a partir da proxima quarta feira 10 os aplicativos de transportes de passageiros deverao seguir as novas regras da prefeitura de sao paulo as medidas segundo a prefeitura visam melhorar a segurança dos motoristas e passageiros e passam a exigir mais preparo tecnico novos cadastros e carros mais novos [gt40 content search= carro preto widget= 1 ] atualmente as empresas de transporte por aplicativo exigem como pre requisitos para aceitar um novo motorista que eles tenham cnh profissional certidao negativa de antecedentes criminais carros com ate cinco anos no cabify uber black e 99 ou ate sete anos no uber x e um seguro pessoal de r$ 50 000 por passageiro mas com a regulamentaçao imposta pela prefeitura que entrara em vigor na proxima quarta alem destas os motoristas tambem deverao estar registrados no cadastro municipal de condutores conduapp e deverao ter o certificado de segurança do veiculo de aplicativo csvapp alem da contrataçao de seguro que cubra acidentes no valor de r$ 50 000 por passageiro esta uma exigencia redundante o carro devera ser emplacado em sao paulo/sp e devera ter no maximo cinco anos de fabricaçao outra exigencia redundante ao menos parcialmente as empresas como era de se esperar reclamaram do excesso de burocracia para habilitar o serviço e da falta de orientaçao da prefeitura o uber por exemplo cita que a exigencia de carros mais novos pode inviabilizar seu serviço nas regioes perifericas onde a idade media dos carros e maior e que cerca de um terço dos motoristas terao dificuldades em continuar trabalhando o cabify por sua vez concorda com a regulamentaçao mas mencionou que ate o momento a prefeitura nao esclareceu como fara a divisao da responsabilidade das empresas em relaçao aos motoristas que sao cadastrados em mais de uma plataforma uma vez que isso pode ocasionar em duplicidade de pagamento de guias do conduapp a prefeitura por meio da secretaria de mobilidade e transporte informou que fez mais de 20 reunioes com as empresas durante o processo de ajustamento da regulamentaçao da lei o que nos achamos disso indo direto ao ponto essa questao dos transportes por aplicativos escancara a bagunça que e a segurança viaria no brasil e o apetite voraz do estado por taxas e tarifas e controle e nao se trata de ideologia aqui principalmente porque resumindo em uma frase o poder publico esta tentando coibir situaçoes que o proprio poder publico avaliza como veja so um cidadao que recebe uma carteira nacional de habilitaçao esta habilitado para conduzir veiculos em sua categoria se a pessoa esta habilitada ela ja tem ou ao menos deveria ter os requisitos minimos para conduzir com segurança o cadastro de motorista de aplicativo exigido pela prefeitura exige um curso de direçao defensiva de 16 horas — que e exatamente a carga horaria imposta a todo candidato a motorista no curso de formaçao de condutores qualquer motorista habilitado ja passou por 16 horas/aula de direçao defensiva mas a prefeitura de sao paulo quer mais ou seja para a prefeitura de sao paulo a carga horaria estipulada pelo denatran que e a autoridade maxima do transito brasileiro para motoristas profissionais nao e suficiente para garantir a segurança e para isso e preciso passar por mais um curso muito provavelmente redundante uma vez que as noçoes de direçao defensiva sao universais a vistoria veicular e a mesma coisa ela so e necessaria porque nao existe uma fiscalizaçao eficiente para coibir a circulaçao de carros em mau estado prova que a vistoria feita no ato da transferencia do veiculo nao e suficiente que falta uma fiscalizaçao mais rigorosa — ou ate uma vistoria periodica para veiculos licenciados regularmente — e que o discurso de que a segurança no transito se faz com limites mais baixos e celular desligado ja se tornou uma verdade ate mesmo para o poder publico a idade de carro outra regulamentaçao ate pode ser associada a segurança afinal carros fabricados em 2011 2012 e 2013 ainda nao eram equipados obrigatoriamente com abs e airbag mas por outro lado a idade do carro nao e sinonimo de qualidade como comprova qualquer frota de viaturas publicas que sao mal conservadas de acordo com normas e estatutos internos que nem sempre priorizam a qualidade da conservaçao e sim a economia de orçamento publico se voce leu nosso post sobre o fim da exclusividade do transporte individual de passageiros por taxis ira entender o que estamos dizendo todo carro deve estar em bom estado de conservaçao nao apenas taxis e ubers todo motorista deve dirigir defensivamente nao apenas motoristas do uber ou taxistas a integridade de todo passageiro esta protegida por lei e tambem por um seguro chamado seguro de danos pessoais causados por veiculos automotores de vias terrestres que voce deve conhecer como seguro dpvat se voce pode levar os amigos do seu filho para a escola no rodizio de pais porque um motorista que pretende fazer o mesmo mediante pagamento precisa de uma autorizaçao especial do estado [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mas o serviço piorou sim voce pode argumentar que desde que o numero de motoristas empresas de transporte e passageiros aumentou a qualidade diminuiu ha mais motoristas irresponsaveis e mais carros em mau estado eu mesmo rodei quase 50 km com um motorista que so usava o farol alto porque o baixo estava queimado e outro que tinha medo de dirigir na chuva eu concordo com isso mas tambem compreendo os motivos so no uber o numero de motoristas disparou de 50 000 para 500 000 em 2017 sao dez vezes mais motoristas portanto e plausivel o numero de reclamaçoes cresça proporcionalmente antes de o poder publico pensar em fazer algo cada aplicativo ja oferecia um sistema de classificaçao do motorista se voce se sentiu inseguro deve classifica lo de acordo com sua opiniao — afinal e assim que funciona uma avaliaçao se o carro estava sujo se o farol estava queimado se ele foi desrespeitoso sua opiniao e uma forma de dizer isso a empresa nao adianta dar cinco estrelas a um mau motorista com uma historia de vida triste ou inspiradora e depois reclamar que o serviço piorou esse e o lado duro e cruel da livre iniciativa e isso nos traz de volta as questoes que inspiraram nossa opiniao quem habilitou uma pessoa que tem medo de dirigir na chuva quem deu a ela uma cnh profissional cujo unico pre requisito e passar por uma avaliaçao psicologica quem permitiu que um carro com farois queimados circulasse livremente pelas ruas e rodovias do estado mudar as regras no meio do jogo — e cobrar por elas — nao parece a forma ideal de resolver estes problemas
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