas imagens do vídeo, o regulamento da categoria era muito liberal em relação às modificações na carroceria. Não faltava criatividade aos mecânicos para reduzir o arrasto aerodinâmico: escoamento de para-lamas, recortes nas traseiras, laterais seladas, aletas no capô… tudo era muito rudimentar, mas sobrava diversão.

O regulamento também permitia alterações nos pistões, dutos e válvulas dos cabeçotes, coletores de admissão e de escape, comando de válvulas, praticamente tudo, menos o carburador, que deveria permanecer bijet (note a espessura insana do espaçador!). Com tudo isso, estimava-se que a potência dos carros ficasse na casa dos 280 cv. Quase todos calçavam rodas de magnésio com slicks Pirelli P7 e usavam freios a disco nas quatro rodas.

Turismo-5000-Interlakes-04

Camilo Christófaro, Ney Faustini, Rene de Nigris, Sr. Baptista, Pedrinho Lioi, Casarini, Expedito Marazzi… a breve existência da Turismo 5000 foi ilustrada por muitos nomes importantes do automobilismo nacional.

E neste vídeo, publicado no YouTube por Atilio Santarelli, podemos ver e ouvir aquilo que, por muitos anos, ressoava como um distante mito. Como o vídeo é longo e o tempo às vezes é curto, resumimos abaixo a sequência das cenas:

0:00 a 3:45 – ação em pista (filmado na entrada da curva 2)
3:45 a 8:55 – cenas nos boxes
8:55 a 15:10 – ação em pista (filmado no fim da reta dos boxes, entrada da curva 1). Note a largada em movimento e a épica disputa no fim do retão, em 10:20
15:10 a 18:45 – pódio – prova vencida por Casarini a bordo do Galaxie da AgroMotor (que viraria AutoMotor, alguns anos depois)
18:45 a 19:43 – detalhes dos carros no paddock
19:43 ao fim – filmagem feita na saída da curva 2 – contornada praticamente de pé cravado!

A galeria abaixo possui fotos de diversos autores. Algumas imagens vieram do blog do Flávio Gomes, outras, do Blog do Sanco, do AutoEntusiastas e da revista Antigos de Garagem.