A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Type R, Rallycross e mais um festival de Honda Civic no Sema Show 2016

A décima geração do Honda Civic foi lançada recentemente no Brasil, mas já faz alguns anos que só temos sedãs e cupês – nosso último Civic hatch veio na sétima geração, que já saiu de linha há dez anos. O que nunca nos impediu de, por exemplo, apreciar o mais recente Civic Type R, um monstrinho com motor 2.0 turbo de 310 cv que é um dos hot hatches mais velozes ao redor de um autódromo. E isto inclui o Nürburgring Nordschleife, ainda que o recorde tenha trocado de mãos com muita frequência recentemente.

O caso é que a Honda já prepara outro Type R, baseado na nova geração do Civic hatch. Se você tem boa memória, vai lembrar daquele conceito verde que a fabricante apresentou no início de 2015. Ele já dava dicas de como seria o novo Type R.

E agora, o protótipo está a caminho do SEMA Show 2016, que acontecerá em Las Vegas, nos EUA, entre os dias 1º e 4 de novembro. Mas ele não é o único: a Honda já prometeu outros oito conceitos baseados no Civic Hatch para o evento, e nós vamos dar uma olhada em cada um deles agora.

 

Honda Civic Type R Prototype

SEMA 2016

Por enquanto, este é apenas um exercício de design – ainda não se falou nada sobre o motor, mas especula-se algo em torno de 340 cv. Mas que belo design!

Para começar, a carroceria tem acabamento que imita alumínio escurecido escovado, exclusivo do conceito, que o deixa o Type R ainda mais malvado. O novo body kit acentua ainda mais as proporções mais baixas e largas da carroceria do novo Civic hatch, com um spoiler de fibra de carbono na dianteira e frisos vermelhos no splitter frontal e nas saias laterais. E é claro que a grade dianteira, de metal escurecido, conta com o emblema vermelho característico dos modelos Type R.

SEMA 2016

O capô tem novos scoops, e as rodas de 20 polegadas (!) calçam pneus 245. A traseira traz um enorme difusor, e emoldura três saídas de escape totalmente funcionais. E o final do teto traz os famosos vortex generators, que ajudam no fluxo aerodinâmico, como explicamos neste post e apontam para uma enorme asa traseira.

 

Honda Civic Honda Factory Performance (HFP) Concept

SEMA 2016

Feito para mostrar os acessórios conceituais da divisão Honda Factory Performance, a companhia montou este conceito, que foi equipado com componentes aerodinâmicos vermelhos, uma discreta asa traseira, novos discos de freio, tapetes rodas de 19 polegadas.

 

Honda Civic Coupe Racing Concept

SEMA 2016

O Civic Coupe estará no SEMA, e em uma versão de competição projetada pelos mesmos engenheiros responsáveis pelo carro de rua. O Civic Coupe Racing é um conceito, mas tem gaiola de proteção feita de acordo com as especificações da FIA e fará sua estreia nas pistas durante as 25 Horas de Thunderhill de 2016, que acontecerá nos EUA entre os dias 3 e 4 de dezembro.

 

Honda Civic SEGA Sonic

SEMA 2016

Sim, é exatamente o que você está pensando: um Honda Civic que homenageia o ouriço mais famoso do mundo, Sonic, que completa 25 anos em 2016. O carro foi customizado pela americana Fox Marketing cars, e recebeu uma pintura especial “Candy Sonic Blue”, personalizada com Sonic e um dos cenários de seus jogos. Além disso, as rodas douradas na dianteira representam os anéis que você precisa coletar no game, enquanto as rodas vermelhas e brancas na traseira são os “sapatos” de Sonic.

SEMA 2016

O interior também foi customizado, com bancos revestidos em couro azul (e bordados comemorativos nos encostos de cabeça), enquanto o porta-malas guarda um sistema de som Rockford Fosgate munido de dois subwoofers de 10” e 500W cada, além de dois amplificadores de 400W e uma televisão de 32” para, bem… jogar Sonic!

 

Honda Civic aLL STaR Performance / Tjin Edition

SEMA 2016

O cupê amarelo foi feito para ser “o street cruiser definitivo” e demonstrar o potencial de personalização da décima geração. Pintado de amarelo “Sunrise Yellow”, o carro tem um spoiler dianteiro do tipo lip da Apollo Top One, saias laterais HFP e rodas Rotiform OZT calçadas com pneus Falken FK450.

A suspensão traz amortecedores ajustáveis do tipo coilover da BC Racing e os freios são da Baer. O lado de dentro recebeu suede perfuradoe detalhes amarelos, combinando com a carroceria.

 

Honda Civic Coupe MAD Industries

SEMA 2016

A proposta do Civic Coupe Mad Industries é parecida, mas em vez de amarelo, ele é azul Aegean Blue. Além disso, ele tem elementos aerodinâmicos feitos de fibra de carbono, uma asa traseira Spec R e novo sistema de escape. As rodas são Rotiform QLB forjadas, calçadas com pneus Toyo Proxes T1R.

O interior segue a mesma filosofia, mesclando couro perfurado e suede preto com costuras azuis nos bancos, revestimentos de porta e volante.

 

Honda Civic X Concept

SEMA 2016

Baseado no sedã, este conceito foi pensado como uma homenagem à cena dos Honda modificados da década de 1990 com um toque de modernidade, ou ao menos é o que a fabricante diz. Por fora, o carro recebeu um capô de fibra de carbono e acabamento em preto brilhate. O motor recebeu diversos componentes de preparação GReddy Performance Products, mas eles ainda não foram identificados.

SEMA 2016

As rodas são da SSR, calçadas com pneus Pirelli de alta performance. Já o interior recebeu doses generosas couro e Alcantara em preto e vermelho, além de um sistema de som com alto-falantes e subwoofers adicionais.

 

Honda Civic Coupe GRC Competitive Race Car

SEMA 2016

Por fim, a outra grande estrela da Honda para o SEMA 2016: o Civic que compete no campeonato Global RallyCross, equipado com um quatro-cilindros turbo de 600 cv e capaz de ir de 0 a 100 km/h em 1,9 segundo, além de suspensão preparada para aguentar saltos de até 20 metros de distância.

Matérias relacionadas

Acidente, polêmica e as melhores imagens das 24 Horas de Daytona

Dalmo Hernandes

Polêmica? Ferrari 488 Pista é (bem) mais rápida que McLaren 720S e Porsche 911 GT2 em Magny Cours

Juliano Barata

Esta é a primeira Ferrari 458 Speciale a sofrer um acidente

Dalmo Hernandes